Sexta-feira, 4 de Novembro de 2011

Postura é tudo

(Na moto custom as pernas ficam para a frente e a coluna ereta) 

Por ter uma influência muito grande da massa do piloto, a moto é um veículo que exige postura correta e disciplinada. 

Você já deve ter ouvido falar em uma técnica chamada RPG. Não, não se trata daqueles jogos de computador, tipo Senhor das Trevas, mas de uma espécie de reeducação postural geral, que ensina a recuperar a boa postura física. Quando recebo os alunos para a primeira aula no curso SpeedMaster de Pilotagem começo explicando que o preceito básico da pilotagem de moto é posicionar-se corretamente. É como um RPG voltado à moto, com objetivo de recuperar o tônus postural.

Dificilmente alguém aprende a pilotar motos com um especialista. Mais de 50% aprende com amigo ou parente. O restante em moto-escolas nas quais o instrutor está longe de ser especialista. Por isso o motociclista novato já começa sua jornada aprendendo errado com uma série de vícios posturais.
Em primeiro lugar, vou analisar os veículos. Pense no automóvel, com uma massa média de 1.000 kg. O motorista de 80 kg representa muito pouco no total da massa carro + motorista. Agora imagine uma moto de 180 kg. O motociclista de 80 kg representa quase 40% do total da massa moto + piloto. Portanto, a massa do motociclista exerce influência determinante na estabilidade da moto. 
Se um motorista pular no banco do carro durante uma curva não mudará em nada a trajetória. Mas se um motociclista se movimentar, por menor que seja, interfere no delicado equilíbrio da moto. 
Só que nem todas as motos são iguais. E para saber como se posicionar corretamente primeiro é preciso identificar em qual destas categorias sua moto se encaixa: 

Custom – Caracteriza-se por ter grande distância entre-eixos, pequeno vão livre do solo e grande ângulo de inclinação da coluna de direção (rake). A ciclística é projetada para longas retas e apresenta pouca mobilidade nas curvas e no uso urbano. O peso é concentrado entre os eixos e o piloto posiciona-se ereto, com peso deslocado para trás. Ao contrário do que se pensa, as motos custom não são o que existe de mais confortável, justamente por impedir que as pernas atuem como extensão dos amortecedores. Boa parte do impacto da roda traseira transfere para a coluna do piloto!

Esportiva – Graças aos semiguidões baixos e avançados, o piloto posiciona-se com o corpo deslocado à frente. As motos esportivas são extremamente estáveis em curvas, mas a pequena distância entre-eixos e o menor “rake” prejudica a estabilidade em retas. O pequeno vão livre do solo garante baixo centro de massa. O pequeno ângulo de esterço do guidão dificulta o uso na cidade. Também aqui existe um grande equívoco. Este tipo de moto obriga o piloto a se posicionar com o tronco para a frente e as pernas recuadas. O motociclista se assemelha a um jóquei! Nessa posição, os impactos recebidos pela suspensão são amenizados pelas pernas e não chegam com intensidade na coluna. Mas isso exige obediência a algumas normas que serão explicadas em um próximo artigo. 

(Nas esportivas o piloto fica inclinado, com os pés recuados)

Naked – tem praticamente a mesma ciclística de uma moto esportiva, porém com o guidão montado sobre a mesa superior. Isso proporciona maior ângulo de esterço e facilita o uso urbano. As suspensões são mais “macias” e confortáveis. Como o piloto fica com as costas mais eretas, os bancos dessas motos tem maior camada de espuma para suavizar os impactos vindos das suspensões.

Trail e uso misto – Por ter guidão largo, pequena distância entre-eixos e grande vão livre ao solo é uma moto que se enquadra muito bem ao uso urbano, sobretudo se a cidade tiver péssima pavimentação. Além, é claro, de uso rural, nas trilhas e estradas de terra. Porém a relação de transmissão “curta” limita a velocidade nas longas estradas. O posição de pilotagem leva o piloto a deslocar o quadril para a frente. Por conta do grande curso de suspensão, da grossa camada de espuma e do guidão largo, essa é, na verdade, a categoria de motos mais confortáveis. Por isso mesmo são as preferidas por quem pretende dar a volta ao mundo.

 

 

(As motos de uso misto são as mais confortáveis) 
Utilitária – Representam quase 80% do mercado. São as motos na faixa de 100 a 150cc feitas para trabalho. As pedaleiras ficam posicionadas de forma a permitir longas jornadas sem forçar as pernas. O piloto fica bem ereto e pilota praticamente sentado. Como são pensadas para trajetos curtos, privilegia a praticidade, mas nem sempre as suspensões são calibradas para o conforto. 

(As pequenas utilitárias privilegiam a praticidade)


De todas estas categorias, as que exigem posturas mais diferentes são a custom e a esportiva que têm características muito diferentes das outras. Por isso, vou dividir em partes, começando pelas utilitárias, que são a maioria.
Relaxe

A primeira regra é manter o corpo relaxado, ombros soltos, costas levemente inclinadas para frente. Os braços ficam sempre em ângulo, nunca esticados. A expressão “braço-duro” vem dessa postura endurecida sobre a moto. 
Os punhos devem seguir os braços e repousar relaxado sobre as manoplas (as peças de borracha). Importante é manter as manetes (as alavancas de freio e embreagem) bem à frente dos dedos. Tenho visto muitos motoboys deslocando as manetes para cima como forma de evitar as batidas nos espelhos dos carros. Porém, com a alavanca do freio colocada para cima o motociclista precisa girar o punho para alcançar a manete e acaba acelerando ao mesmo tempo!
Já os pés também devem ficar relaxados sobre as pedaleiras, mas atenção: não deixe as pontas apontadas para baixo. Nem sobre os pedais de freio e câmbio. Quando a ponta do pé fica apoiada no pedal do freio, sem perceber toca de leve no freio, provocando aumento do consumo de gasolina e superaquecimento do sistema de freio. Deixar o pé apoiado no pedal de freio não reduz o tempo de reação nas frenagens, como dizem nas moto-escolas, só gasta mais freio!
Também mantenha as pontas dos pés sempre acima da linha das pedaleiras. Lembre que as motos inclinam nas curvas e chegam até a raspar os pedais no asfalto. Imagine se a ponta do pé encostar no asfalto e bater em algum obstáculo. Além de desequilibrar a moto pode causar uma grave lesão nos pés.
Lembre-se de que o banco é bem espaçoso, não precisa ficar com a barriga apoiada no tanque!
Na próxima coluna a postura das motos esportivas e nakeds.
____________________
Geraldo Tite Simões é jornalista, instrutor de pilotagem e ministra o Curso SpeedMaster de Pilotagem com apoio de Honda, www.speedmaster.com.br 

 

publicado por motite às 18:55
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10 comentários:
De Julie M. a 4 de Novembro de 2011
S.O.C. - Também não é jogo de computador e nehuma síndrome!!rsrsr Brincadeira Tite! Simples, Objetivo e Completo!!! Assim como todos teus textos que aprecio muito. Abraços, Julie M.
De Luiz Cabuloso a 5 de Novembro de 2011
TITE sempre mandando muitíssimo bem nos artigos... mais uma vez parabéns...

Grande abraço e obrigado!!

Luiz
De Tiago a 7 de Novembro de 2011
Sou Educador Físico noivo de uma fisioterapeuta, temos uma clinica de Pilates, acupuntura e outras terapias manuais. Desta forma, sou muito chato com a postura. Sempre fico me policiando em tudo, na moto não é diferente. Mas o que mais me irrita é ver os "boys" (que não são motoboys, apenas agem como) com suas "fans 150", guidão curtíssimo e levemente inclinado a frente, escape barulhento com uma postura absurda: punhos flexionados (como quando queremos imitar um gay, entende?) pernas arqueadas com apenas os calcanhares apoiados nas pedaleiras, e a ponta dos pé para baixo. Não dá pra entender o pq disso, e o pior, é um padrão deles, não é um estilo de cada motociclista, é de um grupo de motoqueiros!

Ótimo texto Tite, postura na moto para uma boa pilotagem e boa saúde!
De Rocha a 9 de Novembro de 2011
Perguntei a um desses "pilotos" que andam com as pernas arqueadas e apoiando os calcanhares. Bem, ele falou que anda assim para não arranhar o tanque com o constante contato da roupa com a pintura... Dá para acreditar?! O povo daqui se preocupa primeiro em "revenda", depois, se a moto é boa, se atende, se está andando de forma segura... Coisas de Brasil.
De Tiago a 10 de Novembro de 2011
hahaha
que piada!

tenho um conhecido que é deste tipo, lava a moto todo dia, faz polimento toda semana, troca o óleo a cada 500 km pq diz que cuida da sua moto. Mas ele troca a marcha só no corte, dá estouro, faz borrachão... É um cuidado que só!
Mas experimente colocar a mão no tanque da moto dele pra ver, o cara fica muito macho!
De gustavo augusto a 8 de Novembro de 2011
Valeu Tite muito obrigado pelas dicas que são sempre úteis estarei esperando as dicas para as demais motos valeu professor
De Rogério a 4 de Novembro de 2015
Era legal falar das scooters (pequenas, médias e grandes), visto que é um nicho que está crescendo muito.
De motite a 27 de Novembro de 2015
sim, tem razão!
De Marcelo Alcantara a 4 de Novembro de 2015
Olá. Como médico me deparei com muitos motociclistas com dores no pescoço. Mesmo não sendo ergonomista, desenvolvi um método para se pilotar onde o principal é a posição da cabeça. O problema principal, a meu ver, é o movimento tipo "chicote" que deve ser evitado. Para evita-lo o piloto deve ter em foco que a todo momento deve balançar a cabeça para frente, e nunca para trás, sempre que acelerar, frear, passar em lombadas ou buracos a cabeça só pode se movimentar para a frente.
De motite a 27 de Novembro de 2015
Boa dica! e já existem protetores de pescoço pra evitar esse vai-vém.

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