Sábado, 28 de Junho de 2008

MotoGP ficará igual à F1?

(Casey Stoner. Foto:www.MotoGP.com)

 

 

Poucas motos no grid. Grande vantagem do primeiro colocado. Resultados até certo ponto óbvios. O que aconteceu com a MotoGP em 2008?

 

Depois de quase matar muita gente do coração, a categoria rainha do motociclismo de velocidade está vivendo um momento perigoso. Preocupante, porque o grid está cada vez mais magro e as equipes médias não conseguem se aproximar das grandes. Pode ser reflexo direto da chegada da eletrônica nas motos?

 

Para manter esses sistemas eletrônicos funcionando como se deve a equipe não precisa apenas comprar softwares e hardwares, precisa de técnicos capazes de gerenciá-los a pilotos capazes de interpretar tudo isso. Quando a eletrônica se limitava à injeção de gasolina as equipes eram muito mais equilibradas.

 

Sorte do Stoner, que tem a Ducati a serviço dele e um sistema eletrônico de gerenciamento da moto considerado o melhor de todas as equipes.

 

Mas se a MotoGP está minguada, com 15 pilotos no grid, acorde mais cedo e assista a categoria 250! Karaka, as duas últimas etapas foram de arrepiar. Os vencedores vieram lá de trás, papando todo mundo e fazendo corridas inesquecíveis. Não vou ficar dando muitos detalhes, afinal você está na INTERNET, não está? Então deixa de ser preguiçoso e vá no www.motogp.com e confira resultados, sinopses, vídeos, fotos, dados etc, em vários idiomas.

 

O que me preocupa é que já estão falando em mexer no regulamento da 250 para reforçar o grid da MotoGP. Deixa ver se o lesado aqui entendeu direito: querem arriscar a competitividade da 250 para salvar a 800cc da falência??? Deus do céu! Preparem-se, vem aí cagadas de todas as formas. As categorias 125 e 250 são os alicerces da MotoGP e querem arriscar isso em nome do quê? De encher o grid da 800. Bull shit!

 

Se eu entendesse alguma coisa de motos e competição eu faria outras coisas, como retirar alguns sistemas eletrônicos, principalmente o controle de tração e faria muitos esforços para trazer mais marcas como Aprilia, KTM, BMW, Benelli e MV Agusta.

 

Quanto so GP da Holanda, em Assen, cara, esse Stoner é o diabo louco da Austrália, já reduziu muito o gap em relação aos líderes em apenas duas provas e vai proporcionar um campeonato memorável.

 

Até amanhã!

 

publicado por motite às 15:26
link | comentar | favorito
8 comentários:
De Rogério Miron a 28 de Junho de 2008
Uma coisa interessante é que o companheiro de Casey Stoner na Ducati oficial, Marco Melandri, chegou em ultimo.. Até o Valentino que caiu ultrapassou Melandri.. Como pode um cara chegar em primeiro abrindo uma baita vantagem sobre o 2º, e outro cara, com a mesma moto, chegar em ultimo !?
....

Só pelo fato de uma moto ter duas rodas,, jamais ficaria igual a F-1.. Estou querendo dizer que, por mais avançado tecnologicamente seja a moto,, o piloto interage com a máquina diretamente (físicamente), e vive-verça. Diferentemente da F-1 que o piloto é apenas um passageiro (assim como em qualquer carro).

A impressão q tenho quando assisto F-1 é q os pilotos parecem estarem jogando video-game. Ainda mais com aquele volante, cheio de botões.. Meu pai sempre disse q se um cara entrar num simulador e treinar um pouco, pilota um F-1.. Agora nas motos,, tem q ter muito mais coragem.

Observando apenas pelo lado eletrônico, acho q a tendência é essa mesmo Tite,, proibir tecnologias para tornar as corridas mais competitivas e diminuir os custos para as equipes.

Isso é uma característica bastante interessante.. Vc proibe a evolução competitiva da tecnologia em prol da competição humana... Para que as corridas tenham graça o fator humano deve prevalecer, assim como em todo esporte ..

Mas a competição técnica, tecnológica e mecânica das equipes tmb é animal ... !! E "proibir" o avanço da tecnologia não é uma coisa boa.. Está aí uma certa contradição..

Talvez o ideal seria se todas as equipes possuissem capital igualmente ilimitado... Aí sim.. quem tivesse o melhor piloto e os melhores engenheiros, venceria !

É muito chato ver uma equipe ganhar só pq tem mais dinheiro q as outras..
...
De Rodolpho a 29 de Junho de 2008
A Yamaha é a unica que disponibiliza as mesmas motos da equipe oficial para as satélites....Honda e Ducati não...é so rlembrar...Barros não tinha nem um maldito técnico de suspensão...nos testes antes da competição começar em 2007, ele andava muito mais forte que o Stoner....e teve uma corrida que chegou em terceiro, na frente de Stoner...depois disso, a vida dele na Pramac so piorou...nem renovaram o contrato...dizem as más linguas que foi culpa do chefão da Ducati, que não gostou....isso me faz lembrar de Rubinho e Schumacher....Na MotoGp so querem $$$...

E já é oficial...ano que vem sai as 250cc 2 tempos, e entram as 600cc 4 tempos...culpa das emissóes de poluentes....Tite...acabaram susas emoções de domingo de madrugada....
De Rogério Miron a 29 de Junho de 2008
...
Outra coisa chata é quando a tecnologia eletrônica facilita de mais a vida do piloto.. Poxa,, a moto não derrapa,, não patinha,, não trava,, imaginem ! Mais um pouco vai ficar igual carrinho de controle remoto, nem do piloto vão precisar mais !

Quando assisto corridas, metade de mim é atraido pela competição, a outra metade, pelas máquinas. As 250cc tem menos máquina, porém mais competição. Nas 800cc é ao contrário, mais máquina, porém disputas menos acirradas.

A eletrônica pesada facilita a interação entre o piloto e a máquna.. Só que se a eletrônica fizer todo trabalho do piloto, qual será a graça !?
...
De lucas rj a 4 de Julho de 2008
tite,

eu to pensando em comprar pela internet um capacete na loja motoponto, vc conhece?

é que eu fiquei com um pé atrás porque o endereço é muito esquisito... mas como vi que eles vendem o seu livro lá, pensei que vc poderia conhecer...

me diz aí se vc confia/conhece a loja que eu to pra comprar.

obrigado e um abração
De motite a 7 de Julho de 2008
Eu conheço o dono da loja, pode comprar sem problemas!
De Marcos a 6 de Julho de 2008
po, cadê o Tite?
ja estou ficando com "titite" com esta falta de atualizações...hehehe.

sério, viciei no Tite desde o motonline.

Não suma não meu caro.
De Ronaldo ARRIGHI a 8 de Julho de 2008
É meu caro Tite, as coisas estão evoluindo.
E talvez, até demais...
Digo, rápido demais.
Ainda me recordo com certo “ar” de nostalgia, dos campeonatos Mundiais de Motovelocidade de outrora.
Numa época em que o “Fator” piloto ditava as regras e sugeria as diretrizes a serem tomadas e/ou seguidas, e não o contrário.
O “Controle de Tração”, por exemplo, era no punho direito literalmente (a “mão” do piloto).
O “ABS” nos freios, ou não travamento da rodas, era uma questão de perspicácia desse então (importante) “condutor”.
Quando uma das máximas ouvidas nos boxes era: “- Na dúvida, acelere!”, enquanto hoje é: “- Na dúvida, pergunte ao responsável pela parte envolvida”.
De quando os protótipos de GP (motos), pesavam 130/140 kg com 170 CVs, ainda possuíam motores de dois tempos e que mais pareciam ter botão de on-off e não aceleradores, precisando muuuuito de PILOTOS (assim mesmo com letras maiúsculas) e não de garotos ex jogadores de vídeo games.
Não estou aqui querendo desmerecer a nova geração de pilotos, nem tirar totalmente o mérito de suas conquistas, mas que dá saudades dos velhos (ou seriam “Reais”) tempos, ah isso dá...

Sei lá, ainda curto de montão o motociclismo de competição, em quase todas as suas ramificações, mas, quem gosta de assistir a um filme em que já sabemos o final?

Abração pra você Teacher, quer dizer Tite.
De Luiz a 21 de Julho de 2008
é tah não ta mais tao interessante como antes a motogp, mas longe de uma F1, e vale lembrar que o rossi numa moto é sinal de emoção! laguna seca provo isso, ele fez 1 corrida fantastica qdo todo mundo pensava que ia dar stoner!!

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.Procura aqui

.Setembro 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. A pequena grande Triumph:...

. Prostatite final – Amor e...

. Prostatite parte 10: a vo...

. Prostatite 9: uma separaç...

. Prostatite parte 8 - A f...

. Prostatite parte 7: Começ...

. Prostatite parte 6: a hor...

. Prostatite 5: Sex and the...

. Prostatite 4: você tem me...

. Prostatite 3: então, qual...

.arquivos

. Setembro 2024

. Junho 2024

. Fevereiro 2024

. Janeiro 2024

. Dezembro 2023

. Novembro 2023

. Outubro 2023

. Julho 2023

. Maio 2023

. Janeiro 2023

. Novembro 2022

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Julho 2019

. Junho 2019

. Março 2019

. Junho 2018

. Abril 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds