Sexta-feira, 17 de Julho de 2020

A incrível história da cruz na CG: Fake News!

cruznamoto_01.jpg

Cruz credo: tem uma cruz dentro da minha moto!

Fake News do além: A mais bizarra fake News envolvendo motos

Uma noite escura e chuvosa em Manaus. Raios iluminam a enfermaria de um hospital onde um homem delira em febre. Ele balbucia palavras desconexas, sem sentido, tais como “minha culpa”, “vendi minha alma”, “tirem a cruz invertida da CG”. Enfermeiros aplicam morfina, vitamina, gasolina e nada adianta. O homem só acalma quando mostram uma pequena peça de plástico, como se fosse uma cruz apoiada num pedestal. Ele a segura nas mãos e suspira: “consegui, aumentei as vendas da CG”...

Claro que essa estória é mentira. Mas eu não inventei! Não sou tão criativo assim. Esse é o primeiro parágrafo de uma crônica que comecei a escrever uns anos atrás e teve como inspiração uma das maiores e delirantes fake news envolvendo motos: A MALDIÇÃO DA CRUZ DA CG!

O caso ficou famoso no Brasil inteiro por volta de 2006 e tudo porque algum lesado da cabeça ao desmontar o farol da Honda CG Titan 150 encontrou uma peça (batizada oficialmente de Clamp H25) que tinha a função de manter o chicote elétrico alinhado e facilitar a montagem da moto na linha de produção. Como a mente do cidadão brasileiro desocupado viaja mais que representante comercial, logo apareceu um maluco creditando a peça a um pacto sinistro com o demonho!

cruzdacg.jpg

Neste época eu era editor do site Motonline e a parte mais divertida era responder carta dos leitores. Quando assumi a edição, o Motonline tinha cerca de 500 visitas/dia e era só uma espécie de experiência do meu grande amigo Ryo Harada, que foi um dos primeiros a acreditar na Web. Ele ocupava os espaços com notícias sobre o mercado, dando um grande suporte aos fabricantes e à Abraciclo.

Quando deixei a redação da Revista MOTO! o Harada me chamou pra incrementar o conteúdo com alguns testes. Mais do que isso, inventei um personagem, o Doctor Tite (eu ainda assinava como Geraldo Simões), um velho italiano ranzinza (bem eu mesmo) que não tinha a menor paciência pra responder cartas, mas respondia!

Era um festival de patadas e o mais estranho é que os leitores adoraram! Alguns mandavam mensagens bem esdrúxulas só pra serem sacaneados. E o inesperado aconteceu: foi um tremendo sucesso! As visitas foram crescendo, crescendo e lembro que comemoramos a cifra de 1.500 visitas num dia! Daí em diante todo mundo viu o resultado: em pouco tempo o Motonline se tornou o mais importante site de conteúdos sobre motocicleta do mercado.

A vida me conduziu para outros caminhos, mas ficou a lembrança dessa fase super divertida de falar diretamente com os leitores, o que na mídia impressa era muito mais complicado. E o mais engraçado foi a aceitação desse personagem ranzinza Doctor Tite, título esse que nunca mais me livrei, e nem quero!

EXEMPLOSDECRUZ.png

Melhor explicação sobre diferentes tipos de cruzes.

O pacto sinistro

Foi justamente nesse período que surgiu o papo maluco da cruz na CG. No começo não demos muita bola, mas foi ganhando vulto porque tinha componentes muito atraentes a algumas pessoas: religião, mistério e satanismo!

 

A história original era pra lá de sinistra, mal redigida, cheia de lacunas, mas dizia algo como um técnico brasileiro especializado em mecatrônica foi trabalhar na Honda do Japão, onde fez engenharia na universidade Goiake Kadani. O nipo-brasileiro sonhou que uma santa chegava nele com um papo pra lá de sinistro. Leia a íntegra (preservei o texto original cheio de erros e sem pontuação):

“em dezembro de 2004 tive um sonho que aparecia uma santa dizendo pra mim procurar um centro espírita pois ela tinha uma mensagem importante para me dizer, sem acreditar muito nessas coisas pois eu sempre fui budista, eu fui a um centro, foi muito difícil encontrar um mas consegui, chegando lá falei de todos os meus problemas, e fui atendido em uma sexta-feira a meia noite, recebi uma proposta de mudança de vida, de dois exus, e aceitei mesmo sem acreditar muito nisso, fiz um pacto de sangue, onde são cortados os dois dedos mínimos e oferecidos com sangue de animais sagrados para os exus, eu também tive que tomar e fizeram em minha testa uma cruz de ponta cabeça com sangue, todo o ritual foi assistido por imagens e pessoas que faziam parte daquela comunidade espírita. Do ano ainda em 2004 recebi uma visita dos exus, eles pediam algo em troca por tudo o que ele haviam me dado inclusive o sucesso e a fama da moto, eles pediram a mim que antes do inicio da fabricação das TITANS 2005 eu deveria fazer uma peça cujo o desenho eles iriam me mostrar e se eu Aceitasse as motos iria vender cada vez mais e mais, com muita ganância eu aceitei sem ver o desenho da peça, pois eu já confiava neles, então me mostraram uma cruz no calvário e pediram para eu fizesse esta peça o mais parecido com a imagem que eu havia visto e que eu colocasse a cruz de ponta cabeça em algum lugar da moto, escondido mas tinha que ser uma peça que não tivesse serventia para nada, como as vendas estavam indo muito bem”

A coisa era tão delirante que misturava diferentes religiões, sem qualquer vestígio de sanidade. E o incrível aconteceu: essa obra de ficção viralizou e aí sim transformou a vida dos mecânicos num verdadeiro inferno. Recebi fotos de caixas e caixas desta pecinha retiradas das motos. Os mecânicos tinham de agendar para atender a retirada da maldita cruz. Logo começaram a faturar e pregar cartazes na porta com a mensagem “livramos sua moto da maldição da cruz por apenas R$ 50,00”.

O brasileiro precisa mesmo ser estudado!

A tal cruz invertida nada mais era do que um organizador do chicote, mas isso mexeu com a imaginação das pessoas de pouca inteligência a ponto de a Honda ter de mudar o desenho da peça e ainda soltar um comunicado afirmando que não havia pacto demoníaco nenhum. Eu fico só imaginando a reunião para elaborar esse texto!!!

demonho.png

O demonho bem que avisou!

Lendo esse texto hoje, o caso da cruz da CG parece uma comédia, mas naquela época fake news ainda era novidade e o povo acreditava em qualquer texto minimamente convincente publicado na séria internet. Pior era ler textos envolvendo temas como manutenção e pilotagem com a mesma capacidade fictícia, mas compartilhados como se fossem verdades absolutas.

Esse assunto foi parar nas mídias “de verdade”, causou estragos na vida de muita gente e mostrou o quão perigosa é a manipulação de informação. Ouvi relatos de mecânicos que falavam até de ameaças de divórcio se o marido não tirasse a cruz invertida de dentro do farol. Donos de concessionários Honda foram hostilizados nas igrejas, ameaçados de linchamento e o diab... ops, e mais um monte de coisa ruim. Houve filas e tumultos nas portas de igrejas em busca de benção para as CGs "encapetadas". 

Mas pensa que acabou?

Pneu encapetado

Quando todo mundo achava que a cruz da CG já tinha ficado no passado veio o mundo mostrar que nada é tão ruim que não possa piorar e foi a vez de a Pirelli sofrer as consequências de uma civilização cada vez mais imbecilizada. Desta vez a vítima foram os pneus batizados de City Demon! Pronto, lá vem demonho de novo.

Desde o finalzinho dos anos 90 a Pirelli lançou alguns pneus batizados como nomes como Diablo e Demon. Nada a ver com o tinhoso, mas na gíria inglesa “demon” tem a ver com habilidoso, corajoso, tipo “o cara é um demônio nas pistas”. O mesmo vale para Diablo em espanhol. Mas... o poder das fake news falou mais alto e surgiu – de novo! – um texto atribuindo os nomes Demon e Diablo a pactos sinistros. Curioso é que esses pneus são vendidos no mundo todo e apenas aqui no Brasil cismaram com isso!

Pneu 90/90-18 57p City Demon Pirelli Cg 125 150 Flash125 150 - R ...

A caça às bruxas chegou também nos pneus.

Mais uma vez uma empresa séria teve de publicar uma nota afirmando que os nomes Demon e Diablo não tinham qualquer conotação anti-religiosa, que nenhum engenheiro formado na Università del Bugiardo Incazzato de Milano fez pacto com o demonho e que vão bater uma laje, ao invés de encher a cabeça com essas paranoias! E novamente fico tentando imaginar a reunião de gestão de crise para decidir o que fazer! Queria estar lá!

banner_300x300px_angel-GT-ll.jpg

Angel GT, pneu do bem!

Não se sabe se motivado por essa turba de anencéfalos, ou coincidência, os novos – e ótimos, por sinal – pneus que a Pirelli lançou para motos touring recebeu o nome de Angel GT! Quero ver alguém criar uma história falsa para um produto com nome tão “bonzinho”!!!

 

publicado por motite às 17:51
link | comentar | favorito
2 comentários:
De Daniel Girald a 17 de Julho de 2020
Pelo que eu me lembre, a CG 150 havia sido lançada em março de 2004, e portanto já ficava fácil derrubar a tal alegação de um pacto com o capiroto ter ocorrido somente em dezembro. E eu até cheguei a ver essa peça em 2005 antes de se espalhar esse boato, e nunca atentei a esse formato supostamente demoníaco.

No tocante a cruzes e pactos com o demônio, vale lembrar que alguns cristãos se recusavam a ser crucificados na mesma posição que Jesus teria sido, o que deu origem também à Cruz de Santo André normalmente encontrada em cruzamentos rodoferroviários.
De Lucas a 20 de Julho de 2020
Grande Tite!
Eu mal podia esperar para ler as respostas lá no Motonline, eu ria sozinho lendo tudo aquilo.
Foi lá o primeiro lugar que escrevi sobre motos e serei sempre grato ao Harada.
Lembro de um leitor perguntando sobre colocar escapamento estralador na CG dele kkkk, bons tempos
Abraços

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.Procura aqui

.Setembro 2020

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
22
23
25
26
27
29
30

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Não Vale! Como foi o GP d...

. VerXátil: como é a Honda ...

. Mundial de Motovelocidade...

. Grande Prêmio de San Mari...

. Primeiro, primeiro e prim...

. Sustos e emoção no GP da ...

. Primeirão

. Fraternidade esportiva: a...

. Maratona Titânica: os bas...

. Os bastidores da segunda ...

.arquivos

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Julho 2019

. Junho 2019

. Março 2019

. Junho 2018

. Abril 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds