No curso de pilotagem ninguém se exibe. Foto: Fabu Arantes
Desculpe a falta de post ultimamente, mas os cursos de pilotagem SpeedMaster estão consumindo mais tempo do que eu imaginava. Você já sabe, né? Neste sábado (dia 7) faremos o primeiro curso voltado às motos custom, trail, big trail, naked até 450cc, big scooter, ou seja, as não-esportivas. E domingo será a vez do curso para motos over 250cc até 450cc, incluindo as Kasinski Comet 250cc. Depois, dias 14 e 15 será a vez do curso Speed para motos esportivas. Se quiser saber mais, www.speedmaster.com.br
Achei esse texto meio antigo, mas que serve até hoje. Não lembro quando foi escrito (pra variar), mas ainda tinha corrida de MotoGP do Brasil...
O exibicionista
Um motociclista parte em alta velocidade, atropela uma garota, perde o controle e atropela mais três menores. Seria um acidente comum de trânsito, não fosse pela coincidência de datas e eventos: ele aconteceu logo após o GP Rio de Motovelocidade, na avenida no Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá. Logo vieram as primeiras versões, justificando o acidente como uma conseqüência direta da corrida, ou seja, o motociclista, inflamado pela adrenalida do GP, quis imitar os pilotos e se deu mal.
Esta é uma afirmação perigosa, porque só quem testemunhou pode afirmar exatamente o que aconteceu naquela tarde de 7 de outubro. No entanto temos de considerar que naquela mesma tarde havia cerca de 40 mil pessoas nas arquibancadas. Pelo menos 3 mil motocicletas saíram daqueles estacionamentos e apenas UMA se envolveu em acidente. Será que o motociclista foi efetivamente influenciado pelas manobras dos pilotos profissionais, ou trata-se de um exibicionismo desnecessário?
Sempre que meus amigos das equipes Estilo Livre e Força e Ação, Radical Wheeling se apresentam com suas manobras radicais, com wheelings, RL e tantas outras “loucuras”, eles fazem questão de advertir ao público que aquelas manobras não devem ser feitas nas ruas, por inexperientes. Se você conhecesse qualquer um destes artistas, iria se surpreender com a normalidade de cada um. São todos profissionais, bem remunerados, patrocinados por empresas sérias, que dão shows por todo Brasil, como artistas de circo.
Não aceito a teoria de que estes shows estimulam e incentivam os motociclistas a repetir as manobras. Conversando com Risadinha (um dos primeiros wheelers do Brasil), com quem já tive a alegria não só de realizar trabalhos juntos, mas de ir na garupa em shows de wheeling, ele afirmou que sempre é procurado por motociclistas para promover cursos e até já ensaiou um curso, mas sempre surge sempre a dúvida: e se os alunos saírem se exibindo por aí?
Segundo o próprio Risadinha, quando um motociclista aprende e percebe o prazer e os riscos envolvidos, deixa de se exibir e passa a querer integrar uma equipe oficial de wheeling. Isto explica a grande quantidade de equipes de manobras com motos que surge em vários pontos do País, com estrutura profissional e patrocínios. Os motociclistas recebem cachês como artistas.
Por isso eu sempre vou defender a tese de que os acidentes não precisam de estímulos externos, mas refletem a falta de equilíbrio interno. Aqueles casos de violência entre adolescentes americanos, que atiram contra seus colegas de escola alegam influência dos filmes violentos da TV. É estranho, porque sempre assisti filmes de bang-bang e nunca saí por aí, montado num cavalo, empunhando um 45 prateado e ameaçando as pessoas com o tradicional “esta cidade é pequena demais para nós 15 milhões”. Acho que a real nestes casos é falta de acompanhamento no desenvolvimento do caráter destes jovens. Da mesma forma que aquele motociclista que provocou o acidente após o GP Rio certamente estava prestes a se arrebentar mais cedo ou mais tarde, sem que Alexandre Barros, Valentino Rossi ou Kenny Roberts tivessem algo a ver com isso.
Para confirmar aquela teoria do Risadinha, sobre o curso de Wheeling, realizei o Curso SpeedMaster de pilotagem esportiva. Os alunos tiveram 20 horas de aula, em dois dias com total acompanhamento e foram unânimes na explicação: chegaram pensando em melhorar a pilotagem para tirar racha nas estradas, mas saíram pilotando melhor e rechaçaram a idéia de correr nas estradas. O que todos perceberam, felizmente, é que saber pilotar rápido efetivamente não transforma motociclistas em superpilotos, mas aumenta barbaramente a segurança. Sabendo como reage uma moto em alta velocidade fica mais fácil e natural pilotar em qualquer velocidade. A finalidade de todo curso de pilotagem deve ser a de tornar seus alunos mais seguros e confiantes, e não apenas mais rápidos.
De
luidhi a 4 de Fevereiro de 2009
Perfeito Tite ! Concordo com tudo o que você disse.
Apesar que incentiva sim, mas pelo equilíbrio interno. Assistir filme é mesma coisa que dar café a um ansioso, ele já tem a ansiedade intrínseca nele.
O GP do Brasil só foi o estopim para o exibicionista fazer o strike de pessoas inocentes na rua.
É engraçado que quando mais ando de moto mais "sossegado" fico. Claro, uma serrinha travada é irresistível, mas a cabeça está muito mais no lugar.
O conhecimento substitui a ansiedade. Praticamente uma técnica budista...
Abraços
De Eduardo Doege a 4 de Fevereiro de 2009
What is up Doc ? (sempre quis dizer isto) hehe [
Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]
What is up Doc ? (sempre quis dizer isto) hehe <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Ví</A> uma reportagem no jornal hoje sobre os acidentes com moto. <BR>Como sempre nós motociclista "pagamos o pato" ou devo dizer o "bode" <BR>Já mandei uma msg bem elaborada (leia-se ácida) <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Abçs</A>
De Crow a 4 de Fevereiro de 2009
...nota 10 cara, infelismente no Brasil todas as tristes previsões se realizam.
Ver esse texto que vc escreveu é uma clara demosntração do conehcimento pelo qual muitos deveriam se empenhar em conhecer e que quase sempre não ligam. Hoje vejo motos passarem no corredor a mais de 80Km/h e não vejo estimulo algum em qualquer lugar para que isso acontece.
A imprudencia é como cabelo ruim, ja nasce com a pessoa e pode ser moldado, alterado, melhorado, lapidado, mas somente se o dono tiver vontade de crescer e mudar.
Espero que seu site seja vistos por muitos que precisam dessa mudança, e assim pegando um galho no que você escreveu, queria dizer as pessoas que não é por que uma moto chega a 300Km/h que ela tenha que se manter nessa velocidade... as vezes devagar é mais rapido.
Valeu tite, sua criatividade faz muitos crescerem e aprenderem contigo.
De Andre Vanzolin a 5 de Fevereiro de 2009
Tite, uma coisa interessante aconteceu aki na cidade vizinha onde eu moro, o noticiario elogiou as motos por elas estarem respeitando os semaforos(ao menos em Ribeirão Preto), foi muito bom ver o povo da imprensa falando mal dos carros pela primeira vez, mostravam cenas das motos parando no sinal enquanto os carros continuavam.
De Helvio Franco a 5 de Fevereiro de 2009
Gostei do texto.
Ainda vou fazer um curso de pilotagem contigo, quando você estiver por Brasília é claro!! :)
De Conrado a 5 de Fevereiro de 2009
Ótima abordagem Tite !
Como você sabe, de cátedra, nossa 'grande' imprensa sempre prima por buscar "bodes "expiatórios" em determinados momentos apenas com o intuito de aumentar sua audiência sem, efetivamente , abordar os temas de forma responsável e consequente.
Parabéns à equipe SpeedMaster por alargar as possibilidades de novos cursos de pilotagem às demais categorias. Sucesso!
De Alberto a 5 de Fevereiro de 2009
Tite, não vou falar sobre o texto pois eles sempre dispensam comentários. Mas você nessa foto está meio, assim... "bendito soy entre los hombres"
Sacanagem hein?! ;)
Abraço
De
motite a 5 de Fevereiro de 2009
hehehehe, o cara de camiseta regata é o Minhoca, da revista MOTO!
REalmente parece um zoológico!
Comentar post