Terça-feira, 4 de Agosto de 2009

Entidades

(Saci. Aquarela de André Toma )

 

Durante as viagens de carro com minhas filhas a gente ficava brincando que as pessoas na beira da estrada eram entidades. Tinha o “velho do saco”, que era um velho (não diga!) que sempre aparece na beira da estrada, com um saco de filó nas costas. Outro comum era o “cavaleiro errante”, que aparecia sempre nas noites de neblina, com um chapéu cobrindo o rosto e uma capa de lona sobre os ombros. Uma entidade interessante era a “caroneira”, mulher que fica com o dedão balançando pra frente, pedindo carona pra todo mundo. Essa inclusive é real e habita a Fernão Dias, entre Atibaia e Bragança, em São Paulo. Parece uma doida, chacoalhando o dedo e falando sozinha! Também tem as entidades coletivas, como a “família perdida”, composta por um casal de adultos e duas ou três crianças, sendo uma de colo e vários cachorros que peregrinam pelas estradas. O “ciclista perdido” fica pedalando uma Caloi Barraforte sem parar pelos acostamentos de terra.

 

Sempre prestei muita atenção a essas pessoas na estrada, talvez por ter uma alma de viajante sempre disposto a largar tudo e sair pelas estradas sem rumo. Mas de moto, claro, porque a pé nem a pau! 

 

Como toda entidade que se preza, nunca soubemos se elas existiam de fato ou eram fruto de nossa imaginação cansada de tanto asfalto e céu, céu e asfalto!

 

Mas no final dos anos 80 eu vi e fui uma entidade que mudou minha vida. Nunca contei essa história antes e só lembrei recentemente quando viajava de moto por uma estradinha de terra.

 

Em 1988 tentei criar uma área na qual minhas filhas pudessem crescer em contato com a natureza. Surgiu a chance de adquirir um pedaço de terra dentro de um condomínio rural em Paraibuna, na região do Vale do Paraíba, SP. Era pouco mais que um terreno na beira de uma represa, mas que nos proporcionou muita diversão e uma aversão vitalícia a carrapatos.

 

Coincidiu com a fase que fui patrocinado por uma revenda Agrale para correr no campeonato paulista de enduro de regularidade. E também com a fase que eu testava muitas motos para as revistas especializadas.

 

Por um descuido da minha parte fui escolhido para ser o tesoureiro do condomínio e tinha de visitar a área durante a semana para fiscalizar algumas obras. Nessas, eu aproveitava para unir o útil ao agradável. Dependendo da moto eu escolhia o tipo de estrada: reta de asfalto, ou cheia de curvas ou misto asfalto-terra com curvas. A minha preferida era sair de SP pela Rod. Trabalhadores, até Mogi das Cruzes e de lá pegar uma estrada sinuosa de afaslto até Salesópolis. De Salesópolis saía uma estradinha de terra de 30 km até Paraibuna, com uma serra maravilhosa, cheia de curvas e sempre vazia.

 

Essa estradinha de terra era minha pista de treino off-road. Entrava nela e cronometrava os trechos como se fosse um rali mesmo. Mão cravada no acelerador e bucha do começo ao fim. Passei tanto nela que decorei cada curva, reta, ponte etc. Nos trechos com casas e trânsito de animais eu reduzia e passava na boa. Depois era tamanco holandês: pau puro! A maior irresponsabilidade estava no fato de fazer isso sozinho. Na fase pré-celular se eu caísse em algum barranco só me achariam pelo acúmulo de urubus à volta.

 

Uma ocasião peguei a minha Yamaha XT 600 Ténéré equipada com pneus Pirelli Rallycross e entrei na estrada babando. Tinha chovido na noite anterior e o piso estava “al denti”, com uma aderência perfeita, nem muito liso, nem muito seco. Ótimo! Os pneus Rallycross nunca foram muito bem compreendidos pelos pilotos de enduro, mas eram ótimos para terra batida, bem melhores que o Garacross usados pela maioria. Mesmo no areião ele rendia bem. Só perdia no piso molhado e na lama.

 

Esta estrada de terra serpenteia a Serra do Mar, com belíssimas paisagens. Esconde alguns hotéis-fazenda, criações de avestruz e propriedades antigas. Em determinado trecho de reta a moto chegava a 140 km/h fácil, sambando no piso de areia. Ao final da reta uma curva à esquerda, em terceira marcha, com parede para escorar os pneus a acelerar. Uma delícia semelhante ao tubo para os surfistas.

 

Ao me aproximar do ponto de frenagem tive a impressão de ver uma criança negra apoiada na cerca de arame, com os olhos muito arregalados, como se tivesse vendo uma assombração. Tirei a mão, olhei pelo espelho e... nada! Não tinha ninguém. Reduzi mais ainda e virei todo o corpo e vi nitidamente que não tinha ninguém. Nem criança, nem adulto, nem animal, nada!

 

Intrigado, me desconcentrei e entrei na curva bem devagar. Aí foi minha vez de arregalar os olhos: no meio da estrada, brincando com uns caminhões de plástico estava uma criança de cerca de dois anos, cercada por dois cachorrinhos. Ela estava exatamente na trajetória que eu passaria se entrasse na curva como planejara. Meus joelhos amoleceram na hora. Parei a moto do lado dela, olhei em volta e via a porteira de uma casa aberta. Buzinei e uma moça saiu correndo, acompanhada de mais uma dúzia de cachorros!

 

- Olha, acho melhor levar a criança pra dentro e fechar a porteira!

 

A moça gritou, brigou com a criança e levou aquela comitiva de cachorro tudo pra dentro de casa.

 

Fiquei parado ali, por alguns segundos que pareceram horas, refazendo o que tinha acontecido. Não resisti e voltei pra ver se achava o negrinho da cerca, mas nada. Não havia nem sinal. Era uma entidade.

 

Já ouvi falar muito de Negrinho do Pastoreio, Saci, Curupira etc. Mas aquele “negrinho da cerca” eu não conhecia. Depois daquela curva passei a pilotar muito devagar até terminar a estrada e chegar o asfalto. A expressão de susto da entidade não saía da minha cabeça – e não sai até hoje – e atualmente já vejo esta entidade não mais como uma alma penada da beira da estrada, mas como um anjo. Porque se eu tivesse feito aquela curva como pretendia hoje eu poderia ter uma história muito mais triste para contar. Eu e a moça dos cachorros da estrada Paraibuna-Salesópolis.

 

Depois deste dia nunca mais treinei em estradas abertas. E minha carreira de piloto de enduro terminaria alguns meses depois por conta de um acidente que me deixou três meses engessado!   

 

publicado por motite às 01:04
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17 comentários:
De Marcio "Japoneis" Kawahara a 4 de Agosto de 2009
Fala Tite!!!!
Quando sai o mundo é uma roda 2???
essas historias são demais!!!
Voce escreve muito bem, e com muito bom humor...
Abraço!!!
De motite a 5 de Agosto de 2009
Japa
Vai imprimindo e guardando... logo, logo vc terá o único exemplar d'O Mundo É Uma Roda II.
De Paulo Ricardo a 4 de Agosto de 2009
aaaaaaaaai...

cheguei a arrepiar!!!!!!!
De Octavio a 4 de Agosto de 2009
Fantástico, Tite.
Foi um sinal, não ha dúvida.
Do outro mundo, para quem acredita.
Ou uma projeção sua, do inconsciente.
Em qualquer das hipóteses, o que importa é o resultado final, três vidas salvas: a da criança, a sua do remorso e a da mãe da saudade - naquele sentido da letra do Chico, "a saudade é o revés do parto, é arrumar o quarto do filho que já morreu".
Grande abraço e quando puder continue a nos brindar com essas história maravilhosamente escritas,
De The Crow a 4 de Agosto de 2009
...interessante, dentre todas as historias que vc contou, esta foi a que mais deixou claro o quanto nosso espirito é responsavel por nossos atos.
Toda "entidade", seja espiritual, material ou apenas coisas da nossa mente, nunca aparecem sem sentido ou simplesmente pra aparecer na TV, mas sim pra mostrar aquilo que não podemos ver...

Até mais.
De Camarão a 4 de Agosto de 2009
Tite, 1988 nao tinha rod Carvalho Pinto ainda...corrige essa mentira ai....
De motite a 4 de Agosto de 2009
Pitu
Como nós vivemos num País com heróis demais e estradas de menos, a mesma estrada precisa ter vários nomes e complementos. É a mesma que se chamava Trabalhadores, depois Ayrton Senna e termina como Carvalho Pinto. É aquela estrada larga, cheia de pedágios que começa ali em Guarulhos e termina na Dutra perto de Caçapava! Ah, depois passa a chamar Floriano Rodrigues Pinheiro até Campos do Jordão. De todos esses heróis o único que se salva são os Trabalhadores!
De Camarão a 19 de Agosto de 2009
TIte, Rod dos trabalhadores acabava lá em jacareí lembra? Ai tinha que pegar a dutra até SJC e entrar na Tamoios.
Acho que lá por 1995 ficou pronta a CP que ligou a trabalhadores (que virou Ayrton Senna) até a tamoios e nos livrou da Dutra.
Até hj quando vc passa a policia rod na Ayrton senna e faz aquele S de alta ela vira CP.
De Rodrigo a 4 de Agosto de 2009
Comigo certa vez, aconteceu algo parecido com isso, porém eu estava de carro...mas sei bem o que tu passou...aquela sensação até hj eu não consigo esquecer.
De Gusta a 4 de Agosto de 2009
Ver uma Tenére calçada com pneus bem off e sendo conduzida pelo "diabo nas taquareira" deve ser uma visão de assustar até alma penada!!!! Mas falando sério, que bom que esse episódio teve esse desfecho, existem muitas coisas que escapam da compreensão humana; dimensões que a ciência ainda não conseguiu explicar.

De Vinicius Vedovatto a 10 de Agosto de 2009
Ver uma Tenére calçada com pneus bem off e sendo conduzida pelo "diabo nas taquareira" deve ser uma visão de assustar até alma penada!!!!

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Eu ri rsrsrs
De Maurício Fontes a 4 de Agosto de 2009
Impressionante o conto. Eu acredito totalmente que vc de fato VIU algo. A vida tem suas maneiras de fazer com que as coisas acabem BEM para nós no final das contas, que dê tudo CERTO. É a tendência natural das coisas!
De Marcel - Londrina/PR a 5 de Agosto de 2009
Ué... já li esta história. Se não tá no livro, foi no Motonline.

Mas já aconteceu algo parecido comigo. Tive a impressão de ver um "vurto" (aqui no norte do PR tem esse nome) e desacelerei. Segundos depois, tomo uma fechada daquelas de fazer o caboclo voar por cima do carro, se não tivesse soltado a mão antes.
De motite a 5 de Agosto de 2009
Não, Marcel, está é inédita...
De Luiz a 5 de Agosto de 2009
pode ter sido um anjo da guarda Tite, seu ou do moleque, que entrou em ação para proteger ambos de uma tragédia...
De RIcardo FOX a 6 de Agosto de 2009
Boaaaaaa dicaaaaaaa... vou começar a prestar mais atenção na entidadess!!!rsss

Gostei da históriaaa!!!

Hugssssssss!!!

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