Sexta-feira, 21 de Agosto de 2009

De volta às origens

(Finalmente um carro com cor!!!)

 

Pouca gente sabe, mas ao contrário do que se pensa comecei minha carreira de jornalista escrevendo sobre carros e não motos! Foi lá no comecinho dos anos 80 que o jornalista, então do Estadão, Wagner Gonzalez criou um jornal para o Automóvel Clube Paulista e lá fui eu ser o foca (nome genérico de jornalista estagiário). Meu primeiro texto foi sobre o lançamento do Fiat Uno (aff...), cujo título foi Uno Spettacolo!

 

Depois só em 1989 que eu voltaria aos carros ao ingressar na equipe da revista Quatro Rodas. Algumas participações esporádicas na Auto Esporte e só. Minha vida profissional foi toda em cima de duas rodas mesmo.

 

Recentemente meu amigo, brother e jornalista Fabrício Samaha, editor, criador e dono do site Best Cars Web Site, do portal UOL, pediu alguns testes de moto e me ofereci para escrever também sobre carros. Como a indústria brasileira de carros tem lançamentos demais e jornalistas de menos ele aceitou e virei suplente de Fabrício. Quando ele não pode, eu vou!

 

Assim, caí no meio do lançamento do Kia Cerato, dia 20, no chiquetésimo, bacanérrimo e luxuosésimo Paradise Golf Resort, na nada paradisíaca cidade de Mogi das Cruzes, SP. E já comecei causando, como sempre. Cheguei tarde da noite e ao perguntar onde estacionar a moto o lobista (sujeito que trabalha no lobby do hotel) indicou a porta de entrada.

 

- Como? É pra entrar com a moto?

 

- Sim, senhor, pode guardar aqui na recepção!

 

- O Sr tem certeza disso???

 

E assim, pela primeira vez na vida minha moto dormiu dentro de um hotel de luxo!

 

O carro é bem interessante. Um sedã feito para concorrer diretamente com o Honda City. Como eu não tinha muita referência dos novos carros e a avaliação era apenas um comboio até Bertioga, não pude sentir de fato as qualidades do carro. Gostei muito do desenho da carroceria, bonito e discreto, mas achei o interior meio pobrinho, tudo de plástico. Bom, a avaliação vc faz favor de ler no BCWS .

 

(Desenho mistura Honda Civic com BMW série 3)

O que mais gostei foi da carroceria sedã. Desde criança eu desenhava carros com começo, meio e fim. Carro tinha de ter frente, meio e traseira. Meu desespero foi a onda de fast-back como Passat e Kadett ou os "sem-bunda" como Uno, Gol etc chamados de hatch-back. Pior ainda, os monovolumes como Honda Fit, Renault Scénic e todos os SUVs. Não consigo gostar de carro sem traseira!

 

A boa notícia é que os sedãs estão em alta novamente. Já representam 25% das vendas no Brasil e o número de modelos ofertados aumenta anualmente. Fiquem de olho no BCWS para conhecer um pouco do meu lado de jornalista quadrúpede.

 

tags: , ,
publicado por motite às 19:12
link do post | comentar | favorito
12 comentários:
De Irineu a 22 de Agosto de 2009 às 00:47
Karamba!

Por uma dessas coinciências inexplicáveis, ACABEI de ler a apresentanção desse carro com nome de salame e logo em seguida vim dar uma buzinada no teu blog. Óbvio que voltei ao Bestcars para ler os créditos da matéria.

He he he...

Um texto Samahá like. Aliás, um jornalista com nome de moto.

[]

Irineu

P.S. Não sei por que cargas d´água, mas tenho a forte impressão de que esses carros coreanos e chineses foram projetados com o fim único e exclusivo de serem fabricados e vendidos. E só isso.
De Carlos Magno a 22 de Agosto de 2009 às 05:38
Não sei se é pq já vi milhares de vezes a propaganda do city, alem de ler umas 3 revistas sobre ele. Achei ele com um visual melhor(minha opinião)...embora não tenha olhado ainda nenhum comparativo entre os 2. Ahh ótima matéria. Estacionar na recepção...kkkkk (choquei de rir)daqui a pouco os veiculos vão ser estacionados na sala de estar.
De Luidhi a 23 de Agosto de 2009 às 15:37
Irineu,

E as outras fazem carro para quê? Serem doados para os estudantes do MIT?
De Maurício Fontes a 22 de Agosto de 2009 às 19:35
Para mim "quatro rodas" são duas motos! :-D

E vai sair teste da Ninjinha no Best Cars?

Abraços!
De Alexandre Penna a 22 de Agosto de 2009 às 22:02
Bem, já que não dá para comentar lá no BCWS , vai aqui: Parabéns pelo texto, para variar muito bem escrito. Só acho que se a Kia quiser emplacar vai ter de se mostrar com um pós-venda tão bom ou melhor que o da Honda, tanto em pontos de venda quanto no custo das revisões e peças. Vamos esperar para ver o que nossos colegas coreanos pretendem fazer.

Abração

Penna
De ernesto a 23 de Agosto de 2009 às 01:17
Tite,
algumas blogadas atrás apareceu a foto de uma moto BMW cuja propriedade era atribuída a você.

Seria este o motivo?

Caso positivo, a moto não mereceria um ambiente melhor?

kkk...
De Luidhi a 23 de Agosto de 2009 às 15:39
Ernesto,

O Tite não assume a titulariedade da moto.

Falando nisso já vendeu a DR? Tá mais fácil passar para frente a gripe suína...
De motite a 23 de Agosto de 2009 às 17:15
Nossa , o Irineu apareceu! "carro com nome de salame", kkkk, de fato, lembra a mortadela Ceratti!

Mas insisto: coreano NÃO é chinês. São filosofias industriais muito diferentes. Fiquem espertos com os coreanos

Não esqueçam que Kia e Hunday são a mesma empresa, que formam o 4º maior fabricante de carros do mundo e a Hunday já tem uma fábrica pronta no Lisarb. Deve começar a fabricar o Tucson aqui. A Kia comprou o terreno, ams desistiu de montar fábrica pq o dólar caiu.

Falando em Tucson, é um fenômeno estranho, pq os jornalistas metem o pau nesse carro, mas os donos amam!

Sim, minha moto agora é uma BMW F 650(800) GS e em breve vou publicar o teste dela aqui. Acho que se eu tivesse chegado no hotel com a DR 650 naquele estilo molambo-look os caras teriam mandado estacionar no chiqueiro

Sim, já vendi a DR e o novo dono deixou ela tão bonita e arrumada que deu vontade de comprar de volta...
De Irineu a 24 de Agosto de 2009 às 00:33
Para mim o único mérito da Hyudai foi ter me emprestado um jogo de pneus para correr numa edição das Mil Milhas.

He he he...

O ruim foi que eles PEDIRAM os pneus de volta na segunda-feira seguinte.

Mas de qualquer jeito, meu bode não é especifico com carros coreanos ou chineses. É com carros projetados por programas de computador, o que os torna absolutamente "sem sal". Parece tudo a lesma lerda.
De nishimura a 24 de Agosto de 2009 às 14:36
Grande Doc! Já vi a matéria no BCWS! O Motite tá em terceiro no meu ranking, hehehe. Na ordem de acesso dos favoritos: Motonline, BCWS e Motite!
De Ebone a 28 de Agosto de 2009 às 13:06
Isso tb já me aconteceu. Qdo perguntei onde era a garagem, a resposta: "a entrada da garagem é pela outra rua, mas não precisa levar lá não, deixa aqui na recepção." E assim foi. Só que acho que o cara não esperava o que veio depois, tava eu lá na recepção lubrificando a corrente com spray antes de ir dormir... kkk!!!
De Luiz a 28 de Agosto de 2009 às 23:03
concordo plenamente com vc Tite. Carro é igual mulher: tem que ter bunda, se não fica feio e sem graça...

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.Procura aqui

.Julho 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Os dias eram assados: o p...

. Os Dias Eram Assados - o ...

. Os dias eram assados. Com...

. Scooter mania nacional

. Ainda melhor!!!

. Motociclista, esse esquec...

. Salão no Rio em nova data

. Tudo que você queria sabe...

. Quem experimenta pede Biz

. Salão da recuperação

.arquivos

. Julho 2019

. Junho 2019

. Março 2019

. Junho 2018

. Abril 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds