Sexta-feira, 18 de Setembro de 2009

Honda linha 2010

É tudo novo!!! Foto: Caio Mattos

 

Conforme o Motite (eu!) já anunciou muuuuuuuuuito tempo atrás, em primeira mão, a Honda apresentou 5 novos produtos da linha 2010 (tá bom, eu disse que seriam 7). Agora o blog mais desatualizado do Brasil apresenta as verdadeiras Honda 2010.

 

Aliás, assessor de imprensa é um bicho estranho mesmo. Quando eu peço credencial para Salão da Moto e anuncio “sou do blog Motite” o nojento torce o nariz como se blog fosse um palavrão. Tudo bem que “BLOG” parece barulho de coisa marrom caindo na água, mas por trás de todo blog tem uma pessoa humana que rala pra dar informação! Ou seja, geralmente blog é considerado como uma solução para jornalista desempregado. Mas na hora que o blog antecipa algum lançamento, uau, de repente os assessores voam na jugular do blogueiro! Até Orkut os caras vigiam!!!

 

Mas legal mesmo é notícia que vem abaixo:

 

(protegido pelo macacão fiz de tudo pra cair. Não consegui. Foto:Caio Mattos)

 

MILAGRE! UM ABS QUE FUNCIONA NA TERRA!!!

 

Não no planeta Terra, mas no piso de terra. Quando o meu ex-aluno Hayto Ikejiri fez a apresentação da nova Honda XRE 300 com ABS eu quase dei risada, afinal, desde que inventaram o ABS nenhum maluco se meteu a pilotar na terra com ABS ligado. Eu mesmo passei um perrengue dos infernos com uma BMW GS 1200 numa descida de terra molhada. Só consegui pilotar os 300 kg com o ABS desligado.

 

O sistema da Honda é diferente e inédito em motos pequenas, porque além do ABS tem o sistema de frenagem combinada. Quando se aciona o freio traseiro o sistema aciona parte do freio dianteiro também. Isso faz toda a diferença.

 

Passaram um filminho com os pilotos da Honda freando na terra, na grama, na pedra solta e a roda não travava. Fiz um “humpf, truque fajuto, coisa de cinema!”.

(Alicatei o freio com tudo e... nada de derrapagem! Foto: Caio Mattos)

 

Até que hoje (dia 17/9) eu acordei às seis da matina e fui pra Indaiatuba testar as novas Honda 2010. Lá estava ela, a XRE 300 laranja metálico, com o sensor do ABS nos discos dianteiro e traseiro. Como um jornalista já tinha tomado um rola numa curva e estava com o joelho esfolado, decidi testar a XRE de macacão mesmo, afinal macacão velho não mete a mão em cumbuca.

 

Montei na moto e fomos para uma estradinha de terra. Na primeira terrinha que vi alicatei o freio traseiro com vontade e... nada! A roda não travou. Pensei “ué, será que me enganei?”. Até que chegamos num trecho daqueles que sempre tive medo de encarar: descida, pista inclinada, cheia de erosões e aqueles malditos cascalhos soltos. Olhei pro meu amigo e jornalista Téo Mascarenhas e falei:

 

-- Téo, olha isso, vou levar um tombo cinematográfico, pra dar PT na moto!

 

Acelerei, me preparei pra escorregada e finquei a mão no freio dianteiro. Esperei o capote e... nada! A moto freou retinha e só senti os cascalhos escorregando porque ainda não inventaram cascalho com ABS.

(E vc acha que sou louco de frear na terra com aquela roupinha de cross?)

 

Fiquei frustrado e apelei. Fui num lugar longe dos instrutores da Honda, subi num trecho cheio de cana e areia e freei pra cair mesmo. Nada! Encontrei o Fábio Bonatto, da Honda, e comentei:

 

-- Pô, essa moto é completamente à prova de imbecis! Podiam escrever no tanque de gasolina: “Idiot proof”!

 

Perguntei pro engenheiro Alfredo Guedes Júnior, da Honda:

 

-- Ok, qual a sacanagem?

 

E ele explicou. É a primeira moto off-road do mundo a usar freio ABS sem opção de desligar. Para conseguir esse objetivo foram necessários dois anos de desenvolvimento entre a Honda Brasil e a matriz no Japão. Certamente já fizeram o produto pensando no mercado europeu.

 

Para atingir esse nível de evolução do ABS foi preciso trabalhar na velocidade de processamento e da pulsação. O sistema ótico lê a diferença de velocidade da roda e quando tende ao travamento envia um sinal à central eletrônica que redistribui a força aplicada nos pistões do freio. A grande novidade nesse sistema da Honda XRE em relação aos ABS convencionais é que a velocidade de processamento é tão alta que não dá pra sentir nenhuma reação na manete nem no pedal de freio.

(acelera, bração! Foto: Caio Mattos)

 

No ABS da BMW, por exemplo, quando a roda passa por alguma irregularidade no solo o sistema fica doidão e interpreta como se a roda estivesse sem atrito. Aí manda uma mensagem pro ABS “aliviar” a pressão do freio. Já levei tanto susto por causa disso que hoje só uso o ABS quando está chovendo!

 

Além do ABS, o sistema conta com o “combined system”. A pinça do freio dianteiro tem três pistões. Quando o motociclista usar apenas o freio traseiro, serão também acionadas dois pistões do freio dianteiro. Se o motociclista usar o freio dianteiro junto são acionadas os três pistões da pastilha dianteira e o pistão único da pastilha traseira. Mas se usar só o freio dianteiro o traseiro não é acionado.

 

A Honda conseguiu o que parecia um milagre da mecatrônica: criou um ABS que pensa rápido.

 

Nem vou esticar muito essa avaliação da XRE 300 ABS porque o resto da moto é igual. Só está 5 kg mais pesada. Em breve vou comentar a CB 300, agora preciso correr porque tem curso de pilotagem neste final de semana!!! Fui!

 

Ah, foram lançadas também a NX 150Bros Mix, a CG 150 Fan e a CG 150 Titan Mix recebeu uma versão bacana, com roda de liga leve e outras frescurites. Para saber tudo entre no site da Honda e clique na janela “Imprensa”. Ta cheio de novidade lá, inclusive fotos em alta pra vc colocar no seu computador, blog, site etc...

 

(Os cinco lançamentos juntos. Foto: Caio Mattos)

 

 

publicado por motite às 16:42
link do post | favorito
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.Procura aqui

.Junho 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Os dias eram assados. Com...

. Scooter mania nacional

. Ainda melhor!!!

. Motociclista, esse esquec...

. Salão no Rio em nova data

. Tudo que você queria sabe...

. Quem experimenta pede Biz

. Salão da recuperação

. Viajar de moto é tudo de ...

. Honda Day: as novas CB 65...

.arquivos

. Junho 2019

. Março 2019

. Junho 2018

. Abril 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds