(Abração pra vc também!)
Foi emocionante a vitória de Rubens Barrichello no GP da Europa. Dessa vez não teve erro, nem dele, nem da equipe, pelo menos da Brawn! Quem pisou na bola foi a McLaren que esqueceu os pneus na de trocar os... pneus! Básico!
Por mais que eu tenha criticado publicamente o Rubens Barrichello, lá no íntimo sempre torci pelo sucesso dele. Nunca deixei de elogiá-lo como piloto, só não gostava de algumas atitudes do Rubens pessoa. Deixando de lado o jornalista e escrevendo como torcedor e fanático por automobilismo desde criança, queria muito que ele se desse bem. O Rubens Barrichello foi o primeiro piloto que acompanhei já como jornalista de perto desde o surgimento, nas corridas de kart. Inclusive trabalhei na assessoria de imprensa dele na época da F-Opel, F-3 e F-3000.
Nas poucas ocasiões que ainda encontro com ele em eventos de imprensa faz questão de me cumprimentar pelo nome de batismo “Geraldo” e acrescenta: “o cara das motos!”. Por isso eu torço por ele, mesmo que largue em 14º e termine em 8º lugar. Torço para que ele não perca a vontade nem se machuque. Coisa de tio. Só não gostava quando ele desandava a criticar o carro, a equipe, o companheiro de equipe, etc. Reclamar demais é feio, é mais bonito esperar cinco anos e voltar a vencer em outra equipe!
Na véspera da corrida, sábado, fui escalar e tocamos no assunto F1. Foi quando um amigo questionou: “mas o Rubinho é bom mesmo?” E respondi:
- Ele é ótimo, só que passou pela experiência de sempre estar no lugar certo, mas na hora errada!
A passagem dele pela Ferrari foi ofuscada porque tinha um gênio da espécie que canalizava todas as atenções para ele. Agora na Brawn não pensem que ele acelera menos que Button, só que teve de brigar para receber atenção contra um inglês em uma equipe inglesa. Pô, qualquer pessoa que conhece corrida sabe que existem privilégios; é tão natural quanto respirar. Se a equipe se chamasse Marrom e fosse genuinamente brasileira adivinha quem estaria recebendo todas as atenções?
Foi ótimo ver Rubens vencer a 10ª (+1)* corrida da carreira e ser a 100ª(+1) brasileira na F1. Mas não sou louco de colocá-lo como favorito pelo título, porque muita água vai passar pelo radiador ainda. Vou continuar torcendo por ele, apenas como torcedor, mais nada.
À tarde foi a vez de assistir à etapa de Sonoma da F-Indy. Gente, o que é essa categoria? Ou melhor: o que é essa falta de categoria? Parece corrida de F-Ford entre estreantes e novatos. O nível técnico dos pilotos está muito baixo. Os caras rodam sem parar, só conseguem ultrapassar pelo método full-contact, batendo roda com roda e aquela pista californiana me lembrou o autódromo de Caruaru! Um pastelão com cheiro de metanol!
* Toda vez que citarem o número de vitórias de Rubens Barrichello na F1, acrescentem mais uma: aquela vergonhosa corrida na Áustria em 2002 que ele liderou de ponta a ponta e foi obrigado a deixar Schumacher passar quase na linha de chegada. Ele ganhou aquela corrida, só quem não acredita nisso é a cúpula da Ferrari.
Torci como um louco! Sempre gostei do Rubinho e rebati as críticas sobre ele, inclusive fiz algumas pessoas passarem a gostar dele tambem. Ontem ele provou tudo o que eu dizia dele, foi simplesmente brilhante! Show de bola também a homenagem ao Massa.
Agora, o que foi aquela "sambadinha"?!
Que ridículo! uaihuiahuiauihuaui
De Gusta a 24 de Agosto de 2009
Ninguém fica tanto tempo no topo se não for um excelente piloto. E ele é competente sim, mas Jenson provou que é melhor desde o ínicio do ano trazendo uma pilotagem em um patamar irretocável mesmo com algumas ajudas da equipe. Claro que depois de várias corridas com o inglês na frente, a equipe naturalmente tomou seu posicionamento para facilitar ainda mais isso....mas desmerecer o trabalho que o Botões fez até 4 corridas atrás por culpa exclusiva da nacionalidade da equipe é injustiça com ele. O Barrica ganhou uma e o Jenson 6, não é só questão de proteção da equipe não. Quanto a Sonoma pensei a mesma coisa, ultrapassagem só a base do encontrão....
De Jamil a 24 de Agosto de 2009
Tite
Sou defensor e fã do Barrichello, mas não sei se este asterisco procede. Embora a atitude da Ferrari naquela corrida da Áustria nunca possa ser minimizada, o impacto do fato no número de vitórias (apenas como número) foi compensado em Indianápolis lembra?
A atitude desprezível permanece, mas acho que se quisermos contar aquela vitória com asterisco, deveríamos descontar a de Indianápolis.
Minha opinião (sem querer defender ninguém) só citando fatos.
Abraço
De Octavio a 24 de Agosto de 2009
Geraldo, o cara das motos,
um dia desses disse na redação o mesmo que vc sobre o Rubinho e fui considerado um ET. Impressionante o efeito-manada. Parte da mídia fala mal, os humoristas entram na pilha e a manada sai repetindo besteira, sem considerar os fatos, como apontou um dos posts. Não é fácil brilhar ao lado de alguém como o Schumacher. Nem chegar à Ferrari, imagino.
Torço pelo Rubinho. Concordo, ganhar esse ano vai ser difícil. Mas ficar entre os 5 e, imagina!, os 3 primeiros, que beleza seria, não?
Abs,
De Thiago a 24 de Agosto de 2009
Ele sempre foi um piloto bom, não ótimo, mas bom. E suas atitudes é que sempre fizeram ele ter essa imagem.
Me desculpa aí Tio, mas aquela corrida q ele abriu ele perdeu sim, perdeu pq é bunda mole, qualquer piloto que quer ser respeitado nas pistas não pode fazer aquilo. Seria muito melhor ele ser mandado embora da Ferrari por ganhar uma corrida do que entrar pra história como eterno segundo piloto.
Fico imaginando a reação de um Piquet (o pai), de um Senna ou de qualquer piloto com brio ao receber uma ordem daquele tipo. Acho que o Piquet teria arrancado o fio do rádio e teria ganho a corrida.
Ao aceitar a ordem, o próprio Rubinho se colocou na condição de segundo e concordou em ganhar dinheiro mas naõ ganhar corridas, na minha opinião, essas atitudes é que fizeram ele ter a imagem tosca que tem hoje
De
motite a 24 de Agosto de 2009
Thiago
O Senna fez isso para deixar o Berger vencer. O Schumacher também teve de ajudar o Irvine quando ele quebrou a perna. Esse jogo de equipe é padrão em qualquer corrida. Só quem nunca viveu nesse meio é que faz esse tipo de comentário.
O que me deixou p*** é que o Schumacher não precisava daqueles dois pontos a mais. Ele tinha 40 pontos de vantagem sobre o segundo, que era o Rubens.
Se o Rubens tivesse se rebelado e vencido talvez não chegasse aos 281 GPs disputados, pq nenhum chefe de equipe iria aceitar um cara desobediente. Uma ação dessas queima o cara dentro do circo da F1.
O público critica pq nunca viu esse mundo do lado de dentro.
Quanto ao Piquet-pai, em 1991 ele tentou vetar a ida do Schumacher para a Benetton e acabou ele saindo!!!
Não pense que o universo da F1 é tão simples assim...
De Thiago a 24 de Agosto de 2009
Po Tio, comparar o que o Senna fez com o Berguer (uma caridade) com a atitude do Rubinho não dá né.
O Senna e o Shumi fizeram de brother, não precisavam da vitória e deixaram o companheiro de equipe ganhar uma. O Rubinho abriu mão de disputar qualquer coisa
E com todo respeito a tua opinião, não vejo vantagem nenhuma em correr 283 GPs sendo que em uns 200 ele estava proibido de ganhar por contrato. Isso pra mim não é atitude de homem. Acho que seria muito mais honroso ele ter sido mandado embora da Ferrari por incomodar o Schumi do que viver os anos que ele viveu lá, sendo constantemente humilhado e tendo que ficar quieto.
Agora uma coisa é fato, ele encheu o bolso, mas na minha opinião vendeu a dignidade
De
motite a 25 de Agosto de 2009
É, não tem jeito... não dá pra argumentar com quem nunca teve vivência em competição para entender a diferença entre fazer 200 corridas como segundo piloto ou pendurar o capacete...
É por isso que eu não comento sobre futebol, pq minha vivência com esse esporte é meramente de torcedor! Quando o Timão contratou o fofômeno eu meti o pau, ameacei mudar para a Portuguesa e viu no que deu??? dois títulos e o "gordo" artilheiro!
E por isso também eu parei de escrever no site GPTotal sobre F1. Porque cansei de escrever para torcedores que argumentam só com a paixão e deixam de lado a razão.
De Thiago a 25 de Agosto de 2009
Tá certo Tio, naõ dá pra argumentar mesmo, ainda mais quando o argumento é "sou especialista por isso sei tudo e não discuto com vc que não sabe nada". Posso nunca ter sido piloto, mas sou Homem e sei o que isso quer dizer. Meu conceito de respeito não muda de profissão pra profissão.
O Barros não conquistou 1/5 do que o Rubinho conquistou, porém tem muito mais respeito de todo mundo, pq será?????? Pq um é homem, outro não
De Luiz a 28 de Agosto de 2009
tem os dois lados da moeda.
Pensando como piloto, ele deveria ter ignorado a ordem e vencido, afinal ele foi o melhor, foi merito dele ta ali, mas pelo pensamento de equipe, ele fez o certo, jogou para a equipe. A equipe conquistou os mesmos 18 pontos e seu piloto em melhor condições de título venceu. Se ele fizesse isso, teria sido demitido. Se um gênio como Senna ou Schumi fizesse isso em seu auge não daria em nada. A diferença é que Rubens é bom, mas não é um gênio, e seu maior defeito é falar demais...
Senhores,
Com o viver aprendemos muita coisa, inclusive que nada sabemos e que muito menos temos o direito de julgar os outros. Se o Rubinho não fosse competente e equilibrado certamente já teria parado de correr a muito tempo; o que é melhor para sua carreira apenas ele próprio e sua família têm o dieito de decidir. É assunto pessoal.
Outra coisa que aprendemops com o viver é que temos o direito de não gostar das pessoas, sim; no entanto temos a obrigação de respeitá-las como elas são, para que também nos respeitem com nossas limitações.
Resumindo niguém é obrigado a gostar de ninguém, mas respeitar é obrigação.
Um abraço
Alvaro
De Gustavo a 25 de Agosto de 2009
Bom sobre a "briga" de que é certo ou não o que o Rubinho fez, é bem simples a resposta. Como todos sabemos a F1 é formada por equipes, então será que seria uma atitude de Homem ir contra a EQUIPE que ele trabalha só para parecer homem para alguns brasileiros? Dizer que o Rubinho não teve uma atitude de homem por este episodio é bem coisa do casseta e planeta, sejamos melhor que isso...
Muito bem Gustavo.
É por aí.
Quem resolver entrar no mundo da competição (carros/motos e afins) priorizando o coração, certamente vai perder a cabeça na primeira curva.
Independentemente de resultados futuros, PARABÉNS RUBENS BARRICHELLO!!!
De Leandro MontoyA a 26 de Agosto de 2009
Gosto do Rubens, respeito e admiro o trabalho dele como piloto de desempenho estável.
Penso que Rubens foi vítima de dois fatores que comprometeram sua reputação com os brasieliros
- O 1º, como todos disseram, é ter de "competir" com o Schumi, esse sim um fenômeno como automobilista. Francamente não creio que o Rubens seja tão rápido quanto o Schumi, mesmo que toda a Ferrari trabalhasse para ele. Testes de telemetria mostravam que o Schumi levava vantagem sobre Rubens sobretudo usando a técnica de acelerar e frear ao mesmo tempo, coisa que o brasileiro não faz.
- A 2ª frente de ataque contra Rubens veio da própria rede Globo. Com a morte de Senna, um grande piloto, mas que, convenhamos, deve muito de seu "heroísmo" á solene Rede Globo. A Globo forçou um pouco a barra tentando emplacar o Rubens como substituto (e com isso evitar a queda de audiência da F1, afinal tudo ficou meio preto e branco sem o Senna), naquela época Rubinho não tinha condições de ocupar o lugar de um "mito". (aliás, quem teria).
Penso que para público não especializado e ingênuo que não percebe a importancia predominante da equipe, do $$, do espetáculo e circo da F1, e ainda comparando Rubens com Senna e Schumi, realmente ele nunca terá o respeito dado à estes, e provavelmente será logo esquecido depois que parar de correr.
PS: Eu sou o Amigo que perguntou se o Rubinho era bom mesmo durante a escalada!!!
Comentar post