Terça-feira, 26 de Outubro de 2010

...

Sradical!

 

A nova Suzuki GSX-R 1000 Srad já está no Brasil

 

Agora sim! A versão 2011, chamada também de K9, já está à venda no Brasil após mais de seis meses do lançamento mundial. Aliás, é cada vez menor o prazo para novos lançamentos, sempre na tentativa de atrair o público ávido por novidade, por menor que seja. Pequenas, mas importantes mudanças na estética, motor e chassi deixaram a Srad 1000 mais esportiva, nesta verdadeira guerra armamentista entre as fábricas para lançar motos mais velozes e estáveis.

 

O motor de quatro cilindros em linha teve alteração nas medidas de diâmetro (maior) e curso (menor) dos pistões para dar mais força em alta rotação. O cabeçote teve a medida alterada para a taxa de compressão subir de 12,5:1 para 12,8:1. Só gasolina Premium neste tanque, ou o dono terá de instalar um gerenciador de ignição (tipo Power Commander) para evitar a detonação.

 


 

No conjunto ciclístico a grande novidade é a suspensão dianteira com múltiplas opções de regulagens. Um dos desafios dos engenheiros é fazer a moto ficar com a roda dianteira no chão durante as acelerações brutais dos quase 200 cavalos. Nesta nova Srad 1000 a balança traseira foi levemente alongada para amenizar este efeito. Para isso o motor teve de ser deslocado alguns milímetros para a frente. O resultado é que o piloto pode acelerar mais cedo nas saídas de curva sem medo de ver a frente subir.

 

Outra mudança nesta versão 2011 (mas que na Europa e EUA é a 2010) foi nos comandos. O seletor da programação eletrônica passou no punho direito para o lado esquerdo e no punho direito foi acrescentado um botão de controle do cronômetro de série.

 


 

A exemplo do modelo K8, nesta Suzuki pode-se selecionar o programa de gerenciamento do motor. Os programas A, B ou C determinam se o motor vai atuar com potência total, com potência limitada e mais dócil ou em condição de piso molhado. Pode-se inclusive mudar os programas com a moto em movimento.

 

Puro prazer

Todos os detalhes tiveram mudanças discretas. O farol ficou mais fino ainda para dar mais espaço às entradas de ar. No painel, além do shif-light (que indica limite de rotação) foram colocadas três luzes que acendem conforme a rotação se aproxima da máxima. Dessa forma o piloto consegue trocar de marcha no momento certo, sem perder tempo.

 


 

É preciso ter muita experiência para perceber as mudanças com a Srad 1000 em movimento. Ela continua muito compacta, apesar da insistência nos dois escapamentos laterais. Pilotando ela até parece mesmo uma 600, mas com mais potência. Nosso teste foi realizado em pista úmida, o que impediu forçar mais nas curvas, mas percebeu-se claramente que a aceleração está a mesma brutalidade de sempre, fazendo parte do time das motos que fazem de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, em primeira marcha. Está cada vez mais difícil fazer este teste!

 

Com a nova suspensão dianteira Showa ela afunda menos das frenagens e frente fica firme em curvas de qualquer tipo de raio e velocidade. Em suma, ficou mais fácil gastar as joelheiras do macacão!

 

O consumo continua perdulário de sempre, como é de se esperar de uma 1000 de 185 cavalos. Com muita bondade no acelerador ela chega perto de 18 km/litro, mas nas condições esportivas pode esperar algo em torno de 7 km/litro com bastante esforço. E lembre de usar gasolina cara! E já que o tema é consumo, o preço de lançamento é R$ 58.900 (em SP).

 


 

O modelo 2010 (no exterior) coincide com o aniversário de 25 anos da série GSX-R que começou em 1985 com a 750. Para celebrar foi lançada uma edição especial com peças exclusivas e numerada. Um item discreto desta série foi mantido na versão normal: um aplique de carbono nas laterais, perto do banco. Apesar dos 25 anos, a série GSX-R continua linda e cada vez mais radical!

