(O que esperar de quem destrói por prazer?)
Amigos, leitores e blogueiros.
Quem acompanha o Motite desde os primeiros passos sabe que eu realizo um trabalho de formiguinha individual e levemente digno: devolver ao meio ambiente um pouco do que foi retirado. Já fiz um trabalho de reflorestamento na região do vale do Paraíba, com plantio de mais de 6.000 mudas de espécies nativas.
Depois criei um pequeno viveiro de mudas especialmente de pau-brasil (Cesalpina Echinata). Quem não conhece essa história é só clicar aqui: http://motite.blogs.sapo.pt/31696.html A única razão desse viveiro é distribuir as mudas a amigos e qualquer pessoa que se disponha a cuidar delas.
Depois de criar uma muda desde a semente por cinco anos decidi plantar na frente da minha casa mesmo. Quando eu a plantei já tinha 1,21m e gostou tanto do local que em pouco tempo desenvolveu e cresceu mais de 10 cm em poucas semanas.
(A muda principal, poucos dias antes de ir para o solo)
Até que uma sexta-feira abri o portão e tive um choque: QUEBRARAM MINHA MUDA!!!
Minha, não, de todos vocês, de todos nós, de todo paulistano. Um grupo de delinqüentes mirins de uma "comunidade" da região tem como diversão sair pelas ruas e quebrar árvores e destruir canteiros.
A cesalpina não foi a única vítima desse grupo de pequenos vândalos, outros vizinhos também foram atacados. Já tive meu carro avariado por essa corja de mini-bandidos que roda pelas ruas infernizando os cachorros, coletando lixo reciclável e pedindo esmolas.
Não sou porta-voz do assistencialismo paternalista do Estado, mas já impedi que esses catadores recolhessem o lixo reciclável por uma questão técnica: eles não são capazes de destinar a totalidade desse lixo e parte dele acaba voltando para o ambiente. Os coletores oficiais têm condições de destinar até lixo tóxico como pilhas e baterias.
A minha decepção foi tão grande que parei temporariamente de criar novas mudas. Pra mim foi um golpe. Como confiar no futuro de uma cidade que tem cidadãos incapazes de preservar uma simples e inocente muda de árvore? Eu já tinha lido a respeito no site da Prefeitura. Segundo dados oficiais mais de 30% das mudas plantadas na cidade não atingem a idade adulta por puro vandalismo!!!
É muito triste! Não posso conviver com pessoas que destróem a vegetação pelo simples prazer de ser vândalo!
Felizmente ela não morreu, mas já não terá mais um desenvolvimento natural porque perdeu a gema principal. Ela está cheia de brotos, com pouco mais de 80 cm de altura e agora vai se recuperar por forças próprias porque era a muda mais saudável do viveiro.
Senti como estivesse perdido um filho, mas vou seguir a cultivar as mudas que ainda tenho e depois decidir se continuo ou não a manter o viveiro. Acho que a cidade não merece mais esse benefício.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. A pequena grande Triumph:...
. Prostatite final – Amor e...
. Prostatite parte 10: a vo...
. Prostatite 9: uma separaç...
. Prostatite parte 7: Começ...
. Prostatite parte 6: a hor...
. Prostatite 5: Sex and the...
. Prostatite 4: você tem me...
. Prostatite 3: então, qual...