Terça-feira, 12 de Junho de 2018

Ainda melhor!!!

Tiger800_6.jpg

Esse cara sou eu! Pilotando na Santos-Rio, rio muito!!!

As novas Triumph Tiger ficaram ainda melhor do que antes, veja como é possível!

Sim, e a Triumph mostrou isso à imprensa quando apresentou as novas Tiger 800 e 1200. Vou confessar: sempre fui fã dos motores de três cilindros da Triumph, especialmente dos 800. Além do desempenho, esse motor tem a resposta de um bicilíndrico, com a suavidade de um quatro cilindros.

Minha história com a Triumph começou junto com a chegada da marca ao Brasil, em meados dos anos 1990. Foi um dia histórico, porque a primeira moto chegaria diretamente do porto de Santos para a oficina do saudoso  Edgard Soares, bem no centro de SP.  Eram duas na verdade: uma Daytona 1200 e uma Trident 900. Assim que o Edgard acionou o motor da 1200 (quatro cilindros) ele exclamou com sotaque típico paulistano: “ma tem som de Kawasaki!!!”.

Tiger800_1.jpg

O escape está menor e mais leve na 800. (Foto:Tite) 

De fato as novas gerações de Triumph tinham muito da indústria japonesa, afinal a marca teve de ressurgir praticamente do zero e nada mais inteligente do que buscar tecnologia nos maiores vendedores de motos do mundo. O que chega ser irônico, porque as marcas inglesas faliram justamente por terem sido copiadas (e melhoradas) pelos japoneses.

Pra mim isso não teve a menor importância, queria mesmo era acelerar as motos e fomos (eu e o fotógrafo Mário Bock) para a estradinha sinuosa do Pico do Jaraguá, deitar essas motos nas curvas. Foi assim que me apaixonei pelo motor três cilindros da Trident e nunca mais curei!

Por isso nesse meu último teste como jornalista especializado dei preferência às 800 e deixei a 1200 só pro final.

Tiger_tite.jpg

Moto alta e piloto baixo não combinam? Combinam sim... (Foto: João Tadeu) 

Rainha

Outra preferência pessoal é pelas motos de uso misto. Desde que me conheço por gente motorizada sempre gostei desses tipos de motos (apesar de minha história como piloto de motovelocidade). Já tive várias, desde DT 180 até BMW F800, mas essa Tiger nunca saiu dos meus pensamentos porque reúne tudo que uma moto precisa: desempenho, conforto, versatilidade, facilidade de pilotagem e estabilidade. Até rodei bastante de Explorer 1200, mas sinceramente, acho que motos acima de 1.000cc desnecessárias, ainda mais para meus 1,68m.

Só pra resumir bem resumido e não encher o seu saco com detalhes técnicos, essa nova Tiger 800 é MUITO melhor do que a versão anterior. E engana-se quem acha que se trata de um facelift, pois é uma moto totalmente nova, mais leve, mais “torcuda” e cheia de eletrônica embarcada. No total foram 200 mudanças e 10 Kg a menos.

Tiger1200_painel.png

Painel da 800 lindo, cheio de frescurites legais demais!   

Tive acesso apenas à versão 800 XCx (R$ 51.300) que não seria a minha opção pessoal, já que tenho alergia à rodas raiadas em motos acima de 150cc. Assim que montei nela foi como vestir um sapato feito sob medida: ficou perfeita, mesmo me equilibrando com as pontinhas dos pés como um bailarino flamenco. Sou um baixinho metido mesmo, gosto de motos (e mulheres) altas...

O painel é totalmente novo, com um display de cristal líquido que pode ser configurado. Pode-se escolher que tipo de conta-giros prefere, mas já adianto que todos eles são de difícil leitura, prefiro o velho e bom ponteiro analógico, mas existe uma pressão muito grande para que tudo seja “customizável” ao gosto do freguês.

Um detalhe que gostei de cara é a regulagem do para-brisa, que pode ficar baixo para rodar na cidade ou alto para enfrentar as estradas. Na 800 é feita manualmente, enquanto na 1200 é feita pelo botão. Depois de velho tem duas coisas que um homem não gosta: vento pela frente e sogra pelas costas.

tiger800_4.jpg

Novo grupo ótico da 800, com leds. (Foto:Tite) 

Assim que entramos na estrada rumo ao litoral de SP percebi que o novo acelerador eletrônico deu uma sensação bem agradável de pilotar, com respostas muito vigorosas desse motor de 95 CV a 9.500RPM. O nível de vibração é bem baixo, mas claro que mais acentuado do que nas motos de quatro cilindros, isso é questão de simples matemática: quanto mais cilindros, mais suave é um motor. Pode-se manter a velocidade de cruzeiro entre 120 e 140 km/h sem sentir vibração excessiva nos pés ou nas mãos. E mesmo que deixe o motor cair a 1.800 RPM em sexta e última marcha basta girar o acelerador (eletrônico) que ela retoma a velocidade rapidamente. Uma delícia!

Quando chegamos no trecho sinuoso pude comprovar o que sempre digo a respeito de motos modernas estilo big trail: pode deitar nas curvas sem medo porque o limite é muito maior do que se imagina. Além de ser uma espécie de moto que aceita alguém na garupa com muita naturalidade.

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Pneus Bridgestone mais on do que off segura bem na terra também. (Foto: Tite) 

Modular os módulos

Adoro eletrônica e seus benefícios. Quem se diz favorável aos componentes essencialmente mecânicos como carburadores, não chegou no século 21 e vive de passado. Uma das vantagens da eletrônica é a possibilidade de adequar uma moto ao seu gosto pessoal. Nas novas Tiger 800 o piloto tem a sua disposição seis modos de configuração de motor, incluindo o “off-road Pro”, que significa tudo desligado, mãe na zona total. Os módulos mudam o mapeamento de injeção e ignição de forma a controlar a potência e torque conforme as condições de piso e experiência do cabra.

Tive a chance de testar o modo “off-road cabra da peste” sem auxílio de frenagem nem tração e é verdadeiramente inacreditável o que faz essa moto numa estrada de terra, mesmo com pneus essencialmente de asfalto (Bridgestone 21"na frente e 17"atrás). Passa uma sensação de segurança muito grande e até mais maneável do que minha ex-BMW. Fiquei imaginando a Tiger 800 XRx com rodas de liga leve e pneus ainda mais “on” rodando naquela condição. Antes de mais nada eu reforço que eficiência no fora de estrada é 90% piloto, por isso sempre optei pelas big trail com rodas de liga leve, pela segurança dos pneus sem câmeras e seguro a barra de mantê-la em pé. Uma CGzinha 150 bem pilotada é capaz de passar por locais onde uma KTM desgraçadamente mal pilotada nem chega perto.

Tiger800_5.jpg

Novas suspensões Showa: melhorou muito am todo terreno. (Foto: Tite) 

Outro dado que nunca me preocupou em motos é consumo. Isso eu deixo para motoboys e mototaxistas. Mas sempre tem aquele leitor mala (você?) que quer saber coisas desse tipo. Aí entra em cena o computador de bordo, que eu adoro! Tem várias informações bacaninhas como o consumo instantâneo e o consumo médio. Meu passatempo favorito é tentar bater recordes de consumo – pra cima e pra baixo. E foi surpreendente ver que esse motor de precisos 800 cm3 faz medias de consumo bem mesquinhas, chegando em alguns momentos a passar de 25 km/litro fácil.

Tem algum pepino? Claro que tem, nenhuma moto é perfeita. O primeiro deles é o calor que sobe do motor e faz bolas assadas. Não chega a ser um baita problema, mas tem de saber que isso desagrada peles mais sensíveis. O outro é o ronco característico da embreagem que faz a gente perceber a chegada de uma Tiger a milhas de distância. No caso de uma hipotética minha Tiger resolveria isso instalando uma ponteira esportiva e pronto!

Também sempre sou assolado pelo mesmo tipo de pergunta: você compraria? SIM, mil vezes sim! Enquanto a BMW não apresentar sua nova F800GS (ou 900) esta Triumph é disparada a moto que eu teria na garagem de casa. Quer dizer, se eu morasse na Suíça, porque morando em SP eu não colocaria o nariz pra fora de casa com uma moto dessas...

Como toda big trail o IPM é alto, porque as minas gostam é de conforto, banco espaçoso, macio e possibilidade de levar muita bagagem (dela, claro). Eu daria 9,0 nesse quesito e só não leva 10 porque motos altas são difíceis de subir e descer.

Tiger1200_1.jpg

Tiger 1200: mais leve, melhor e mais tecnológica. (Foto: Tite) 

Miliduque

Pense numa moto cheia de frescura! Para-brisa regulável por comando elétrico; farol que vira nas curvas, controles de tração, freio, mapas de desempenho, câmbio com embreagem automática, chave sensor e... aquecedor de manoplas (presente também na 800). Só quem já viajou no inverno numa moto com aquecedor de manoplas sabe do que estou me referindo. É que nem usar assento de privada aquecido: nunca mais vai querer ficar sem.

A Tiger 1200 não chama mais Explorer e tem versão única, topo de linha. Para minha baixura ela é imensa, tanto que fui um dos que deixou cair parada. Adotando a mesma analogia do calçado, é como calçar 38 e usar um sapato 42.  Mas para quem tem mais de 1,75m é uma moto até agradável, que emagreceu nada menos que 20 Kg.

Tiger1200_painel.png

Painel da 1200 é muito cheio de informações. (Foto: Divulgação) 

Pilotei bem menos a 1200, mas foi justamente num trecho de serra cheio de curvas. Um dos pontos altos é o câmbio com embreagem automática. Batizada de Triumph Shift Assist, o funcionamento é igual aos demais sistemas semelhantes: o piloto usa a embreagem só para sair e depois as trocas são feitas diretamente no pedal de câmbio, sem usar a manete. Tanto para passar quanto para reduzir.  É uma delícia pilotar qualquer moto com esse sistema!

Destaque para o imenso torque em baixa rotação, que parece um soco nas costas quando se acelera. O motor cresce com tanto vigor que quase nem é preciso recorrer ao câmbio.  Continuo achando que motos acima de 800cc é um exagero, mas tem quem adora mostrar cilindrada e potência. Esse tricilíndrico desenvolve 

tiger1200_painel2.png

Mais do painel: por ele pode-se saber tudo que se passa com a moto. (Foto: Divulgação) 

Em relação à principal concorrente, a BMW R 1200GS, tem o mesmo sistema de transmissão por cardã, mas o motor de três cilindros a deixa bem mais esguia. Faz mais a minha cabeça do que a gigantesca alemã.

Se eu compraria? Não, definitivamente, não. Muito grande, pesada e custosa para meu gosto. Além disso tem frescuras em excesso como a chave presencial, que basta colocar no bolso e sair andando. O problema é que demora alguns segundos para o motor entrar em acionamento e eu gosto de montar, ligar e sair rodando! Mas se você gostou da comparação com o assento de privada aquecido, saiba que essa moto também tem assento aquecido e algum jornalista engraçadinho ligou o meu aquecedor de traseiro. Cheguei em Ilhabela suando mais que tampa de marmita e com cheiro de próstata queimada.

Já o IPM é alto, porque além de conforto, essa moto é do tipo que agrega valor ao motociclista: todo mundo fica mais bonito numa moto acima de R$ 60.000. Só fica esperto porque mina que se interessa demais por agregar valor costuma agregar uns enfeites na cabeça do motociclista!

Para saber mais detalhes, cores, versões, ficha técnica e mais fotos, favor acessar este LINK.

Se quiser curtir o filme de lançamento das Tiger clique aqui do lado: https://www.youtube.com/watch?v=56wyFMEPLWA

FICHA TÉCNICA TIGER 800

Tiger800_fictec.jpg

FICHA TÉCNICA TIGER 1200

Tiger1200_fictec.png

 

 

ÚLTIMO TESTE

Caros leitores
Este foi meu último teste como jornalista especializado. Sim, sei que jornalismo é uma profissão vitalícia, mas não pretendo mais publicar testes de moto. Vou seguir escrevendo porque escrever é um vício que comecei ainda na infância e não tem cura. Os motivos não vêm ao caso que se tornem públicos, mas posso garantir que continuo amando as motos, amando o jornalismo e isso nunca sairá de mim.

Agradeço a companhia e fidelidade nestes 37 anos de atividade. Neste período realizei mais de 1.000 testes, ajudei a construir as marcas que hoje estão no mercado e até ouso afirmar sem modéstia que inaugurei um novo estilo de fazer testes no Brasil. Mas a vida me levou a outros rumos e hoje estou me dedicando 100% do tempo a ajudar ainda mais o mercado com ações que visam melhorar a vida dos motociclistas. Vou me dedicar integralmente aos cursos SpeedMaster e ABTRANS, que representam um imenso impulso à indústria nacional. Espero vocês nas mídias sociais e curtam os mais de 500 artigos publicados neste blog. 

Obrigado por todos os anos de amizade!
Geraldo Simões

primeiroteste.tiff

Meu primeiro teste, publicado em 1981.  

publicado por motite às 12:29
link do post | comentar | favorito
15 comentários:
De Ton Cassiano a 12 de Junho de 2018 às 14:09
Prezado Tite, desejo toda sorte nessa nova fase. Acompanho teu trabalho desde os tempos de Duas Rodas e teus textos irreverentes e sem xurumelas são um sopro de ar fresco - com o perdão do clichê - nesse mundo cheio de frescuras - pun intended.
Ride on, write always!
De Eduardo G.R. a 12 de Junho de 2018 às 14:16
É uma pena, gosto muito do estilo do teu texto na avaliação das motos.
Só para eu entender: este blog vai ser "abandonado" ou vais continuar postando outros comentários?
Grande abraço e boa sorte nas outras empreitadas!

Obs.: Esta moto da foto era a RX 180 Custom?
Tô achando que a custom foi lançada mais tarde...

Eduardo.
De motite a 12 de Junho de 2018 às 23:48
O blog vai continuar.
Acho que não é a Custom, era uma com acabamento bem simples.
Mas o jornal é de 1981.
De motite a 12 de Junho de 2018 às 23:51
Oi Eduardo essa versão era a Avant, está escrito no título e nós nem percebemos...
Foi uma versão pé de boi feita para as auto-escolas.
De Anónimo a 13 de Junho de 2018 às 00:01
Tens razão, era uma Avant.
Mas faz tanto tempo que eu nem me lembrava mais do nome.
Eu fiquei muito a fim da custom mas não tinha grana pra comprar uma.
Acabei comprando uma DT 180 usada em 84 e depois uma zero em 86.
Esta que está na foto!
De Antonelli a 13 de Junho de 2018 às 04:16
Poxa Tite é uma pena essa decisão, acredito que nós leitores perderemos muito daqui pra frente, pois acompanhando seu trabalho nestes últimos 15 anos sei bem o diferencial que trazia nas análises sinceras e sem frescuras que fazia. Com certeza tem suas razões e desejo muito sucesso em suas empreitadas em andamento e naquelas que ainda estão por vir.

De qualquer forma só tenho a agradecer por ter encontrado ainda no motonline suas colunas de perguntas e respostas, dicas de pilotagem e testes, pois com certeza influenciaram e muito em meu aprendizado e em minha pilotagem, assim como no meu caráter como cidadão.

Tomara que volte a escrever mais por aqui, porque passar um mês inteiro esperando uma matéria de um velho ranzinza é foda hahahaha
De motite a 13 de Junho de 2018 às 13:00
Eu me aposentei do jornalismo especializado, mas não do jornalismo...
De Lucas a 13 de Junho de 2018 às 12:11
Grande Tite!
Um dos melhores que já li fácil
Pena que não teremos mais motos. Sempre entrava aqui -uma vez por semana - procurando novos textos
Porém continuarem sendo leitor do que vier também rs
Grande abraço
Lucas de Pira
De Kuka Battoni a 13 de Junho de 2018 às 12:23
Primeira vez no seu blog e gostei demais.
Duas duvidas , porque essa alergia a rodas raiadas?
E para a garupa nessa nova Tiger é confortavel?
De motite a 13 de Junho de 2018 às 13:00
Minha alergia a rodas raiadas vem desde o dia que estava testando uma Yamaha Lander 250 na estrada com minha filha na garupa e o pneu esvaziou duma vez a 110 km/h. Só não caímos porque eu operei um verdadeiro milagre e porque a estrada estava vazia. Desse dia em diante só pneu sem câmera. Existem rodas raiadas que usam pneus sem câmera, com os niples presos ao aro, sem atravessar.
Na verdade rodas raiadas deixam a moto mais confortável porque os raios ajudam a amortecer os choques.
Sim é muito confortável para garupa. o IPM - Índice de Pegação de Mina - é alto justamente por causa da garupa excelente.
De Kuka Battoni a 13 de Junho de 2018 às 13:07
Obrigado, gostei do IPM, grande abraço, tem mais um seguidor. PS tenho um irmão que também é Tite, gente boa.
De Jorge Costa a 13 de Junho de 2018 às 19:07
É uma grande pena, também sempre curti seu estilo de análise. Porém, o que mais me atraiu no blog foram as dicas de pilotagem, e espero que essas ao menos não sejam eliminadas da pauta =).

Poxa, foi aqui que finalmente entendi a nebulosa e mágica técnica do contraesterço! No outro dia, peguei a moto e fui testar, com o fiofó que não passava uma agulha, mas não é que deu super certo??!

Enfim, parabéns por todo o trabalho desenvolvido, e tenho esperança que ainda farei um SpeedMaster quando for a SP.

Grande abraço!! Live well and longer.
De Anónimo a 27 de Junho de 2018 às 23:42
Tite, era um moleque de treze anos quando comecei a ler seus testes na Duas Rodas. Começou com suas inesquecíveis avaliações da CBX 750 e da RD 350 a minha paixão por motocicletas, que dura até hoje. Parabéns, foi muito bom e divertido ler seus testes. Aquele abraço!.

Arthur Jacon
De motite a 24 de Julho de 2018 às 02:28
Pow, Arthur, obrigado pela mensagem. Abraço, fico feliz que tenha se tornado um motociclista.
De Bruno Carvalho a 4 de Outubro de 2018 às 12:34
Que pena, desejo toda sorte do mundo, responsável pelos melhores testes que li na vida, gosto muito da forma como escreve e conduz os testes, mas a vida é feita de fases e na atual você está executando um trabalho importante para o motociclismo. Abraço Tite !

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