É tudo novo!
Kawasaki apresentou nos EUA a nova ZX-10, com controle de tração
Mudou tudo na Kawasaki ZX-10R 2011, apresentada em Las Vegas, EUA, na semana passada. Motor, suspensão, painel, rodas, freios e desenho, enfim tudo mesmo! A primeira grande novidade está na adoção do controle de tração batizado de S-KTRC, uma sigla enorme para o módulo de injeção eletrônica e ignição que permite ao piloto escolher qual programa se adapta melhor à sua necessidade. Na nova Kawasaki ZX10R é possível escolher dois programas: “race” e “full”, com mais três estágios em cada programa. Na opção “race” (corrida) o sistema controla apenas a tração, evitando a derrapagem quando está bem perto do limite. Já na posição “full” a central eletrônica controla também os freios combinados e interpreta automaticamente quando há baixa aderência (piso molhado, por exemplo). Ela conta com sensores nas duas rodas que fazem a medição da velocidade na velocidade de 200 impulsos por segundo!
O motor de quatro cilindros foi completamente renovado. Para o mercado americano ele teve de reduzir a rotação de potência máxima em 750 rpm por causa do nível de ruído. A potência não foi declarada oficialmente, mas passa de 200 cv. Também a fábrica não deixou claro se adotou o sistema de detonação conhecido como “big-bang”, que faz cada pistão trabalhar defasado e não na tradicional fórmula aos pares. É um sistema que permite melhor retomada de velocidade, mas tem um funcionamento horroroso, como se estivesse sempre falhando.
A suspensão mudou 100%. Na frente, novas bengalas invertidas de 43 mm de diâmetro com múltiplas regulagens. Já testada e aprovada na ZX-6R de 2010, estas bengalas têm pistões maiores, mas todo o conjunto ficou mais leve em relação ao modelo 2010. Já na traseira a novidade é radical: agora o único amortecedor é montado horizontalmente, posição que permitiu melhor centralização das massas, além de fica afastado do motor, o que o mantém mais refrigerado. Com essa posição liberou espaço para um silenciador do escapamento também colocado mais centralizado. Tudo isso fez a nova ZX-10R ficar mais equilibrada e ainda melhorou o conforto geral, mesmo com a suspensão na posição mais dura. Também com intenção de melhorar a vida de quem tem mais de 1,75m de altura, as pedaleiras agora têm regulagens. Não muitas, mas já ajuda!
De cara nova
O estilo foi totalmente redesenhado, inspirado nas motos de MotoGP. Ela ficou mais fina e mais leve, além de ganhar um aspecto ainda mais esportivo. Tanto que é oferecida uma capa de banco que a transforma em “track-day ready”, ou seja “pronta para um dia de pista”, segundo o informativo oficial da Kawasaki. E é bom acreditar nisso, porque a geometria do quadro foi toda redesenhada para melhorar a performance em autódromos, mas vai dificultar a vida de quem a usa na cidade. O ângulo de cáster reduziu 0.5° e o trail também baixou de 110 para 107 mm. Se estes números não te dizem nada, saiba que pode ter ficado ótima para curvas! Felizmente ela vem equipada com amortecedor de guidão de série.
O painel ficou com visual igual ao das motos de competição, com um grande display de cristal líquido, conta-giros digital por barra e as informações de praxe como temperatura, hodômetros, nível de gasolina etc. A novidade é que para uso na pista pode-se escolher o painel no modo “race” e indicador de marcha aparece em destaque no centro da tela.
Versão racing saiu antes da "civil"
Rodas novas, mais leves e uma grande novidade nos freios. Os discos, em formato de pétala são maiores. A novidade é o sistema anti-bloqueio ABS combinado. Quando os sensores detectam que uma das rodas ameaça travar transfere a força da frenagem para a outra.
Ainda não tem previsão de chegada deste modelo no Brasil, mas pode-se prever um prazo de três meses, período normal que leva para as novidades aterrissarem por aqui. O valor deve ficar na faixa do mercado, entre R$ 60 000 e R$ 70 000.
Ficha Técnica
PREÇO: n.d. ORIGEM: Japão
MOTOR: quatro cilindros em linha, 16V, 998 cc, alimentado por injeção eletrônica, dois injetores por cilindro, arrefecido a líquido. Potência máxima e torque não declarados
TRANSMISSÃO: Câmbio de seis marchas. Secundária por corrente
SUSPENSÃO: Dianteira com garfos telescópicos invertidos e traseira monoamortecida
FREIOS: Dianteiro a duplo disco de 310 mm e traseiro a disco de 220 mm;
PNEUS: Dianteiro 120/70-17 e traseiro 190/55-17
DIMENSÕES: 2.075 mm de comprimento, 716 mm de largura, 1.115 mm de altura e 1.425 mm de entre-eixos; 813 mm de altura do banco ao solo.
PESO: 198 kg (em ordem de marcha)
TANQUE: 17 litros
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. A pequena grande Triumph:...
. Prostatite final – Amor e...
. Prostatite parte 10: a vo...
. Prostatite 9: uma separaç...
. Prostatite parte 7: Começ...
. Prostatite parte 6: a hor...
. Prostatite 5: Sex and the...
. Prostatite 4: você tem me...
. Prostatite 3: então, qual...