Quarta-feira, 23 de Setembro de 2009

Nova CB 300 com Dual ABS

(muita atenção nas curvas! Foto: Caio Mattos)

 

Honda apresenta cinco novos modelos para 2010, com destaque para as 300 com freio ABS

 

Nada de muito surpreendente na linha 2010 da Honda no Brasil. Foram apresentados cinco modelos: a CG 150 Fan, que aposentou de vez a 125cc da família CG; a CG 150 Titan Mix cheia de equipamentos; a Bros 150 Mix, uma “flexilização” da recém apresentada Bros 150 e a XRE 300 e CB 300 equipadas com freio combinado e ABS. Estas duas foram o foco da avaliação para o BCWS.

 

Combinado para frear

 

Ao contrário do que muita gente divulga, o sistema de freio anti-travamento, ABS surgiu nos trens e não no avião. Imagine a dificuldade que é frear um veículo pesado com um baixíssimo coeficiente de aderência entre as rodas e a pista de rodagem! A necessidade de um sistema que evitasse o travamento fez surgir o ABS no transporte ferroviário.

 

Em seguida foi a vez da aviação. O grande responsável pela frenagem dos aviões pesados é o sistema chamado de reverso. Mesmo assim, sobra muito trabalho para os freios das rodas no momento de aterrissar e taxiar. Nos dias de chuva ou neve esses freios representavam uma grande chance de derrapagem. Foi só nos anos 80 que a BMW começou a estudar o sistema para carros e motos e lançou comercialmente em motos.

 

Os primeiros ABS eram grandes e lentos que só funcionavam em piso muito regular. A maior conquista desse sistema veio com a miniaturização dos sistemas eletrônicos e do aumento exponencial da velocidade de processamento dos microprocessadores.

 

A produção em escala e a simplificação do sistema permitiu o ABS chegar em motos menos sofisticadas e agora, em produtos de baixa cilindrada, produzida aqui mesmo, no Brasil.

 

Para equipar a CB 300 com ABS foi preciso projetar o disco dianteiro com uma pinça de três pistões e acrescentar o disco no freio traseiro. Agora aqueles malas que falaram “ah, mas que droga a CB 300 saiu com freio traseiro a tambor” terão de engolir o xororô.

 

Peguei a moto e fui para uma pista asfaltada onde a Honda realiza os testes. Usando as marcações no asfalto como referência fiz várias frenagens a 80 km/h com a CB 300 2010. Depois pedi a CB 300 sem ABS e repeti a experiência. Levei um susto com a “normal” pelo aumento substancial no espaço de frenagem, na ordem de 20%, mas também pela dificuldade em frear sem travar a roda traseira.

 

No sistema combinado+ABS fiz de tudo para travar a roda traseira sem sucesso. No sistema convencional fiz de tudo para NÃO travar e também foi um fracasso, porque parece que desaprendi a pilotar!!!

 

Uma das minhas cismas com relação ao ABS da BMW é o efeito de retorno da manete e do pedal quando freamos sobre alguma irregularidade. Fiz essa experiência dezenas de vezes com a CB 300 e a sensação de retorno é tão ínfima que posso afirmar ser mesmo desprezível.

 

Porém um efeito colateral me preocupa. Em motos não se pode acionar o freio dianteiro no meio da curva porque a moto apresenta a tendência a levantar e seguir reto. Pra isso deve-se usar o freio traseiro nas curvas. Mas no caso do freio combinado ao acionar o freio traseiro o dianteiro também atua. É bem notável a tendência de a moto levantar no meio da curva. Essa característica já me causou um susto porque quase destruí uma BMW em plena rodovia Fernão Dias ao acionar o freio traseiro no meio da curva.

 

Uma forma de contornar esse efeito é estar previamente esperto e “trazer” a moto com força para o interior da curva enquanto estiver freando. Mas muita gente será pega de surpresa no começo.

 

A justificativa pelo uso do freio combinado é a falta de preparo dos motociclistas. A maioria usa apenas o freio traseiro porque é assim que os instrutores de moto-escola ensinam. Pior: em SP se um candidato usa o freio dianteiro durante o exame prático para habilitação é reprovado!!!

(Vai, raspa o joelho, raspa!!! Foto: Caio Mattos)

 

Ainda não tive acesso a CB 300 para teste completo, mas pelo que vi publicado na imprensa especializada, os números de consumo e desempenho não são tão mais empolgantes do que em comparação com a extinta Twister 250. A injeção eletrônica e o aumento na capacidade volumétrica do motor deram um incremento muito bom nos números de retomada de velocidade e aceleração. A velocidade final ficou na faixa de 140 km/h e o consumo na casa de 21.5 km/litro.

 

Não se espante se estes números são quase os mesmos da velha CBX 200 Strada, mas é isso mesmo: a feroz restrição às emissões de poluentes e ruído fizeram os motores modernos perderem muito em termos de velocidade. Em compensação hoje em dia você pode ligar uma CB 300 dentro de um ambiente fechado, mas não pode fumar cigarro!

(Valeu, SBK, o equipamento saiu bonito na foto. Foto: Caio Mattos)

 

O sistema de frenagem combinada funciona assim: quando o piloto aciona apenas o freio traseiro entram em ação o pistão único da pinça traseira e um dos três pistões da pinça dianteira. Quando aciona o freio dianteiro e traseiro são comandados os três pistões da pinça dianteira e o pistão traseiro. Mas quando o piloto usa apenas a manete do freio dianteiro não atua no freio traseiro.

 

O preço anunciado para a CB 300 com Dual CBS foi de R$ 13.990

 

As outras

Ainda neste mesmo evento foram apresentados três novos produtos para completar a linha 2010. A Honda CG 150 Fan ESi é um produto destinado ao frotista e profissionais. A grande modificação está no motor que passou de 124,7cc para 149,2cc, equipado com injeção eletrônica, jogando a potência de 11,6 para 14,2, um incremento de 22,5%! O tanque de gasolina passou de 15,1 para 16,1 litros de capacidade. Um detalhe de conforto é a pedaleira da garupa fixada no quadro fixo.

 

Só não dá para entender por que não veio também na versão Mix, uma vez que o outro lançamento foi a CG 150 Titan EX Mix, com a tecnologia de combustível misturado gasolina/álcool. A exemplo da Titan Mix, também não é recomendado uso 100% de álcool, mas sempre ter um “respiro” de gasolina para facilitar as partidas a frio, já que não conta com nenhum sistema de ajuda na partida em baixa temperatura (abaixo de 15ºC). O preço anunciado da CG 150 Fan Esi foi de R$ 6.190.

 

Com roda de liga leve, freio dianteiro a disco e detalhes de acabamento, a CG 150 Titan EX Mix se tornou uma espécie de substituta da descontinuada CG 150 Sport. Ainda acho que ficou faltando um conta-giros para dar um pouco mais de estilo à veterana CG. Os preços da CGTitan Mix são R$ 6.326 (KS), R$ 6.780 (ES) e R$ 7.265 (EX).

 

Para 2010 a Bros 150 agora é oferecida também com o motor mix, que aceita o coquetel de gasolina e álcool. O grande apelo desse modelo continua sendo a versatilidade da roda dianteira de 19 polegadas, o conforto do banco largo e agora a cor laranja bem mais moderna. O preço da Bros não foi veiculado porque a comercialização começará apenas em novembro.

 

A título de curiosidade, o modelo Biz ganhou uma versão cor de rosa para atender o público feminino, que hoje responde por 68% das vendas de Biz em todo Brasil.

 

Como sempre, cores, ficha técnica, preço e outros nheco-nhecos vc acha aqui.

 

publicado por motite às 17:37
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13 comentários:
De Felippe a 23 de Setembro de 2009
essa cb300 poderia ser CB500
claro, sendo possível um preço justo

aqui no brasil sempre temos que andar com modelos tecnologicamente avançados para motos de baixa cilindrada

esse mercado tem que evoluir um dia...
De Lima a 6 de Outubro de 2009
Boa tarde, faltou uma coisa muito importante nessa primeira mudança da cb 300, que foi a tampa do tanque, que permanesse com tampa de motinha.

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