Ele é mais evoluído porque sabe usar os pés como mãos...
Ainda reciclando velhos (e bons) textos acho que esse foi publicado não lembro onde nem quando... mas é bem atual!
Paradigmas
O conceito de paradigma é mais ou menos este: um modelo, um padrão. Normalmente paradigmas são dogmáticos, ou seja, são repetidos, sem muitas contestações. A religião, por exemplo, é fundamentalmente dogmática. Na nossa praia, a segurança de motociclistas, existem alguns conceitos que vêm se perpetuando no tempo, sem muitas contestações, mas que atualmente caíram por terra. Se bem que cair por terra é uma expressão perigosa em se tratando de moto.
O uso do freio traseiro é um destes paradigmas que está sendo desmantelado. Você certamente já está saturado de ouvir aquela mesma história sofre frenagem de motos: usar 70% do freio dianteiro e 30% do freio traseiro. Pois esqueçam esta fórmula matemática. Existem situações onde se usa 100% do freio traseiro. Quer ver? Imagine-se numa moto esportiva, com uma bela namorada na garupa, rodando em baixa velocidade no trânsito intenso. Aquele anda-pára infinito que acaba com a paciência de qualquer mortal. A cada vez que usar o freio dianteiro, a transferência de massa para a frente vai fazer a namorada se apoiar no piloto, que por sua vez vai espremer os ovos no tanque. Depois de um tempo, vai virar tudo ovos mexidos. Este omelete pode ser atenuado usando apenas o freio traseiro, que suaviza a transferência de peso e ajuda a manter a namorada no lugar dela.
Quer mais um exemplo? Nas pistas, estamos acostumados a ouvir pilotos, sobretudo os mais velhos, dizendo que simplesmente não usam o freio traseiro. Se este paradigma for verdadeiro, como explicar a existência de freio traseiro nas motos de corrida?
Dogmas à parte, na verdade o que determina o uso do freio traseiro é a sensibilidade do motociclista. É possível frear usando apenas o freio traseiro, desde que avaliada a situação. O que faz a roda traseira travar numa frenagem forte é a falta de sensibilidade no pé direito. Esta é uma característica nossa, dos humanos.
Segundo os evolucionistas, que seguem a doutrina do cientista inglês Charles Darwin, o homem descende do macaco. Para os materialistas isto é balela, porque macaco é macaco e homem e homem. Deixando as discussões antropológicas de lado, uma das características dos primatas são os pés com dedões preênseis, ou seja, com capacidade de prender e controlar objetos. Quem nunca viu, no zoológico, um macaco descascando bananas com os pés, ou de ponta cabeça, preso pelos pés?
Nós, humanos, não temos esta capacidade sensível nos pés. Nossos pés são burros, se comparados com os dos macacos. Nossos pés deveriam servir para trabalhos pesados, como transportar nosso corpo, correr, pedalar, fazer força. Não deveria ter propriedades como pontaria. Basta ver o tamanho de um gol do futebol. Os membros que têm a característica sensível são as mãos, por isso a cesta de basquete tem quase a mesma medida de uma bola.
Portanto, o que precisa ser desenvolvido é a capacidade de dosar o freio traseiro e não simplesmente ignorá-lo. Quem acompanha o mundial de motovelocidade deve se lembrar que o pentacampeão Michael Doohan passou o freio traseiro para a mão esquerda, depois de perder parte do movimento do pé direito no acidente em 1992. Ele ainda chegou a usar o freio com a mão por muito tempo, até voltar à posição normal e descobriu que era possível até melhorar as frenagens, porque usando o freio com o pé direito, fica impossível frear com a moto inclinada para a direita, porque o pedal encosta no asfalto.
Manete extra para acionar o freio traseiro pelo polegar esquerdo. Só um gênio como Doohan foi capaz!
Numa época de virada de milênio é normal que certos paradigmas sejam desmantelados. Sempre que alguém me diz que não se deve usar o freio traseiro, eu pergunto: “então por que ele existe?” O ideal seria um sistema combinado, com acionamento dos dois freios, como nos automóveis, na Honda CBR 1100XX e em alguns scooters, mas a motocicleta deve permitir a combinação individual da frenagem, exatamente porque não existem duas situações iguais.
Honda CBR 1100XX tem freios simultâneos: cutucou um aciona o outro também!
De Crow a 6 de Fevereiro de 2009
...otimo post, estou de pleno acordo, e ressalto outra situação em que o freio traseiro é essencial:
em motos com o peso muito concentrado na roda traseira, pois dessa forma não corre-se o risco de travar a roda, vide motos de baixa cilindrada, YBR, CG, Kansas. Com garupa então, o freio traseiro consegue estabilizar muito a frenagem.
Acostumei a usar muito o freio traseiro na epoca que era ciclista, pois nas bicicletas o freio traseiro é extremamente exigido.
Trouxe das Bikes tudo que era util as motos, e até hoje não me arrependi (acho que por isso mesmo só ando em motos de peso reduzido, na tentativa de se aproximar das bikes).
Parabens Tite, e espero que esse assunto ainda seja alvo de muitas discussões pois acho que devemos sempre crescer em informação adquirida.
De
douglas a 8 de Fevereiro de 2009
Só para registrar, esse texto foi publicado na revista da moto!, n► 72. Isso foi ali pelo fim do ano 2000.
Como sei? Foi uma das primeiras revistas de moto que comprei, e por acaso ela estava rolando pela minha mão...
De Gusta a 9 de Fevereiro de 2009
O bom mesmo é todo o motociclista andar habitualmente na terra para aprender a usar com mais sensibilidade o freio traseiro. Pedras soltas, cascalho fino, curvas de terra sem compensação são ótimas escolas para aprimorar o pé.
De Wilson a 9 de Fevereiro de 2009
Hehehe.......e eu que pensei que o gol no futebol era grande por existir um goleiro pra impedir a bola de passar....huahua...
Muito bom o texto, tite! é bom manter a galera informada! o mau uso do freio pode causar um contato íntimo com o asfalto que eu já experimentei ao passar em uma mancha de óleo!
De
motite a 9 de Fevereiro de 2009
KKKK, tem razão, mas olha a quantidade de vezes que a bola passa longe das traves!!! Aliás, acho que acertar a trave deveria valer dois gols!
Ah, no basquete não tem goleiro? (ou cesteiro?)
pãts, acho que vou falar só de golfe!
De William a 9 de Fevereiro de 2009
Esses freios simultaneos são a mesma coisa dos CBS?
De Crow a 10 de Fevereiro de 2009
o que vem a ser freios CBS??? fiquei curioso...
De
motite a 10 de Fevereiro de 2009
Cráu, dá uma googlada nos testes da Honda CBR 1100XX que vais achar o que é o freio CBS. Mais ou menos o seguinte: qdo vc aciona só o freio dianteiro ou só o traseiro os dois atuam juntos, como nos carros, mas é mais complexo que isso...
De william a 10 de Fevereiro de 2009
Combined Break System...
Algo assim.
De GP a 10 de Fevereiro de 2009
Depois que aprendi a usar o freio traseiro no Speedmaster nunca mais perdi uma curva... sem brincadeira nenhuma!!
Tava morrendo de medo de falar isso pois qdo a gente fala que nunca aconteceu é na hora que acontece kkkkkkkkk mas é a mais pura verdade...
[ ]'s Tite
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