 

Box – O mito GSX-R

 

Em 2010 a Suzuki celebra os 25 anos de existência da série GSX-R, chamada nos Estados Unidos de Gixxer. O lançamento desta série deu origem a uma espécie de religião que reúne fanáticos no mundo todo. A versão 1000cc surgiu em 2001, em substituição ao modelo GSX-R 1100. Rapidamente a Gixxer 1100 recebeu vários prêmios “Moto do Ano” em vários países por representar o que havia de mais radical em termos de moto produzida em série. Hoje ela rivaliza com Honda, Kawasaki, Yamaha, Ducati, Aprilia entre outras.

 

Ficha Técnica

PREÇO: R$ 58.900  ORIGEM: Japão

MOTOR: quatro cilindros em linha, 16V, 999cc, alimentado por injeção eletrônica, arrefecido a líquido. Potência máxima de 185 cv (a 12.000 rpm) e torque de 11,9 kgfm (a 10.000rpm)

TRANSMISSÃO: Câmbio de seis marchas. Secundária por corrente

SUSPENSÃO: Dianteira com garfos telescópicos invertidos e traseira monoamortecida

FREIOS: Dianteiro a duplo disco e traseiro a disco

PNEUS: Dianteiro 120/70-17 e traseiro 190/50-17

DIMENSÕES: 2.045 mm de comprimento, 810 mm de altura do banco ao solo, 720 mm de largura; 1.130 mm de altura e 1.405 mm de entre-eixos

PESO: 205 kg (em ordem de marcha)

TANQUE: 17,5 litros

 

 

publicado por motite às 01:45
link | comentar | favorito
11 comentários:
De Tiago a 26 de Outubro de 2010
Tite, pq da denominação SRAD?? sempre tive essa dúvida.
De Tiago a 27 de Outubro de 2010
Sei que não sou o Tite, mas acho que posso responder para vc, chará:

SRAD significa "Suzuki Ram Air Direct", que é o sistema de indução de ar forçada, quando em altas velocidades, através das entradas de ar que o Tite citou.

Estou certo Tite?!
De Vinícius Souza a 27 de Outubro de 2010
Aliás, outra dúvida q eu sempre tive: no Brasil, no popular (ou seja, "o que se fala na rua"), o certo seria "Isrádi" ou "Essirádi"?
De Rodolpho a 27 de Outubro de 2010
Oq importa se é Esrrédi ou Isrrédi? A moto é horrível... Só tem motor.

Tite. Esse post não trouxe nada de novo.
De Antônio a 27 de Outubro de 2010
Pra que mais? Se a bunda não encosta no quente do motor tá bão demais!! :P
De João a 28 de Outubro de 2010
1º - mal educado!
2º - poste algo mais recente então!
De Marco a 29 de Outubro de 2010
Tite,

Pode explicar melhor o porquê da gasolina premium? A recomendação é apenas pra nova SRAD 1000? Outras bikes tbm exigem esse tipo de gasolina?
De Maurício Fontes a 5 de Novembro de 2010
Eu tbm não sou o Tite , hehe , mas vamos ver se meus conhecimentos andam corretos ...

O uso de gasolina de alta octanagem Premium Podium ) é necessário em motores de grande taxa de compressão (já ouvi falar em qq coisa superior a 12.0:1).

A octanagem " nada mais é do que a resistência que a gasolina tem a detonar qdo o pistão comprime a mistura dentro do motor. Gasolinas premium podium tem octanagem igual à 95, 98, algo assim. Qto mais octanas o combustível contiver, mais difícil da mistura detonar. Com isso não ocorrerá pré-detonação da mistura dentro da câmara de combustão no segundo tempo (compressão) do ciclo do motor 4T.

Qdo ocorre pré-detonação, além de perda de potência (muito importante em superesportivas ) a vida útil do motor vai caindo a longo prazo.

A detonação da mistura só deve ocorrer no terceiro tempo, qdo a vela solta a faísca e o pistão é empurrado para baixo devido à explosão - inclusive esse é o único dos quatro tempos do ciclo onde efetivamente a potência é gerada.

Tô certo, Tite ??

Grande abraço pro cê! :-)
De motite a 6 de Novembro de 2010
Pessoas

Eu não vim ao mundo para gerar conteúdo, nem pra ser consultor sênior gratuito. Eu fiz um blog e não um site justamente para não ter compromisso de atualizar, nem ter e menor pretensão de concorrer com os grandes portais especializados. É um passatempo, um hobby, um lazer, tipo um diário de um jornalista desocupado.

Só que nos últimos 3 meses de cada ano deixo de ser desocupado e viro um super ocupado editor de um livro de automobilismo que tem 400 páginas e consume horas de trabalho incessante.

Não cobrem minha falta novidades aqui, nem qualquer outro espaço pq eu sumo mesmo. Por isso tem um endereço de e-mail lá no começo da página: para que as dúvidas urgentes e pertinentes possam ser respondidas diretamente, coisa que faço sempre que dá uma folga no serviço.

A pergunta da sigla Srad foi respondida corretamente. A pronúncia correta não faço a mais vaga ideia, cada um fala como quiser, afinal é uma sigla e não uma palavra. O uso de gasolina premium é sempre recomendada para qualquer motor de alto desempenho pq evita a detonação. Quanto maior a octanagem maior o poder de queima da gasolina. Mas usar gasolina comum não diminuiu a durabilidade como foi mencionado, só faz o motor perder parte da energia gerada pela queima da gasolina.

Quem estiver com sede de novidades, atualizações frenéticas etc, recomendo o site Aspahlt & Rubber, mas é em inglês. http://www.asphaltandrubber.com/ inclusive pode-se fazer assinatura e receber dezenas de deliciosas novidades semanalmente. Foi o melhor site de notícias de motos que achei ultimamente.

Em breve terei novidades neste blog, mas cá pra nós, o que tem de conteúdo no banco de dados deste blog dá pra passar alguns meses lendo e se divertindo.

abs
Tite
De Frederico Freire a 8 de Novembro de 2010
Tite, minha pergunta não tem relação com seu post, mas foi o único meio que encontrei para entrar em contato.
Sabendo que você ministra cursos de pilotagem, e levando em consideração vossa experiência com motocicletas, questiono o seguinte: Tenho planos de adquirir minha primeira moto em breve, tenho alguma experiência com carros, e depois dos 30 anos de idade não pretendo mais me envolver em acidentes por imprudência. Pretendo comprar uma 600RR ou uma ZX6, mas fico receoso pois várias pessoas me recomendam comprar primeiro uma moto de até ~250cc para ganhar experiência, e só depois partir para uma superesportiva.
Qual a sua opinião, acha que um iniciante teria que passar um estágio em uma moto menor?

Fico agradecido pela atenção!
De Fernando Savian a 11 de Novembro de 2010
O Tite tá de férias?

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.Procura aqui

.Setembro 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. A pequena grande Triumph:...

. Prostatite final – Amor e...

. Prostatite parte 10: a vo...

. Prostatite 9: uma separaç...

. Prostatite parte 8 - A f...

. Prostatite parte 7: Começ...

. Prostatite parte 6: a hor...

. Prostatite 5: Sex and the...

. Prostatite 4: você tem me...

. Prostatite 3: então, qual...

.arquivos

. Setembro 2024

. Junho 2024

. Fevereiro 2024

. Janeiro 2024

. Dezembro 2023

. Novembro 2023

. Outubro 2023

. Julho 2023

. Maio 2023

. Janeiro 2023

. Novembro 2022

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Julho 2019

. Junho 2019

. Março 2019

. Junho 2018

. Abril 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds