Terça-feira, 16 de Dezembro de 2008

Fábrica de campeões

(Pequena 150 com cara de moto de corrida, show! Foto: Team Scud)

 

Cerca de três anos atrás o piloto Gilson Scudeler me contou de um projeto que mais parecia um sonho: criar uma modalidade para jovens pilotos de motovelocidade. De tão bom, imaginei que em pouco tempo seria concretizado. O tempo foi passando... passando... e, nada!

 

Até que na última etapa do campeonato Brasileiro de 2009 já estava pronta a moto idealizada pelo multicampeão, uma Honda CG 150 com carenagem, guidão baixo, painel eletrônico e tanque especial. Ficou muito parecida com as motos 125 do Mundial de Motovelocidade. Até eu babei na motoquinha e fiquei louco pra vestir o macacão e experimentar.

 

Na mesma etapa, ironicamente, a Honda tentava estimular a criação da uma eventual Copa Pop, com a utilitária vestida para competição. Honestamente, ficou bem estranha! Para não usar de toda sinceridade.

 

Algumas semanas depois desta etapa conversei com Scudeler sobre o projeto Fábrica de Campeões. Coincidentemente, a nossa longa conversa foi um dia após a realização do curso SpeedMaster/Motorsco. Pela primeira vez o curso teve apoio da Red Bull, que forneceu material promocional além de latas do energético que contribuíram para manter os alunos acordados nas aulas teóricas. Quando conversei com o representante da Red Bull para agradecer o apoio, aproveitei para comentar sobre a Fábrica de Campeões e, para minha bela surpresa, ele confirmou que já estavam em negociações. Isso explica a euforia do Gílson que teve a paciência em ficar quase uma hora falando comigo ao telefone.

 

Acho que ninguém, além da equipe do Gílson, torce mais para que este projeto se realize do que eu mesmo! Admito que por vários momentos fiquei emocionado durante a conversa, sobretudo quando ele contou detalhes que tento aqui repassar em ordem para não trair minha já debilitada memória.

 

a)      A idéia, claro, é fomentar as modalidades de motovelocidade, revelando novos e promissores pilotos. Mais ou menos como ocorre com as categorias de kart infanto-juvenil. No kart a petizada começa a correr com 6 anos de idade e talvez isso explique a imensa quantidade de jovens pilotos brasileiros no Exterior nas categorias de 4 rodas.

 

b)      Mais do que criar pilotos talentosos, a Fábrica de Campeões pretende formar PESSOAS preparadas para o mundo da competição. Para isso os jovens selecionados não deverão apenas ser bons na pista, mas também fora dela.

c)       Uma das idéias é criar um vínculo entre as competições e a escola, incentivando os jovens a valorizar a educação formal. Para ter direito a participar das seletivas o candidato deverá apresentar o boletim escolar e, ai, se as notas estiverem baixas pode ser recusado independentemente da nota que tirar no cronômetro. Além disso, será feito um acordo com as escolas para reposição de aulas quando os pilotos tiverem de ausentar das aulas. Quem sabe até manter professores itinerantes.

d)      Entre quesitos observados estão: pontualidade, apresentação pessoal, preparação física, alimentação, contato com a imprensa, mecânica etc.

e)      As seletivas deverão ser feitas em vários Estados, talvez com uso das motos Pop 100, em kartódromos. Nestas seletivas cada candidato será observado pelos monitores que determinarão quais seguirão para as finais.

f)       O objetivo é selecionar 24 pilotos que disputarão o campeonato ao longo do ano, mantendo dois de reserva. Os pilotos receberão pontos do primeiro ao 22º colocado e os dois últimos que não pontuarem cederão as vagas ao reservas na etapa seguinte. E assim por diante.

g)      Atitudes anti-esportivas, atrasos, notas baixas, ou alguma outra infração disciplinar serão passíveis de punições em pontos. Ou seja, o piloto pode perder posições no campeonato se pisar na bola fora da pista!

h)      Evidentemente nem todos os candidatos serão aprovados. Como um vestibular muitos ficarão de fora, mas estes também poderão se beneficiar do projeto em ações paralelas como cursos de preparação de motores e outras atividades ligadas ao motociclismo de competição.

i)        Ainda não foram determinadas as datas nem locais das seletivas, mas Gílson adiantou que é um projeto para três anos.

j)        Quem quiser se cadastrar para receber pode fazê-lo pelo site WWW.fabricadecampeoes.esp.br

 

É por tudo isso que sou um torcedor fanático deste projeto. Torço para que as empresas envolvidas não se intimidem diante do fantasma da crise e invistam neste produto que tem tudo para ser a maior alavanca que o motociclismo nacional terá nos próximos anos.

 

E se você quiser entrar na torcida também ajude a espalhar esta semente entre os amigos e comunidades da Internet.

 

publicado por motite às 22:30
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De André Coelho a 17 de Dezembro de 2008 às 14:21
Simplesmente fantástico. Fiquei sabendo desse projeto em uma entrevista do Gilson com o Leandro Mello e aqui, com você, pude ter mais contato e estou realmente emocionado. Tomara que a tão fadada "crise" não abale os investimentos e por consequência o andar do projeto que por si só já nasce abençoado num país tão carente de iniciativas como essa, ainda mais sobre duas rodas!!!

Um grande abraço e parabéns pela divulgação. Mais uma vez Tite você sai na frente
De Lucas a 18 de Dezembro de 2008 às 02:59
Cara sou apaixonado por motos!tenho 15 anos e vou começar a treinar e apesar de que vou fazer intercambio no meio do ano que vem vou participar de seletiva, pra ter o prazer de andar numa "esportiva"

Bela iniciativa!!!
Parabens gente!O cara merece!
De Anderson a 12 de Julho de 2009 às 20:03
Muito boa a iniciativa, mas pra quem tem 23 anos tem uma esportiva de baixa cilindrada como a GTR comet e ja fez o curso com o Tite e Leandro Mello, dá tempo ainda?

Obrigado

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.Procura aqui

.Julho 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Os dias eram assados: o p...

. Os Dias Eram Assados - o ...

. Os dias eram assados. Com...

. Scooter mania nacional

. Ainda melhor!!!

. Motociclista, esse esquec...

. Salão no Rio em nova data

. Tudo que você queria sabe...

. Quem experimenta pede Biz

. Salão da recuperação

.arquivos

. Julho 2019

. Junho 2019

. Março 2019

. Junho 2018

. Abril 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds