Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2010

A Hipótese, a tese e a antítese

(Tudo culpa dela...)

 

Quando a Honda lançou a CBR 1000 2008 no Brasil houve uma grande cachoalhada no mercado. Começaram a surgir problemas de consumo de óleo e até queima de óleo na câmara de combustão, que indicava algo, no mínimo, muito estranho. Coincidiu com uma fase que eu estava fora do circuito de teste das fábricas e não tive a chance de pilotar a moto, mas meus colegas da imprensa fizeram relatos bem estimulantes sobre a nova CBR.

 

A Honda sempre pautou suas esportivas para serem motos “pilotáveis”, com muita distribuição de força desde as baixas rotações e sem a “explosão” de potência em alta. Porém, a HRC – Honda Racing – oferecia um kit de potência que entregava tanta cavalaria que a marca faturou vários campeonatos de superbike pelo mundo, inclusive no Brasil com Gilson Scudeler. Quem quisesse uma CBR desfrutável mantinha-a original. Quem estava a fim de enrugar o asfalto metia o kit HRC e assim foi por anos.

 

Mas o marketing da velocidade máxima tomou conta dos motociclistas de cuca mole de todo mundo. A vontade de passar dos 300 km/h em 15 segundos virou febre a ponto de ninguém mais se importar de que forma a moto chega a esta velocidade ou se é capaz de dominar essa velocidade, mas se passa de 300 é boa! Basta entrar no Youtube para confirmar essa mania.

 

Isso obrigou a Honda a se adequar ao mercado e criou um motor mais potente, com mais rotação e entrega absurda de potência. Como não existe mágica em mecânica, ganha-se de um lado, mas perde-se em outro e aqui começaram os pepinos. E o pepino estourou em algumas unidades que consumiam óleo e soltavam fumaça pelo escapamento.

 

Quando li em uma comunidade do Orkut que era um “absurdo” uma moto consumir 1 litro de óleo a cada 1.000 km entrei na discussão e argumentei que não existe nada de “anormal” em um motor (note que escrevi “um motor” qualquer, genericamente) consumir 1 litro de óleo a cada 1.000 km e ainda citei alguns exemplos nos testes 24 Horas de motores que consumiram até 34% de óleo em menos de 1.000 km. Ora, não precisa ser um gênio da matemática pra saber que 34% de 3 litros é igual a 1 litro!!! E ainda formulei uma HIPÓTESE para esse consumo observado: na busca por mais rotação a Honda pode ter exagerado na (pouca) espessura dos anéis e a consequência tenha sido a passagem de óleo para a câmara de combustão. Tudo no condicional, uma vez que ainda não tinha pesquisado nada.

 

Pronto, bastou escrever uma HIPÓTESE para que todos os especialistas do Orkut acordassem. Curiosamente nenhum desses especialistas foi buscar uma explicação, mas todos sabiam que eu estava errado, louco, fumado maconha estragada, vendido a alma pra Honda, etc etc. E isso revelou uma face sinistra da personalidade dessas pessoas. Sempre olhei com muita suspeição essas hordas que defendem uma marca como se fosse uma religião. Pessoas que aceitam ofender Deus, mas vão à guerra quando criticam suas motos. É um claro atestado de desequilíbrio emocional, uma vez que nenhuma fábrica, nenhum produto e nenhuma religião é soberana. Sempre terá uma época, um modelo ou uma manifestação cultural que se sobrepõe em determinado tempo ou contexto.

 

Também me deixou impressionado ver que os especialistas do Orkut acham que os motores não consomem óleo!!! Como se toda quantidade de óleo colocada no cárter se mantivesse lá, cada gotinha, até a hora da troca! Inclusive em motores de competição! E eu que sou o louco maconheiro!!!

 

Além disso, os especialistas do Orkut, verdadeiros gênios da mecânica, ironizavam afirmando que teriam de levar litros de óleo na bagagem para uma viagem de 3.000 km. Quanta burrice!

 

Só para citar três testes de longa duração, a Suzuki GS 500, a Honda CG 150 e a Honda CB 300 consumiram cerca de 30% de óleo em 1.000 km. Nos três casos as fábricas consideraram o consumo NORMAL PARA O USO E AS CONDIÇÕES DO TESTE. Claro que os donos da nova CBR 1000 respeitaram os limites de amaciamento, rodaram sempre na boa e não passaram de giro. O primeiro dono de CBR 1000 que entrevistei admitiu que não esperou nem 500 km rodados para socar a mão e a moto consumiu 300 ML de óleo em 1.000 km, algo absolutamente normal.

 

A Tese

Graças a essa ensandecida paixão por algo inanimado como uma motocicleta, as pessoas mais revoltadas com minha hipótese foram curiosamente os donos de ... Suzuki! Sim, porque eles tinham acabado de ganhar de presente um motivo para zoar os donos de Honda, como se a Suzuki só produzisse verdadeiras maravilhas motorizadas. A moto que mais consumiu óleo em um teste de longa duração que participei foi uma... Suzuki!!! Com 33% de consumo em 947 km rodados. E os engenheiros da Suzuki do Japão mandaram um relatório afirmando ser um dado NORMAL, diante da exigência do teste. Será que eles também fumaram maconha estragada?

 

Obviamente incazzato com os gênios do Orkut, me retirei das comunidades e fui cuidar da minha vida. Afinal, como dizia Shakespeare, “não mais jogarei pérolas aos porcos”. Mas fiquei surpreso ao saber que o babado continuou – e continua até hoje! Então saí do campo da hipótese e parti pra TESE.

 

Com ajuda de um jornalista brasileiro, perguntamos para colegas na Itália, EUA, Espanha e consultei vários mecânicos. Para minha surpresa os dois jornalistas italianos e o americano desconheciam qualquer problema na CBR 2008. Já o espanhol foi mais irônico: “aqui na Espanha quando uma moto consome óleo a gente vai no posto e completa. No Brasil não é assim?”.

 

Já os mecânicos e preparadores finalmente deram uma resposta mais convincente. Em primeiro lugar houve sim um problema com os anéis em alguns lotes que chegaram no Brasil. Algumas concessionárias assumiram a troca no período de garantia, mas quem comprou a moto de importador independente teve de negociar a troca das peças (confesso que desconheço os trâmites legais para exigir garantia de produtos importados paralelamente). Alguns donos de CBR que conversei passaram a usar outra especificação de óleo e o problema reduziu a ponto de nem mexerem no motor. Finalmente, segundo um chefe de oficina de uma grande concessionária (que não quis se identificar) explicou que o problema foi levado para a matriz no Japão e solucionado. Ponto final. A minha tese corroborou a hipótese e pronto!

 

Se até hoje ainda me enchem o saco por causa dessa história é porque:

 

1)     No alto da ignorância que grassa nas comunidades do Orkut, os “especialistas” não sabem a diferença entre HIPÓTESE e TESE. Portanto, aqui está minha contribuição para aumentar o conhecimento destas bestas quadradas;

2)     O Orkut é um excelente fomentador de futilidades, porque ao entrar no campo do conhecimento profundo e técnico só aparecem idiotas dispostos a ironizar o que efetivamente é certo na tentativa de amenizar a própria limitação intelectual.

3)     Como diz o pára-choque de caminhão, “A inveja é uma merda” e nego se rasga de inveja por ser limitado como motociclista e mais incapaz ainda no campo da inteligência e tenta ofuscar quem se sobressai neste mundo de mediocridade.

4)     São incapazes de admitir que eu estava certo o tempo todo e usam esse episódio para esculhambar tudo que escrevo, até mesmo em um simples anúncio classificado!

 

Outro dado curioso desse espisódio é que tudo começou em uma comunidade da Suzuki!!! Que me acusavam de ser “Hondeiro”. É a primeira vez que vejo um caso de hondeiro que tinha duas motos Suzuki na garagem! É como afirmar que alguém é corintiano, mesmo vestindo a camisa do Palmeiras! E os moderadores da uma comunidade da Honda CBR 1000 tomaram a estúpida atitude de me expulsarem! Vejam como se processa a inversão de valores: quem está certo é expulso, afinal eu gritei “o rei está nu!”, mas quem estava errado continuou.

 

O sujeito compra uma moto com problemas e em vez de contratar um perito, acionar a Justiça e reaver o dinheiro investido ele briga COMIGO! Parece o caso do avião da TAM que se espatifou na avenida 23 de Maio e que levou pra cadeia o dono do puteiro local. Sim, afinal alguém tem de pagar por essa putaria toda.

 

Antítese

É assombroso como esse episódio tomou uma dimensão pandêmica e eterna. Encontro as pessoas na General Osório e comentam sobre esse assunto até hoje. Parei dois motociclistas de Bandit 650 do fórum Suzukionline e eles me despacharam depois de citar esse caso e ainda afirmaram “você é muito chato”. Incrível como uma HIPÓTESE foi capaz de provocar tamanha ANTÍTESE. Nesse caso, a palavra antítese nada tem a ver com a definição enciclopédica, mas digamos que é uma forma de ser “contra-tudo-que-o-Tite-escreve”. Se eu escrever que a Terra é redonda é capaz de nego contestar, afirmando que “não, seu burro inepto, ela é elíptica!”, dãããaã!

 

Por isso sobra pra mim a pecha de ser “o chato do Orkut”. Sim, porque chato é ensinar uma geração inteira, pesquisar, desenvolver e escrever um milhão de caracteres. Ser legal é nadar rio acima com o cardume, nesta inevitável piracema da ignorância.

 

publicado por motite às 02:21
link | favorito
De SergioCJr. a 14 de Janeiro de 2010
Sem querer ser chato, mas a Terra não é redonda, ela tem a forma de um geóide. rsrsrs

Quanto a defender uma marca ou coisa, apenas o faço quando quem critica o faz sem fundamento algum.

Tem quem critique apenas por achar feio, pelo local de fabricação, ..., maculando todo o produto com base nisso, aí não dá pra concordar.

Por exemplo, falam que moto chinesa não presta. Como vou concordar com isso se uma das motos do meu pai é chinesa, 1995, e já fez mais de 10 viagens de 1.000 km ida e volta, além de ser utilizada todos os dias na cidade, sem dar qualquer problema?

Agora falar que determinada marca não oferece confiabilidade, baseando-se em critérios técnicos, é diferente.

Já cansei de discutir em comunidades e fóruns, hoje, se não concordo, apenas fecho a página, pois já percebi que nesses locais, um sabe tudo e os outros não sabem nada, e aí é aquela coisa, uma besteira repetida várias vezes, vira verdade.

A propósito, mandei um e-mail com fotos do estágio atual do pau-brasil que peguei contigo, recebeu?

Abraços
De motite a 14 de Janeiro de 2010
Pow, Sérgião, vc mandou uma foto do seu pau pra mim??? Tás me estranhando???

hehe, sim recebi! está ótimo, saudável e verdinho!

A antes que me esqueça: Geóide parece doença venérea!
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.Procura aqui

.Fevereiro 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Prostatite parte 10: a vo...

. Prostatite 9: uma separaç...

. Prostatite parte 8 - A f...

. Prostatite parte 7: Começ...

. Prostatite parte 6: a hor...

. Prostatite 5: Sex and the...

. Prostatite 4: você tem me...

. Prostatite 3: então, qual...

. Prostatite parte 2: sobre...

. Prostatite: como é a vida...

.arquivos

. Fevereiro 2024

. Janeiro 2024

. Dezembro 2023

. Novembro 2023

. Outubro 2023

. Julho 2023

. Maio 2023

. Janeiro 2023

. Novembro 2022

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Julho 2019

. Junho 2019

. Março 2019

. Junho 2018

. Abril 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds