Segunda-feira, 27 de Abril de 2009

Moto-Perpétuo

 

(Quem são as vítimas de trânsito? Foto: Tite)

 

Moto-Perpétuo

 
Quando eu trabalhava no departamento de comunicação da Philips do Brasil, recebi uma ligação de um homem alegando que tinha inventado o moto-perpétuo. Desde os tempos mais remotos, a humanidade sonha em criar duas coisas: a pedra filosofal, que transforma tudo em ouro, e o moto-pertétuo, que nada mais é do que um motor que não necessita energia.
 
Ingênuo, eu recebi esse homem e descobri que estava diante de um completo doido varrido! Quando consegui me livrar do doidão meu chefe virou e comentou:
 
- Prepare-se porque vai aparecer um maluco desse por mês!
 
Dito e feito: todo mês aparecia pelo menos um xarope com a fórmula do moto-pertétuo, com trapizongas que, inexplicavelmente, necessitavam de algum tipo de energia para funcionar. Ou seja: não passava de loucura mesmo.
 
Passados 25 anos, me vejo na condição de estudioso da segurança de motociclista e pelo menos uma vez por ano aparece um “especialista” de dedo em riste anunciando: “Eu tenho a solução para a questão do motoboy em São Paulo”. Isso se for uma pessoa modesta, porque também aparece o maluco que quer resolver o problema de segurança de TODOS os motociclistas do Brasil e até uns mais psicóticos que querem resolver o problema de trânsito de São Paulo em uma medida só! Aí me lembro dos doidos do moto-perpétuo!
 
Eu também já tive meus surtos megalomaníacos de achar que resolveria o problema de segurança de motociclistas. Tomei um remédio tarja-preta e fiquei curado. E se alguém achar que tem a receita pronta para resolver o problema da segurança de motociclista em São Paulo em curto prazo, recomendo Ritalina ou algo mais forte.  
 
Não existe UMA forma de resolver esse assunto. É necessário um esforço que envolva todos os segmentos, desde fabricante de motos, prefeitura, escolas, órgãos de trânsito, especialistas em segurança, ministérios, secretarias de saúde e toda aquela coisa abstrata e monstruosa chamada administração pública.
 
O que vejo são políticos oportunistas, “especialistas” em coisa alguma, jornalistas preconceituosos e desinformados, sindicatos corporativistas, importadores casuais de motos e uma imensa fogueira das vaidades querendo puxar a brasa para a sua sardinha fedorenta.
 
Toda vez que aparece alguém bradando “vou resolver o problema de segurança dos motociclistas” minha primeira pergunta é: “você fez alguma pesquisa para identificar o perfil deles?”. Sem querer integrar este time, posso adiantar que a experiência me ensinou logo de cara que não se entra em uma guerra sem conhecer o inimigo.
 
As iniciativas visam o motoboy, mas esquecem que existem usuários de moto que adotaram esse veículo como meio de transporte e não meio de vida. Ao tentar proibir a circulação de motos nas marginais, para reduzir acidente com motoboys (ou motofretistas), a administração pública esquece que existem usuários de motos que são – acredite – normais! Tem motociclista que roda a uma velocidade compatível com o trânsito. Verdade, eu já vi vários! Tem motociclista que respeita as leis de trânsito. Que usam motos bem conservadas. Sim! Quer mais? Conheço motociclista que nunca caiu!!! Motociclistas que não bebem, não usam drogas, têm família funcional, têm nível de instrução e são EDUCADOS!!!
 
E por que tratar o bom motociclista baseado só no universo dos maus motociclistas? Até quando a administração pública fará a legislação inspirada sempre nos errados e punindo os certos?
 
Daí a necessidade de começar a ação preventiva de trânsito identificando o alvo! A única coisa que sabemos é que diariamente cerca de 20 motociclistas se envolvem em acidentes na cidade de São Paulo. Mas quem são essas pessoas? Qual o grau de instrução? Qual a formação profissional? Qual a experiência? Para quem trabalha? Ele pilota quantas horas por dia? Qual marca, modelo e ano da moto? Qual o nível de manutenção da moto? A moto estava documentada? Ele se acidentou sozinho ou com outro veículo? Quem era o outro envolvido? Isso nada mais é do que uma perícia! Pelas nossas leis, só é feita a perícia em acidentes com vítimas fatais. Mas acho difícil entrevistar um morto.     
 
Sem estas respostas nem adianta querer elaborar qualquer ação pública para reduzir acidentes de trânsito.
 
Ou seja: quem quer resolver tudo, na verdade, não sabe nada.
 
É por isso que decidi tornar a experiência adquirida em 25 anos a serviço de empresas privadas. A SpeedMaster não é apenas um curso de pilotagem de motos. É muito mais do que isso. É uma empresa de consultoria voltada à segurança do motociclista. Hoje em dia ser consultor é mais chique do que ser palpiteiro. Palpite todo mundo da dá de graça. Consultoria é uma prestação de serviço e feita e por meio de material científico.
 
Se você é pessoa física ou jurídica e quer consultoria no campo da segurança de motociclista pode me chamar! Depois de analisar as necessidades posso indicar as melhores medidas a adotar.
 
Posso não saber tudo, mas é muito mais do que nada!
publicado por motite às 16:37
link | comentar | favorito
8 comentários:
De Ricardo a 27 de Abril de 2009
Fala Sun Tzu.. hehehe

Tite, vc acredita que criar uma faixa ali onde hj é usado no corredor (entre faixas 1 e 2) minimize o problema? essa é a proposta de alguma associação... nao lembro qual..

atente-se que usei a palavra "minimize" e não "resolva".

Parabéns pelo trabalho
Ricardo
De motite a 27 de Abril de 2009
Siiimmm, ajudaria muito. Sou totalmente favorável às faixas segregadas como forma de reduzir a confusão. mas sempre tem um salame que quer criar a faixa em vias cheias de semáforo e proibir a circulação de motos nas vias expressas...
De Ricardo a 28 de Abril de 2009
tb considero uma boa alternativa.. ando de burgman todos os dias em sp e acredito q isso estimularia muitas pessoas q tem receio por causa da mídia a ingressar no mundo das 2 rodas..

pq nao empinou a hornet no rolo da vicstore?
De Luiz Antonio a 27 de Abril de 2009
Rapaz,

o que é que está faltando pra você programar este curso aqui no Nordeste, de preferência em Recife ou Caruaru? Com certeza, o motivo não se refere ao número mínimo de alunos para fechar uma turma.
De motite a 27 de Abril de 2009
Rapaz, falta só vergonha na cara!!!

Já fiz vários cursos em Caruaru. Mas como as minhas despesas são altas o custo fica lá nas alturas. Vc sabe como o pessoal aí é: tem uma moto de 70 mil reais mas acha caro gastar R$ 1.000 num curso que salva a vida dele! E usa um capacete de 200 contos! Se tivesse contato com uma concessionária poderia facilitar muito a produção e realização do curso.
De Luiz Antonio a 28 de Abril de 2009
É mesmo estranho isto!
Tenho uma moto de R$ 11.000,00, um capacete de R$ 400,00, uma jaqueta de R$ 740,00 e uma luva de R$ 200,00, nunca levei uma queda em 5 anos de pilotagem (já que tive sorte por dois momentos), e estou "desesperado" porque "sei que não sei muita coisa".
Eu quero é chegar em casa inteiro!!!
De Vinicius Vedovatto a 29 de Abril de 2009
Tite,
Qual o seu e-mail? to nos seus contatos do orkut

Tenho que te passar um e-mail falando de um modelo de sustentabilidade em uma empresa de motoboys de SP.
Se você já ta sabendo / conhece a empresa fovor desconsiderar oque citei acima.
De Cursos e acções de Formação a 14 de Outubro de 2010
;)

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.Procura aqui

.Setembro 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. A pequena grande Triumph:...

. Prostatite final – Amor e...

. Prostatite parte 10: a vo...

. Prostatite 9: uma separaç...

. Prostatite parte 8 - A f...

. Prostatite parte 7: Começ...

. Prostatite parte 6: a hor...

. Prostatite 5: Sex and the...

. Prostatite 4: você tem me...

. Prostatite 3: então, qual...

.arquivos

. Setembro 2024

. Junho 2024

. Fevereiro 2024

. Janeiro 2024

. Dezembro 2023

. Novembro 2023

. Outubro 2023

. Julho 2023

. Maio 2023

. Janeiro 2023

. Novembro 2022

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Julho 2019

. Junho 2019

. Março 2019

. Junho 2018

. Abril 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds