Dureza de vida: essa é a piscina de borda infinita do Hotel Tropical... Foto: Tite
Cada vez que alguma fábrica nos convida para visitar a linha de montagem em Manaus o ritual é meio parecido. Minha primeira vez na capital amazonense foi em 1983 e desde então voltei lá várias vezes. Na época da proibição de importação essa era nossa única chance de comprar as muambas tão desejadas e inacessíveis. Lembro uma vez de ter comprado uma dúzia de potes de caviar, manteigas francesas e bolachas italianas e quase morri de tanto comer. Minha barriga deve ter estranhado tamanho luxo e mandou tudo de volta pra privada do hotel!
Noutra ocasião rolou aquele famoso assalto que resultou na "Vingança Manauara" que vc encontra aqui mesmo neste bologui. Mas essa mais recente, da semana passada foi marcante.
Primeiro porque nunca peguei tanta chuva. Como já expliquei, existem dois climas distintos em Manaus: um que chove todo dia e outro que chove o dia todo! Acho que peguei um que chove todo dia o dia todo! Só tivemos dois períodos livres e nos dois choveu pacas. Pacas, jacarés, piranhas, choveu de tudo!
Mas também tivemos a companhia ilustres da banda Iron Maiden (que eu nem sabia da existência) e do príncipe Chaves (segundo Lula), o catador de barangas da realeza britânica. Mr. Tampax inverteu o conto de fadas: o sapo beijou a plebéia e casaram!
(fausto macieira versão iron transformer. Foto: Tite)
Ficamos duas noites dividindo o lobby e o restaurante do hotel com os metaleiros feitos de ferro. Incrível que o vocalista tem cara de tiozinho: cabelo curto, calça de preguinha e camisa de botão. Jamais imaginaria que aquele sujeito era um metaleiro! Infelizmente os seguranças não deixaram a gente tirar fotos, mas não sou chegado a idolatria, então... que se reiem!
Na programação estava incluído um passeio de barco para ver o desencontro das águas dos rios Negro e Solimões. Imperdível... se tivesse sol, porque eu já vi esse encontro tantas vezes que sou capaz de dar a cadeia de carbono de cada um dos rios!
(Jogaram leite no café! Foto:Tite)
E, claro, não podia faltar a visita à fábrica!!! Dessa vez com extensão ao laboratório de emissões e controle de qualidade. Acompanhe o report a seguir:
Linha de montagem
Como de praxe, a Honda submeteu os jornalistas à (mais) uma visita à fábrica. Acho que se algum operário faltar eu poderei substituí-lo, de tanto ver aqueles processos todos! Sempre impressiona ver uma fábrica que produz uma moto a cada oito segundos. E a cada nova visita aprendemos algo diferente e a fábrica parece ainda maior (como se fosse possível...). Mas desta vez não vimos apenas a fundição, estamparia, pintura etc etc... fomos apresentados pela primeira vez aos laboratórios!
(Loompa, Loompa... uma moto a cada 8 segundos! Foto: Tite)
A preocupação recente da Honda em nível mundial é com o meio ambiente. Todas as fábricas e produtos da marca refletem essa ideologia. Por exemplo, no novo processo de pintura, desenvolvido no Brasil, a redução de emissão de material foi da ordem de 60%, graças a um sistema que economiza na quantidade da tinta e na eliminação de alguns componentes químicos.
Além dos laboratórios de emissões (que já conhecíamos) fomos enfiar nossos narizes nos laboratórios de controle de qualidade. Pudemos ver e mexer em vários “ímetros”, “ógrafos” e “ômetros” que analisam até a cor da cueca do engenheiro.
(enfeites de natal? aqui é onde dão a pintada no tanque, ai! Foto: Tite)
Só que percebi algo diferente nesta visita. A cada “ômetro” novo que nos apresentava, o simpático guia acrescentava o preço da traquitana. “Este aqui custou 2 milhões, aquele ali um milhão, o outro 500 mil” e assim por diante. Só então entendi o motivo de tanto cifrão, além de me deixar com depressão profunda por não poder comprar nem um termômetro de mercúrio: era uma direta na jugular de alguns jornalistas que saíram deitando elogios sobre a qualidade de algumas motos chinesas que estão sendo comercializadas no Brasil.
Ao ver aquela linha de montagem quase 100% verticalizada – fazem até a espuma do banco! – e os caríssimos aparelhos de análise de qualidade fica evidente o recado: “experimente visitar uma destas novas marcas para avaliar se o investimento chega perto”. Aliás, apenas Honda e Yamaha contam com laboratório de emissões no Brasil. Por meio de uma assessoria da Abraciclo, a Honda foi certificada para atender as montadoras associadas.
(Tua CG pode estar aqui... Foto: Tite)
Só para esclarecer, quando uma marca não tem o laboratório de emissões no Brasil é preciso levar uma comitiva de técnicos brasileiros da Cetesb para o país de origem – com a nossa “álcoolina” na bagagem – e fazer os ensaios lá na China. Já devem estar acostumados com a comida local, au, au!
De Leandro a 18 de Março de 2009
É Tite, vendo tudo isso, penso que o momento até agora exige paciência e calma quanto a adquirir um modelo novo, e que o mercado ainda pode mudar um pouco (modelos de média cc).
É impressionante mesmo, conhecer uma fábrica de motocicletas, ainda mais através de suas poucas palavras.
Obrigado pelas informações.
Forte abraço.
De Péricles _PC a 18 de Março de 2009
Que vida dura essa hein?!?
Muito legal os dois textos, tanto sobre Manaus como sobre a fábrica, é dá pra vc se aponsentar como guia turísitico tb... heheheh
Tite parabéns de novo pelo blog e uma perguntinha... aquele papo todo sobre nova Twister e mais sei lá o que, tudo bem que não pretendo trocar minha 500 por uma 250 mas isso vai acontecer mesmo?? Aquela moto que as fotos circulam pela internet realmente existe??
Abraço,
De Marcel - Londrina/PR a 18 de Março de 2009
Tite,
A matéria da CG Mix que saiu no Best Cars é sua mesmo? Sei lá, achei que o texto não tem a "sua cara".
Que houve? Bateu a cabeça? Ou as coxinhas de Bueno de Andrada fizeram mal?
De Ricardo Martins a 18 de Março de 2009
tb vi lá no bestcars e vim aqui perguntar se o texto era seu Tite. Virou colaborador? se sim, aproveita pra aumentar o espaço de motos no site que não tem muita coisa..
De
motite a 18 de Março de 2009
Marcel & Ricardo
O texto é meu sim, mas foi editado porque o BC tem uma filosofia mais séria...
A idéia é colaborar periodicamente com eles, mas pra isso precisamos acertar o numerário (adoro essa palavra que significa nada).
Esta viagem eu fui a pedido do editor do site porque é um velho amigo que não podia recusar o pedido!
De nishimura (do Japão) a 18 de Março de 2009
De fato o BCWS desde o início não usa "mecaniquês" em suas reportagens! Descobri o site pouco depois que surgiu e lembro-me que foram divulgados notas explicando os critérios da forma como são escritos os textos! Gostei tanto do site que visito diariamente, sendo que já li praticamente todo o conteúdo, principalmente das explicações técnicas! E as fotos são de excelente qualidade, que uso para ilustrar meus arquivos pessoais sobre automóveis! Realmente o texto da reportagem da Titan não tem o perfil do Tite, mas é uma agradável leitura! Ô Doc, o seu velho amigo citado é o Fabrício? Abraços nipônico a todos!
De
motite a 18 de Março de 2009
Sim, Nishi, é o Fabricio Samaha.
O Fabricio tem uma história impressionante e tive a chance de conhecê-lo bem no começo da carreira. Apesar de não formado em jornalismo ele é mais jornalista do que a maioria que trabalha na área.
Quando adolescente o Fabricio colecionava todas as revistas de carro e moto. REcortava as matérias mais interessantes e montava a revista dele em um caderno. Fiquei besta de ver a paixão dele por carro e motos. Vi algumas matérias minhas entre as selecionadas e desde então acompanho a carreira dele.
Felizmente ele conseguiu espaço no UOL para o site e continuem acessando pq ele é craque no assunto!
De nishimura (do Japão) a 19 de Março de 2009
Pô! Legal saber esses detalhes do Fabricio Samaha! O BCWS é o único site de carros que vejo diariamente (sobre motos são mais de dez, inclusive o motorsco do seu amigo Leandro, mas lá a atualização é x-mestral) e já vi o nome do Fabricio em outros sites, mas relacionado a matérias do BCWS! Dele, até agora, só sabia o nome! Acho interessante conhecer um pouco sobre quem faz as matérias que gostamos de ler! E se é seu amigo, então é nota 9,75 (10 é só o Doc Tite, ninguém ainda superou o mestre)! Abraço nipônico!
De nishimura (do Japão) a 19 de Março de 2009
Alou Doc! Como vc imagina o visual de um piloto de avião em trajes civis? Pois é! O vocalista do Iron Maiden é piloto de uma companhia aérea quando não está em turnê com a banda! Inclusive é ele que pilota o Boeing 757 do grupo!
Legal :D
gostei, parabens
mto bom
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