Quarta-feira, 4 de Julho de 2012

Garupa também é gente!

 (Com garupa reduza a velocidade!)

 

Mesmo para motociclistas experientes, transportar um passageiro na garupa requer certos cuidados de acordo com o tipo de moto. As motos foram projetadas para levar até duas pessoas. Mas o equilíbrio fica completamente alterado ao acrescentar o peso extra na parte traseira e isso influencia ações como frenagem e aceleração.

 

Ao contrário dos automóveis, as motos são sensíveis à carga em função do equilíbrio dinâmico estabelecido em apenas dois pontos de apoio. Ao provocar alteração na distribuição de massa, automaticamente toda reação da moto se altera. A primeira atitude do motociclista é verificar no manual de sua moto qual a capacidade máxima de carga. Sim, isso existe e está no manual. Carregar peso excedente compromete a estabilidade e a frenagem, além de reduzir a durabilidade dos componentes da suspensão e pneus.

 

Nas motos esportivas, especialmente as mais radicais, o espaço do garupa é meramente uma questão de marketing: precisa existir, mas eu não recomendo seu uso, a menos que seja em caso extremo, como ameaça de divórcio, por exemplo. Nas esportivas, o aumento de peso na traseira provoca desequilíbrio no piloto e no passageiro e exige que a frenagem seja feita com mais intensidade no freio traseiro, sob risco de ver a sua garupa sair voando por cima da carenagem. Principalmente em baixa velocidade, use exclusivamente o freio traseiro e vai notar que o passageiro não ficará batendo no seu capacete o tempo todo. Obviamente que ao levar garupa a velocidade precisa ser menor.

 

Nas motos custom, o garupa tem o privilégio muitas vezes de um encosto. Isso permite um posicionamento mais relaxado e leva ao risco do sono. Se perceber que seu garupa está “pescando” pare imediatamente a moto e faça-o acordar. Um dos maiores riscos para o passageiro é dormir e cair da moto. Pode parecer impossível, mas há relatos até de acidentes graves. Mesmo que o garupa não caia, pode provocar um desequilíbrio tão grande que os dois podem ir para o chão.

 

As motos de uso misto são muito boas para transportar passageiro porque a maior distância das pedaleiras para o banco permite manter as pernas menos dobradas.

 

Lembre de orientar o garupa para inclinar nas curvas junto com o motociclista, não fazer movimentos bruscos e estenda a ele (ou ela) os equipamentos de segurança. Mesmo que a lei estabeleça a idade mínima de sete anos para transportar criança na garupa, seja responsável e evite levar crianças que não tenham altura suficiente para alcançar as pedaleiras. E não use equipamentos de adultos em crianças. Um capacete folgado tem a mesma função protetora que um boné!

 

Cuidado com mochilas e roupas largas que possam enroscar em outros veículos ou mesmo queimar no escapamento da sua moto. E, acima de tudo, respeite a individualidade: se o garupa estiver com medo, vá mais devagar.

 

publicado por motite às 15:59
link do post | favorito
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.Procura aqui

.Julho 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Os dias eram assados: o p...

. Os Dias Eram Assados - o ...

. Os dias eram assados. Com...

. Scooter mania nacional

. Ainda melhor!!!

. Motociclista, esse esquec...

. Salão no Rio em nova data

. Tudo que você queria sabe...

. Quem experimenta pede Biz

. Salão da recuperação

.arquivos

. Julho 2019

. Junho 2019

. Março 2019

. Junho 2018

. Abril 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds