Quarta-feira, 17 de Novembro de 2010

A papa Ninja

Tudo de bão: pequena, leve e feita para jovens

 

Honda lança no exterior uma 250 esportiva para enlouquecer os jovens

 

Pelos dados mais recentes de vendas, as duas esportivas de 250cc do mercado, Kasinski Comet e Kawasaki Ninja atingiram juntas cerca de 7.500 unidades vendidas de janeiro a outubro de 2010. Não dá pra chamar de um mercado grande, sobretudo se levar em conta que as duas versões da Honda CB 300 bateram a casa das 22.300 unidades e da Yamaha Fazer chegaram a 29.000. Mas o mercado brasileiro de motos é um dos que mais cresce no mundo. Se deixar a Ásia e Índia de lado, é o mercado com maior potencial de crescimento e todas as fábricas estão virando a artilharia para cá.

 

 

Por isso o lançamento na Europa de uma versão esportiva de 250cc em 2011 pode vir parar em terras brasileiras. A chegada da Kawasaki Ninja 250 já fez derrubar o preço da Kasinski Comet, antes sozinha neste segmento. Na verdade não derrubou, apenas colocou mais perto da realidade. O público já mostrou que existe espaço para uma 250 esportiva para usuários que querem fugir da imagem de motoboys. Mais o dólar perdendo força e os consumidores da Europa e EUA perdendo poder de compra é mais do que natural que muitas novidades antes dedicadas ao hemisfério norte cheguem ao Brasil ainda em 2011.

 

 

A começar por esta Honda CBR 250, carenada, com motor de um cilindro, quatro tempos, arrefecido a líquido, quatro válvulas e injeção eletrônica. Alguém poderia imaginar que não seria páreo para os motores de dois cilindros das concorrentes Ninja e Comet, mas o público mais ligado em competições já percebeu que este motor tem muito potencial. Em 2012 a categoria 125cc do mundial de motovelocidade será substituída pela Moto3, equipadas com motores 250cc quatro tempos e câmbio de seis marchas. E adivinha qual conjunto de motor e câmbio? É este mesmo desta 250 recém-lançada. A potência declarada é até alta para o motor de um cilindro: 27 cv a 8.500 rpm. Qualquer preparador com mínimo de conhecimento pode fazer chegar aos 35 cv com folga. Basta lembrar que motores arrefecidos a líquido têm mais potencial de preparação do que um arrefecido a ar.

 

Outros detalhes que chamam atenção são o painel multifuncional com instrumentos digitais, freios a disco, quadro tubular e cores inspiradas na linha CBR 1000. Além da força da marca Honda estampada nas laterais.

 

E mais...

Outras novidades que podem aterrissar por aqui:

 

Suzuki GSR 750 – Mais uma vez é o alvo é a Kawasaki. O sucesso da Z750, que recebeu freios ABS para 2011, tirou o sono das concorrentes e fez renascer a mítica cilindrada 750. A Suzuki lançou sua naked 750, com motor de quatro cilindros em linha derivado da esportiva GSX-R devidamente “civilizado” para privilegiar as médias rotações. O desenho ficou tão próximo da Kawasaki que é fornecido um cobre banco do garupa para deixá-la monolugar. Seguindo a tendência, os freios têm opção de ABS e o quadro é simples, tubular de aço. O que dá o toque de esportividade é a suspensão dianteira invertida e os enormes freios a disco.

Mais uma na canela da Kawasaki: vai brigar com a Z 750

 

Triumph – Pelada mesmo é a Triumph Speed Triple, considerada a mais pelada da categoria. A receita do motor de três cilindros em linha e quadro tubular assimétrico deu tão certo que as únicas mudanças para 2011 foram nos faróis, que ganharam contornos amendoados e nos freios, com opção de ABS. O motor de 1.050 cc ganhou mais potência, saltando de 128 para 135 cv, o que a coloca mais próxima das 1.000 nakeds atuais.

 

Outro modelo novo da Triumph que pode chegar em nosso mercado é a Tiger. Nascida para ser uma big-trail, aos poucos foi se tornando mais dedicada ao bom e liso asfalto. Agora o motor de três cilindros em linha passou por um processo de downsizing, que reduziu o tamanho passando de 900 para 800, mas ganhou eficiência, com potência de 98 cv. O número 800cc foi proposital para brigar diretamente com as BMW 800. Tanto que a Triumph não só fez o desenho muito parecido com o da marca alemã, como também passou a fornecer duas versões: a básica, com rodas de liga leve e aro dianteiro de 19 polegadas, própria pra asfalto e outra chamada da XC, com rodas raiadas e aro dianteiro de 21 polegadas para rodar na terra.


 

Ducati – O nome Diavel significa diabo no dialeto bolonhês. No Brasil isso já causou confusão com a Pirelli por causa do nome “City Demon”, principalmente com o público evangélico. Na católica Itália “diabo” está mais voltado a algo divertido. Ao olhar para esta Ducati Diavel, criada para brigar na categoria street fighter (guerreira de rua), nota-se alguma semelhança com a Harley-Davidson 1200 Sport, especialmente pelos escapamentos. O motor escolhido para esta diabólica é o esportivo 1.198cc, de dois cilindros em L, que chega a 162 cv. Sem proteção aerodinâmica vai ser duro segurar o guidão desta italiana, porque deve passar fácil de 250 km/h. O painel é bem futurista, com todas as informações em displays de cristal líquido e o piloto poderá escolher o módulo de injeção que preferir: sport, touring e urban. O estilo é bem diferente, com banco tipo monolugar, balança traseira bem longa e quase ausência de pára-lama traseiro. É melhor não usá-la na chuva!


 

 

publicado por motite às 19:40
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7 comentários:
De Felipe Arruda a 18 de Novembro de 2010
Com os centros entupidos de carro, moto é a saída.
Pra viajar com conforto e economia agora temos até uma Ténéré 250.

Mas vou dizer. Tenho a Ninjinha e estou com INVEJA do acabamento dessa CBR 250. Vi mais fotos semana passada e tomara que venha pra cá também.
Se bem que pode demorar tanto quanto uma CBR600F ou uma ER-6F. O motosblog chutou 2012.
De Tiago a 18 de Novembro de 2010
Show de bola a CBR, acho que vai vender mais que água! O problema é o valor que ela vai chegar aqui. Mas o maior problema ainda é o perigo de roubo, certeza que vai ser muito visada pelos bandidos, ainda mais em cidades grandes como SP ou nas fronteiras como Foz (meu caso). Mas ainda assim, será muito bem vinda (se vier)!
De Luidhi a 18 de Novembro de 2010
Tiago, esse negócio de preço está sendo bem polêmico. Pelo que li a Fazer está vendendo mais que a CB. Isso é verdade?
Enfim, na Honda Automóveis também a prepotência do pessoal de marketing para definir preços abusivos acabou de causar uma queda de venda de mais de 7%, enquanto a média das outras indústrias foi um aumento de 20%.
Não sei até quando a Honda se sustenta vendendo esses preços.
Me diga quantas Varadero x VStrom 1000 você já viu na rua?
Na boa, as motos da Yamaha e da Kawasaki não devem nada em qualidade a Honda, com exceção do acabamento...

[]'s
De Anónimo a 18 de Novembro de 2010
tite, como faço pra saber c tenho os dotes para ser piloto de competição!?
De motite a 19 de Novembro de 2010
Anônimo, procure aqui a série "Vida Corrida" que trata justamente disso. Mas uma dica: talento é algo difícil de analisar
De luidhi a 19 de Novembro de 2010
Faz o speedmaster que o Tite diz se tem ou não.

Tite, minha parte em dinheiro, por favor.
De Anónimo a 21 de Novembro de 2010
Thanks.

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