Terça-feira, 13 de Julho de 2010

Horex VR6 1200, uma moto da hora

(Linda, clássica e avançada!)

 

A volta da clássica marca Horex em 2010 será em grande estilo, com uma moto de seis cilindros e mais de 200 cavalos

 

O pai da idéia é o alemão Clemens Neese, engenheiro especializado em tecnologia da informação e apaixonado por motos desde criança. Paixão tão forte que o levou a resgatar a histórica marca alemã Horex, surgida em 1923, mas que encerrou as atividades em 1956. Com uma história vitoriosa nas pistas e no mercado, sendo uma forte concorrente da BMW naquela época, a Horex ficou praticamente esquecida, até que Neese decidiu reabri-la. Em grande estilo!

 

(Coisa linda, seis saídas anodizadas...)

 

Para começar, foi buscar soluções inéditas em motos, como o motor de 1.218 cc em V transversal, com apenas 15º de abertura, equipado com um compressor mecânico. É uma tecnologia semelhante à utilizada nos motores VW VR6, com pistões assimétricos e um inusitado cabeçote de triplo comando de válvulas que acionam as três válvulas por cilindro! Esta abertura de apenas 15º entre as duas “bancadas” de três cilindros cada, faz deste motor tão ou mais estreito do que um motor de quatro cilindros em linha.

 

(Linda mistura de visual clássico com tecnologia moderna)

 

Só para entender, é como se o motor fosse apenas um bloco, mas lá dentro os pistões são levemente inclinados. Quem observa por fora parece um motor em linha, mas por dentro ele é em V. Uma idéia relativamente simples que tem por objetivo colocar mais cilindros em um menor espaço. A grande vantagem é criar um motor estreito, muito silencioso e com baixíssimo nível de vibração.

 

(Essa peça vermelha atrás do motor é o compressor mecânico)

 

Segundo o próprio Neese, “após anos trabalhando com tecnologia percebi que para fazer uma moto efetivamente nova teríamos de buscar soluções avançadas e inéditas”. E conseguiu, em parceria com Peter Naumann, professor de design da Universidade de Munique. Por exemplo, a opção por um compressor mecânico foi uma forma de super alimentar o motor sem recorrer apenas aos sistemas de pressurização aerodinâmicos, como nas motos esportivas atuais. Já que a Horex VR6 tem estilo “roadster”, sem carenagens, foi adotado um discreto sistema de indução de ar, com entradas na parte superior do tanque. Para complementar esta alimentação foi colocado um compressor movido pelo motor que força a entrada de ar para as borboletas da injeção eletrônica. O resultado é um motor capaz de gerar 203 CV a apenas 8.500 rpm e torque de 15,7 kgf.m a 7.200 rpm.

 

(Painel simples, mas com computador de bordo)

 

Estilo limpo

A proposta da nova Horex é produzir uma linha completa usando o motor VR6. Além deste modelo roadster, há previsão de modelos touring, racing, fun-bike e outras tendências. Para este modelo apresentado no salão da Alemanha em junho, a intenção do Clemens Neese foi fazer uma moto que ele classificou de “limpa e sem penduricalhos”. A começar pelo quadro perimetral de alumínio, de uma simplicidade impressionante. O tanque de gasolina tem desenho arredondado, levemente vintage, inspirado nas Horex dos anos 50. Para reforçar este resgate ao passado, o banco é largo, com forma de cela, coberto por couro marrom e costura branca. Este selim pode ser regulado na altura em mais ou menos 20 mm.

 

(Transmissão por correia dentada: limpa e silenciosa)

 

No conjunto de suspensão também nada de muito complexo, com bengalas invertidas da Öhlins na dianteira e monoamortecedor traseiro. A balança traseira monobraço também reúne as vantagens da simplicidade com o refinamento tecnológico. Os freios obedecem a tendência atual de dois discos “wave” com pinças radiais na dianteira e disco simples na traseira, equipados com ABS.

 

Diferente é o sistema de transmissão final que usa correia dentada (como nas Harley-Davidson) em vez da tradicional corrente de metal. Decerto que foi uma solução intermediária entre a clássica, leve, mas barulhenta e suja corrente e o silencioso, limpo, mas pesado sistema de cardã.  A correia tem a vantagem de ser limpa e leve, porém nunca se tentou este sistema em uma moto com tamanha potência. Tomara que dê certo.

 

 

Uma obra de arte à parte é o conjunto de escapamentos que começa com seis saídas do motor, que se juntam em um grande catalisador e depois saem três ponteiras do lado direito da moto. Com todo este visual esportivo, digno do sucesso da Horex em competições, a velocidade máxima foi limitada eletronicamente a 250 km/h, o que está de ótimo tamanho, uma vez que ela não tem qualquer proteção aerodinâmica.

 

(O pai da criança: Clemens Neese)

 

A capacidade do tanque de gasolina é de 20 litros, o que pode dar uma boa autonomia e o peso total não é tão animador, com 239 kg. Os planos da nova Horex é colocar a linha em produção (1.000 unidades por ano) a partir de 2011 e este modelo tem preço estimado de 20.000 euros (cerca de R$ 40.000).

 

Ficha Técnica

PREÇO: R$ 40.000 (na Alemanha, estimado) ORIGEM: Alemanha

MOTOR: seis cilindros em v a 15º, 18V, 1.218 cc, alimentado por injeção eletrônica, arrefecido a líquido. Potência máxima de 203 cv (a 8.500 rpm) e torque de 15,7 kgfm (a 7.200rpm)

TRANSMISSÃO: Câmbio de seis marchas. Secundária por correia dentada

SUSPENSÃO: Dianteira com garfos invertivos e traseira monoamortecida

FREIOS: Dianteiro a duplo disco e traseiro a disco, com ABS

PNEUS: Dianteiro 120/70-17 e traseiro 190/55-17

DIMENSÕES: 820 mm de altura do banco ao solo e 1.475 mm de entre-eixos

PESO: 239 kg

TANQUE: 20 litros

 

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publicado por motite às 15:54
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10 comentários:
De maria oliveira a 28 de Julho de 2010 às 11:59
Você é muito mal educado.
Com "gentinha" como você eu não perco tempo!

É um ignorante!

De The Crow a 28 de Julho de 2010 às 13:26
...realmente, chamar alguem de "ignorante", mandar "cala a boca"(detalhe... aqui se escreve e não se fala...lembre-se)... "gentinha"... otima educação... me lembre de nunca se aproximar de alguem que tenha uma moto dessa, se forem metade do que vc é (que não é grande coisa) não quero ficar a menos de 1Km... só por segurança.

Boa Sorte com sua bomba...quer dizer moto...

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