(Casey Stoner. Foto:www.MotoGP.com)
Poucas motos no grid. Grande vantagem do primeiro colocado. Resultados até certo ponto óbvios. O que aconteceu com a MotoGP em 2008?
Depois de quase matar muita gente do coração, a categoria rainha do motociclismo de velocidade está vivendo um momento perigoso. Preocupante, porque o grid está cada vez mais magro e as equipes médias não conseguem se aproximar das grandes. Pode ser reflexo direto da chegada da eletrônica nas motos?
Para manter esses sistemas eletrônicos funcionando como se deve a equipe não precisa apenas comprar softwares e hardwares, precisa de técnicos capazes de gerenciá-los a pilotos capazes de interpretar tudo isso. Quando a eletrônica se limitava à injeção de gasolina as equipes eram muito mais equilibradas.
Sorte do Stoner, que tem a Ducati a serviço dele e um sistema eletrônico de gerenciamento da moto considerado o melhor de todas as equipes.
Mas se a MotoGP está minguada, com 15 pilotos no grid, acorde mais cedo e assista a categoria 250! Karaka, as duas últimas etapas foram de arrepiar. Os vencedores vieram lá de trás, papando todo mundo e fazendo corridas inesquecíveis. Não vou ficar dando muitos detalhes, afinal você está na INTERNET, não está? Então deixa de ser preguiçoso e vá no www.motogp.com e confira resultados, sinopses, vídeos, fotos, dados etc, em vários idiomas.
O que me preocupa é que já estão falando em mexer no regulamento da 250 para reforçar o grid da MotoGP. Deixa ver se o lesado aqui entendeu direito: querem arriscar a competitividade da 250 para salvar a 800cc da falência??? Deus do céu! Preparem-se, vem aí cagadas de todas as formas. As categorias 125 e 250 são os alicerces da MotoGP e querem arriscar isso em nome do quê? De encher o grid da 800. Bull shit!
Se eu entendesse alguma coisa de motos e competição eu faria outras coisas, como retirar alguns sistemas eletrônicos, principalmente o controle de tração e faria muitos esforços para trazer mais marcas como Aprilia, KTM, BMW, Benelli e MV Agusta.
Quanto so GP da Holanda, em Assen, cara, esse Stoner é o diabo louco da Austrália, já reduziu muito o gap em relação aos líderes em apenas duas provas e vai proporcionar um campeonato memorável.
Até amanhã!
De Rogério Miron a 28 de Junho de 2008
Uma coisa interessante é que o companheiro de Casey Stoner na Ducati oficial, Marco Melandri, chegou em ultimo.. Até o Valentino que caiu ultrapassou Melandri.. Como pode um cara chegar em primeiro abrindo uma baita vantagem sobre o 2º, e outro cara, com a mesma moto, chegar em ultimo !?
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Só pelo fato de uma moto ter duas rodas,, jamais ficaria igual a F-1.. Estou querendo dizer que, por mais avançado tecnologicamente seja a moto,, o piloto interage com a máquina diretamente (físicamente), e vive-verça. Diferentemente da F-1 que o piloto é apenas um passageiro (assim como em qualquer carro).
A impressão q tenho quando assisto F-1 é q os pilotos parecem estarem jogando video-game. Ainda mais com aquele volante, cheio de botões.. Meu pai sempre disse q se um cara entrar num simulador e treinar um pouco, pilota um F-1.. Agora nas motos,, tem q ter muito mais coragem.
Observando apenas pelo lado eletrônico, acho q a tendência é essa mesmo Tite,, proibir tecnologias para tornar as corridas mais competitivas e diminuir os custos para as equipes.
Isso é uma característica bastante interessante.. Vc proibe a evolução competitiva da tecnologia em prol da competição humana... Para que as corridas tenham graça o fator humano deve prevalecer, assim como em todo esporte ..
Mas a competição técnica, tecnológica e mecânica das equipes tmb é animal ... !! E "proibir" o avanço da tecnologia não é uma coisa boa.. Está aí uma certa contradição..
Talvez o ideal seria se todas as equipes possuissem capital igualmente ilimitado... Aí sim.. quem tivesse o melhor piloto e os melhores engenheiros, venceria !
É muito chato ver uma equipe ganhar só pq tem mais dinheiro q as outras..
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De Rodolpho a 29 de Junho de 2008
A Yamaha é a unica que disponibiliza as mesmas motos da equipe oficial para as satélites....Honda e Ducati não...é so rlembrar...Barros não tinha nem um maldito técnico de suspensão...nos testes antes da competição começar em 2007, ele andava muito mais forte que o Stoner....e teve uma corrida que chegou em terceiro, na frente de Stoner...depois disso, a vida dele na Pramac so piorou...nem renovaram o contrato...dizem as más linguas que foi culpa do chefão da Ducati, que não gostou....isso me faz lembrar de Rubinho e Schumacher....Na MotoGp so querem $$$...
E já é oficial...ano que vem sai as 250cc 2 tempos, e entram as 600cc 4 tempos...culpa das emissóes de poluentes....Tite...acabaram susas emoções de domingo de madrugada....
De Rogério Miron a 29 de Junho de 2008
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Outra coisa chata é quando a tecnologia eletrônica facilita de mais a vida do piloto.. Poxa,, a moto não derrapa,, não patinha,, não trava,, imaginem ! Mais um pouco vai ficar igual carrinho de controle remoto, nem do piloto vão precisar mais !
Quando assisto corridas, metade de mim é atraido pela competição, a outra metade, pelas máquinas. As 250cc tem menos máquina, porém mais competição. Nas 800cc é ao contrário, mais máquina, porém disputas menos acirradas.
A eletrônica pesada facilita a interação entre o piloto e a máquna.. Só que se a eletrônica fizer todo trabalho do piloto, qual será a graça !?
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De lucas rj a 4 de Julho de 2008
tite,
eu to pensando em comprar pela internet um capacete na loja motoponto, vc conhece?
é que eu fiquei com um pé atrás porque o endereço é muito esquisito... mas como vi que eles vendem o seu livro lá, pensei que vc poderia conhecer...
me diz aí se vc confia/conhece a loja que eu to pra comprar.
obrigado e um abração
De
motite a 7 de Julho de 2008
Eu conheço o dono da loja, pode comprar sem problemas!
De Marcos a 6 de Julho de 2008
po, cadê o Tite?
ja estou ficando com "titite" com esta falta de atualizações...hehehe.
sério, viciei no Tite desde o motonline.
Não suma não meu caro.
De Ronaldo ARRIGHI a 8 de Julho de 2008
É meu caro Tite, as coisas estão evoluindo.
E talvez, até demais...
Digo, rápido demais.
Ainda me recordo com certo “ar” de nostalgia, dos campeonatos Mundiais de Motovelocidade de outrora.
Numa época em que o “Fator” piloto ditava as regras e sugeria as diretrizes a serem tomadas e/ou seguidas, e não o contrário.
O “Controle de Tração”, por exemplo, era no punho direito literalmente (a “mão” do piloto).
O “ABS” nos freios, ou não travamento da rodas, era uma questão de perspicácia desse então (importante) “condutor”.
Quando uma das máximas ouvidas nos boxes era: “- Na dúvida, acelere!”, enquanto hoje é: “- Na dúvida, pergunte ao responsável pela parte envolvida”.
De quando os protótipos de GP (motos), pesavam 130/140 kg com 170 CVs, ainda possuíam motores de dois tempos e que mais pareciam ter botão de on-off e não aceleradores, precisando muuuuito de PILOTOS (assim mesmo com letras maiúsculas) e não de garotos ex jogadores de vídeo games.
Não estou aqui querendo desmerecer a nova geração de pilotos, nem tirar totalmente o mérito de suas conquistas, mas que dá saudades dos velhos (ou seriam “Reais”) tempos, ah isso dá...
Sei lá, ainda curto de montão o motociclismo de competição, em quase todas as suas ramificações, mas, quem gosta de assistir a um filme em que já sabemos o final?
Abração pra você Teacher, quer dizer Tite.
De Luiz a 21 de Julho de 2008
é tah não ta mais tao interessante como antes a motogp, mas longe de uma F1, e vale lembrar que o rossi numa moto é sinal de emoção! laguna seca provo isso, ele fez 1 corrida fantastica qdo todo mundo pensava que ia dar stoner!!
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