Segunda-feira, 3 de Janeiro de 2011

Novidades Honda 2011

Todas as cores das novas Biz: só não me pergunte quais são...

 

A Honda surpreende no final do ano com três lançamentos

 

A notícia de que viria uma novidade da Honda já circulava entre a imprensa e fóruns, o que ninguém esperava era ver três, em vez de uma novidade: a nova Shadow 750 totalmente diferente, a Biz com novo visual e motor Flex e a CG Titan 150 com novo estilo.

 

A Shadow 750 chegou em 2004 para substituir a muito bem sucedida Shadow 600. Só que alguém do departamento de desenvolvimento da época acreditou demais nos laboratórios com clientes e decidiu trazer a Shadow 750 Classic, com roda e pneu dianteiro largo, de aro 17 polegadas, que é uma opção bem confortável, mas muito afastada da adorada 600. Vamos detalhar melhor essa história.

 


 

Quando a Shadow 600 foi lançada no mercado europeu em 1988 rapidamente foi aceita e chegou a liderar o ranking de moto mais vendida no mercado italiano. Dali em diante só foi ganhando mais entusiastas que viam neste modelo um primeiro passo para o mundo custom e da personalização. O caminho natural foi crescer para 750cc e ganhar a transmissão por cardã para atender ao mercado americano. Mas aí criaram a versão “Classic” com roda dianteira 17 polegadas e pneus 120/90. Dessa forma, nos mercados americano e europeu o cliente tinha a opção por esta versão mais tradicional, ou pelo modelo chopper, com roda dianteira de 21 polegadas e pneu 90/90.

 


 

Só que no Brasil a Honda optou pela versão clássica e aí pode estar a explicação para um desempenho muito discreto de vendas. O modelo clássico, além de um estilo “pesado” é mais difícil de pilotar em função da roda dianteira mais pesada.

 

Tudo isso é passado, porque a chegada da nova Shadow 750 vai resgatar a simplicidade e facilidade de pilotagem da 600, além de agradar em cheio aquele que manteve sua Shadow 600 até hoje na esperança de surgir esta versão.

 

Ainda por cima, a nova Shadow 750 ganhou a opção do freio Combined-ABS, que reúne os sistemas de frenagem combinada e anti travamento. O conjunto banco e tanque também são novos para encaixar no conceito chopper. Na verdade é um novo modelo mesmo, que só preservou o nome Shadow 750.

 

Chopper com ABS? Isso mesmo, agora existe...

 

Os paralamas e o banco estão mais compactos e o tanque em forma de gota ganhou desenho mais alto na frente e baixo atrás, com capacidade para armazenar 14,6 litros de combustível (0,2 litro a mais que o modelo anterior).

 

A distância entre eixos aumentou, passando de 1.639 mm para 1.655 mm; enquanto a relação entre comprimento, largura e altura agora é de 2430 x 835 x 1125 mm, contra 2.503 x 920 x 1.125 mm do modelo 2010. Como se sabe, quanto maior a distância entre eixos maior a tendência de a moto continuar reto. Ela fica mais estável nas retas, mas fica mais difícil de inclinar nas curvas de baixa. Como o guidão está menor – porque precisa girar um conjunto roda/pneu mais leve e fino – o comportamento certamente mudou bastante e compensa o entre eixos maior.

 


 

Outra preocupação dos clientes de custom é com relação a altura do banco ao solo. Normalmente a Shadow 600 atendia às pessoas de baixa estatura e ao público feminino. Quando passou para a 750 esse público assustou porque o banco era mais largo e alto. Agora o novo assento está a 650 mm de altura do solo (apenas 1 cm mais baixo), só que é mais fino o que proporciona uma posição de pilotagem mais confiável. Como o piloto fica mais baixo, o centro de massa também abaixou.

 

Falar em conforto neste tipo de moto é difícil, porque a posição de pilotagem do piloto impede que as pernas atuem como “amortecedores” e o impacto da suspensão atinge em cheio a coluna do sujeito que está acima do banco. Já o garupa tem uma pequena distância até as pedaleiras, o que força as pernas em posição muito dobrada. Quem acha moto estilo chopper confortável é porque nunca pilotou uma big trail!

 


 

Na dianteira, a motocicleta Shadow tem farol mais compacto, lente transparente e lâmpada halógena 60/55W. Na traseira, a lanterna embutida no pára-lama e os piscas oferecem ampla capacidade de iluminação. Aliás, felizmente, esta versão não tem mais os pára-lamas horrorosos da versão anterior, especialmente o traseiro, que ainda recebia uma lanterna em forma de esquife funerário!

 

O painel de instrumentos integrado ao tanque de combustível permite a fácil leitura do velocímetro, luz indicadora do neutro, pressão do óleo, temperatura do líquido de arrefecimento, luz de diagnóstico da injeção eletrônica e H.I.S.S (Honda Ignition Security System). Já as luzes indicadoras de reserva de combustível e farol alto estão localizadas na mesa superior da motocicleta, enquanto as luzes indicadoras dos sinalizadores de direção ficam no tanque da motocicleta.

 


 

As pedaleiras são normais (sem plataforma) e o pedal do câmbio tem duplo acionamento (frontal e traseiro), com engate fácil e macio. Outro elemento marcante é o escapamento cromado duplo (tipo 2x2), que tem som bem controlado, mas permite sentir o motor V2 pulsar com vigor.

 

A grande vantagem desse motor está na forma suave que entrega potência e torque. O motor OHC de 745 cm3, quatro tempos, dois cilindros em V de 52º e arrefecimento a líquido, desenvolve potência máxima de 45,5 cv a 5.500 rpm e torque de 6,5 kgf.m a apenas 3.500 rpm. Estes números parecem discretos – e são – mas neste tipo de moto o que conta é ter este torque disponível praticamente desde a marcha-lenta! Quase nem se usa as cinco marchas do câmbio. A injeção eletrônica ajuda bastante nessa missão de dar respostas imediatas e vigorosas.

 

Um destaque vai para a transmissão por eixo-cardã que permite respostas imediatas com maior eficiência, baixa manutenção e conforto, devido à ausência de ruídos mecânicos e vibração do conjunto. Além de livrar o dono e a garupa daquela coisa melequenta de graxa e óleo na corrente!

 

Para 2011 a Honda oferece ao consumidor uma opção equipada com freios Combined-ABS. O sistema reúne os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System). Enquanto o primeiro evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, facilitando o controle do veículo, o segundo distribui a força de frenagem de forma eficiente entre as rodas dianteira e traseira.

 

A versão Standard é equipada com freio a disco com cáliper de duplo pistão e diâmetro de 296 mm na dianteira e freio a tambor de 180 mm de diâmetro na traseira. Já a versão C-ABS conta com freio a disco com cáliper de três pistões na dianteira e disco de 276 mm de diâmetro na traseira.

 

Estes sistemas atuais de freios combinados já estão tão sofisticados que não demorará para chegar no ponto dos automóveis, com apenas um acionamento. A central eletrônica já consegue interpretar até o deslocamento de massa a ponto de balancear a intensidade do freio dianteiro e traseiro. Logo mais vai sumir a manete do freio dianteiro!

 

Na parte ciclística nenhuma novidade: o chassi é do tipo berço duplo de aço e manteve suas principais medidas. A suspensão dianteira telescópica, com curso de 115 mm, e a traseira duplo-amortecida, com cinco posições de ajuste da tensão da mola. A novidade aqui são os amortecedores traseiros expostos e não mais cobertos. A bateria selada de 12V – 11,2 Ah dispensa manutenção.

 

O modelo está disponível nas cores preta e vermelha metálica, ao preço público sugerido de R$ 28.880,00 para a versão Standard e R$ 31.880,00 para a versão C-ABS. Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

 

Biz flex

 

Não se trata de uma maquiagem, o modelo 2011 da Honda Biz chega às concessionárias totalmente renovado. Chassi e carenagem receberam alterações em cerca de 95% de seus componentes. As mudanças, além de contribuírem com o conforto do piloto e do garupa, resultaram em um design mais sofisticado e moderno. O motor, mais suave, ganhou balancins roletados no cabeçote.

 


 

Completando a série de inovações, a motoneta agora é flexível, permitindo a utilização de gasolina, etanol ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Assim, amplia a linha bicombustível disponibilizada pela Honda, que já contava com as motocicletas CG 150 Titan, CG 150 Fan e NXR 150 Bros.

 

A Biz 125 teve seu design totalmente reformulado. O escudo frontal de maiores dimensões amplia a proteção do piloto contra a ação do vento e de respingos. A carenagem, com maior área pintada na cor da motocicleta, dá sensação de que ela cresceu, além de ficar efetivamente mais bonita e com mais jeitão de scooter. O escapamento agora é preto, contando ainda com protetor em aço inox polido.

 

Na dianteira, o conjunto óptico é formado por novo farol e piscas dianteiros com refletores multifocais. Na traseira, a lanterna e os novos piscas independentes melhoraram a segurança. Para reforçar este item, o farol possui acendimento automático, basta colocar o motor em funcionamento. Já os espelhos retrovisores também estão com desenho mais moderno e mais bem posicionados, em relação ao anterior.

 


Apesar de se tratar de uma CUB (motoneta com câmbio), a cada renovação a Biz fica mais sofisticada. Se for levado em conta que 50% do consumidor é formado por mulheres, essa busca por um estilo mais afastado das utilitárias faz todo sentido.

 

O porte da Biz 125, aliado ao baixo peso seco e às dimensões de 1891 mm de comprimento, 726 mm de largura e 1087 mm de altura, com distância mínima do solo de 130 mm, resulta em maneabilidade, leveza e facilidade na pilotagem. São essas características que agradam o público feminino a ponto de ser oferecida uma versão cor de rosa.

 

Para ampliar o conforto, o assento em dois níveis está mais  amplo e foi reposicionado, oferecendo mais espaço para as pernas do piloto. O uso urbano é favorecido pela posição de pilotagem natural e ergonômica. Para o garupa, o conforto foi reforçado pelas novas pedaleiras, agora fixadas ao chassi, uma velha solicitação dos usuários que melhorou muito a vida de quem vai atrás.

 

Pedaleira do garupa presa ao quadro fixo.

 

O painel de instrumentos possui boa visualização e apresenta hodômetro, marcador do nível de combustível e escala de utilização das marchas no velocímetro, além de luz de diagnóstico da injeção eletrônica, itens que permitem fácil monitoramento do veículo.

 

Para auxiliar o usuário em relação ao funcionamento da tecnologia Mix, o painel traz ainda a luz “ALC”, que acenderá sempre que houver mais de 80% de etanol no tanque e piscará em condições de temperatura ambiente abaixo de 15°C.

 

O chassi é construído em tubos de aço, já as suspensões dianteira telescópica, com 100 mm de curso, e traseira, com dois amortecedores de 86 mm de curso, foram reajustadas e formam um conjunto aceitável e resistente mesmo para o uso em condições adversas.

 


 

O modelo básico utiliza sistema de freios a tambor, com 130 mm de diâmetro na dianteira e 110 mm na traseira. As rodas, traseira de 14“ e dianteira de 17”, possibilitam maior equilíbrio desde as baixas velocidades e contribuem para estabilidade, dirigibilidade e conforto.


Na mecânica um grande aliado: o rolamento! O motor OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, arrefecido a ar, de 124,9 cm3, está mais suave graças aos novos balancins roletados no cabeçote. A novidade dá movimento mais preciso das válvulas, o que gera menos perdas por atrito e menor desgaste das partes internas móveis. Além de reduzir as vibrações, esse sistema também reduz muito o desgaste e deixa o motorzinho ainda mais confiável.

 

A alimentação é por injeção eletrônica de combustível PGM-FI, o que deixa a Biz alguns anos-luz à frente das concorrentes vindas da China, Coréia ou Taiwan, todas ainda carburadas.  A tecnologia Mix permite a utilização de etanol, gasolina, ou a mistura de ambos em qualquer proporção. A potência máxima é de 9,1 cv a 7.500 rpm e torque de 1,01 kgf.m a 3.500 rpm com ambos os combustíveis.

 


 

O câmbio é semi-automático e rotativo, dispensando o acionamento manual da embreagem. O sistema simplifica a troca de marchas e permite ao motociclista passar da quarta para o neutro com o veículo parado. Com quatro velocidades constantemente engrenadas (N-1-2-3-4), a troca de marchas é suave, graças ao sistema de acoplamento das engrenagens. O modelo apresenta grande autonomia devido ao tanque de maior capacidade (5,5 litros) e consumo acima de 35 km/litro em condições normais na cidade. Mas continua com o bocal sob o assento o que inferniza a vida do usuário a cada abastecimento. Já era mais do que na hora de colocar esse bocal isolado do banco, como na maioria dos scooters modernos.

 

A Biz 125 está disponível na versão KS, com partida a pedal, e ES, com partida elétrica. Conta com ignição full transitor (totalmente transitorizada), e traz ainda bateria selada, de maior vida útil e isenta de manutenção. Também já era hora de a Honda eliminar de vez o pedal de partida da versão ES. A alegação é de que muita gente compra para lazer e deixa a moto muito tempo parada. Oras, barco também fica muito tempo parado e ninguém vê uma cordinha de partida em motor de 700 HP! Sem o pedal de partida a posição do pé direito fica muito mais confortável.

 


Um dos grandes destaques da Biz é porta objetos para o transporte de volumes variados e com o maior porta capacetes da categoria. As alças laterais auxiliam na fixação de pequenas cargas sobre parte traseira do assento, já prevendo a possibilidade de uso para entregas.  Já a parte interna do escudo frontal apresenta um gancho de utilidades para o transporte de sacolas e bolsas.

 

Mesmo com todas essas inovações, o preço da Biz 125 foi mantido: R$ 5.290,00 para a versão KS e R$ 5.890,00 para a versão ES. Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro. O modelo está disponível nas cores rosa metálico, verde metálico, vermelho e preto. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

 

Porta objeto ficou menor porque o tanque ficou maior

 

Titan 150

O modelo 2011 recebeu apenas novidades cosméticas como o novo farol, cores e piscas. Continua a mesma base, responsável por seguidos recordes de vendas. Na verdade, está cada vez mais difícil encontrar algo para melhorar nesta moto!

 

(preços, fichas técnicas e mais detalhes no site da Honda)

 


publicado por motite às 13:45
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9 comentários:
De Luidhi a 3 de Janeiro de 2011
Gostei das novas cores da Biz, você não Tite? Acho que você acho todas muito parecidas.

Enfim, ficou bonita a Biz, ficou mas parecida com o Scooter SH da Honda. Aliás, depois do término da corrupção do governo, será que a Honda lança a Transalp e as SH's?

Ah, finalmente acabaram com aquela Shadow com cara de batmóvel.
De Felismino Junior a 4 de Janeiro de 2011
"lanterna em forma de esquife funerário" na Shadow 750 2006 - 2010 foi hilário.
e o pior que parece mesmo Hahaha!
Te adoro Tite, tudo de bom em 2011.

Forte Abraço.
Felismino Junior.
De YanMetal a 4 de Janeiro de 2011
Eu como amantes de Custom não gostei da nova Shadow, essa lanterna traseira da nova Shadow é simplesmente a coisa mais veia que já vi.

Nosso mercado tem opções mais interessantes hoje em dia, como A Vulcan 900, a Midnight e a Mirage 650.
De motite a 4 de Janeiro de 2011
Yan, pra mim a única custom aceitável é a Suzuki M 800, o resto poderia fazer uma grande fogueira e jogar tudo dentro!
De YanMetal a 5 de Janeiro de 2011
Esqueci da M800 é uma moto excelente mesmo.

Mas a Suzuki tem uma fama de ser péssima no pós-venda.

A Vulcan eu acho sensacional, mas como não moro em uma grande capital é meio inviável, pois não teria onde fazer manutenção.

Se EU fosse comprar hoje seria ou a Yamaha ou a Mirage 650.

Mais para a Mirage 650, pelo motor dela ser meio esportivo, como a V-Rod, eu por ter uma 250 já estou mais acostumado e me divirto mais com ela. Mas para os amantes de custons xiitas ela é péssima, pois não tem tanto torque, não da para vir em quinta passar em um quebra-mola e voltar acelerando, sem ter que reduzir marchas.
De Irineu a 5 de Janeiro de 2011
Por mim, a Honda poderia trocar o nome da Shadow para Blérgh. Honda Blérgh. Ô moto feia!

IDJ
De Youssef a 6 de Janeiro de 2011
A Honda está ampliando ainda mais o que eu já havia dito no meio do ano passado no tópico "saudades de um Yamahento" no meu blog, com um investimento muito maior em atualização e novos lançamentos. Com isso, amplia ainda mais sua espantosa liderança.
http://blog-do-tiozao.blogspot.com/2010/06/saudades-de-um-yamahento.html
De Renato a 7 de Janeiro de 2011
Tite, me responde uma coisa, pra quê serve uma moto custom? Coisa horrível de andar na cidade, em viagens e estradas com pavimento ruim, imagina uma estradinha de chão.
Estou contigo me avisa onde vai ser a fogueira que eu quero ver e fotografar um montão.

Abraço
De Alan Torres a 17 de Janeiro de 2011
Tite, a Titan abandonou o freio dianteiro a tambor, não? Foi o que vi no Motonline.

Acho que faltou falar isso aqui e julgo importantíssimo, um GRANDE AVANÇO para a categoria, pois quem tem uma moto com freio a tambor na dianteira sabe muito bem o que se passa com aquela porcaria. No caso da minha pequena 125, caso eu esteja parado, aperte o freio com toda força e tente colocar a moto em movimento com o motor, a roda simplesmente gira, com dificuldades, mas gira. O freio sequer é capas de travar a roda parada, e pense que é um motor de 1,02 Kgf.m de torque.

Viva o freio a disco em toda a linha Titan, e também como opção para a linha Fan. Yamaha, por favor faça o mesmo.

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