(Ó nóis da FISP)
Já que estou sem inspiração para escrever nada muito comprido, aqui vão algumas notinhas da semana na forma de amendoinzinhos!
Moto do Ano
Rolou a festa de 40 anos da revista Duas Rodas em conjunto com a Moto do Ano. Baita festa, comidinhas e bebidinhas e todo mercado reunido sob o mesmo teto. Ótima oportunidade para catar aqueles caras que não respondem meus e-mail e dar um "qualé" ao vivo!
Honda, Yamaha, Kawasaki, BMW e Triumph ganharam prêmios. A moto mais da hora eleita pelos jurados foi a nova Kawasaki Z-1000 que achei com cara de Transformer. A festa é legal, aquela babação de ovo de sempre e eu nunca na minha vida soube de alguém que tivesse decidido comprar uma moto (ou carro) porque venceu algum concurso "qualquer-coisa-do-ano". Por isso é um evento para deleite dos fabricantes mesmo.
Outro destacável foram as duas bailarinas do Faustão autografando o pôster de borracheiro chique. Claro que entrei na fila duas vezes... Já gafe do ano foi a tentativa de fazer graça da apresentadora Glenda Koslowski. Alguém precisa pedir pra ela maneirar nas piadas... mas só a visão dela já compensa.
Como foi em São Paulo, sugeri criar a categoria "Moto Mais Roubada do Ano", mas minha idéia foi severamente rechaçada.
FISP 2014
Com a Abtrans estou participando da FIPS - Feira Internacional da Proteção e Segurança - no Espaço Imigrantes, em São Paulo. É a mais importante feira de segurança no trabalho do mundo. Isso mesmo! do mundo todo!!! Vem gente de tudo que é lugar pra ver capacetes, bouldries, cordas, vestimentas, guindastes, extintor de incêndio de todo tipo e tamanho, roldanas, mosquetões etc etc etc. Todas as mais de 300 empresas do setor que se preocupam com o acidente de TRABALHO. Mas a única empresa expositora que se preocupa com a segurança ANTES e DEPOIS do trabalho somos nós! E percebi que esse tema ainda é tabu. Parece que o funcionário não existe antes e depois do expediente. É bom cair a ficha desses gerentes de RH e cipeiros porque a lei trabalhista está para mudar em breve e o SUS está pedindo para que as indenizações por acidente de percurso sejam responsabilidade integral da empresa. SUS precisa cuidar de gente doente e não de jovens machucados em acidentes de trânsito. É aquele círculo vicioso: o Estado não ensina, não fiscaliza e depois reclama de pagar a conta dos remendos...
Abraciclo
E também foram apresentados os (assustadores) números de vendas de motos nos primeiros nove meses. A coisa ainda está esquisita, com o maior segmento (motos até 500cc) em queda livre por causa da Copa do Mundo, das Eleições, do rebaixamento do Palmeiras, da margem de erro do Ibope, etc. Seja qual for o motivo como tudo na vida esses números tem dois lados: se cai num segmento cresce em outros. Os scooters tiveram um aumento de 35% em relação a 2013 em função da chegada da Honda PCX 150 (16.786 unidades). E a categoria acima de 450 cc deu um salto também provocado pela chegada da linha 500 da Honda (9.000 unidades somando todos os modelos). Como se vê a marca da asinha ainda dita o humor do mercado.
Agora dois dados chamaram a atenção: a brutal corrida ladeira abaixo da Suzuki, que perdeu nada menos que 47,6% de mercado em relação a 2013 e a escalada fantástica da Triumph que ganhou 74,4%. Tudo bem que a base da inglesa era muito baixa mas fala se você não tem visto mais Triumph nas ruas? A Yamaha conseguiu crescer 7,6%, pouco mais que a BMW (6,6%) e a Honda caiu 11,5% praticamente a mesma queda da Harley-Davidson. Aliás, a Yamaha conseguiu sair dos eternos 10% para chegar em 13,5% do mercado, um ótimo sinal, que continue assim!
Em suma, se quer investir no mercado de motos foque nos scooters e nas motos grandes.
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