(Fiat Linea com motor turbo de 215 cv!)
Por absoluta pressa, falta de saco e pela qualidade do texto da assessoria, publico na íntegra o press-release sobre o lançamento do Fiat Racing Festival. Depois tem meus comentários.
São Paulo (SP) – Com a presença do padrinho e principal incentivador Felipe Massa, o Racing Festival foi lançado nesta quarta-feira
“Essa competição vai ser bem importante. A classe Formula Future Fiat chega para os jovens pilotos em um formato completo, para que todos ganhem experiência profissional. Já o Trofeo Linea será extremamente competitivo, decidido
(Felipe Massa já tá bonzinho...)
As expectativas da Fiat são as melhores possíveis. “A Fiat tem uma longa história nos campeonatos de automobilismo. Temos DNA esportivo, controlamos equipes como a da Ferrari, Maseratti e Alfa Romeo e temos ainda uma longa tradição com a família Massa, pois eles participavam de campeonatos promovidos pela Fiat. Participar do Racing Festival traz grande visibilidade para a marca, além de podermos testar e desenvolver novas tecnologias na pista”, disse o presidente da Fiat do Brasil, Cledorvino Belini.
O Racing Festival vai cobrir uma lacuna no segmento automobilístico. “O Formula Future é uma novidade bem interessante porque serve de escola para os jovens pilotos que saem do Kart e podem se preparar para competições nacionais e internacionais. Vamos incentivar a revelação de novos talentos. Esta classe cobre a carência que existia no automobilismo, já que atualmente não há uma categoria para jovens pilotos”, lembrou Titônio Massa, pai do Felipe e ex-piloto da categoria Fiat Uno.
(O carro é bonitinho, parece uma mini-Ferrari)
Outro ponto positivo da Formula Future Fiat é o custo baixo com relação aos eventos da categoria. “A classe atenderá pilotos de
As categorias
Formula Future Fiat: Categoria para jovens talentos darem andamento na carreira de piloto com carros 0km importados da França, com motores FPT e o que há de mais moderno no mundo dos fórmulas. A grande vantagem desta categoria é o baixo custo, viabilizando assim a continuidade dos pilotos que saem do kart fazerem uma boa escola nos fórmulas para chegarem ao exterior com uma grande experiência em carros de última geração.
Trofeo Linea: Uma nova opção da categoria turismo no cenário das competições. A máquina utilizada será o Fiat Linea - um sucesso nas ruas que vai para as pistas em um campeonato de alto nível e baixo custo. Os carros com motores de 1.4 16v turbo levarão às pistas disputas emocionantes entre pilotos renomados no automobilismo nacional.
600 Super Sport: A motovelocidade também vai movimentar o Racing Festival com uma categoria, que será composta por 10 equipes, cada uma formada por dois pilotos. O regulamento irá proporcionar condições de igualdade dos equipamentos. Esta categoria chega para fortalecer o motociclismo no país.
x-x-x-x-x-x
Bom, eu estava lá no lançamento do torneio e fiz a primeira pergunta na coletiva: qual o prêmio para o campeão?
Resposta: “Na categoria Future (fórmula) será um teste em uma equipe de Fórmula 3 européia, além de um apoio em forma de patrocínio para iniciar no exterior”.
Conversando com jornalistas experientes como Edgard Mello Filho, Bob Sharp entre outros, concluímos que esse torneio poderá finalmente trazer de volta a categoria de base para os jovens que saem do kart. Segundo Edgard, “hoje o orçamento para um jovem correr no Brasil é tão alto que a família prefere mandá-lo pra Inglaterra”. Felipe Giaffone confirmou: “Agora o jovem piloto pode sair do kart e fazer uma temporada de monoposto no Brasil antes de seguir pro exterior”.
O que nos intrigou foi a ausência de alguma autoridade do motociclismo, já que o presidente da CBA esteve presente. Também não foi mencionada a marca de moto que faria a parceria. Ficou um mistério, porque no mundial de MotoGP a Fiat patrocina a equipe Yamaha. Aqui no Brasil a Yamaha não tem verba para patrocinar nem campeonato de palitinho, muito menos um torneio nacional de motovelocidade.
A opção seria contar com a Honda, mas seria muito esquisito ver a Honda envolvida em um campeonato promovido pela Fiat, já que as empresas são concorrentes no setor automobilístico. Mas Edgard lembrou um dado importante: como o campeonato terá ampla divulgação na mídia, até com transmissão ao vivo, o que daria grande visibilidade à Honda.
As outras opções seriam Kawasaki, Suzuki ou as marcas do grupo Izzo (Ducati ou Triumph), mas essa possibilidade gerou apenas um acesso de riso!
A categoria 600 SuperSport não será uma categoria-escola, como foi pensado, mas sim para pilotos de qualquer categoria. Serão 20 motos distribuídas em 10 equipes e terão prêmios aos pilotos e às equipes. Essa regra pode colocar lado a lado pilotos experientes e novatos, o que seria a mais séria tentativa de trazer gente nova ao motociclismo de velocidade.
Vou torcer muito para que dê certo, embora em nenhum outro lugar do mundo misturar corrida de moto e de carro tenha dado bom resultado. Como o Brasil é um país sui generis, aqui tudo pode acontecer! Até mesmo aparecer uma equipe SpeedMaster, quem sabe...
A piada do evento: A nova categoria é Fórmula Fiat Future, ou FFF, ou F3
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Prostatite parte 10: a vo...
. Prostatite 9: uma separaç...
. Prostatite parte 7: Começ...
. Prostatite parte 6: a hor...
. Prostatite 5: Sex and the...
. Prostatite 4: você tem me...
. Prostatite 3: então, qual...
. Prostatite parte 2: sobre...
. Prostatite: como é a vida...