Quinta-feira, 4 de Junho de 2009

CB 300

(Nova CB 300: na medida para cidade! Foto: Renato Durães)

 

 
Sai de cena a categoria 250 da linha Honda. Bem vindas as 300!
 
Não lembro de nenhuma moto clássica, que tenha feito história, com 300cc. São famosas as 350cc, que imortalizaram modelos como a CB 350 de dois cilindros dos anos 70 ou as lendárias Yamaha RD350. Mas 300? Confesso que não lembro.
 
Mas o Promot 3 não existia nos anos 70, nem 80, nem 90... Agora tem! E graças às limitações impostas em nome de uma natureza mais pura, a categoria ¼ de litro foi limada do line-up da Honda. Agora é a vez da 1/3,33333 avos de litro!
 
Foram quase seis meses de especulação pela imprensa especializada, blog, sites, Orkut, MySpace, Youtube. Até eu me diverti espalhando que a nova Twister teria motor turbo-comprimido, o que rendeu muito babado! E não é que aquela famosa foto de uma moto dentro de um caixote de madeira era verdade!!! Era a CB 300 que estava sendo embarcada para testes no Japão e algum espertinho não resistiu a apontar o celular e clic! Espalhou pela net!
 
Como já é tradição no meio, as motos foram apresentadas inicialmente para um rápido contato e um muito bem elaborado workshop no CETH da Honda em Indaiatuba, SP. Os modelos apresentados foram: a CB 300, a XRE 300 e pasme! Um scooter com a marca Honda!
 
CB 300
Nada de motor dois cilindros em V e outras viagens especulatórias. A nova CB 300 tem motor de um cilindro, com a mesma arquitetura do 250cc da Twister, mas é totalmente novo e não um 250 repaginado. O comando é DOHC, com quatro válvulas, seguindo a fórmula da 250. A principal novidade desse motor é a evidente injeção eletrônica PGM-FI, a tecnologia que permitiu, juntamente com o catalisador, enquadrar a moto aos níveis de emissões exigidos pela lei.
 
Uma pequena Hornet. Essa é a primeira impressão da nova CB 300. Farol, a máscara do painel e o tanque de gasolina é claramente inspirado na 600cc da marca. O objetivo é óbvio: criar no dono da CB 300 a aspiração natural pela 600.
 
Um item que caiu muito bem são as rodas de liga leve, em forma de estrela, que lembram as famosas Comstar que equipavam a linha CBX 750 dos anos 80. A suspensão traseira é monoamortecida e uma boa novidade é o banco mais largo, maior, mais baixo e com um “caroço” no espaço do garupa para evitar a escorregada pra frente.
 
O quadro é totalmente novo e algumas medidas foram revistas, como o guidão um pouco mais alto, distância entre-eixos maior e ângulo de inclinação da coluna de direção menor. O objetivo é deixar a moto mais maneável; reforçado pelos novos pneus mais largos (140 na traseira) e de desenho um pouco mais esportivo. Também mudou a posição das pedaleiras com objetivo de deslocar o peso do piloto um pouco mais para frente.
 
Na hora do teste foi possível perceber que os quase 50cc e 2,5 cv a mais são mais sensíveis nas retomadas de velocidade, mas também deu um impulso extra na velocidade máxima. Pelo velocímetro foram registradas as máximas de 136 e 145 km/h nas duas direções. Nada excepcionalmente técnico, mas suficiente para saber que não significou o sonho esperado de todo motociclista brasileiro: uma 250 com desempenho de 500! E aqueles hondeiros que viviam zuando os yamahistas por causa do câmbio de 5 marchas da Fazer 250 acabaram de se lascar: a CB 300 tem câmbio de cinco marchas também! Mas ficou um buraco enorme entre a primeira e a segunda, tanto que nesse testezinho eu saía sempre em segunda, deixando a primeira marcha dedicada às subidas.
 
Não foi possível fazer qualquer medição de consumo, mas pelo que pesquisei com alguns colegas ficou praticamente igual ao da 250. Bendita injeção!
 
Um item que causou certa decepção foi o freio traseiro a tambor, em vez do esperado disco de freio. Por outro lado, o painel ficou bem esportivo, seguindo a tendência do instrumento circular e display de cristal líquido.
 
Por enquanto é só isso que tenho a declarar. Espero ter acesso ao modelo em breve para uma avaliação de verdade.
 
Amanhã (quinta) é a vez da XRE 300 e da Lead 110 (apelidada pelos jornalistas de “Primeiro Parágrafo).
 
Fotos, ficha-técnica e cores no http://www.honda.com.br/web/index.asp?pp=noticias&ps=noticia&ps2=motos&id=1707

 

 

publicado por motite às 01:28
link | favorito
De tasmotos a 4 de Junho de 2009
Por ser motociclista muito "veío" e a muitos anos sonhar com com uma revolução na industria de motos no Brasil. Sonhar não paga nada, então esses dias eu estava pensando poderia vir a 250 de 2 cilindros em V, ou então a de 4 em linha como existe no Japão e Europa. Mas dai a moto é lançada, a ficha cai e vamos la... acho que para uma "gambiarra" até que ficou legal... o importante é que com isso os motociclistas em geral poderão contar com uma moto mais atualizada, com injeção eletronica e razoavelmente barata...

Abraços,

tasmotos
www.tasnaweb.com
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.Procura aqui

.Fevereiro 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Prostatite parte 10: a vo...

. Prostatite 9: uma separaç...

. Prostatite parte 8 - A f...

. Prostatite parte 7: Começ...

. Prostatite parte 6: a hor...

. Prostatite 5: Sex and the...

. Prostatite 4: você tem me...

. Prostatite 3: então, qual...

. Prostatite parte 2: sobre...

. Prostatite: como é a vida...

.arquivos

. Fevereiro 2024

. Janeiro 2024

. Dezembro 2023

. Novembro 2023

. Outubro 2023

. Julho 2023

. Maio 2023

. Janeiro 2023

. Novembro 2022

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Julho 2019

. Junho 2019

. Março 2019

. Junho 2018

. Abril 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds