(O novo Fox tá bonitão!)
A convite do site Best Cars Web Site fui para a apresentação e do test-drive do novo VW Fox. Como hoje ainda não consegui escrever o texto todo, coisa que nem vou publicar aqui, porque é Motite e não Carrite, se quiser ler o teste todo vai lá no BCWS. Essa é só uma prévia.
O que mudou no novo Fox
Facelift completo, manteve a plataforma e mecânica, mas mudou toda a carroceria e interior. A nova frente ficou bem mais bonita e conseguiram reduzir tanto a área frontal (de 2,18m2 para 2,17 m2) o que resultou em menor Cx, passando de 0,359 para 0,353 coisa pouca, mas dizem que dá diferença pq o cálculo da penetração é exponencial e quanto mais rápido o carro anda maior a diferença.
(Com as torres gêmeas ao fundo. Foto: Tite)
Um das preocupações foi fazer o carro de forma mais "consertável". Por isso a frente agora tem pára-choque multipartido e a estrutura metálica é aparafusada e não mais soldada. O resultado disso é que ficou mais barato fazer reparos, sem necessitar trocar todo pára-choque, nem mexer com estrutura soldada. Além disso o compartimento do air-bag do passageiro agora é isolado e em caso de abertura da peça basta trocar uma pequena tampa e não mais todo painel. Graças a essas mudanças o Fox tem o custo de reparação mais baixo da categoria, segundo uma entidade reguladora chamada Cesvi.
O interior foi inteiramente modificado. Não ganhou em espaço interno, mas os tecidos e as texturas dos revestimentos foram todos alterados, assim como as maçanetas internas, volante, painel e comandos. O painel agora tem quatro instrumentos circulares, dois grandes com velocímetro e conta-giros e dois pequenos (dentro dos grandes) com temperatura do motor e nível de combustível.
(Interior todo novo)
O motor permaneceu o mesmo
Depois do teste percebi algumas coisas:
1) esse câmbio automatizado I-motion é muito esquisito, pq dá uma apagada nas trocas de marcha que nem um soluço mesmo. Achei a versão com câmbio seletivo mecânico mais interessante.
2) O nível de vibração é tão baixo que várias vezes pensei que o carro tinha morrido. Fizeram um trabalho de "coxinização" (nome horrível, mas usado pelos técnicos) para explicar que agora tem mais coxins nos mancais do volante.
3) O sistema de chave inteligente funciona mesmo: a gente dá uma girada na chave e não precisa segurar.
4) Como eu não conhecia o Fox, achei um ótimo espaço interno, mesmo nos bancos traseiros. Para o motorista tem várias regulagens de volante e banco. A VW introduziu no Fox itens que só tem em carros maiores e mais luxuosos, como o volante do Passat CC.
(Um verdadeiro jornalista pentelho precisa tocar no carro com os dedos!)
Só pra chorar, aqui vão os preços:Básico 1.0 2P = R$ 29.990 / 4P = R$ 31.830
Pacote Trend 2P = R$ 34.800 / 4P = R$ 39.104
Prime 2P = 36.930 / 4P = 40.745
I-motion 2P = 39.400 / 4P = 43.306
Está bonito mesmo, eu tenho um 2005 e não me queixo dele.
Porém esses últimos motores VHT da VW estão dando muito problema, inclusive a própria VW admitiu isso:
http://pitstopbrasil.wordpress.com/2009/10/27/volkswagen-assume-erro-e-esclarece-problemas-do-motor-1-0-vht/
Eventualmente todo com um Crossfox. Sinceramente não achava ele grande coisa, pois pagar 40 e poucos mil num carro com mais plástico que meu velho palio 1,0 não me parecia uma boa.
Agora com essa evoluída, acho que o custo benefício melhorou. Ao menos nas versões menos emperequetadas.
De Demetrius Brasil a 28 de Outubro de 2009
Natural, com o lançamento do NOVO GOL, que hoje compartilha a plataforma (Audi A3-1999, GOLF, POLO, FOX e BORA) da maior parte da família VW.
Esperava mesmo por uma evolução da raposa alemã, visto que o Gol NF ficou com um aspecto mais agradável que o FOX, mesmo sendo um veículo de categoria inferior. Ocorre que o FOX ficou tão elaborado, visando enfrentar o GM Agile, que creio eu, acabe canibalizando o irmão maior, PolO. Bonito FINALMENTE ficou, bom de andar sempre foi, a manutenção continua um estupro, veremos como o mercado reagirá!
De Alexandre Zamariolli a 28 de Outubro de 2009
Demetrius,
Pode-se perceber que a VW está puxando suas linhas de produtos "para cima": como o Gol evoluiu muito, o Fox tinha de seguir o mesmo caminho, sob pena de ficar menos interessante que o "irmão" mais simples. Agora, com o aperfeiçoamento do Fox, a VW pode aprimorar o Polo (talvez até lançando a nova geração alemã).
Aparentemente, o objetivo desse processo é fazer do Polo o novo topo-de-linha da VW brasileira, aproximando-o do padrão atual do Golf e "matando" este último, sob a alegação de que a nova geração europeia do Golf seria cara demais para produzir aqui. É esperar para ver.
De Demetrius Brasil a 28 de Outubro de 2009
Tite, de fato o Golf é mesmo um museu neo-tupiniquim. Entretanto seu "nome" tem grande apelo, veremos o que nos reserva a fábrica do "carro-do-povo"
PS: Você é uma raridade em matéria de atenção e cuidado com seus leitores, parabéns!
De Irineu a 29 de Outubro de 2009
O Fox (o anterior a esse, cuja mecânica é a mesma) é um carrinho bacana. Pena que seja mais um bom projeto influenciado maléficamente pelo departamento de markenting. O conjunto mecãnico (plataforma, power train) é muito bem acertado. O problema do carro é a carroceria "da moda", ou seja, muito curto e muito alto, do tipo "mamãe, quando eu crescer quero ser um SUV". O argumento para essa distribuição de volumes é válido: ganha-se muito em espaço interno. Apenas duas coisas me incomodam: a posição de dirigir, análoga à proporcionada por uma banqueta de balcão de lanchonete e o escalonamento das marchas, adequado a preguiçosos que teimam em ultrapassar lombadas e valetas em terceira marcha. No mais, o motor (o 1600, claro) é fantástico e o performance feel é o típico da VW.
De
motite a 29 de Outubro de 2009
Irineu, é engraçado, mas o que mais me irritou na posição de pilotagem é que a capota fica lááaáááaa em cima, longe da cabeça. É um bom carro pra chifrudos!
No texto do BCWS não consegui dar mais detalhes da pilotagem, mas ele melhorou em relação ao véio, pula menos, mesmo quando varei uma lombada a uns 130 km/h!
De Irineu a 29 de Outubro de 2009
He he he...
Apesar de não gostar muito de dirigir "sentadinho", se a VW fizer a versão I-rineu do Fox eu juro que compro um.
De luidhi a 29 de Outubro de 2009
Mas e ae Tite... fez o teste "lula" no banco traseiro, para ver se ainda decepa suas ferramentas de alpinismo?
De Gusta a 29 de Outubro de 2009
Legal Tite, agora quem sabem me animo a trocar minha atual Space pela nova versão - quando vier é claro - que vem da Argentina (meda!).
Volante do Passat CC muito bonito mas duvido que seja o mesmo material, não seria um genérico produzido aqui? em todo caso ficou bonito, idem o painel e a minha apenas teria o plus de bancos de couro pois duas crianças pequenas fazem o estrago....
Vou aguardar, a Volks amadureceu bem o produto desta vez, que venha a Space que ficará ainda melhor com seus inegáveis aributos de espaço extra, escrevi um teste sobre ela até no Best Cars.
De Vinicius Vedovatto a 3 de Novembro de 2009
Minha mãe comprou um SunRise, o ultimo modelo do fox antigo, eu acho ele um carro muito estilozinho, só não gostei do motor 1.0 que o carro ficou muito fraco. Em casa chamamos ele de Muriçoca.
Fora isso é um ótimo carro, tenho 1,96 de altura e não me sinto espremido como no meu corsa.
De Hugo Guilherme a 1 de Junho de 2010
Novo Fox 1.6 pega fogo com apenas 31km rodados.
Peguei o novo fox 1.6 com 14km rodados, as 18:30hrs parei no posto para abastecer e continuei rodando com o carro.
Ás 19:00hrs vinha com o carro aos 80km/h e o carro que estava atrás de mim cortou luz e acelerou um pouco mais e encostou o carro de lado, e quando baixei o vidro ele informou que o carro estava fumaçando. Andei mais 200 metros e o carro parou, quando desci, vi uma labareda grande de fogo saindo pelo pneu dianteiro, por sorte o carro parou em frente ao empresarial THOMAS EDSON e o segurança do prédio saiu correndo e pegou o extintor grande e uma mangueira do edifício, porque fui procurar o extintor do carro, já que ninguém na concessionária me informou.
Peguei o carro com 14km e rodei mais 17Km, aos 31km vi meu novo fox 1.6 pegando fogo.
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