
(Finalmente um carro com cor!!!)
Pouca gente sabe, mas ao contrário do que se pensa comecei minha carreira de jornalista escrevendo sobre carros e não motos! Foi lá no comecinho dos anos 80 que o jornalista, então do Estadão, Wagner Gonzalez criou um jornal para o Automóvel Clube Paulista e lá fui eu ser o foca (nome genérico de jornalista estagiário). Meu primeiro texto foi sobre o lançamento do Fiat Uno (aff...), cujo título foi Uno Spettacolo!
Depois só em 1989 que eu voltaria aos carros ao ingressar na equipe da revista Quatro Rodas. Algumas participações esporádicas na Auto Esporte e só. Minha vida profissional foi toda em cima de duas rodas mesmo.
Recentemente meu amigo, brother e jornalista Fabrício Samaha, editor, criador e dono do site Best Cars Web Site, do portal UOL, pediu alguns testes de moto e me ofereci para escrever também sobre carros. Como a indústria brasileira de carros tem lançamentos demais e jornalistas de menos ele aceitou e virei suplente de Fabrício. Quando ele não pode, eu vou!

Assim, caí no meio do lançamento do Kia Cerato, dia 20, no chiquetésimo, bacanérrimo e luxuosésimo Paradise Golf Resort, na nada paradisíaca cidade de Mogi das Cruzes, SP. E já comecei causando, como sempre. Cheguei tarde da noite e ao perguntar onde estacionar a moto o lobista (sujeito que trabalha no lobby do hotel) indicou a porta de entrada.
- Como? É pra entrar com a moto?
- Sim, senhor, pode guardar aqui na recepção!
- O Sr tem certeza disso???
E assim, pela primeira vez na vida minha moto dormiu dentro de um hotel de luxo!
O carro é bem interessante. Um sedã feito para concorrer diretamente com o Honda City. Como eu não tinha muita referência dos novos carros e a avaliação era apenas um comboio até Bertioga, não pude sentir de fato as qualidades do carro. Gostei muito do desenho da carroceria, bonito e discreto, mas achei o interior meio pobrinho, tudo de plástico. Bom, a avaliação vc faz favor de ler no BCWS .

(Desenho mistura Honda Civic com BMW série 3)
O que mais gostei foi da carroceria sedã. Desde criança eu desenhava carros com começo, meio e fim. Carro tinha de ter frente, meio e traseira. Meu desespero foi a onda de fast-back como Passat e Kadett ou os "sem-bunda" como Uno, Gol etc chamados de hatch-back. Pior ainda, os monovolumes como Honda Fit, Renault Scénic e todos os SUVs. Não consigo gostar de carro sem traseira!
A boa notícia é que os sedãs estão em alta novamente. Já representam 25% das vendas no Brasil e o número de modelos ofertados aumenta anualmente. Fiquem de olho no BCWS para conhecer um pouco do meu lado de jornalista quadrúpede.
De Irineu a 22 de Agosto de 2009
Karamba!
Por uma dessas coinciências inexplicáveis, ACABEI de ler a apresentanção desse carro com nome de salame e logo em seguida vim dar uma buzinada no teu blog. Óbvio que voltei ao Bestcars para ler os créditos da matéria.
He he he...
Um texto Samahá like. Aliás, um jornalista com nome de moto.
[]
Irineu
P.S. Não sei por que cargas d´água, mas tenho a forte impressão de que esses carros coreanos e chineses foram projetados com o fim único e exclusivo de serem fabricados e vendidos. E só isso.
De Carlos Magno a 22 de Agosto de 2009
Não sei se é pq já vi milhares de vezes a propaganda do city, alem de ler umas 3 revistas sobre ele. Achei ele com um visual melhor(minha opinião)...embora não tenha olhado ainda nenhum comparativo entre os 2. Ahh ótima matéria. Estacionar na recepção...kkkkk (choquei de rir)daqui a pouco os veiculos vão ser estacionados na sala de estar.
De Luidhi a 23 de Agosto de 2009
Irineu,
E as outras fazem carro para quê? Serem doados para os estudantes do MIT?
De Maurício Fontes a 22 de Agosto de 2009
Para mim "quatro rodas" são duas motos! :-D
E vai sair teste da Ninjinha no Best Cars?
Abraços!
De Alexandre Penna a 22 de Agosto de 2009
Bem, já que não dá para comentar lá no BCWS , vai aqui: Parabéns pelo texto, para variar muito bem escrito. Só acho que se a Kia quiser emplacar vai ter de se mostrar com um pós-venda tão bom ou melhor que o da Honda, tanto em pontos de venda quanto no custo das revisões e peças. Vamos esperar para ver o que nossos colegas coreanos pretendem fazer.
Abração
Penna
De ernesto a 23 de Agosto de 2009
Tite,
algumas blogadas atrás apareceu a foto de uma moto BMW cuja propriedade era atribuída a você.
Seria este o motivo?
Caso positivo, a moto não mereceria um ambiente melhor?
kkk...
De Luidhi a 23 de Agosto de 2009
Ernesto,
O Tite não assume a titulariedade da moto.
Falando nisso já vendeu a DR? Tá mais fácil passar para frente a gripe suína...
De
motite a 23 de Agosto de 2009
Nossa , o Irineu apareceu! "carro com nome de salame", kkkk, de fato, lembra a mortadela Ceratti!
Mas insisto: coreano NÃO é chinês. São filosofias industriais muito diferentes. Fiquem espertos com os coreanos
Não esqueçam que Kia e Hunday são a mesma empresa, que formam o 4º maior fabricante de carros do mundo e a Hunday já tem uma fábrica pronta no Lisarb. Deve começar a fabricar o Tucson aqui. A Kia comprou o terreno, ams desistiu de montar fábrica pq o dólar caiu.
Falando em Tucson, é um fenômeno estranho, pq os jornalistas metem o pau nesse carro, mas os donos amam!
Sim, minha moto agora é uma BMW F 650(800) GS e em breve vou publicar o teste dela aqui. Acho que se eu tivesse chegado no hotel com a DR 650 naquele estilo molambo-look os caras teriam mandado estacionar no chiqueiro
Sim, já vendi a DR e o novo dono deixou ela tão bonita e arrumada que deu vontade de comprar de volta...
De Irineu a 24 de Agosto de 2009
Para mim o único mérito da Hyudai foi ter me emprestado um jogo de pneus para correr numa edição das Mil Milhas.
He he he...
O ruim foi que eles PEDIRAM os pneus de volta na segunda-feira seguinte.
Mas de qualquer jeito, meu bode não é especifico com carros coreanos ou chineses. É com carros projetados por programas de computador, o que os torna absolutamente "sem sal". Parece tudo a lesma lerda.
De nishimura a 24 de Agosto de 2009
Grande Doc! Já vi a matéria no BCWS! O Motite tá em terceiro no meu ranking, hehehe. Na ordem de acesso dos favoritos: Motonline, BCWS e Motite!
De Ebone a 28 de Agosto de 2009
Isso tb já me aconteceu. Qdo perguntei onde era a garagem, a resposta: "a entrada da garagem é pela outra rua, mas não precisa levar lá não, deixa aqui na recepção." E assim foi. Só que acho que o cara não esperava o que veio depois, tava eu lá na recepção lubrificando a corrente com spray antes de ir dormir... kkk!!!
De Luiz a 28 de Agosto de 2009
concordo plenamente com vc Tite. Carro é igual mulher: tem que ter bunda, se não fica feio e sem graça...
Comentar post