
Veja bem qual curso irá frequentar...
Hoje recebi esta mensagem de um leitor, Fabiano Toledo. Ele escreveu indignado sobre a postura de alguns cursos de pilotagem realizados em Interlagos. Eu já quis escrever sobre isso, mas como pode parecer anti-ético com os colegas professores, deixa que ele abra o bico. Mas assino cada palavra que ele escreveu!
Informe-se melhor.
Hoje em dia com o crescimento absurdo de adeptos ao mundo das motocicletas esportivas, deu-se também o crescimento de pessoas que acharam um ótimo negócio para se ganhar dinheiro, com isso agora vemos inúmeros cursos, trackday, clínicas.
Com tudo isso podemos nos perguntar: - E a qualidade? E a segurança nos autódromos?
Sabemos muito bem que, quem compra um motocicleta que ultrapassa facilmente a barreira dos 200 km/h e se dispõe a andar em autódromos está sujeito a beijar o asfalto, porém será que os instrutores não tem uma parcela de culpa desses acidentes?
Já presenciei algumas atitudes inadequadas em autódromos, tais como:
1) Aluno em treino de iniciantes correndo com a moto usando mais a loucura do que mais precisamente a técnica ensinada pelo instrutor. Será que esse aluno já não deveria ter sido tirado da pista antes de acontecer algo mais grave?
2) Alunos com um pouco mais de experiência querendo encontrar o seu limite, na mesma bateria que um tiozinho que apenas está ali para aprender um pouquinho mais e não cair com a esposa nos passeios.
Já vi inclusive nesses TrackDays um cara rodando dentro do autódromo de Interlagos de calça djeans, acredita nisso? Como um instrutor e o responsável pelo evento autorizam uma coisa dessas?
Onde está a qualidade? Será que com o intuito apenas financeiro não está caindo a qualidade desses eventos?
Será que não cabe aos instrutores e profissionais da área, tentar conscientizar os novos adeptos das motocicletas esportivas que eles estão sentados em cima de pequenos foguetes e que isso não é um “brinquedinho de gente grande” como muitos escrevem nas camisetas e sites de relacionamentos?
Não estou aqui para simplesmente falar mau dos cursos apresentados hoje em dia e sim mostrar o que anda acontecendo por aí.
Moto não é carro, digo isso pois quando se compra um carro novo você vai na loja, tira os plásticos do banco e vai embora. Já uma motocicleta é bem diferente, porque existem ajustes de guidão, manetes e principalmente de suspensão. Tudo isso de acordo com a altura e peso do piloto.
Agora a pergunta: - Será que as concessionárias se preocupam com esses ajustes no ato da entrega da moto? Ou apenas ativam as motos e o feliz comprador sai da loja rumo aos passeios e o pior ainda, direto para as pistas de corrida.
Conheci no mês passado em Interlagos, um tiozinho que tinha acabado de comprar uma Kawasaki Z1000 e ganhou um mini curso da concessionária. Acreditem ou não, mas o coitado acho que foi em uma loja qualquer de acessórios e o vendedor empurrou o que ele tinha disponível naquele momento pois o “piloto” estava vestido com uma calça, bota e luva MotoCross! acredita nisso?
A única coisa que estava adequada para o tipo de lugar e moto que ele estava era a jaqueta e o capacete.
Juro que fiquei com pena dele, porém não falei nada. Com o absurdo crescimento no Brasil de vendas de motocicletas está também crescendo os números de maus vendedores e produtos imitando os originais que acabam colocando em risco a vida do piloto, por isso que eu digo:
- Antes de comprar uma moto, entrar em um curso ou comprar equipamentos, informe-se antes, a internet está ai para nos ajudar.
Fabiano Toledo
De Esaú da Silva a 7 de Janeiro de 2011
A falta de conhecimento do consumidor desses produtos acaba facilitando todo tipo de golpe (pode ser chamado assim), coisa que aqui no Brasil existe aos montes e só para quando acontece alguma tragédia com gente poderosa.
Para os que preferirem, em lugar de Brasil, leia-se lisarB.
De Luiz - BH a 7 de Janeiro de 2011
Infelizmente cada dia que passa temos mais vendedores e prestadores de serviços picaretas no mercado. Um instrutor que deixa o cara ir pra pista de Interlagos de calça jeans deveria ser proibido de ministrar cursos para sempre. Sei que isto não irá acontecer pq eu imagino quem ministrou este curso...
De Tiago a 7 de Janeiro de 2011
Nao sei se pensamos na mesma pessoa... mas p tirar a duvida olhei no site e vi um cara de jaqueta, calça jeans e colocando o capacete....
De Renato Campestrini a 7 de Janeiro de 2011
Pessoal,
Por ser advogado e técnico especializado na área de trânsito, e ter conhecimento que parte das mazelas do trânsito são creditadas a motocicleta e seus usuários, participei em um período inferior a três meses, de cursos de pilotagem defensiva, sendo um ministrado por instrutores multiplicadores de uma concessionária Honda de Sorocaba SP (Instrutores Abrão e Cássio ) para funcionários de uma grande empresa, e outro em Indaiatuba , no CETH (Instrutores Thiago , Abrão ), para instrutores de CFC .
Em ambos, além das técnicas de pilotagem, foram abordados aspectos ligados à postura do condutor, equipamentos de segurança adequados, e a necessidade de ter os comandos da motocicleta a mão, como bem disse o missivista .
No decorrer dos cursos (os quais foram gratuítos ), todo e qualquer excesso foi devidamente contido, para que a postura de um, não venha a prejudicar o grupo que está ali para aprender.
Portanto, S.M.J ., quando o curso é realizado dentro de um autódromo, não se pode permitir que excessos como os descritos venham a ser praticados, só porque o aluno pagou para estar ali.
Demais a mais, como disse Henry Ford e o Geraldo Simões sempre nos recorda, "O perigo não está no veículo, mas sim em que o conduz".
Conduzir uma motocicleta é prazeroso , uma das melhores sensações do mundo, desde que seja feito com responsabilidade, pois as consequencias de uma queda podem ser lamentáveis, seja para o conduto como para aqueles que eventualmente venham estar no caminho.
Abraço,
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Pessoal, <BR><BR>Por ser advogado e técnico especializado na área de trânsito, e ter conhecimento que parte das mazelas do trânsito são creditadas a motocicleta e seus usuários, participei em um período inferior a três meses, de cursos de pilotagem defensiva, sendo um ministrado por instrutores multiplicadores de uma concessionária Honda de Sorocaba SP (Instrutores Abrão e Cássio ) para funcionários de uma grande empresa, e outro em Indaiatuba , no CETH (Instrutores Thiago , Abrão ), para instrutores de CFC . <BR>Em ambos, além das técnicas de pilotagem, foram abordados aspectos ligados à postura do condutor, equipamentos de segurança adequados, e a necessidade de ter os comandos da motocicleta a mão, como bem disse o missivista . <BR>No decorrer dos cursos (os quais foram gratuítos ), todo e qualquer excesso foi devidamente contido, para que a postura de um, não venha a prejudicar o grupo que está ali para aprender. <BR>Portanto, S.M.J ., quando o curso é realizado dentro de um autódromo, não se pode permitir que excessos como os descritos venham a ser praticados, só porque o aluno pagou para estar ali. <BR>Demais a mais, como disse Henry Ford e o Geraldo Simões sempre nos recorda, "O perigo não está no veículo, mas sim em que o conduz". <BR>Conduzir uma motocicleta é prazeroso , uma das melhores sensações do mundo, desde que seja feito com responsabilidade, pois as consequencias de uma queda podem ser lamentáveis, seja para o conduto como para aqueles que eventualmente venham estar no caminho. <BR>Abraço, <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>RC</A> . <BR><BR>
Uai Tite, ficou faltando seu leitor dizer, no final do texto, que as revistas também estão ai para isso, ou é só a Internet mesmo? hehehe É isso ai, perfeito o texto. O que tem de oportunista em nosso meio...
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou estudando Português, eu não consigo entender tudo, mas quase! ;)
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