Terça-feira, 24 de Março de 2009

Palestras sobre pilotagem de motos

(Você tem consciência do perigo? foto: Tite)

 

Informação para a vida

 
Depois de analisar as ocorrências no grupo de funcionários motociclistas de uma grande empresa o jornalista e especialista em segurança Geraldo Tite Simões identificou a origem principal dos acidentes: falta de informação. “Muita empresa gasta tempo e dinheiro em treinamento da mão de obra especializada, mas deixa de investir na melhoria da formação de seus funcionários que usam as motos como meio de transporte. O que muitas vezes é confundido com imperícia, imprudência ou negligência, na verdade é apenas falta de informação ou vícios incorporados no aprendizado e que nunca são corrigidos”, afirma Simões.
 
De acordo com as leis da CLT – Consolidação das Leis de Trabalho – quando um empregado se acidenta no deslocamento de ida e volta para a empresa é configurado como acidente de trabalho. Como tal, pode trazer despesas extras e inesperadas para a empresa não só pelo afastamento do funcionário, mas também pelo trauma gerado pelo acidente.
 
(Poucos motociclistas se dão conta que além do espaço de frenagem existe o tempo de reação, que pode aumentar em até 50% a distância de frenagem)
 
A recente experiência feita com funcionários motociclistas de uma grande empresa de bebidas revelou que a quase totalidade dos motociclistas tinha experiência e habilidade para pilotar, no entanto as motos estavam mal conservadas, os equipamentos pessoais de segurança eram usados de forma errada e a postura no trânsito era equivocada.
 
“O trânsito nada mais é do que uma disciplina social – ensina Geraldo – e como tal exige normas de comportamento que se aprende desde a infância, tanto na família quanto na escola. Nas moto-escolas conceitos como educação, respeito ao próximo e convivência social são deixados de lado e os novos motociclistas aprendem apenas e tão somente a decorar as placas de trânsito”.
 
(Palestra realizada na Ambev de Brasília para 100 motociclistas)
 
Com base nesta experiência o jornalista elaborou uma série de palestras de segurança preventiva no trânsito para apresentar às empresas com duração que pode variar de duas a oito horas, na qual mostra os princípios básicos de segurança com aulas práticas e teóricas, conforme o tipo de pacote contratado.
 
“Percebi que a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente) se empenha na prevenção de acidentes dentro do local de trabalho e nas ocasiões que organiza campanhas de segurança de trânsito essas são voltadas apenas para os motoristas”, revela Geraldo Tite Simões.
 
(A partir da experiência em competições foram criados vários cursos e palestras para segurança de motociclistas nas ruas e estradas)
 
Hoje a moto representa um eficiente e econômico meio de transporte e seus usuários se beneficiam de várias formas. Ao se deslocar com moto o empregado reduz o tempo de viagem de ida e volta e pode desfrutar de maior convivência com a família ou em atividades saudáveis como práticas esportivas ou hobbies.
 
“É desumano ver uma pessoa gastar até quatro horas por dia no deslocamento casa-trabalho-casa para percorrer um percurso de poucos quilômetros”, atesta Geraldo.
 
Para atender as necessidades de cada empresa, Geraldo Tite Simões elaborou vários programas de treinamento que podem incluir até aulas práticas. Para saber mais informações basta contatar pelo e-mail info@speedmaster.com.br ou pelos telefones (11) 5681-4518 e (11) 9310-5573

 

 

publicado por motite às 21:55
link | comentar | favorito
3 comentários:
De luidhi a 25 de Março de 2009
Tite, você disponibilizaria essa palestra para nós?

Sei lá, formamos um grupo, cada um paga um valor para compensar sua perda de tempo conosco, arranjamos uma sala qualquer em sp e um datashow?
De motite a 25 de Março de 2009
Claro que sim, Ludhi, me escreva no e-mail info@speedmaster.com.br que agitamos tudo!
De The Crow a 25 de Março de 2009
...queria que pelo menos metade das empresas tivessem o pensamento evolutivo neste aspecto.

E quando tu vir aqui por BSB da um SALVE pra galera do Highlander MotoClube - DF, assim a gente tem a chance de te conhecer melhor.

o site da galera é o www.xtzlander.com.br não tem erro.

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.Procura aqui

.Setembro 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. A pequena grande Triumph:...

. Prostatite final – Amor e...

. Prostatite parte 10: a vo...

. Prostatite 9: uma separaç...

. Prostatite parte 8 - A f...

. Prostatite parte 7: Começ...

. Prostatite parte 6: a hor...

. Prostatite 5: Sex and the...

. Prostatite 4: você tem me...

. Prostatite 3: então, qual...

.arquivos

. Setembro 2024

. Junho 2024

. Fevereiro 2024

. Janeiro 2024

. Dezembro 2023

. Novembro 2023

. Outubro 2023

. Julho 2023

. Maio 2023

. Janeiro 2023

. Novembro 2022

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Julho 2019

. Junho 2019

. Março 2019

. Junho 2018

. Abril 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds