É tudo novo!!! Foto: Caio Mattos
Conforme o Motite (eu!) já anunciou muuuuuuuuuito tempo atrás, em primeira mão, a Honda apresentou 5 novos produtos da linha 2010 (tá bom, eu disse que seriam 7). Agora o blog mais desatualizado do Brasil apresenta as verdadeiras Honda 2010.
Aliás, assessor de imprensa é um bicho estranho mesmo. Quando eu peço credencial para Salão da Moto e anuncio “sou do blog Motite” o nojento torce o nariz como se blog fosse um palavrão. Tudo bem que “BLOG” parece barulho de coisa marrom caindo na água, mas por trás de todo blog tem uma pessoa humana que rala pra dar informação! Ou seja, geralmente blog é considerado como uma solução para jornalista desempregado. Mas na hora que o blog antecipa algum lançamento, uau, de repente os assessores voam na jugular do blogueiro! Até Orkut os caras vigiam!!!
Mas legal mesmo é notícia que vem abaixo:
MILAGRE! UM ABS QUE FUNCIONA NA TERRA!!!
Não no planeta Terra, mas no piso de terra. Quando o meu ex-aluno Hayto Ikejiri fez a apresentação da nova Honda XRE 300 com ABS eu quase dei risada, afinal, desde que inventaram o ABS nenhum maluco se meteu a pilotar na terra com ABS ligado. Eu mesmo passei um perrengue dos infernos com uma BMW GS 1200 numa descida de terra molhada. Só consegui pilotar os
O sistema da Honda é diferente e inédito em motos pequenas, porque além do ABS tem o sistema de frenagem combinada. Quando se aciona o freio traseiro o sistema aciona parte do freio dianteiro também. Isso faz toda a diferença.
Passaram um filminho com os pilotos da Honda freando na terra, na grama, na pedra solta e a roda não travava. Fiz um “humpf, truque fajuto, coisa de cinema!”.
Até que hoje (dia 17/9) eu acordei às seis da matina e fui pra Indaiatuba testar as novas Honda 2010. Lá estava ela, a XRE 300 laranja metálico, com o sensor do ABS nos discos dianteiro e traseiro. Como um jornalista já tinha tomado um rola numa curva e estava com o joelho esfolado, decidi testar a XRE de macacão mesmo, afinal macacão velho não mete a mão em cumbuca.
Montei na moto e fomos para uma estradinha de terra. Na primeira terrinha que vi alicatei o freio traseiro com vontade e... nada! A roda não travou. Pensei “ué, será que me enganei?”. Até que chegamos num trecho daqueles que sempre tive medo de encarar: descida, pista inclinada, cheia de erosões e aqueles malditos cascalhos soltos. Olhei pro meu amigo e jornalista Téo Mascarenhas e falei:
-- Téo, olha isso, vou levar um tombo cinematográfico, pra dar PT na moto!
Acelerei, me preparei pra escorregada e finquei a mão no freio dianteiro. Esperei o capote e... nada! A moto freou retinha e só senti os cascalhos escorregando porque ainda não inventaram cascalho com ABS.
Fiquei frustrado e apelei. Fui num lugar longe dos instrutores da Honda, subi num trecho cheio de cana e areia e freei pra cair mesmo. Nada! Encontrei o Fábio Bonatto, da Honda, e comentei:
-- Pô, essa moto é completamente à prova de imbecis! Podiam escrever no tanque de gasolina: “Idiot proof”!
Perguntei pro engenheiro Alfredo Guedes Júnior, da Honda:
-- Ok, qual a sacanagem?
E ele explicou. É a primeira moto off-road do mundo a usar freio ABS sem opção de desligar. Para conseguir esse objetivo foram necessários dois anos de desenvolvimento entre a Honda Brasil e a matriz no Japão. Certamente já fizeram o produto pensando no mercado europeu.
Para atingir esse nível de evolução do ABS foi preciso trabalhar na velocidade de processamento e da pulsação. O sistema ótico lê a diferença de velocidade da roda e quando tende ao travamento envia um sinal à central eletrônica que redistribui a força aplicada nos pistões do freio. A grande novidade nesse sistema da Honda XRE em relação aos ABS convencionais é que a velocidade de processamento é tão alta que não dá pra sentir nenhuma reação na manete nem no pedal de freio.
No ABS da BMW, por exemplo, quando a roda passa por alguma irregularidade no solo o sistema fica doidão e interpreta como se a roda estivesse sem atrito. Aí manda uma mensagem pro ABS “aliviar” a pressão do freio. Já levei tanto susto por causa disso que hoje só uso o ABS quando está chovendo!
Além do ABS, o sistema conta com o “combined system”. A pinça do freio dianteiro tem três pistões. Quando o motociclista usar apenas o freio traseiro, serão também acionadas dois pistões do freio dianteiro. Se o motociclista usar o freio dianteiro junto são acionadas os três pistões da pastilha dianteira e o pistão único da pastilha traseira. Mas se usar só o freio dianteiro o traseiro não é acionado.
A Honda conseguiu o que parecia um milagre da mecatrônica: criou um ABS que pensa rápido.
Nem vou esticar muito essa avaliação da XRE 300 ABS porque o resto da moto é igual. Só está
Ah, foram lançadas também a NX 150Bros Mix, a CG 150 Fan e a CG 150 Titan Mix recebeu uma versão bacana, com roda de liga leve e outras frescurites. Para saber tudo entre no site da Honda e clique na janela “Imprensa”. Ta cheio de novidade lá, inclusive fotos em alta pra vc colocar no seu computador, blog, site etc...
(Os cinco lançamentos juntos. Foto: Caio Mattos)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Curso Abtrans de pilotage...
. Yamaha DT 180 a água? Iss...
. O que é aventura pra você...
. O bom ficou melhor: nova ...
. Troca-troca: A Harley da ...
. Gordura boa: Como é passe...
. Outros 500: como são as n...
. Pelada e esportiva: como ...
. Moto com modos: como ser ...