Agora ela vem?
Hoje recebi uma ligação desesperadora. Meu amigo, engenheiro de motocicletas, Biaggio Ferrari estava tão nervoso que até pensei que era corintiano pós-eliminação. Mas ele estava rodando pela avenida Paulista, em São Paulo, quando deu de cara com uma turma de pilotos de teste da Yamaha com uma Ténéré (mal) disfarçada. Conhecedor profundo de motos (e mais ainda de Yamaha), Biaggio sacou na hora que se tratava dessa que aparece na foto aí de cima. Se for mesmo verdade - e Biaggio não é mentiroso (nem corintiano) - é a arma que a Yamaha encontrou para brigar com a Dafra/BMW G 650GS.
Desde que a BMW anunciou a nacionalização do modelo Dafra/BMW G 650 GS (monocilíndrico) o mercado estrou em reboliço, afinal uma moto com pedigree de BMW a preço de japonesa é uma tentação. Honestamente, a XT 660Z não faz frente ao nome BMW. Meramente por questão de marca, porque como produto é tão boa quanto. Mas falta aqueles requintes da marca alemã como o freio ABS e manopla aquecida. Sem falar que o pós-venda da BMW é tão fantástico que ser dono de moto dessa marca coloca o motociclista em outro patamar de tratamento. Além disso, o seguro de uma Dafra/BMW G 650 GS sai por volta de R$ 1.000/ano, enquanto uma XT 660 não sai por menos de R$ 3.000, sobretudo em São Paulo, onde ter uma XT 660 é verdadeiro exercício de esporte radical...
Para brigar com esses fatores, a Yamaha vai adotar a mais elementar das regras de marketing: joga uma novidade na praça. Brasileiro é o povo mais "novidadeiro" do mundo. Se pegar um carro 2010, colocar uns frisos, cores cítricas e chamar de 2011 vai vender mais. Por isso a aposta na Ténéré que causou um mega impacto na Europa e tem uma legião de brasileiros fanáticos (eu incluso) em função da bela imagem deixada pela saudosa XT 600 Ténéré do tancão de gasolina de 26 litros.
Essa nova Ténéré traz como grande diferença para a XT 660 o tanque de gasolina de maior capacidade, freios dianteiros a disco duplo (um exagero desnecessário, na minha modesta opinião) e uma semi-carenagem de gosto bem duvidoso. Por mais que pareça um Louva-Deus, ainda é mais bonita e aventureira do que a insossa e envelhecida Dafra/BMW G 650 GS.
Aos colegas da imprensa especializada, não esqueçam de citar a fonte no caso de ctrlC + ctrlV. Neste caso, a fonte é o Biaggio Ferrari News. Pena que ele ficou tão emocionado que esqueceu que celular tb tira foto...
De Gusta a 6 de Maio de 2010
Que dez! Tennho saudades da XT 600 original e aquele enorme tanque azul com as manoplas também em azul.
Aquela onda de torque quando se engatava a segunda marcha quase em marcha lenta, a vibração nos comandos, o saudável exercício de tirar ela quase do chão quando ela inclinou demais em uma descida de angulação quase negativa (e tanque cheio), a divertida brincadeira de ligar ela no PEDAL quando a bateria descarregava......será que sinto saudades mesmo????
De Ozzy Renato a 6 de Maio de 2010
Será que vai custar caro? Será que vai ter problema na ECU?
De qq forma, além da BMW vamos ter a Kawa com a versys. E se a yamaha não tiver preço não vai adiantar.
Eu quero é ver o ocoooooooooooooooooo
Uh hu!!!
Vem, vem, vem!
De Mauricio - o Mala a 7 de Maio de 2010
feia por feia... eu fico com a BMW, q tem um pós-venda bem melhor q a Yamarrenta... mas quanto mais variedade no mercado melhor! q venha então!
De Ozzy Renato a 7 de Maio de 2010
Concordo! eu desisti da yamaha por causa do pós venda que é um pós-merda!
De Breno a 7 de Maio de 2010
Fala Tite. Tomara que venha a Teneré mesmo, seria uma opção a mais pra quem quer uma moto desse porte...se viessem também com a tenere 1200 seria demais (que lá fora briga com a GS1200)
Só uma coisa, acho meio escroto um jornalista renomado e inteligente como você, chamar a bmw de dafra/bmw. Fica parecendo uma chacota, por que a fábrica é no mesmo lugar...sei lá...Tipo de comentário que não vale a pena, na minha modesta opinião.
No mais, parabéns pelo blog
Brenón, não é escrotidão , não, é assim que está na Abraciclo. As vendas da BMW G 650GS são computadas como Dafra. Veja vc mesmo no www.abraciclo.com.br
Se na hora de vender eles chamam de BMW, mas na hora de fabricar chamam de Dafra, então o escroto não sou eu...
De Breno a 7 de Maio de 2010
Sim Tite, concordo. Sair com nome de Dafra também é escrotidão. O que eu quis dizer (e talvez tenha me expressado mal) é que chamar a BMW de BMW/Dafra passa um ar de sacanagem. A moto não é uma Dafra, apesar de sair da fábrica de lá, passa por todos os procedimentos BMW, é montada por profissionais treinados pela BMW e não pela Dafra.
OK, se eu descobrir que não é bem assim, que se na hora de apertar um parafuso as ferramentas são emprestadas da Dafra pra BMW e vice-versa, se quando falta um funcionário da BMW eles pegam um qualquer da Dafra pra repor, vou mudar totalmente a minha opinião sobre isso e passar a achar horrível.
Mas no fundo no fundo, nada disso importa. Não vamos ficar discutindo, vamos andar de moto que é muito mais prazeroso! Abraços
Breno, pelo que vi dessa moto, sim, tem alguns detalhes meio matados, como o chicote elétrico feito bem nas coxas... Faz tempo que o nome BMW deixou de ser sinônimo de acabamento perfeito. Sei disso pq tenho uma na garagem!
De Sidão a 10 de Maio de 2010
Tite, uma G650Gs é uma péssima compra???? Na faixa dos $30k, trail, e com ABS qual seria uma compra melhor que essa??
De Douglas Mendes a 7 de Maio de 2010
Essa moto não serve para quem quer compra pensando no pós venda. É uma moto pra quem sempre sonhou em ter o nome tenere na garagem, porem nunca achou aquele moto filé. è uma moto pra viajar. A BWM g 650 gs é uma moto medilcre...feita para um povo medilcre que compra qualquer merda por ter um simbulo que representa uma falsa elite. è uma moto ultrapassada. Se falarem da 800 gs adventure ou 1200 ai tudo bem. agora não me venha falar asneira!
Texte da Gs.
http://www.motonline.com.br/testes/teste-bmw_g650_gs.html
De Fe Pressinott a 7 de Maio de 2010
Nossa, que comentário xiita!!!
A BMW é mediocre (com base em que? Não está escrito isso na matéria que colocou o link!) e a Teneré não precisa de pós venda.
É isso ai, para que direitos do consumidor??? Eita gente inteligente!!!!
De Fernanda a 7 de Maio de 2010
Eu já tinha visto foto na Marginal fazendo teste no começo do ano!!!...e NADA...
De Álvaro a 7 de Maio de 2010
Again? Minha santa periquita do bigode louro, já vi essa moto há um ano e nada ainda...
De Leandro a 8 de Maio de 2010
Pois é! Juntei grana durante algum tempo para comprar a moto que queria (XT660R). Aí veio a XT 660 Ténéré e em seguida fotos dela em testes aqui, mas nada dela no Salão Duas Rodas.
Aguardei mais algum tempo, pois mudei minha preferência para a XT 660 Ténéré (principalmente pelo detalhe do escapamento embaixo do motor).Há 3 meses era a moto que eu queria.
Sem comparação (e não há comparação) mesmo porque, quando pego a velha TDM 225, ou a DT-200R, dou um \ignore nos buracos e afins e sigo em frente. Eu nunca imaginava, nem pensava, mas há 2 meses, agora é uma FZ6-S. Sei lá, considero que foi boa aquisição (não pode-se dizer bom negócio), principalmente ao verificar os valores entre uma e outra (quem dirá do R$ da XT 660 Ténéré) e no que tem de fabricação, ferro a mais, tecnologia(?), prazer em usufruir que justificasse o valor alto da XT-660R.
Quando comecei a ler tive uma pontada no coração, por um momento pensei que era a nova 1200, e eu ainda não tenho dinheiro, ops reprogramando o cérebro: eu terei dinheiro para compra-la somente em um futuro próximo. :)
De qualquer forma é um belo lançamento da Yamaha (se lançarem mesmo), mas ficará devendo o ABS na minha opinião.
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