Quinta-feira, 4 de Junho de 2009

CB 300

(Nova CB 300: na medida para cidade! Foto: Renato Durães)

 

 
Sai de cena a categoria 250 da linha Honda. Bem vindas as 300!
 
Não lembro de nenhuma moto clássica, que tenha feito história, com 300cc. São famosas as 350cc, que imortalizaram modelos como a CB 350 de dois cilindros dos anos 70 ou as lendárias Yamaha RD350. Mas 300? Confesso que não lembro.
 
Mas o Promot 3 não existia nos anos 70, nem 80, nem 90... Agora tem! E graças às limitações impostas em nome de uma natureza mais pura, a categoria ¼ de litro foi limada do line-up da Honda. Agora é a vez da 1/3,33333 avos de litro!
 
Foram quase seis meses de especulação pela imprensa especializada, blog, sites, Orkut, MySpace, Youtube. Até eu me diverti espalhando que a nova Twister teria motor turbo-comprimido, o que rendeu muito babado! E não é que aquela famosa foto de uma moto dentro de um caixote de madeira era verdade!!! Era a CB 300 que estava sendo embarcada para testes no Japão e algum espertinho não resistiu a apontar o celular e clic! Espalhou pela net!
 
Como já é tradição no meio, as motos foram apresentadas inicialmente para um rápido contato e um muito bem elaborado workshop no CETH da Honda em Indaiatuba, SP. Os modelos apresentados foram: a CB 300, a XRE 300 e pasme! Um scooter com a marca Honda!
 
CB 300
Nada de motor dois cilindros em V e outras viagens especulatórias. A nova CB 300 tem motor de um cilindro, com a mesma arquitetura do 250cc da Twister, mas é totalmente novo e não um 250 repaginado. O comando é DOHC, com quatro válvulas, seguindo a fórmula da 250. A principal novidade desse motor é a evidente injeção eletrônica PGM-FI, a tecnologia que permitiu, juntamente com o catalisador, enquadrar a moto aos níveis de emissões exigidos pela lei.
 
Uma pequena Hornet. Essa é a primeira impressão da nova CB 300. Farol, a máscara do painel e o tanque de gasolina é claramente inspirado na 600cc da marca. O objetivo é óbvio: criar no dono da CB 300 a aspiração natural pela 600.
 
Um item que caiu muito bem são as rodas de liga leve, em forma de estrela, que lembram as famosas Comstar que equipavam a linha CBX 750 dos anos 80. A suspensão traseira é monoamortecida e uma boa novidade é o banco mais largo, maior, mais baixo e com um “caroço” no espaço do garupa para evitar a escorregada pra frente.
 
O quadro é totalmente novo e algumas medidas foram revistas, como o guidão um pouco mais alto, distância entre-eixos maior e ângulo de inclinação da coluna de direção menor. O objetivo é deixar a moto mais maneável; reforçado pelos novos pneus mais largos (140 na traseira) e de desenho um pouco mais esportivo. Também mudou a posição das pedaleiras com objetivo de deslocar o peso do piloto um pouco mais para frente.
 
Na hora do teste foi possível perceber que os quase 50cc e 2,5 cv a mais são mais sensíveis nas retomadas de velocidade, mas também deu um impulso extra na velocidade máxima. Pelo velocímetro foram registradas as máximas de 136 e 145 km/h nas duas direções. Nada excepcionalmente técnico, mas suficiente para saber que não significou o sonho esperado de todo motociclista brasileiro: uma 250 com desempenho de 500! E aqueles hondeiros que viviam zuando os yamahistas por causa do câmbio de 5 marchas da Fazer 250 acabaram de se lascar: a CB 300 tem câmbio de cinco marchas também! Mas ficou um buraco enorme entre a primeira e a segunda, tanto que nesse testezinho eu saía sempre em segunda, deixando a primeira marcha dedicada às subidas.
 
Não foi possível fazer qualquer medição de consumo, mas pelo que pesquisei com alguns colegas ficou praticamente igual ao da 250. Bendita injeção!
 
Um item que causou certa decepção foi o freio traseiro a tambor, em vez do esperado disco de freio. Por outro lado, o painel ficou bem esportivo, seguindo a tendência do instrumento circular e display de cristal líquido.
 
Por enquanto é só isso que tenho a declarar. Espero ter acesso ao modelo em breve para uma avaliação de verdade.
 
Amanhã (quinta) é a vez da XRE 300 e da Lead 110 (apelidada pelos jornalistas de “Primeiro Parágrafo).
 
Fotos, ficha-técnica e cores no http://www.honda.com.br/web/index.asp?pp=noticias&ps=noticia&ps2=motos&id=1707

 

 

publicado por motite às 01:28
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36 comentários:
De Felippe Franco a 4 de Junho de 2009 às 11:20
e quanto a ciclística tite?
parece q você nem andou nela!

conta ai!

é a mesma coisa da twister? ficou mais esportivo?
adiantou alguma coisa o pneu mais largo?

abração!!!
De Lea a 15 de Setembro de 2009 às 13:24
Lógico, dá mais aderência nas frenagens e nas curvas.
De Lucas_Pira a 4 de Junho de 2009 às 12:25
Fala Tite! O povo da honda deve ler suas colunas porque o novo modelo de pneu da CB é o mesmo da Fazer 250 que você tinha elogiado os pneus quando testou.
Abs
De Lea a 15 de Setembro de 2009 às 13:26
Não é o mesmo pneu!!!
O da CB 300R é muito mias largo tanto o dianteiro quanto o traseiro da Fazer.
De Tiago a 4 de Junho de 2009 às 15:31
Pois é Tite, eu também espero que você tenha acesso completo para virar ela do avesso e realizar um baita teste.

t+
De Wilson a 4 de Junho de 2009 às 16:30
Tite, quero aproveitar o teu espaço(uuuii) e te pedir: !!!!!pelamordedeus!!!! usando o teu prestígio e experiência como motociclista, faz um esforção pra mostrar pra todo mundo que esse projeto de lei que obriga os motociclistas a andarem com air-bag, parecendo um piloto de caça, é a coisa mais ridícula que ja foi proposta!!!!!! putz! se isso passar eu juro que deixo de andra de moto!!!!!

!!!mas que droga!!!!! Será que nunca vão deixar nossa paixão pelas duas rodas em paz???!!!
De motite a 4 de Junho de 2009 às 20:52
Wilson
Acho que vc estava fora do país... eu dei até entrevista na TV sobre esse assunto!!! E tb comentei aqui, dá uma olhada nos posts ateriores!
De André Coelho a 4 de Junho de 2009 às 16:38
Ufa! tite..... Finalmente um olhar especializado relacionado a tão esperada CB300, não aguentava mais especulações pela internet.
De Gustavo a 4 de Junho de 2009 às 20:08
Disco traseiro ausente foi uma baita comida de bola. Por outro lado esse pneu traseiro maior me parece bastante desnecessário, visto que até a GS se dá muito bem com um 130. E vai continuar tendo um monte de malucos socando um pneu 160 ou 180. Mas até dá vontade de andar nessa motoquinha. Chegou a prestar atenção no barulho da corrente pra ver se melhorou, Tite?
De motite a 4 de Junho de 2009 às 20:50
Felipe e Gustavo

Leiam o texto: nós demos uma voltinha no quarteirão, não foi um teste. Isso é só pra aparcer na mídia, eu só vou poder conhecer a moto depois de rodar dois dias, na estrada, na cidade etc...
De Gustavo a 6 de Junho de 2009 às 04:24
Eu sei ler, Tite, pô. Pelo menos eu acho que sei. É capaz de eu não saber e estar achando que entendo mas estar confundindo tudo. Este blog é sobre motos, né? De qualquer forma, tanto faz andar por um quarteirão ou por setenta pra poder prestar atenção no barulho da corrente. Aliás se realmente não mudou em relação ao da Twister, não dá pra não prestar atenção.
De tasmotos a 4 de Junho de 2009 às 20:55
Por ser motociclista muito "veío" e a muitos anos sonhar com com uma revolução na industria de motos no Brasil. Sonhar não paga nada, então esses dias eu estava pensando poderia vir a 250 de 2 cilindros em V, ou então a de 4 em linha como existe no Japão e Europa. Mas dai a moto é lançada, a ficha cai e vamos la... acho que para uma "gambiarra" até que ficou legal... o importante é que com isso os motociclistas em geral poderão contar com uma moto mais atualizada, com injeção eletronica e razoavelmente barata...

Abraços,

tasmotos
www.tasnaweb.com
De Leandro a 5 de Junho de 2009 às 02:29
Fiquei muito satisfeito de ver o preço sugerido bem próximo ao da Twister (sem contar o preço nessa época pré-enterro dela), acho que a Honda acertou o posicionamento dessa moto no mercado foi nisso. Mas o que estou esperando mesmo é a resposta da Yamaha. Queria ver a Fazer 2009 no estilo da européia e chinesa por R$9.000 e uma resposta ano que vem do nível dessa 300cc. E aí Tite, alguma especulação nova? (gostaria mesmo é que não fosse especulação, uma notícia real seria aliviante para quem está aguardando meses para comprar sua moto nessa categoria)
De dave a 5 de Junho de 2009 às 03:27
Tite,
desconfio q vc se estressou com a galera pq um pede para vc falar de air bag e outro quer mais detalhes do q vc pode dar...Eu nao sei de nada só sei que quando tite chega ao ponto de falar ''Leiam o texto"significa que o humor dele não está para brincadeira. huahuahuahua...
De motite a 5 de Junho de 2009 às 14:52
KKKK, nada disso Dave, eu só acho que às vezes o texto ficu ma explicado mesmo. Ultimamente estou de ótimo humor!!!
De Joia a 5 de Junho de 2009 às 04:45
Maravilha Tite, to ansioso pra saber sua impressão da XRE
Abraço

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