Segunda-feira, 26 de Julho de 2010

Majestade da velocidade

(Uia, não é que corre messss!)

 

Desde a ZX-11 a Kawasaki sempre surpreende com um modelo rápido e desejável como a ZX-14

 

Assim que o ex-presidente Fernando  Collor determinou a abertura do mercado brasileiro à indústria de carros e motos um modelo imediatamente passou a ser alvo dos sonhos dos motociclistas. A Kawasaki Ninja começou a entrar no Brasil em 1992 e o próprio Collor pousou pilotando um modelo ZZ-R 1100. Foi o que precisava para o nome Ninja ser levado à categoria de objeto do desejo.

 

Lançada em 1990, a ZZ-R 1100, também chamada de Ninja ZX-11, foi uma das primeiras da categoria Sport Touring capaz de se aproximar muito da barreira dos 300 km/h. Em 1993 ela foi totalmente reformulada visualmente e o nome Ninja ZX-11 virou sinônimo de velocidade ao superar os 300 km/h e dar início a uma espécie de “corrida armamentista” entre as fábricas para ver quem fazia o foguete mais  veloz.

 

Agora, quase 20 anos após o nascimento da primeira Ninja 1100, a Kawasaki volta a chocar o mercado brasileiro com a chegada da nova ZX-14, com motor de 1.352 cc, quatro cilindros e potência declarada de 200 cv a 9.500 rpm e freios ABS de série. Se for levado em conta que esta potência declarada é medida em dinamômetro de motor, ou seja, a potência pura, com a ZX-14 em movimento a potência é ainda maior graças ao sistema de indução de ar que funciona como uma espécie de compressor dinâmico. Por isso é previsível imaginar que esta Kawasaki é a mais potente e veloz moto produzida em série no mundo.

 

(Já se imaginou com a cara enfiada neste painel?)

 

Por conta de um acordo  entre as fábricas, as motos atuais só indicam a velocidade até 299 km/h. Depois disso o velocímetro trava, mas a velocidade não. O que projeta algo perto de 327 km/h para esta Ninja. Fácil?

 

Curiosamente, a ZX 14 tem uma grande área frontal, na contra-mão da tendência atual que é de motos tão finas quanto flechas. Com uma carenagem larga ela até poderia ficar “amarrada” em alta velocidade, mas foram consumidas algumas horas em túnel do vento para fazer o ar passar de forma menos perturbada pela moto. Com a frente larga foi possível instalar quatro faróis (algo bem raro) de lâmpadas alógenas.

 

Como anda

Muito! Se a primeira das seis marchas chega a 120 km/h dá para imaginar que a aceleração de zero a 100 km/h é feita em torno de 2,5 segundos. Dificilmente alguma moto (ou carro) de série conseguirá valores abaixo dela. Aliás, está cada vez mais difícil abaixar de 2,5 segundos essa arrancada até 100 km/h.

 

(Assim com a tampa cobrindo o banco do garupa ela fica mais sexy)

 

Não só potente, porque de nada adianta encher o motor de cavalo se não conseguir distribuir essa força de forma linear. O torque máximo de 15,7 kgf.m aparece aos 7.500 rpm, mas a partir de 6.000 rpm o piloto sente um soco no estômago com a aceleração brutal. Quando o conta-giros passa de 2.000 rpm é possível perceber a cavalaria tão disponível que a retomada de velocidade é feita rapidamente sem exigir redução de marcha. Por outro lado, não se espera um motor econômico e o consumo pode chegar até 18 km/litro com uma pilotagem muito controlada ou descer a menos de 10 km/litro se o acelerador for aberto com vontade!

 

A aparência meio trambolhenta, graças aos anunciados 215 kg (a seco), pode sugerir uma moto difícil de pilotar, mas que nada! A engenharia do quadro é toda voltada à maneabilidade. Feito de uma peça única de alumínio esse leve quadro perimetral “abraça” o motor e oferece resistência e esportividade ao mesmo tempo. Incrível como uma moto 1.400 cc consegue uma distância entre-eixos de apenas  1.460 mm, 20 mm menor do que a principal concorrente, a Suzuki Hayabusa 1300.

 

(Freios pra parar até pensamento)

 

Essa diferença é pequena demais para ser percebida na pilotagem, por isso, além de curta, o ângulo de cáster é reduzido, apenas 23º o que reflete em uma pilotagem fácil, mesmo para uma moto aparentemente grande.

 

A comparação com a Suzuki Hayabusa é inevitável e as fichas técnicas mostram números muito próximos. Por isso a novidade do freio ABS pode colocar a Kawasaki em vantagem em relação à concorrente. Mas é na pilotagem que a ZX-14 leva grande vantagem pela ciclística melhor projetada e balanceada.

 

Aliás, nesta versão 2010 que chegou ao Brasil a novidade é o freio anti travamento (ABS) que completa o serviço já eficiente dos dois discos dianteiros (com pinças radiais) e o disco traseiro. Ou seja, o que era bom ficou melhor e mais fácil de pilotar.

 

 

Ficha Técnica

PREÇO: R$ 61.990 ORIGEM: Japão

MOTOR: quatro cilindros em linha, 16V, 1.352 cc, alimentado por injeção eletrônica, arrefecido a líquido. Potência máxima de 200 cv (a 9.500 rpm) e torque de 15,7 kgfm (a 7.500rpm)

TRANSMISSÃO: Câmbio de seis marchas. Secundária por corrente

SUSPENSÃO: Dianteira com garfos invertidos (upside-down) e traseira monoamortecida

FREIOS: Dianteiro a duplo disco e traseiro a disco, com ABS

PNEUS: Dianteiro 120/70-17 e traseiro 190/50-17

DIMENSÕES: 2.170 mm de comprimento, 760 mm de largura, 1.170 mm de altura e 1.460 mm de entre-eixos

PESO: 215 kg

TANQUE: 22 litros

publicado por motite às 21:08
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25 comentários:
De Mateus a 27 de Julho de 2010
Linda moto!! Achei até que ela dava mais em primeira marcha, já que a GSX-R 1000 dá en torno de 168 km/h,(segundo li, porque andar acho melhor nem pensar...)
De motite a 27 de Julho de 2010
Se a primeira marcha da GSX-R 1000 chegar a 168 km/h eu sou mico de circo...
De The Crow a 27 de Julho de 2010
...no YOUTUBE é possivel encontrar GXSX1000 chegando a 141Km/h de primeira marcha, mas não sei se é original ou modificada.
De Roger a 27 de Julho de 2010
??????????
O teste da GSX R 1000 feito pelo Tite no motonline começa: "A primeira marcha vai a 165 km/h."
De The Crow a 27 de Julho de 2010
...isso é verdade, olha ai o link:
http://www.motonline.com.br/testes/teste-suzuki-gsxr1000.html

De motite a 27 de Julho de 2010
Putz, é mesmo! como sou mentiroso... ou esquecido. Mas eu não sei quanto vai a primeira da ZX-14, eu quis dizer "mais de 120" e esqueci do "mais"...
De The Crow a 27 de Julho de 2010
...agora vai ter que comer banana e sair pulando por ai...
De motite a 27 de Julho de 2010
Nananinanão, eu escrevi 168 km/h e na verdade era 165 km/h, logo me livrei de ser mico de circo!
De The Crow a 27 de Julho de 2010
...isso se chama saida estrategica!!!

Mas levando em consideração o que escreveu, se aparecer uma GSX1000 original que chegue a 168Km/h de 1° vc assume que é mico de circo???
De Anónimo a 27 de Julho de 2010
hehehe
essa eu lembrava porquê fazia com o motonline nos tempos do Tite como faço hoje no motite: pelo menos 2 vezes ao dia dou uma olhada para ver oq tinha de novo.
Se era mentira os 165 km/h , já é tarde, pq só eu espalhei bastante tal informação por aí...
Mas não tem problema, depois que um vendedor tentou me vender uma comet GTR 250 argumentando que a moto tinha 300cv, qualquer diferença nos números é pouca coisa.
De The Crow a 27 de Julho de 2010
...essa da GTR250 é cronica, tentaram me empurrar uma bomba dessas dizendo que tinha 300cv tambem!!! achei que era safadeza só do vendedor aqui de BSB.

Ai Tite, ideia pra um Post, uma pesquisa e uma lista com as maiores lorotas contadas por vendedores pra empurrar as bombas a venda.
De Roger a 27 de Julho de 2010
Essa foi no RS, na época que a Kasinski vendia suas motos por aqui em uma loja de eletrodomésticos (agora elas vendem Shineray).
Até onde sei a comet não é uma moto ruim dentro da proposta , mas é bom nem começar esta discussão....
De The Crow a 27 de Julho de 2010
longe de mim dizer que ela é ruim... é até boa...
meu unico pedido é que ela tivesse desempenho condizente com a cara que ela tem, idem pra Ninja 250...rsrsrs

Mas bonita a danada é...
De motite a 29 de Julho de 2010
Calma, fios, o próximo teste será da Comet GTR 250, aguardem! mas ela não tem 300 cv nem que a vaca morra de tanto tussir
De Bráulio a 2 de Agosto de 2010
Mais uma lorota de vendedor:

Segundo um "expert" da Honda aqui em Brasília, o pneu original (de composto mais mole) dura muito mais que um pneu paralelo mais duro.

Até aí dá pra entender que o cara só quer mesmo é vender o pneu, mas o incrível foi ele falar que com o original eu poderia rodar mais de 30 mil Km!

Só se for na caçamba!
De Vitor a 1 de Abril de 2016
É mesmo
De Alexandre Penna a 27 de Julho de 2010
Oi Tite! beleze?

E ai, quando sai o teste dela?

Abração

Penna
De motite a 27 de Julho de 2010
Acho que nunca, a Kawasaki não libera motos!
De Szk a 28 de Agosto de 2010
Como não libera Tite? Olha que você vai pagar outro mico....
Liga pra assessoria de imprensa e pede com jeitinho...
De motite a 28 de Agosto de 2010
Putz, me ferrei... e não é que apareceu uma ZX-14 pra eu testar. Virei mico!
De The Crow a 27 de Julho de 2010
...pros babacões que ficam defendendo moto ruim com motor de avião, vejam neste post o que é uma moto que realmente entrega o que vende. Um conjunto bem feito, não só com motor enorme e nome pra se gabar.

Freios bons, motor bom, quadro bom, tudo nela é feito pra se utilizar o que o motor propõe... e não essas bombas gigantescas e pesadas que só tem a potencia de pobre (cilindrada).

ps.: embora não goste de motos esportivas assumo quando algo é realmente bom. Otima moto, sorte de quem tem condições de ter uma.
De ST a 27 de Julho de 2010
é ruim ter motor de avião?
De The Crow a 27 de Julho de 2010
claro que não... só acredito (em minha singela opinião) que a moto, o conjunto todo tem que condizer e combinar. Pra que um motor de 200cv limitados eletronicamente para não passar de 200Km/h??? É mais inteligente usar um motor de 85Cv que mantem o mesmo desempenho e tambem chega aos 200Km/h.

Assim como essa Kawasaki utiliza tudo que o motor disponibiliza, ou seja, um motor de avião para uma moto que voa. Uma otima aplicação deste motor, agora imagina pegar este mesmo motor e colocar ele em uma moto, que não freia (tem freio tambor), não tem suspensão, nem chassi, nem aerodinamica, com roda raiada, pneu com camara... uma verdadeira OldSchool Bike... eu lhe pergunto... é inteligente colocar este motor nesta moto???

Lembro aqui mais uma vez (por que tem sempre um retardado mental pra começar uma discussão) que essa é apenas a minha opinião, o meu gosto... ninguem precisa seguir!!!
De Mateus a 27 de Julho de 2010
ACHEI, ACHEI!!!!! Cadê o mico de circo!! KKKKKK
Revista DUAS RODAS, ed. 389, apresentação da GSX R 1000 por Tite e Leandro Mello, o Leandro diz que ela chega à absurdos 168km/h em primeira e a quase 210 em segunda! Eu tinha certeza que tinha visto em algum lugar mas pensei "será que tô loco" quando vi a resposta do Tite, mas que coincidência, ele estava junto no teste que vi... Abraços!
De motite a 29 de Julho de 2010
Ah, tá explicado: foi aquele mentiroso de Leandro Mello, o cara era exagerado pacas!

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