Sábado, 28 de Novembro de 2009

Mais um hoax perigoso

De tempos em tempos a internet produz mentiras que em pouco tempo adquirem contornos de verdade, tanto pela falta de informação geral quanto pela preguiça do leitor em pesquisar o assunto. E é admirável a criatividade para achar mentiras que tenham caráter “científico” sempre apoiadas por entidades que nunca ouviu falar ou per especialistas em p*** nenhuma.

 

Quando são apenas engraçadinhas, como a loira do banheiro ou do sujeito que “acordou” sem rins dentro de uma banheira cheia de gelo, a gente dá risada e apaga. Mas quando coloca sua vida em risco, ou são carregadas de preconceito (racismo, homofobia, xenofobismo) aí eu deleto, mas antes faço questão de dar o devido esporro ao remetente.

 

Agora chega mais um, sobre o significado da faixa branca pintada no asfalto, próxima aos semáforos. Antes de comentar leia o texto abaixo, que recebi de um (veja você) jornalista especializado. (Tomei a liberdade de editar porque é mal escrito pra KCT)

 

Pare de tomar multa no semáforo

Como diria o comentarista esportivo: “a regra é clara”. No verde o cruzamento está liberado, no amarelo requer atenção (e pode-se seguir adiante **com atenção!**) e no vermelho devemos parar. Porém ainda fica aquela dúvida. Está no amarelo e será que dá tempo de passar? Freio e levo uma buzinada, ou pior, uma pancada na traseira ou acelero e tento passar sem ganhar uma (ou mais uma) multa? Que dúvida cruel…

 

É incrível a quantidade de motoristas que levam multas diariamente, simplesmente pelo fato de desconhecerem algumas informações básicas contidas nos semáforos. E fica parecendo loteria. Vou ou não vou? Aiii… Vai dar… Vixe! Tomei uma multa!

 

 

 

Na foto acima pode-se observar um caso típico de sinal que acabou de ser aberto e os carros saindo. Porém, se observar melhor, verá que desde a faixa de pedestre há uma faixa contínua de alguns metros no sentido da via bem no meio das duas filas de carros. Alguém já notou isso?

 

Esta faixa tem uma importância muito grande, pois é ela que determina o tempo exato de você ser multado ou não ao passar no amarelo em um semáforo.

 

Em outras palavras, se você esta chegando no semáforo e o sinal fica amarelo, mas você já “adentrou” na extensão desta faixa e esta no limite de velocidade permitido para a via, você conseguirá fazer o cruzamento sem ser multado, pois dará tempo tranquilamente.

 

Por outro lado, se você esta chegando no cruzamento e o sinal ficou amarelo e você ainda não chegou até esta faixa contínua, você deve frear, pois fatalmente não conseguirá atravessar e ficará vermelho antes de você realizar este procedimento.

 

Caso não tenha percebido, passe a olhar para esta faixa sempre que chegar em um semáforo e vai notar que elas tem comprimentos diferentes, pois leva em consideração a velocidade permitida para a via e o tempo de sinal amarelo daquele semáforo. Enfim, é um cálculo médio de um tempo precioso que te salva te “herdar” uma multa e alguns pontos em sua CNH.

 

Um detalhe: dentro do Código de Trânsito Brasileiro não há informações sobre este assunto, porém as empresas responsáveis pelas faixas e construções de via, utilizam deste cálculo para construir esta faixa comentada acima e também é passado para os alunos dos cursos de formação de condutores.

 

Bom, esse texto é de uma IMBECILIDADE ímpar porque induz os motoristas a avançar o farol amarelo, quando é absolutamente recomendado que o motorista uso o período da luz amarela para se preparar para a frenagem. Ou seja, ó anta, antes de meter o pé no freio como um louco desvairado, olhe primeiro no retrovisor e veja bem se tiver outra anta colada no seu pára-choque continue e não freie (é uma escola muito educada de trânsito).

 

E o texto além de MENTIROSO é burro, porque no CTB que ele mesmo meciona tem sim, o VERDADEIRO significado daquela faixa branca pintada no asfalto. É esta: “FAIXA BRANCA CONTÍNUA - Quando traçada ao longo da pista de rolamento, divide faixas em fluxos de mesmo sentido. Indica que a mudança de faixa de tráfego de mesmo sentido) não é permitida. Podem ser também traçadas transversalmente na pista. Duas a duas, paralelamente, delimitam a área de travessia do pedestre”.

 

Em outras palavras: quando se aproximar de uma esquina e entrar no espaço da faixa branca contínua VOCÊ NÃO PODE MAIS MUDAR DE FAIXA!!! Porque neste momento está todo mundo olhando pra cima, praquela luz colorida e não está prestando atenção no idiota que decidiu mudar de faixa!

 

A rigor, quando tiver essas faixas pintadas no chão, NEM OS MOTOCICLISTAS PODEM MUDAR DE FAIXA, muito menos transitar por cima delas. Você sabia disso??? Se o agente de trânsito acordar com os cornos virados pode multar todo motociclista que transita no corredor quando tiver a faixa branca pintada.

 

Ah, se a via for de mão dupla essa faixa será AMARELA.

 

Se você receber esse hoax, faça um favor aos seus amigos: não o reenvie e mande esse texto de volta pra ele!

 

tags: ,
publicado por motite às 17:01
link do post | favorito
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.Procura aqui

.Junho 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Os dias eram assados. Com...

. Scooter mania nacional

. Ainda melhor!!!

. Motociclista, esse esquec...

. Salão no Rio em nova data

. Tudo que você queria sabe...

. Quem experimenta pede Biz

. Salão da recuperação

. Viajar de moto é tudo de ...

. Honda Day: as novas CB 65...

.arquivos

. Junho 2019

. Março 2019

. Junho 2018

. Abril 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds