Sábado, 25 de Julho de 2009

Vida corrida – Os quatro tipos

(Quem roda raramente e pouco  aprende mais devagar...)

 

 

No mundo coorporativo os profissionais de Recursos Humanos dividem os candidatos em quatro categorias:

 

  1. - O inteligente com iniciativa
  2. - O inteligente sem iniciativa
  3. - O burro com iniciativa
  4. - O burro sem iniciativa

 

Claro que “burro” é uma palavra forte para classificar uma pessoa e os RH são muito corretos pra chamar alguém de burro. Existem eufemismos como “Inadaptado ao cargo”, “defasado tecnicamente” etc. Enfim, burro!

 

Curiosamente um profissional de RH me confessou que o mais perigoso a uma empresa é o burro com iniciativa e o mais inofensivo é o burro sem iniciativa. Ou seja, os inteligentes acabam esquecidos...

 

Fazendo uma analogia com as competições, podemos dividir os pilotos em quatro categorias:

 

  1. - O hábil com coragem
  2. - O hábil sem coragem
  3. - O inábil com coragem
  4. - O inábil sem coragem

 

Destes quatro o mais perigoso é o terceiro, inábil com coragem, porque ele se atira em uma curva sem saber como corrigir uma derrapagem, por exemplo. Também representa perigo para os outros pilotos, porque o maluco deixa pra frear 20 metros depois do limite e acerta o piloto da frente como se fosse um torpedo a meia nau.

 

Muita gente confunde “coragem” com “estilo agressivo”. O piloto corajoso nada mais é do que alguém que tenta compensar a falta de habilidade com uma atitude que expõe ele e os outros pilotos a riscos desnecessários. Coragem é uma condição essencial para ser piloto, mas deve ser controlada com outra qualidade vital: inteligência! Já escrevi aqui que piloto burro nasce morto, por isso o piloto inteligente dosa a coragem com habilidade na medida certa.

 

E o menos perigoso desses quatro é o último, o inábil sem coragem, porque ao evitar a exposição ao risco, não prejudica os adversários. Mas também dificilmente seu currículo será expressivo.

 

Note, que no mundo corporativo e nas competições a classificação foi apenas no quesito “perigo”: qual é mais perigoso e qual é o menos perigoso.

 

Em uma empresa, o burro com iniciativa causa prejuízos porque quer tomar decisões sem estar devidamente calçado na experiência e no conhecimento. É o cara que manda produzir 15.000 unidades de um produto sem antes olhar dados de pesquisa para saber se haverá consumidor pra isso tudo.

 

Já o burro sem iniciativa é o que se chama oficialmente de ordinário. Engana-se quem pensa que a expressão “ordinário” é pejorativa. Nada mais é do que classificar aquele que cumpre ordens. Decerto que nasceu no exército, para qualificar aquele soldado que estava ali apenas para obedecer e não pensar. Existe o comerciário, o bancário e o ordinário. Inclusive, quando o oficial começa uma marcha ele grita:

 

- Ordinááááário, marche!

 

Apesar de todo RH tecer elogios aos funcionários com iniciativa o que um (mau) chefe mais quer na vida corporativa é um sujeito que apenas obedeça as ordens dele, enfim... um ordinário. Porque se for alguém muito inteligente e com iniciativa coloca o cargo do chefe em perigo.

 

Por outro lado, o inteligente sem iniciativa é um bom modelo de comportamento, porque sabe executar muito bem as missões que recebe. Porém a inteligência sempre representa um risco adicional do chefe e não à empresa. Mostrar-se mais inteligente que o chefe pode colocar a posição do chefe em cheque! Até que alguém com mais poder percebe e troca o chefe – que ganha mais – pelo funcionário, que ganha muito menos...

 

Difícil esse mundo corporativo...

 

Quando eu vejo o que acontece com os motociclistas no trânsito de SP posso transportar essa teoria facilmente. Por exemplo, podemos dividir os motociclistas em quatro categorias:

 

1)     Habilidoso com responsabilidade

2)     Habilidoso sem responsabilidade

3)     Inábil com responsabilidade

4)     Inábil sem responsabilidade

 

É claro que a responsabilidade é o principal fator humano que mantém um motociclista fora do perigo. Quando se discute segurança de motociclista tem sempre um que aparece defendendo a exigência de qualificação, propondo cursos para motoboys, o que é uma tremenda perda de tempo e dinheiro. Os motociclistas que se envolvem mais em acidente estão nas categorias 2 e 4. Um motoboy que roda 240 km por dia adquire habilidade na marra. Ele é obrigado a aprender para sobreviver. Só que pecam pelo excesso de irracionalidade, pilotando quase sempre no fio da navalha. Eles sabem pilotar, só não sabem viver em sociedade! Obviamente que o grupo 3 é o que tem menos chance de sobrevivência nessa selva. Ou adquire habilidade ou se torna responsável. Como não existem cápsulas de “responsol” à venda nas farmácias, esse é o peixe do cardume que raramente sobrevive ao primeiro ataque de predador.

 

(motoboy é uma atividade muito antiga...)

 

Existe uma categoria de motociclistas que roda pouco e raramente, representado pelo grupo 3. Pessoas que usam a moto estritamente por lazer e não acumulam horas de vôo. Ou que acabou de adquirir a moto para fugir do transporte coletivo, do trânsito e do stress. Por falta de quilometragem e pelo baixo nível dos instrutores de moto-escola demoram mais para adquirir habilidade. Mas sobra responsabilidade para reconhecer seus próprios limites. Para esses motociclistas um curso de pilotagem ou de capacitação pode dar resultado.

 

Como toda a série “Vida Corrida” essa é uma análise puramente chutada, sem qualquer indício de profundidade científica. Mas pelo pouco que observei da vida corporativa, dos chefes e das competições, acho que a vida imita as corridas!

 

publicado por motite às 02:32
link | comentar | favorito
9 comentários:
De Maurício Fontes a 25 de Julho de 2009
Fiquei contente (e surpreso!) com a volta de posts da série Vida Corrida. Na minha opinião é a melhor série do blog. Tem coisa melhor que misturar ensinamentos motociclísticos, corporativos e de vida? Mto legal. "Keep 'em coming!" :-)
De motite a 25 de Julho de 2009
Mau
Na verdade eu esqueço de publicar muitas coisas. Tem várias crônicas engavetadas aqui comigo...
De Octavio a 25 de Julho de 2009
Doc,
muito interessante.
A gente fica já querendo ler o próximo post de Vida Corrida.
Assim como os de Segurança.
Aliás, cada um desses temas dá um livro próprio.
Abs,
De Rodrigo, o vizinho mala a 25 de Julho de 2009
Por falar em crônicas engavetadas, você pretende terminar o Código Darronda?
De motite a 25 de Julho de 2009
Não sei onde foi parar o começo da novela...
De Fe Pressinott a 27 de Julho de 2009
Lança "O Mundo é uma Roda 2!!!
De motite a 28 de Julho de 2009
Eu gostaria, mas cadê a grana???
De Josué Nunes a 28 de Julho de 2009
Tite, essas tuas categorias de candidatos/funcionários também se aplica aos eleitores !!!! Qual será que os políticos mais gostam ???!!!!
De Pedro"FozdoIguaçu"Terradamuamba" a 29 de Agosto de 2009
o pior e isso, na hora do jornal, no trabalho, sempre tem alguem que não quer perder por nada a novela da globo...(tudo contra essa lavagem cerebral)!!! kcte vcs não acham que se 10% da população brasileira tivesse algum interesse em política,economia e otra cocitas mas..., o governo decretaria falência!!!!!!!!
Nesse exato momento tem 4 pessoas aqui na farmácia amontoadas em frente a tv,pois, começou a novela.... absurdo!!!!!! Porra novela sobre a Índia!!! Quando algum desse filhos da ....., vão escrever um roteiro de novela que tenha senários unicamente brasileiros,ou melhor, o que a Índia tem de tão especial assim,nada!!! Garanto que tem dinheiro, e muito, por trás dessa porcaria, o governo da Índia deve ter pago alguns montantes de plata para a globo!Novela sobre favelas!!! Já vemos isso todo dia!!!O que há de interessante nisso, contar uma história para denegrir um lugar, cidade, estado, país... "certa vez escutei comentários de que em uma novela, a vila tinha fugido para Foz do Iguaçu, para conseguir se esconder no paraguai!" Meu pq foz!!! Kcete só faltava agora a próxima novela ter um tema menos agresivo... tipo... Faroeste em Foz... ou... Morrendo na ponte...
Fudido de ódio...
Valeu!

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.Procura aqui

.Janeiro 2023

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Curso Abtrans de pilotage...

. Yamaha DT 180 a água? Iss...

. O que é aventura pra você...

. O bom ficou melhor: nova ...

. Troca-troca: A Harley da ...

. De Manaus para o mundo

. Gordura boa: Como é passe...

. Outros 500: como são as n...

. Pelada e esportiva: como ...

. Moto com modos: como ser ...

.arquivos

. Janeiro 2023

. Novembro 2022

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Julho 2019

. Junho 2019

. Março 2019

. Junho 2018

. Abril 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds