Quarta-feira, 5 de Agosto de 2009

De olho no óleo seu zoiudo - Final

(Alguém pediu um pouco de óleo?) 

Nocividade

Por conter inúmeros produtos venenosos, carcinogênicos, tóxicos, irritantes e não é biodegradável, o óleo usado está automaticamente classificado como um “resíduo perigoso” e como tal tem de ser manipulado, escoado, recolhido, armazenado, tratado e utilizado de acordo com legislação específica. 

Além de ser um produto de elevado risco para a saúde, por contato com o corpo humano, o seu despejo na natureza constitui uma agressão ecológica violentíssima. Estudos eco-biológicos apontam que o contato de um óleo usado sobre o solo destrói a flora de tal forma que ela só se recompõe totalmente passados 15 anos. Os mesmos estudos indicam que o despejo de 5 litros de óleo usado sobre a água origina a formação de uma película oleosa com um diâmetro de cinco quilômetros. Os despejos nos esgotos provocam a inibição do sistema de depuração das estações de tratamento. 

Nos países desenvolvidos a forma tradicional de reutilização dos óleos usados tem sido a queima, aproveitando o seu excelente potencial energético. No entanto, a queima sem um pré-tratamento que retire as substâncias nocivas, só agrava o problema do impacto ambiental, pois é mais perigosa a poluição atmosférica do que a poluição dos solos e das águas devido ao despejo. 

O fato de, simultaneamente, o óleo usado ser um resíduo perigoso e ter um potencial econômico, coloca a questão da sua reutilização de uma forma que seja aceitável e possa contemplar as duas vertentes, a saber, o escoamento não nocivo e a contribuição para a poupança energética de uma forma rentável.

(Obter petróleo é cada vez mais caro e difícil)  

Historicamente, as atividades de recolha e de reutilização eram limitadas e dominadas por pequenos empresários sem preparação técnica nem meios para um eficaz tratamento e, em vários casos, com poucos escrúpulos. O mercado paralelo de recolha e reutilização (sem tratamento) dos óleos usados foi e é dominado pelos chamados “sucateiros” que recolhem e revendem o óleo usado para queima, como complemento da sua atividade principal, a sucata metálica. 

O incremento de vendas de lubrificantes nos hipermercados veio acentuar a tendência para a “auto-troca” (ou seria moto-troca?) por parte dos motociclistas, aumentando assim o risco de despejos na natureza. O atual quadro legislativo brasileiro impõe regras que obrigam os usuários de lubrificantes e enquadram as atividades de recolha, armazenagem e tratamento dos óleos usados, as quais só podem ser desenvolvidas por entidades licenciadas para estes efeitos. A violação destas regras é reprimida por um leque de multas, ao incluir a figura de “crime ecológico”, e prevê a pena de prisão para os responsáveis sem direito a fiança. 

As formas previstas para o destino dos óleos usados são a sua reutilização (como combustível ou como óleos base re-refinados) ou a incineração, todas tendo de cumprir regras químico-ecológicas definidas. 

Deveres do usuário

Quanto ao usuário individual ou coletivo de lubrificantes, é vedado qualquer despejo, sendo obrigatória a sua entrega a um recolhedor licenciado. O mais fácil é levar o óleo velho dentro da própria embalagem de óleo novo, ou uma garrafa pet, a um posto de gasolina que possua o serviço de troca. Lá, eles armazenam os resíduos para posterior reaproveitamento. 

• Reutilização como combustível: Esta é a forma clássica de reutilização dos óleos usados. Afim de o óleo usado ser aplicado para queima, ele é sujeito a um tratamento primário para extração da água e dos sedimentos. Essa prática é mais comum na Europa e Estados Unidos que usam óleo mineral para alimentar aquecedores caseiros ou usinas termo-eléstricas. 

• Re-refinação: Dado o elevado teor de hidrocarbonetos com cadeias moleculares dos óleos base, tem havido esforços esporádicos incentivados pelos governos de alguns países para a re-refinação e subseqüente re-incorporação das frações resultantes na composição de lubrificantes. Novas tecnologias de re-refinação têm sido desenvolvidas, com recursos a processos de tratamento com hidrogênio, propano e reagentes não-ácidos. Estes processos asseguram melhor qualidade dos derivados e formação de sub-produtos menos agressivos. No entanto, estes processos são onerosos e dificilmente amortizáveis e a sua implantação tem sido muito limitada. 

De uma forma geral, a re-refinação chegou a ter algum sucesso nos EUA e em alguns países europeus, sobretudo nas épocas das “crises de petróleo”. Há hoje uma retração no negócio, por envolver custos operacionais elevados que tornam esta atividade pouco competitiva face ao negócio dos óleos base virgens e, assim, está em retomada a tendência preferencial pela reutilização dos óleos usados como combustível. 

• Incineração: Esta via destrutiva é utilizada, sobretudo, quando se verifica a impossibilidade de reutilização devido à presença de certos tipos e níveis de contaminantes nocivos. 

Sopa de letras

As embalagens dos óleos trazem uma série de informações, algumas compreensíveis, outras totalmente enigmáticas. Vou resumir as principais delas. 

API (American Petroleum Institute), JASO (Japonese Automobile Standards Organization) e ACEA (Association des Constructeurs Européens d'Automobiles) são as três entidades licenciadoras de lubrificantes mais conhecidas para motos. 

A API classifica os seus níveis de performance para motores de ciclo Otto (a combustão por centelha) como S. Atualmente, o nível API mais elevado é o SJ. 

A ACEA determina a letra A para motores de ciclo Otto. Neste momento, o nível ACEA mais elevado para gasolina é A3. 

A JASO - Japanese Automobile Standards Organization - define especificação para a classificação de lubrificantes para motores dois tempos (FA, FB, e FC, em ordem crescente de desempenho). 

A viscosidade exprime a velocidade que um lubrificante flui a uma determinada temperatura. Trata-se de uma grandeza mensurável e expressa em unidades, das quais a mais utilizada é o Centistoke. Mas atenção! Não confunda viscosidade com índice de viscosidade. Viscosidade nada tem a ver com lubricidade, que é a capacidade de lubrificação. 

O índice de viscosidade exprime a maior ou menor variação relativa com que um lubrificante altera a viscosidade com a alteração da temperatura. Exprime-se através de um número calculado empiricamente e não apresenta unidades. Um lubrificante com maior índice de viscosidade que outro varia menos de viscosidade com a alteração da temperatura. 

Em todo o mundo as viscosidades dos lubrificantes são classificadas em graduações SAE (Society of Automotive Engineers) diferenciadas para motores e para transmissões. As classificações SAE distinguem limites diferentes para viscosidades a frio (número seguido da letra "W", de winter, inverno em inglês) e a quente. A tendência atual é para a utilização de lubrificantes multigraduados com limites a frio e a quente (por exemplo, SAE 15W-50 para motores). 

*Fontes consultadas: Agip do Brasil; Valvoline, Galp de Portugal

publicado por motite às 17:57
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14 comentários:
De Caico a 5 de Agosto de 2009 às 21:29
Salvo engano, a classificação mais alta API é SL e não SJ.
De Luiz a 5 de Agosto de 2009 às 22:06
acho que é SL mesmo, como é o Yamalube, mas mesmo assim a matéria tá exelente!!!
De motite a 5 de Agosto de 2009 às 22:35
Deve ser, esse artigo foi escrito quase 10 anos atrás!!!
Sou a favor da campanha de reciclagem de matérias!!!
De Luiz a 5 de Agosto de 2009 às 22:40
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

o yamalube é SL mesmo, mas a matéria é ótima!!!
De Teco a 6 de Agosto de 2009 às 00:22
Só uma pequena correção: já existem óleos com classificação API "SM".

Abraço!
De motite a 6 de Agosto de 2009 às 03:17
Teco, mas é óleo para motos???

A classificação é alfabética. A primeira letra "S" indica motor 4T a seguinte estava em J quando o artigo foi escrito. Depois vieram K,L,M e deverão surgir N, O, P, Q, R... etc até acabar o alfabeto. Esse artigo foi escrito originariamente em 1999 se não me falha a memória caquética. Em 10 anos é óbvio que as especificações e classificações evoluíram. Mas lembrem que é óleo pra MOTO e não carro!
De Teco a 6 de Agosto de 2009 às 17:15
Oops, não me atentei ao "detalhe". Pra motos, eu realmente não sei se já existe SM. Pra carro, tenho certeza, pois é o que uso.
De RIcardo FOX a 6 de Agosto de 2009 às 19:55
Showwwwww... Curti as matérias!!!

Absssss
De jordan a 7 de Agosto de 2009 às 06:10
tite

tem API SL a muitos anos o yamalube é SL e é JASO MA , portanto para motos

corrija o seu texto , não sei se ele é velho ou se é erro da fonte
De motite a 7 de Agosto de 2009 às 15:29
Corrijo se eu quiser, tá!!!

Repare que as fontes são as petroleiras mesmo... vc já corrigiu, pronto!
De Átila a 7 de Agosto de 2009 às 12:08
Saudações Doctor !!
Pois é!! eu tenho aqui na garagem de casa uns 30 litros de óleo usado da minha moto, e não consigo me desfazer dele. É dificil achar postos de recebimento e a cada 2 semanas vai aumentando um pouco mais.
De motite a 7 de Agosto de 2009 às 15:31
Karakátila!

Pow, vc troca óleo a cada DUAS SEMANAS??? O que vc faz? é caixeiro viajante???

Experimenta levar em frascos de dois litros, assim assusta menos!
De Átila a 7 de Agosto de 2009 às 18:24
É cruel, moro na "zona lost" e trabalho na zona oeste, são 100km todo dia ida e volta fora os passeios de final de semana. Agora em dezembro ela completa tres anos de uso diario, no momento ela esta com 75.600km rodados.
Sei que vc não perguntou nada mas só para registrar, a minha moto é uma Tornado.

Grande abraço!
De Daniel a 8 de Agosto de 2009 às 19:09
uma alternativa é filtrar o óleo velho (pode até usar filtros de café) para eliminar uma quantidade considerável de impurezas sólidas e misturar 3 partes de óleo com uma de álcool para afinar um pouco... o álcool se agrega com uma eventual umidade residual e pode ser utilizada a mistura como combustível (50% diesel + 37,5% óleo filtrado + 12,5% álcool)... acaba até reduzindo o teor de particulados no escape dos motores a diesel, e em função dos aditivos mais comuns nos lubrificantes o sistema de injeção acumula menos resíduos...

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