Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2010

A Hipótese, a tese e a antítese

(Tudo culpa dela...)

 

Quando a Honda lançou a CBR 1000 2008 no Brasil houve uma grande cachoalhada no mercado. Começaram a surgir problemas de consumo de óleo e até queima de óleo na câmara de combustão, que indicava algo, no mínimo, muito estranho. Coincidiu com uma fase que eu estava fora do circuito de teste das fábricas e não tive a chance de pilotar a moto, mas meus colegas da imprensa fizeram relatos bem estimulantes sobre a nova CBR.

 

A Honda sempre pautou suas esportivas para serem motos “pilotáveis”, com muita distribuição de força desde as baixas rotações e sem a “explosão” de potência em alta. Porém, a HRC – Honda Racing – oferecia um kit de potência que entregava tanta cavalaria que a marca faturou vários campeonatos de superbike pelo mundo, inclusive no Brasil com Gilson Scudeler. Quem quisesse uma CBR desfrutável mantinha-a original. Quem estava a fim de enrugar o asfalto metia o kit HRC e assim foi por anos.

 

Mas o marketing da velocidade máxima tomou conta dos motociclistas de cuca mole de todo mundo. A vontade de passar dos 300 km/h em 15 segundos virou febre a ponto de ninguém mais se importar de que forma a moto chega a esta velocidade ou se é capaz de dominar essa velocidade, mas se passa de 300 é boa! Basta entrar no Youtube para confirmar essa mania.

 

Isso obrigou a Honda a se adequar ao mercado e criou um motor mais potente, com mais rotação e entrega absurda de potência. Como não existe mágica em mecânica, ganha-se de um lado, mas perde-se em outro e aqui começaram os pepinos. E o pepino estourou em algumas unidades que consumiam óleo e soltavam fumaça pelo escapamento.

 

Quando li em uma comunidade do Orkut que era um “absurdo” uma moto consumir 1 litro de óleo a cada 1.000 km entrei na discussão e argumentei que não existe nada de “anormal” em um motor (note que escrevi “um motor” qualquer, genericamente) consumir 1 litro de óleo a cada 1.000 km e ainda citei alguns exemplos nos testes 24 Horas de motores que consumiram até 34% de óleo em menos de 1.000 km. Ora, não precisa ser um gênio da matemática pra saber que 34% de 3 litros é igual a 1 litro!!! E ainda formulei uma HIPÓTESE para esse consumo observado: na busca por mais rotação a Honda pode ter exagerado na (pouca) espessura dos anéis e a consequência tenha sido a passagem de óleo para a câmara de combustão. Tudo no condicional, uma vez que ainda não tinha pesquisado nada.

 

Pronto, bastou escrever uma HIPÓTESE para que todos os especialistas do Orkut acordassem. Curiosamente nenhum desses especialistas foi buscar uma explicação, mas todos sabiam que eu estava errado, louco, fumado maconha estragada, vendido a alma pra Honda, etc etc. E isso revelou uma face sinistra da personalidade dessas pessoas. Sempre olhei com muita suspeição essas hordas que defendem uma marca como se fosse uma religião. Pessoas que aceitam ofender Deus, mas vão à guerra quando criticam suas motos. É um claro atestado de desequilíbrio emocional, uma vez que nenhuma fábrica, nenhum produto e nenhuma religião é soberana. Sempre terá uma época, um modelo ou uma manifestação cultural que se sobrepõe em determinado tempo ou contexto.

 

Também me deixou impressionado ver que os especialistas do Orkut acham que os motores não consomem óleo!!! Como se toda quantidade de óleo colocada no cárter se mantivesse lá, cada gotinha, até a hora da troca! Inclusive em motores de competição! E eu que sou o louco maconheiro!!!

 

Além disso, os especialistas do Orkut, verdadeiros gênios da mecânica, ironizavam afirmando que teriam de levar litros de óleo na bagagem para uma viagem de 3.000 km. Quanta burrice!

 

Só para citar três testes de longa duração, a Suzuki GS 500, a Honda CG 150 e a Honda CB 300 consumiram cerca de 30% de óleo em 1.000 km. Nos três casos as fábricas consideraram o consumo NORMAL PARA O USO E AS CONDIÇÕES DO TESTE. Claro que os donos da nova CBR 1000 respeitaram os limites de amaciamento, rodaram sempre na boa e não passaram de giro. O primeiro dono de CBR 1000 que entrevistei admitiu que não esperou nem 500 km rodados para socar a mão e a moto consumiu 300 ML de óleo em 1.000 km, algo absolutamente normal.

 

A Tese

Graças a essa ensandecida paixão por algo inanimado como uma motocicleta, as pessoas mais revoltadas com minha hipótese foram curiosamente os donos de ... Suzuki! Sim, porque eles tinham acabado de ganhar de presente um motivo para zoar os donos de Honda, como se a Suzuki só produzisse verdadeiras maravilhas motorizadas. A moto que mais consumiu óleo em um teste de longa duração que participei foi uma... Suzuki!!! Com 33% de consumo em 947 km rodados. E os engenheiros da Suzuki do Japão mandaram um relatório afirmando ser um dado NORMAL, diante da exigência do teste. Será que eles também fumaram maconha estragada?

 

Obviamente incazzato com os gênios do Orkut, me retirei das comunidades e fui cuidar da minha vida. Afinal, como dizia Shakespeare, “não mais jogarei pérolas aos porcos”. Mas fiquei surpreso ao saber que o babado continuou – e continua até hoje! Então saí do campo da hipótese e parti pra TESE.

 

Com ajuda de um jornalista brasileiro, perguntamos para colegas na Itália, EUA, Espanha e consultei vários mecânicos. Para minha surpresa os dois jornalistas italianos e o americano desconheciam qualquer problema na CBR 2008. Já o espanhol foi mais irônico: “aqui na Espanha quando uma moto consome óleo a gente vai no posto e completa. No Brasil não é assim?”.

 

Já os mecânicos e preparadores finalmente deram uma resposta mais convincente. Em primeiro lugar houve sim um problema com os anéis em alguns lotes que chegaram no Brasil. Algumas concessionárias assumiram a troca no período de garantia, mas quem comprou a moto de importador independente teve de negociar a troca das peças (confesso que desconheço os trâmites legais para exigir garantia de produtos importados paralelamente). Alguns donos de CBR que conversei passaram a usar outra especificação de óleo e o problema reduziu a ponto de nem mexerem no motor. Finalmente, segundo um chefe de oficina de uma grande concessionária (que não quis se identificar) explicou que o problema foi levado para a matriz no Japão e solucionado. Ponto final. A minha tese corroborou a hipótese e pronto!

 

Se até hoje ainda me enchem o saco por causa dessa história é porque:

 

1)     No alto da ignorância que grassa nas comunidades do Orkut, os “especialistas” não sabem a diferença entre HIPÓTESE e TESE. Portanto, aqui está minha contribuição para aumentar o conhecimento destas bestas quadradas;

2)     O Orkut é um excelente fomentador de futilidades, porque ao entrar no campo do conhecimento profundo e técnico só aparecem idiotas dispostos a ironizar o que efetivamente é certo na tentativa de amenizar a própria limitação intelectual.

3)     Como diz o pára-choque de caminhão, “A inveja é uma merda” e nego se rasga de inveja por ser limitado como motociclista e mais incapaz ainda no campo da inteligência e tenta ofuscar quem se sobressai neste mundo de mediocridade.

4)     São incapazes de admitir que eu estava certo o tempo todo e usam esse episódio para esculhambar tudo que escrevo, até mesmo em um simples anúncio classificado!

 

Outro dado curioso desse espisódio é que tudo começou em uma comunidade da Suzuki!!! Que me acusavam de ser “Hondeiro”. É a primeira vez que vejo um caso de hondeiro que tinha duas motos Suzuki na garagem! É como afirmar que alguém é corintiano, mesmo vestindo a camisa do Palmeiras! E os moderadores da uma comunidade da Honda CBR 1000 tomaram a estúpida atitude de me expulsarem! Vejam como se processa a inversão de valores: quem está certo é expulso, afinal eu gritei “o rei está nu!”, mas quem estava errado continuou.

 

O sujeito compra uma moto com problemas e em vez de contratar um perito, acionar a Justiça e reaver o dinheiro investido ele briga COMIGO! Parece o caso do avião da TAM que se espatifou na avenida 23 de Maio e que levou pra cadeia o dono do puteiro local. Sim, afinal alguém tem de pagar por essa putaria toda.

 

Antítese

É assombroso como esse episódio tomou uma dimensão pandêmica e eterna. Encontro as pessoas na General Osório e comentam sobre esse assunto até hoje. Parei dois motociclistas de Bandit 650 do fórum Suzukionline e eles me despacharam depois de citar esse caso e ainda afirmaram “você é muito chato”. Incrível como uma HIPÓTESE foi capaz de provocar tamanha ANTÍTESE. Nesse caso, a palavra antítese nada tem a ver com a definição enciclopédica, mas digamos que é uma forma de ser “contra-tudo-que-o-Tite-escreve”. Se eu escrever que a Terra é redonda é capaz de nego contestar, afirmando que “não, seu burro inepto, ela é elíptica!”, dãããaã!

 

Por isso sobra pra mim a pecha de ser “o chato do Orkut”. Sim, porque chato é ensinar uma geração inteira, pesquisar, desenvolver e escrever um milhão de caracteres. Ser legal é nadar rio acima com o cardume, nesta inevitável piracema da ignorância.

 

publicado por motite às 02:21
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77 comentários:
De Felippe Franco a 14 de Janeiro de 2010 às 03:22
Tite,

O caso CBR foi a gota dagua para eles.

Provavelmente eles já vinham sentindo-se acuados com os vossos comentários

para esses anacéfalos, devia ser uma ofensa cada vez que vc falava em SEGURANÇA, PILOTAGEM SEGURA e diversas coisas realmente importantes

Para eles, o que importa é andar a 300km/h

Vc acaba se tornando o chato porque você é correto

aí, eles já não iam com a sua cara e PUM! E decidiram: "Vamos denegrir a imagem desse tite"

Mas EU e deiversas pessoas acreditam em você e nas suas lições.

Tenho 25 anos e amo esportivas.
De Yan a 14 de Janeiro de 2010 às 03:54
Tite, eu acompanho o seu blog a um tempo e gosto muito.

Mas na rodas que converso, quando comento coisas que leio aqui as pessoas fazem cara feia.

Alguns por que você fala mal de customs. Eu mesmo tenho uma Mirage que por sua avaliação é pior que uma Fazer (o que discordo), mas não entro em uma cruzada por isso, para mim a moto certa para uma pessoa é aquela que no primeiro olhar seu coração pula, te levar a onde você quer de forma confortavél, segura e feliz.

Mas outros comentam alguns epísodios menos afortunados da sua carreira. Um deles é em um teste que você diz que a Tornado tinha uma velocidade final de 168km/h e que tinha um velocidade final maior que a Twister, o que está nitidamente errado.

Mas esse epísodio da CBR 1000 já tinha lido e me pareceu plausivél sua afirmação na primeira vez. Se ela estava consumindo muito óleo, provavelmente era uma infiltrão em algum ponto, pois o óleo não ia desaparecer no ar. E num motor com 4 cilindros a moto consumir mais oleo é algo comum, mesmo as pequenas consomem um pouco, creio que numa moto com mais cilindros, mais partes moveis, mais pontos de possíveis infiltrações, isso não seja algo absurdo. Ainda mais que esses Spedeiros não respeitam muito o amacioamento onde as peças estão se ajustando e muitas vezes, forçam o motor, que não está completamente "encaixado".

Eu tenho uma predileção pelas motos da Yamaha pela estética, mas vejo porque devo imponho isso as pessoas, como parece a regra. Mesmo por que a Honda também tem a nova VFR 1000 que me agrada ( que nunca virá ao Brasil). Odeio quando leio frases como "sou fíel a honda", acho uma idiotisse, sou fíel só a minha namorada, a moto que me agradar mais eu compro, independente da marca, mesmo porque as diferenças são bem pequenas, todas tem pontos fortes e negativos não tem moto perfeta a todas necessidades, opsss talvez a Ducati MUltistrada...

Mas eu parei com essas discussões de internet pois não aguentava mais Twister X Fazer. São umas discussões idiotas, que se baseiam em coisas tão ibécis como, quem dá mais de final e ou Fazer perde para Twister, as pessoas não veem que no máximo 1% da vida da moto é em sua velocidade final, mas querem poder ficar falando que uma dá pau na outra.

Para mim esse não é o espírito motociclista e para mim pelo que leio diariamente você tem o espírito verdadeiro.
De motite a 14 de Janeiro de 2010 às 13:13
"para mim a moto certa para uma pessoa é aquela que no primeiro olhar seu coração pula, te levar a onde você quer de forma confortavél, segura e feliz."

Yan, vc deveria lapidar essa frase em mármore de carrara pq foi a melhor definição que li sobre a escolha da moto! Rapaz, vc deveria repetir isso pra todo mundo. Uma vez escrevi que a melhor moto do mundo é aquela estacionada na sua garagem.

Eu tenho nada contra custom, não, leia o teste da Boulevard 800 no Motonline pra ver que moto fantástica! Mas é um estilo que não faz minha cabeça. E quer saber? Nem as esportivas!!! Eu não gosto de esportiva.

Eu já expliquei o episódio da Tornado voadora, mas esqueci de relembrar. A velocidade era 153 km/h pq peguei um vento de popa de uns 90 km/h (e foi citado no texto). Só que na hora de digitar saiu 163 e o revisor não viu. Depois, na hora de escanear pra publicar no Motonline o programa OCR interpretou "3" como "8" e eu bem preguiçoso nem revisei. Como isso virou um caso nacional, acabou ficando assim mesmo por mais que eu tente retificar.

Mas uma correção: sim, a Tornado PODE ser mais veloz que Twister em determinadas situações, em função da relação final de transmissão mais curta. Ela explora melhor as rotações. Aliás, basta dizer que o motor 250cc 4 válvulas nasceu para equipar a XR 250 e depois foi ADAPTADO em uma moto street. Por isso as primeiras Twister eram cheias de problemas. Mas vai explicar isso prum hondeiro xiita!

Af, fico feliz por vc ser fiel à namorada, taí uma fidelidade que realmente revela o verdadeiro caráter!
De Abrahão a 14 de Janeiro de 2010 às 04:54
hahahahahahah cara, Tite, se estressa com esse tipo de gente não cara... é só o que tem no mundo: "idiotas dispostos a ironizar o que efetivamente é certo na tentativa de amenizar a própria limitação intelectual". Essa sua frase resume como fui interpretado quando resolvi sair do jornal (sim, sou jornalismo mas não exerço mais a profissão). Hoje sou empresário e não mais escravo (você sabe muito bem como é uma redação). Quando a ser chamado de "hondeiro" por suzukeiros e ainda assim ser banido da comunidade da CBR, isso também é opinião da maioria de pessoas, que eu realmente não entendo! Sou fotógrafo e isso também acontece DEMAIS no meu meio. Quem é melhor, Nikon ou Canon? Dai eu digo: a melhor é a que você gostar mais! Quem faz a foto é o fotógrafo. Putz, essas duas marcas gastam mulhões em pesquisa e são as líderes de mercado no mundo, como vou dizer que uma é ruim só porque uso a outra? Sempre digo: cara, experimente e compra a que você curtir mais, sempre vai ter um pequeno detalhe que vai lhe agradar mais, e isso não significa que a outra vai ser ruim! Eu tenho um grande exemplo disso na família: quando eu tinha uma Honda Sport 150cc, meu pai dizia que não tinha igual à Honda! Agora que estou com uma Fazer 250, a Yamaha passou a ser a melhor do mundo! E eu sempre digo pra ele que não existe isso e que são duas das líderes do mercado e ambas são ótimas, apesar de diferentes! Quando eu puder, vou ficar sempre trocando minha moto por outra de outra marca pra provar de tudo! Acredito que assim é bem mais divertido! A não ser que alguma marca queira me patrocinar pro resto da vida, o que não seria nada mal! ehhehehe grande abraço cara! e perdôe pelo texto grande, mas é que esse tipo de pensamento também não me entra na cabeça!
De motite a 14 de Janeiro de 2010 às 13:18
Pow, Abrahão, eu tb estou abandonando o jornalismo aos poucos. O Blog é uma forma de exercer a atividade pra não enferrujar.

Qto à máquina, vc sabia que fotografei a F1 durante 11 anos usando uma... Pentax!!! Acredita nisso? Os outros me olhavam como se eu fosse um ET! tinha uma 6x7 e três 35mm e os cromos (Kodachrome) até hoje impressionam pela fidelidade de cor. Pena que meu scanner de cromo seja uma merda, mas aqui no Motite já publiquei várias fotos dessa época.

Vc lembra da história do David Zingg? Ele fez uma produção de moda maravilhosa com a minha velha Pentax Spotmatic com lente 50 mm!!!

Hoje eu tenho Canon pela facilidade de manutenção e variedade de acessórios, além de preço, claro!

Nessa briga Honda x Yamaha as pessoas esquecem da kawasaki, que faz ótimas motos mas ninguém lembra!
De Bruno a 14 de Janeiro de 2010 às 11:04
Tite , acompanho diversos blogs sites e comunidades sobre motos e não costumo deixar comentários em nenhum deles porém cada dia que passa seu blog vem me chamado a atenção devido a riqueza de informação passada sempre de uma forma muito descontraída parabéns pelo blog e espero continuar acumulando conhecimento através do seu tão apaixonante blog
De Toze a 14 de Janeiro de 2010 às 11:54
Mas, Tite, você sabiaque a Terra é achatada nos pólos? Logo não é uma esfera perfeita.
Eu sou fiel à marcas, tipo: carros da Toyota, eletrodomésticos da Panasonic, Canon, Yamaha, Apple, etc.
Porque depois de 30 anos quebrando a cara e o bolso com marcas famosas que produzem lixo, achei o que cada um produz de melhor (para mim) em sua categoria.
De Jonny a 14 de Janeiro de 2010 às 12:03
Quanto a sua pergunta: Acho que vc não entendeu nada ou está zuando...
De Toze a 14 de Janeiro de 2010 às 14:30
Entendi sim. A pegunta foi sem zuar. Até porque é comprovado cientificamente que a Terra não é uma esfera perfeita: http://www.fisica.ufs.br/CorpoDocente/egsantana/celeste/forma/forma.htm
Mas, todos dizem ser redonda por mera convenção popular.
De Jonny a 14 de Janeiro de 2010 às 12:37
Acredito que você mexeu nessa "fogueira de vaidades" que é ter motos de grande potência. Não tenho uma dessas, mas com certeza acolheria qualquer tipo de informação que pudesse resolver um problema.
A tese e a antítese sempre irão existir, o que difere aí é a prática, a experiência. Por isso, sugiro que na hora de ires dormir, Tite, apoie a cabeça no travesseiro com o coração tranquilo. É o que eu faria. Abraço!
De Daniel Ribeiro a 14 de Janeiro de 2010 às 13:17
Então Tite. A verdade é que você é um chato mesmo! Mas é preciso ter cuidado ao ler isso. Pois ser chato não significa estar errado. Ser chato é ser chato e pronto. Ser chato é querer sempre ser o dono da verdade, saber mais do que os outros (e impor isso a todo custo), ser chato é chegar num grupo de católicos e querer evangelizar a todos. Ser chato é chegar numa comunidade de Windows e querer impor o Linux pra eles.... Independente de você estar certo ou não, você será o chato apenas por querer impor algo a alguém e este alguém não está procurando isso.

Eu não te conheço pessolmente, mas conheço a sua fama. É só ir em algum destes encontros de motos por ai e perguntar "O que você acha do Tite?", vão dizer "um metido", "um chato". Os defeitos sempre aparecem mais do que as qualidades.

Outro dia eu vim aqui pedir pra usar uma foto sua, da ER-6n. que você tirou na época do Salão. Você primeiro disse "NÃO", e depois disse "Ok, já que está chorando, pode usar". E é claro que eu não usei... Ter tanto preciosismo por uma simples foto é ser CHATO. Tudo bem, a foto era sua e a pergunta foi feita com a espectativa de duas respostas, sim ou não. Mas se alguém chega em mim e pergunta "O que você acha do Tite?" vou dizer "Um chato!".

Na internet as coisas são assim mesmo. Essa ideia de que se você quer saber algo você deve perguntar ao monge-sabe-tudo-no-alto-da-montanha acabou. Hoje, quem tem conhecimnto procura divulgar a quem não tem, de forma colaborativa e gratuíta. Os blogs estão ai para isso. Os fóruns, comunidades e tudo mais. Mas, como é de se esperar, pouca gente realmente detem o conhecimento, mas todos estão dispostos a falar o que sabem. Então as comunidades se enchem de lixo, e cabe a cada um que lê esse lixo, filtrar o que presta e o que não presta. Esse negócio de "ser referência", "o melhor", "o maior"... Já era. O monge no alto da montanha corre o risco de nunca mais ser consultado se ele não descer da montanha e se juntar aos outros.
De motite a 14 de Janeiro de 2010 às 13:33
Daniel, vc está certo!

Se vc reparar aqui mesmo no blog, várias vezes eu respondi "Sim, vc está certo" e, quando foi o caso, mudei o texto para a sugestão do leitor.

Quanto à foto, eu lembro e admito que peguei pesado. Mas coincidiu com uma época que estava todo mundo chupando meu trabalho e publicando em sites patrocinados. Pow, eu dou palestras gratuitas, forneço material para sites e blogs amadores (quando pedem) mas o cara cobra publicidade, ganha uma grana e rouba meu material!!! Então eu fiquei doente de raiva e vc acabou tomando uma pedalada gratuitamente, foi maus, desculpe!

A sua explicação sobre chatos é perfeita e observe que as pessoas que me chamam de chato, arrogante e metido são as que NÃO ME CONHECEM PESSOALMENTE!. Se vc perguntar para os quase 1.500 alunos que já passaram pelo meu curso receberá uma resposta bem diferente.

Parte dessa chatice veio do meu inconformismo ao ler pessoas de baixa instrução criticando meu trabalho como se fossem cientistas! Foi aí que decidi sair de várias comunidades e montar esse blog aqui.

Vc está certíssimo quanto a descer da montanha, por isso todo artigo técnico que escrevi ao longo desses 30 anos estão publicados na Internet, gratuitamente, pra quem quiser LER, mas não pra quem quiser faturar uma graninha em cima.

Hoje tem uns 5 ou 6 sites autorizados a publicar meus artigos, além da revista Moto Max. Tudo a custo zero. E como um jornalista vive sem cobrar pelo seu trabalho? Vc já experimentou pedir carona pra um taxista? Pow, eu vivo do jornalismo, se não me pagarem como vou viver???

Quem publica material free copyright na Internet é quem não vive disso ou já foi de alguma forma remunerado. Conheço vários especialistas que são funcionários públicos, médicos, dentista, advogado etc e que escrevem sobre moto por puro hobby. Não é meu caso!

Se na Internet as coisas são assim é porque a propriedade intelectual já foi de alguma forma remunerada. Até na Wickpedia tem material de profissionais que receberam pelo conteúdo.

Mas agradeço seu comentário pq foi muito bem definido!

De Paulo a 14 de Janeiro de 2010 às 13:32
Tite, vc está muito certo. Continue seu bom caminho. Um dia eles aprendem. Abraço.
De marcelo vidal a 14 de Janeiro de 2010 às 13:36
Tite brasileiros não sabem lêr, não tem capacidade para isso, na prática são macacos com internet...
falam o que querem escutam o que não querem e simplesmente se acham no direito de ficar bravo!

sugiro que o Sr. continue escrevendo e ignorândo esses comentarios xitas!

abraços


mestre
De motite a 14 de Janeiro de 2010 às 14:05
Marcelo
Na verdade eu não diria isso, mas boa parte dos casos é pura provocação. Como fiquei com fama de chato e nervosinho tem gente que provoca só pra se divertir com minha reação.

Xiita é a maacaca do Taarzan???
De Berlindo a 15 de Janeiro de 2010 às 17:56
Além de equivocado, você é um ingrato a sua nação. Opiniões como a sua é que deveriam ser ignoradas.

Se informe mais! Verá que nós somos muito valorizados lá fora no mercado de TI, produzimos ótimos pesquisadores, temos várias patentes reconhecidas e desejadas e abraçamos a internet de uma maneira que povo nenhum do mundo fez.

É óbvio que uma comunidade tão grande de usuários vai reunir todo tipo de gente, mas sua generalização foi péssima, para não dizer inadequada, sendo, vivendo, ganhando e comendo no Brasil. Vá ser recebido pelos povos europeus ou norte americanos, vá...você vai sentir saudades da sua terra de ignorantes e macacos.
De motite a 15 de Janeiro de 2010 às 20:03
Oooooo Berlindo, pirou o cabeçote? Onde foi que eu chamei os brasileiros de burros e ignorantes??? Caraca será que ninguém mais sabe interpretar um texto??? Eu me referi muito especificamente a UM post de UMA comunidade do Orkut. E dos pseudo-especialistas que se sujeitam a pitacar sem conhecimento de causa!

Menos, filho, menos...
De motite a 15 de Janeiro de 2010 às 20:11
Ops, foi maus, Berlindo, achei que vc estava se dirigindo a mim, mas foi com o Marcelo Vidal. De fato, não se pode generalizar e chamar todo brasileiro de analfabeto. Marcelo, corrige isso aí, rapaz!
De Berlindo a 15 de Janeiro de 2010 às 23:11
Andas trabalhando muito em frente a tela do computador, Tite...rs
De SergioCJr. a 14 de Janeiro de 2010 às 14:12
Sem querer ser chato, mas a Terra não é redonda, ela tem a forma de um geóide. rsrsrs

Quanto a defender uma marca ou coisa, apenas o faço quando quem critica o faz sem fundamento algum.

Tem quem critique apenas por achar feio, pelo local de fabricação, ..., maculando todo o produto com base nisso, aí não dá pra concordar.

Por exemplo, falam que moto chinesa não presta. Como vou concordar com isso se uma das motos do meu pai é chinesa, 1995, e já fez mais de 10 viagens de 1.000 km ida e volta, além de ser utilizada todos os dias na cidade, sem dar qualquer problema?

Agora falar que determinada marca não oferece confiabilidade, baseando-se em critérios técnicos, é diferente.

Já cansei de discutir em comunidades e fóruns, hoje, se não concordo, apenas fecho a página, pois já percebi que nesses locais, um sabe tudo e os outros não sabem nada, e aí é aquela coisa, uma besteira repetida várias vezes, vira verdade.

A propósito, mandei um e-mail com fotos do estágio atual do pau-brasil que peguei contigo, recebeu?

Abraços
De motite a 14 de Janeiro de 2010 às 14:22
Pow, Sérgião, vc mandou uma foto do seu pau pra mim??? Tás me estranhando???

hehe, sim recebi! está ótimo, saudável e verdinho!

A antes que me esqueça: Geóide parece doença venérea!
De SergioCJr. a 14 de Janeiro de 2010 às 15:11
Bom, pelo menos você viu que ele está grande e rijo ... hahahahahha

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