Segunda-feira, 14 de Julho de 2008

A escolha de Sofia

 

 

Um dos filmes que melhor retrata a angústia de uma decisão é "Escolha de Sofia", baseado no romance homônimo. A história se passa na Europa, durante a II Guerra Mundial, sob a dominação nazista. Uma mulher judia é obrigada a escolher qual dos filhos seria levado à câmara de gás e qual sobreviveria. Se ela se recusasse a escolher o oficial mataria os dois filhos.

 

Só quem tem mais de um filho pode sentir a profundidade dessa cena. A atriz Maryl Streep merecia todos os prêmios do mundo pela interpretação desse momento de crueldade.

 

Essa introdução é só pra refletir sobre a importância de uma escolha. Seja ela qual for. Da simples decisão entre comer uma paçoca ou tomar sorvete, até a escolha por qual filho será sacrificado para que outro sobreviva.

 

Imagine, então, escolher qual moto comprar!

 

Quando percebo o nível de desequilíbrio emocional presente em comunidades do Orkut ou fóruns da Internet sempre lembro do filme "A Escolha de Sofia". Pow, se um cara é capaz de ofensas desequilibradas para defender uma motocicleta, o que seria capaz de fazer para decidir qual filho morrerá?

 

Por isso evito responder à famosa pegunta "Que mot'eu compro"?

 

"Compre a que te fará mais feliz". Essa é a resposta certa.

 

E se há uma maneira de saber qual fará mais ou menos feliz: comprando, rodando, usando, pagando as despesas etc etc.

 

Por isso é tão difícil fazer testes comparativos, pois o simples fato de ser feito por este ou aquele jornalista já compromete a decisão. Posso escrever "A Twister é a melhor 250 do mercado, mas eu recomendo comprar a Fazer" e não há nada de errado nisso, porque o conceito de "MELHOR" é tão amplo e variado que pode levar um sujeito à loucura.

 

Quem leu o livro "Zen e a Arte de Manutenção de Motocicletas" pode lembrar que o personagem principal, professor de filosofia, elouquece tentando definir o conceito de "qualidade". Se esse conceito leva alguém à loucura, imagine tentar definir qual a melhor moto?

 

Por exemplo: melhor é a que vende mais?

 

Não, claro que não, senão os Rolls Royce seriam os piores carros do mundo. E o Fusca seria o melhor!

 

A mais econômica é a melhor?

 

Também não, porque a economia é obtida geralmente em sacrifício de outro elemento, como desempenho, retomada de velocidade etc.

 

Então a mais veloz é a melhor?

 

Não, porque ninguém em juízo perfeito usa uma moto 100% do tempo na velocidade máxima.

 

O mesmo vale para freios, estabilidade, estilo etc

 

A melhor moto é aquela que satisfaz AS SUAS NECESSIDADES.

 

Por exemplo, entre as big nakeds Suzuki Bandit 1250 e Honda CB 1300 eu acho a Honda melhor em vários aspectos. Mas não compraria, porque é um veículo perfeito para assaltos e isso a faz muito visada e ter uma taxa de seguro elevadíssima.

 

Já no caso das 250 que tanto polemizam, eu gosto mais do estilo da Twister, mas compraria a feiosa Fazer, porque tem um motor mais econômico e menos exposição ao roubo/furto. Pelo menos até agora!

 

Cabe ao futuro usuário decidir qual das qualidades da moto mais lhe agrada. Eu prefiro ter uma moto mais econômica e menos visada a ter uma outra mais bonita e com rendimento em tiquinho melhor.

 

Sou um especialista em moto, mas de carro eu sou apenas um usuário normal. Quando estou interessado em um carro novo leio alguma coisa, sempre levando em conta QUEM escreveu, vejo quais itens do teste são relevantes, faço uma média e só depois vou nas concessionários olhar, fuçar, testar e terminar de decidir. Se mesmo assim uma outra concessionária concorrente oferecer um pacote econômico mais vantojoso dou uma banana pra todas as "qualidades" vejo como melhorar o carro escolhido com o dinheiro que sobrou.

 

Nas motos é a mesma coisa. Por exemplo, se eu comprasse uma Fazer um dia, faria as alterações estéticas e mecânicas para deixá-la do MEU jeito. Pena que algumas coisas são imexíveis, como o painel horroroso e a falta da sexta-marcha.

 

Ah, minha Biz está quase chegando: a ES amarela e já estou pensando nas minha personalização titeana!

 

publicado por motite às 02:19
link do post | comentar | favorito
28 comentários:
De lucas rj a 14 de Julho de 2008 às 07:57
muito bom post!

e valeu pela "dica", fiquei interessadíssimo no filme!



De Cristiano a 14 de Julho de 2008 às 13:44
Realmente muito legal! Tomara que peguem o espírito da coisa e não fiquem enxendo o saco... Brasileiro é muito ruim de interpretação de texto.
De Adalberto a 14 de Julho de 2008 às 15:24
Tomara que as comunidades e foruns da vida melhorem depois deste topico, e que virem fonte de informacoes e troca de exeperiencais, e nao "prassas" de guerra e assassinato da lingua portuguesa.
De Douglas Studzinski de Souza a 14 de Julho de 2008 às 16:05
Tudo começa pelas "antas" que não sabem interpretar texto. Só lêem o que lhes interessa e se o jornalista critica a moto, eles chamam-no de vendido... O último teste da motociclismo gerou inumeras "teorias da conspiração". Isso por que a Fan venceu pelos critérios deles e os "anti hondeiros xiitas" não gostaram...

Os consumidores muitas vezes possuem esta visão xiita, e quem se dá bem são as marcas.

Concordo com vc Tite, eu também compro o que me oferece o melhor custo benefício no momento.

Ex: Hoje rodo como uma Cg 125 1979. Tenho ela pois é de barata aquisição, é uma moto fácil de se reformar, não é tão visada para roubo, é melhor do que muitas xing lings 0km e por que gosto dos cromados...

Para utilizar todo dia, é a melhor moto do mundo.


De motite a 14 de Julho de 2008 às 16:37
Estou com uma idéia meio esquisita e queria dividir com vcs. Penso em fazer o MEU site em breve, mas depois de descobrir as maravilhas das motos pequenas, pensei em limitar só ao universo abaixo de 500cc.

Não tenho mais a menor paciência de ler, fazer e escrever testes com esportivas, customs, big trails etc porque é um universo tão pequeno que dá pra conhecer os donos pelo CPF e RG.

Pensei num site mais prático, voltado às pequenas e médias com um fórum bem sacado, tutoriais (no caso, TITERIAIS), ensinando desde a trocar óleo até a coisas cabeludas como alteração no escapamento.

Que acham?
De Waliton a 14 de Julho de 2008 às 18:51
Demorou pra lançar esse site na net.....seria muito bacana mesmo......motite.com.br...ou então....sitite.com.br....hehehesse não soou muito bem.....

me parece que muita gente está te enchendo o saco sobre qual moto comprar heim tite.....ainda bem que já me decidi pela fazoca....espero pegá-la ainda essa semana.....


abs
De Douglas Studzinski de Souza a 14 de Julho de 2008 às 21:51
A idéia é boa sim.

Seria "O SITE" de motos.

Uns dos melhores foruns sobre motocicletas que conheci é o pequenas notáveis (www.pequenasnotaveis.com.br).

Refletindo sobre o assunto, te faço algumas perguntas sobre esse possível projeto:

Vc sabe bem que muitos iniciantes e "antas" são usuários de motocicletas pequenas. Vc está disposto a "enfrentar" essa galera novamente?

O foco seria comercial ou mais por lazer? Vc tem tempo disponível?

Essa sua proposta me lembrou as antigas revistas motoshow e duas rodas( quando vc trabalhou lá, na década de 80). Como o mercado era restrito, o pessoal se virava de maneira mais criativa. Aquelas revistas eram tão boas em comparação às atuais, que cheguei comprar umas em sebo.

Como o motonline, seria legal abrir espaço para os leitores escreverem. Isso é um baita ponto do motonline.

Hoje com a facilidade sdo youtube, poderiam ser postados pequenos vídeos tutoriais e até pequenos testes.

Se precisares de apoio, estamos ai!

Parabéns pela idéia.
De Cristiano a 14 de Julho de 2008 às 19:13
Muuuuuuuito boa a idéia! Não tem nada melhor do que uma moto pequena na garagem! Ela é bacaninha, vc vai pra onde quer, não gasta muito!

Eu tenho muito mais prazer andando com a Fan que com a Tornado que eu tinha! Boa Tite! Agora se prepara pra ouvir as baboseiras dos desmiolados vida loka.
De JOSENILTON a 14 de Julho de 2008 às 20:45
Caro Tite, lance logo o site e nos avise, pois será um sucesso com certeza. Quanto ao site sobre motos pequenas é uma ótima. Já tive CB 500 e hoje tenho uma Twister, e digo a diferença das duas é apenas a velocidade máxima, pois a pequena te leva a todos os lugares que a maior te leva e sem contar que o capital investido é muito menor, com a diferença dos preços dá pra comprar equipamentos pra você.
Sem polemizar você viu as fotos que andam dizendo ser a nova Twister? O que acha?
A sua bola de cristal ainda funciona?
Abraços.
De JOSENILTON a 14 de Julho de 2008 às 20:50
Por isso evito responder à famosa pegunta "Que mot'eu compro"?
"Compre a que te fará mais feliz". Essa é a resposta certa.

"Discordo, COMPRE A QUE CABE NO SEU BOLSO E GARAGEM." Do que adianta ter uma moto e passar 5 anos pagando, pra quando terminar de pagar ter pago o equivalente a 2 motos e a mesma so valer um terço do valor pago por ela.
De Ronaldo ARRIGHI a 14 de Julho de 2008 às 21:40
Nooooooossa!!!

Puxa vida!...
Recorro a esses termos pra (pelo menos) tentar expressar a minha ALEGRIA.
Sabe por que?
Simplesmente por constatar que eu não sou louco.
E ainda mais, por descobrir que existem pessoas que compartilham das mesmas “idéias” que eu.
Que alegria!
Mas inversamente a isso, qual não é o meu descontentamento ao acessar o mais difundido site de relacionamento do momento e verificando as existentes comunidades a que eu supostamente poderia vir a me “associar”, descobrir que os então “donos” e / ou “moderadores” das tais comunidades, são tão ou mais desinformados quanto os participantes das mesmas.
Tite, você realmente tem toda a razão em se irritar.
E esse é o motivo da minha alegria. Eu pensava exigir de mais das outras pessoas, solitariamente.
Irritava-me (e ainda me irrito) muito, com a pergunta campeã em fóruns e / ou enquetes, tamanha a freqüência com que aparece.
A famosa: “- Qual / quem ou o que é melhor?”. Que irritante...
Não havia conseguido definir até agora o motivo de tamanha freqüência de mesmas perguntas, mas, acho que entre outras coisas, é a falta de assunto, junto com a necessidade de fazer parte de algo e aliado a isso, a gritante falta de cultura. Essa última bem mais alastrada e em diversos níveis.
Obrigado Tite, por me mostrar que além de não ser louco, não estou sozinho.
Surpreendente como sempre, você continua se mantendo entre os “gurus” do motociclismo, mas com uma grande diferença, você realmente sabe do que esta falando.
Simply the best!

Parabéns Tite e continue assim, inspirador.

Grande abraço, Ronaldo ARRIGHI.
De Rogério Miron a 14 de Julho de 2008 às 21:45
O site seria um sucesso com certeza.. Motos de baixa cilindrada é a maioria. Porém motos esportivas e de grande porte e tecnologia é o sonho desta mesma maioria.. De vez enquando não custaria nda comentar alguma em especial. ! rs.
De motite a 14 de Julho de 2008 às 22:33
Então, respondendo a todos:

Claro que não dá pra ser um site com atualização diária como os melhores do mundo, mas lembrem que o Motonline saltou de 1.500 pra 15.000 visitas durante o período que fui editor. Sem falsa modéstia eu sei a receita de sucesso de um veículo especializado.

A idéia não é ganhar $$$ mas funcionar como vitrine para futuros negócios como o curso de pilotagem para motos abaixo de 500, palestras de segurança, livros, filmes etc.

Quero bem devagar criar pequenos produtos para venda a baixo custo só pra aprender o e-commerce, enfim, eu sei tudo sobre revistas, mas ainda estou gatinhando no mundo virtual.

Quero até aprender a criar páginas pois já sei operar programas gráficos como PageMaker, InDEsign, Quarck etc etc...

Quero aprender linguagem flash, HTML essas porras todas e fazer uma homepage sem muito compromisso. Imaginem o que tenho guardado no meu banco de dados pessoais!!!

Sei lá, é só uma idéia, o domínio www.motite.com.br já está registrado!

E vcs são meu melhor parâmetro para as novas idéias!
De Victor a 14 de Julho de 2008 às 22:52
pq nao volta ao motonline entao? nao é mais facil?
De Ronaldo ARRIGHI a 15 de Julho de 2008 às 06:37
Tite olha só...

No mínimo, no mínimo você terá algo em torno de uns 12 acessos diários. (nós!!! rsrsrs)

Mas agora falando sério.
Concordo em número, gênero e grau com a sua idéia (que de esquisita, nada o tem) do site e inclusive até sugiro algo com relação às motos que requerem uma conta bancária mais recheada para serem adquiridas e mantidas.
Faça o seguinte, para essas motocicletas (seus donos no caso) as dicas, receitas e o que mais lhe for solicitado, requererão uma “certa” contribuição para serem atendidos. Compreende$te$?
Sei que a idéia principal não é ganhar $$$, mas, pelo menos assim os “o quês”, “comos”, “ondes” e mais toda a sorte de perguntas sobre as “possibilidades” de alterações para com o veículo em questão (e porque não, do proprietário também?), não serão fornecidas em troca de puros agradecimentos. Agradecimentos esses muitas vezes inexistentes, diga-se de passagem... Portanto, cliente satisfeito. Fornecedor idem.

E, somente a título de comentário, eu... por motivos alheios à minha vontade (rsrs) atualmente tenho mais “tempo livre disponível”, do que gostaria. E assim sendo, se houver algo em que eu possa ajudar “tamos ai”. Ok?!

Grande abraço,
Ronaldo ARRIGHI
De Gustavo a 16 de Julho de 2008 às 18:02
Tite, manda ver. Eu acho que até dava pra não limitar muito por cilindrada, já que tem umas motos maiores, tipo a Drag Star, que estão virando carne de vaca, já, e aparecendo bastante por aí.

Sem contar que a gente quer saber que fim levou seu comparativo sigiloso entre as 125. Não tava rolando uma tabela com dados de frenagem, consumo, o caralho a quatro?

E legal vocÊ ter lido Zen e a Arte. Esse livro é o bicho.
De Rogério Miron a 15 de Julho de 2008 às 00:32
Excelente idéia Tite.. Se eu tivesse um capital, investia nela... Vários detalhes q vc citou ae me chamou muito a atenção.

Como havia dito antes, sou estudante de engenharia mas também sou formado em Administração.. Meu Trabalho de Conclusão de Curso na Administração foi sobre e-Commece. Grande parte do meu trabalho foi baseado nas idéias de um ótimo livro chamado: e-Business E e-Commerce para Administadores, editora Person (Makron Books), autores H. M. Deitel, P. J. Deitel, K. Steinbuhler... De longe, foi o melhor livro sobre e-Commece que lí de todos os outros usados no meu TCC.. Talvez este livro seja o mais completo que existe... Ele é meio caro, mas é bruto.. Eu o comprei pelo site submarino..

Chega o rei no trem q esse site vai ser um bom investimento..

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.Procura aqui

.Julho 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Os dias eram assados: o p...

. Os Dias Eram Assados - o ...

. Os dias eram assados. Com...

. Scooter mania nacional

. Ainda melhor!!!

. Motociclista, esse esquec...

. Salão no Rio em nova data

. Tudo que você queria sabe...

. Quem experimenta pede Biz

. Salão da recuperação

.arquivos

. Julho 2019

. Junho 2019

. Março 2019

. Junho 2018

. Abril 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds