Sábado, 21 de Novembro de 2009

Como funciona sua moto?

(Não, meu filho, isso não é o site, é só um print screen!)

 

Você sabe como funciona sua moto? Como o fluido de freio circula até empurrar as pinças e frear a moto? Como funciona a suspensão? Os freios ABS? A injeção eletrônica? O sistema flex de combustível? Não? Não sabe??? Então pára de ficar perguntelhando para os outros no Orkut e veja com seus próprios olhos a explicação de quem faz a moto.

 

Isso mesmo, em recente visita a um novo-velho amigo na sede da Honda, em São Paulo, Alfredo Guedes, do departamento de relações institucionais, fui apresentado a um jovem ruivo, com jeitão de nerd (a cara do Minhoca Zampieri!), Oliver, responsável por uma futura grande mudança no site da Honda do Brasil. Mudança que já começou aos poucos e que me deixou realmente surpreso pelo volume e a qualidade de informação.

 

Se você entrar no site da Honda (www.honda.com.br), clicar em “motos” e depois clicar em “pós-venda” vai levar um susto. E dos bons! O pessoal do pós-venda acrescentou um monte de filmes, dicas, informações tanto sobre mecânica quanto sobre segurança. E não tem aquele ranço catequizador de sites corporativos querendo provar que os produtos deles são ótimos e os da concorrência um lixo. Nada disso, a informação está lá, pura e seca. Por exemplo: você conhece um serviço chamado “serviço expresso”? Pois eu não conhecia e achei genial: uma série de pequenas intervenções mecânicas na moto que podem ser feitas em um quiosque separado na concessionária em questão de minutos, sem burocracia, sem fila de espera e o sujeito só chega, é atendido, paga e tchau! Claro que ninguém vai trocar o rolamento do virabrequim nesse quiosque, mas lâmpadas, óleo, pastilha e regulagens podem rolar ali na hora. Chega de ficar gastando bunda em sala de espera, lendo Caras do mês passado!

 

Outra: aquelas velhas polêmicas que assolam todas as comunidades do Orkut “quando trocar o óleo da minha moto”, “posso lavar com querosene, thynner e gasolina?”, “que óleo usar?” etc estão todas respondidas. E tem mais: em breve serão colocados em PDF TODOS os manuais dos proprietários de todas as motos Honda vendidas no Brasil desde a idade do motoqueiro de neanderthal! Já pensou? Você poderá ler sobre aquela sua velha e enferrujada XL 250R 1983 sem precisar comprar um manual nas bocas de São Paulo, nem garimpar no Mercado Livre. E já dei alguns pitacos extras, como incluir também os manuais de serviços, aqueles reservados somente às oficinas.

 


(Uau, vc pode ver sua moto peladinha e por dentro!!!)

 

Olha, eu não sou de puxar muita brasa pra sardinha de fabricante, mas fiquei besta (mais) depois de ver todo o projeto de renovação do site da Honda, que deverá entrar no ar em 2010. Alguns filmes eu já dei a devida chupada na cara dura para usar nas minhas futuras aulas e palestras. Bem como imagens e fotos (com a devida autorização, porque sou besta, mas não sou doido!). Dá uma navegada por lá e pára de acreditar nessas mentiras divulgadas no Orkut porque de cruz da CG e pneu Pirelli demoníaco já estamos saturados!

 

 

publicado por motite às 22:31
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13 comentários:
De Antônio a 21 de Novembro de 2009
Ótima dica Tite, a algum tempo atrás eles já haviam colocado ali algumas informações, mas agora já está bem mais completo.
Bom para passar o fim de semana já que a Dona Patroa está trabalhando em casa e não me deixa sair hehehe!
De Antônio a 21 de Novembro de 2009
Tite, eu de novo. Você costuma utilizar algum tipo de cera nas partes plásticas?
Minha moto é preta e desde que comprei sempre que lavo ela tomo uma chuva no dia seguinte e a bichinha fica toda suja de novo (carma de alguma coisa que fiz e não me lembro). Mas semana passada usei uma cera com silicone (para carros na verdade) e mesmo após uma chuva não ficou tão imundo. Mas vi no site que ceras podem estragar estas peças de plástico injetado.
Sabe como faz? :D
De motite a 22 de Novembro de 2009
A grande diferença é que carros são feitos de aço e nossas motos têm peças de plástico, isso que faz a grande diferença, pq a cera pra metal pode agredir o verniz do plástico. O bom é usar uma cera à base de silicone que não agride o plástico. Uma vez usei lustra móveis na minha moto e ficou branquinha. Aí a água da chuva escorre e não fica tudo grudado. Só não vá usar Kaol que é limpa prata e tem componente ácido!!!
De Antônio a 22 de Novembro de 2009
Valeu, fiz bem então de usar cera a base de silicone!
De Irineu a 22 de Novembro de 2009
Tite,

Opinião de flanelinha assumido e com conhecimento de causa: para superfícies plásticas lisas e sem pintura o lustra móveis comum resolve bem. Para partes plásticas pintadas deve-se usar os mesmos produtos usados em partes metálicas pintadas. Afinal de contas, o que se quer lustrar, limpar ou polir é a tinta ou verniz. Estes são, desde algum tempo, compostos poliuretanicos de alto rendimento e toleram bem o uso de produtos que contém cera de carnaúba e silicone. Mas isso já é passado também. Os melhores lustradores e polidores agora são feitos à base de água e não deixam resíduos e nem filmes "mágicos" protetores. Via de regra não se encera pinturas novas (motos novas ou repintadas recentemente). Deve-se respeitar o tempo de evaporação dos solventes da tinta ou do verniz. Para o polimento de pinturas já bem mal tratadas o começo do procedimento é feito com lixa (Oh! Lixa!). Não vou fazer propaganda de nenhuma marca em especial mas tem duas que recomendo fortemente. Quem quiser saber, que me pergunte por e-mail que não faço propaganda de graça. Explico até como se faz o lixamento pré polimento.
De Neto a 22 de Novembro de 2009
Isso tudo aí tem no manual da moto. O negócio é que quase ninguém ler o manual.
De motite a 22 de Novembro de 2009
Bom, se o Irineu que é um flanelinha profissional falou, tá falado! Quando pequeno ele usava fralda de flanela e em vez de hipoglós usava polidor!!!
De Ozzy Renato a 23 de Novembro de 2009
Eu gostei muito dessa idéia. Eu acho que é a primeira vz que uma fabricante resolve realmente usar a internet pra algo útil pro usuário.
De Vinicius Vedovatto a 23 de Novembro de 2009
Falando em flanela, se você deixar uma entre o tanque e o banco sua moto ganha 35CV de potencia.
Se você tem uma Titan ela vai começar a andar como um XT660 srsrsrsrsr (Quem se lembra dessa) rsrsrs
De Octavio a 23 de Novembro de 2009
Ótima dica, Doc.
Informação de qualidade é sempre coisa boa.
Abs,
De Nishimura (do Japão) a 24 de Novembro de 2009
Boas dicas! E ressuscitando o tema cruz e demônio, a Pirelli tem um pneu com a figura de um anjo na banda central e um demônio que aparece quando se é radical e gasta a lateral! Vai ter gente escomungando esse pneu ou pilotando com a moto "de pé" pra não aparecer a figura do demo!
De Pneus Baratos a 21 de Fevereiro de 2010
Óptimas dicas... obrigado a todos.
De Motos 125 a 14 de Dezembro de 2010
O site da Honda está muito interessante! Parabéns!

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