Quarta-feira, 18 de Março de 2009

Manaus, arte, cultura e moto!

Dureza de vida: essa é a piscina de borda infinita do Hotel Tropical... Foto: Tite

 

Cada vez que alguma fábrica nos convida para visitar a linha de montagem em Manaus o ritual é meio parecido. Minha primeira vez na capital amazonense foi em 1983 e desde então voltei lá várias vezes. Na época da proibição de importação essa era nossa única chance de comprar as muambas tão desejadas e inacessíveis. Lembro uma vez de ter comprado uma dúzia de potes de caviar, manteigas francesas e bolachas italianas e quase morri de tanto comer. Minha barriga deve ter estranhado tamanho luxo e mandou tudo de volta pra privada do hotel!

 

Noutra ocasião rolou aquele famoso assalto que resultou na "Vingança Manauara" que vc encontra aqui mesmo neste bologui. Mas essa mais recente, da semana passada foi marcante.

 

Primeiro porque nunca peguei tanta chuva. Como já expliquei, existem dois climas distintos em Manaus: um que chove todo dia e outro que chove o dia todo! Acho que peguei um que chove todo dia o dia todo! Só tivemos dois períodos livres e nos dois choveu pacas. Pacas, jacarés, piranhas, choveu de tudo!

 

Mas também tivemos a companhia ilustres da banda Iron Maiden (que eu nem sabia da existência) e do príncipe Chaves (segundo Lula), o catador de barangas da realeza britânica. Mr. Tampax inverteu o conto de fadas: o sapo beijou a plebéia e casaram!

 

(fausto macieira versão iron transformer. Foto: Tite)

 

Ficamos duas noites dividindo o lobby e o restaurante do hotel com os metaleiros feitos de ferro. Incrível que o vocalista tem cara de tiozinho: cabelo curto, calça de preguinha e camisa de botão. Jamais imaginaria que aquele sujeito era um metaleiro! Infelizmente os seguranças não deixaram a gente tirar fotos, mas não sou chegado a idolatria, então... que se reiem!

 

Na programação estava incluído um passeio de barco para ver o desencontro das águas dos rios Negro e Solimões. Imperdível... se tivesse sol, porque eu já vi esse encontro tantas vezes que sou capaz de dar a cadeia de carbono de cada um dos rios!

 

(Jogaram leite no café! Foto:Tite)

 

E, claro, não podia faltar a visita à fábrica!!! Dessa vez com extensão ao laboratório de emissões e controle de qualidade. Acompanhe o report a seguir:

 

 

Linha de montagem
 
Como de praxe, a Honda submeteu os jornalistas à (mais) uma visita à fábrica. Acho que se algum operário faltar eu poderei substituí-lo, de tanto ver aqueles processos todos! Sempre impressiona ver uma fábrica que produz uma moto a cada oito segundos. E a cada nova visita aprendemos algo diferente e a fábrica parece ainda maior (como se fosse possível...). Mas desta vez não vimos apenas a fundição, estamparia, pintura etc etc... fomos apresentados pela primeira vez aos laboratórios!
 
(Loompa, Loompa... uma moto a cada 8 segundos! Foto: Tite)
 
A preocupação recente da Honda em nível mundial é com o meio ambiente. Todas as fábricas e produtos da marca refletem essa ideologia. Por exemplo, no novo processo de pintura, desenvolvido no Brasil, a redução de emissão de material foi da ordem de 60%, graças a um sistema que economiza na quantidade da tinta e na eliminação de alguns componentes químicos.
 
Além dos laboratórios de emissões (que já conhecíamos) fomos enfiar nossos narizes nos laboratórios de controle de qualidade. Pudemos ver e mexer em vários “ímetros”, “ógrafos” e “ômetros” que analisam até a cor da cueca do engenheiro.
 
(enfeites de natal? aqui é onde dão a pintada no tanque, ai! Foto: Tite)
 
Só que percebi algo diferente nesta visita. A cada “ômetro” novo que nos apresentava, o simpático guia acrescentava o preço da traquitana. “Este aqui custou 2 milhões, aquele ali um milhão, o outro 500 mil” e assim por diante. Só então entendi o motivo de tanto cifrão, além de me deixar com depressão profunda por não poder comprar nem um termômetro de mercúrio: era uma direta na jugular de alguns jornalistas que saíram deitando elogios sobre a qualidade de algumas motos chinesas que estão sendo comercializadas no Brasil.
 
Ao ver aquela linha de montagem quase 100% verticalizada – fazem até a espuma do banco! – e os caríssimos aparelhos de análise de qualidade fica evidente o recado: “experimente visitar uma destas novas marcas para avaliar se o investimento chega perto”. Aliás, apenas Honda e Yamaha contam com laboratório de emissões no Brasil. Por meio de uma assessoria da Abraciclo, a Honda foi certificada para atender as montadoras associadas.
 
(Tua CG pode estar aqui... Foto: Tite)
 
Só para esclarecer, quando uma marca não tem o laboratório de emissões no Brasil é preciso levar uma comitiva de técnicos brasileiros da Cetesb para o país de origem – com a nossa “álcoolina” na bagagem – e fazer os ensaios lá na China. Já devem estar acostumados com a comida local, au, au!

 

 

publicado por motite às 01:11
link do post | comentar | favorito
12 comentários:
De Leandro a 18 de Março de 2009 às 02:11
É Tite, vendo tudo isso, penso que o momento até agora exige paciência e calma quanto a adquirir um modelo novo, e que o mercado ainda pode mudar um pouco (modelos de média cc).
É impressionante mesmo, conhecer uma fábrica de motocicletas, ainda mais através de suas poucas palavras.
Obrigado pelas informações.

Forte abraço.
De Péricles _PC a 18 de Março de 2009 às 13:02
Que vida dura essa hein?!?
Muito legal os dois textos, tanto sobre Manaus como sobre a fábrica, é dá pra vc se aponsentar como guia turísitico tb... heheheh
Tite parabéns de novo pelo blog e uma perguntinha... aquele papo todo sobre nova Twister e mais sei lá o que, tudo bem que não pretendo trocar minha 500 por uma 250 mas isso vai acontecer mesmo?? Aquela moto que as fotos circulam pela internet realmente existe??

Abraço,
De Marcel - Londrina/PR a 18 de Março de 2009 às 14:01
Tite,

A matéria da CG Mix que saiu no Best Cars é sua mesmo? Sei lá, achei que o texto não tem a "sua cara".
Que houve? Bateu a cabeça? Ou as coxinhas de Bueno de Andrada fizeram mal?
De Ricardo Martins a 18 de Março de 2009 às 14:21
tb vi lá no bestcars e vim aqui perguntar se o texto era seu Tite. Virou colaborador? se sim, aproveita pra aumentar o espaço de motos no site que não tem muita coisa..
De motite a 18 de Março de 2009 às 18:52
Marcel & Ricardo

O texto é meu sim, mas foi editado porque o BC tem uma filosofia mais séria...

A idéia é colaborar periodicamente com eles, mas pra isso precisamos acertar o numerário (adoro essa palavra que significa nada).

Esta viagem eu fui a pedido do editor do site porque é um velho amigo que não podia recusar o pedido!
De nishimura (do Japão) a 18 de Março de 2009 às 19:46
De fato o BCWS desde o início não usa "mecaniquês" em suas reportagens! Descobri o site pouco depois que surgiu e lembro-me que foram divulgados notas explicando os critérios da forma como são escritos os textos! Gostei tanto do site que visito diariamente, sendo que já li praticamente todo o conteúdo, principalmente das explicações técnicas! E as fotos são de excelente qualidade, que uso para ilustrar meus arquivos pessoais sobre automóveis! Realmente o texto da reportagem da Titan não tem o perfil do Tite, mas é uma agradável leitura! Ô Doc, o seu velho amigo citado é o Fabrício? Abraços nipônico a todos!
De motite a 18 de Março de 2009 às 23:08
Sim, Nishi, é o Fabricio Samaha.

O Fabricio tem uma história impressionante e tive a chance de conhecê-lo bem no começo da carreira. Apesar de não formado em jornalismo ele é mais jornalista do que a maioria que trabalha na área.

Quando adolescente o Fabricio colecionava todas as revistas de carro e moto. REcortava as matérias mais interessantes e montava a revista dele em um caderno. Fiquei besta de ver a paixão dele por carro e motos. Vi algumas matérias minhas entre as selecionadas e desde então acompanho a carreira dele.

Felizmente ele conseguiu espaço no UOL para o site e continuem acessando pq ele é craque no assunto!
De nishimura (do Japão) a 19 de Março de 2009 às 06:41
Pô! Legal saber esses detalhes do Fabricio Samaha! O BCWS é o único site de carros que vejo diariamente (sobre motos são mais de dez, inclusive o motorsco do seu amigo Leandro, mas lá a atualização é x-mestral) e já vi o nome do Fabricio em outros sites, mas relacionado a matérias do BCWS! Dele, até agora, só sabia o nome! Acho interessante conhecer um pouco sobre quem faz as matérias que gostamos de ler! E se é seu amigo, então é nota 9,75 (10 é só o Doc Tite, ninguém ainda superou o mestre)! Abraço nipônico!
De nishimura (do Japão) a 19 de Março de 2009 às 17:47
Alou Doc! Como vc imagina o visual de um piloto de avião em trajes civis? Pois é! O vocalista do Iron Maiden é piloto de uma companhia aérea quando não está em turnê com a banda! Inclusive é ele que pilota o Boeing 757 do grupo!
De Sex Shop a 31 de Março de 2009 às 14:55
Legal :D
De sex shop a 26 de Setembro de 2010 às 22:09
gostei, parabens
De acompanhantes curitiba a 27 de Novembro de 2010 às 22:57
mto bom

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.Procura aqui

.Junho 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Os Dias Eram Assados - o ...

. Os dias eram assados. Com...

. Scooter mania nacional

. Ainda melhor!!!

. Motociclista, esse esquec...

. Salão no Rio em nova data

. Tudo que você queria sabe...

. Quem experimenta pede Biz

. Salão da recuperação

. Viajar de moto é tudo de ...

.arquivos

. Junho 2019

. Março 2019

. Junho 2018

. Abril 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds