Terça-feira, 2 de Dezembro de 2008

De volta à FIAK

(O capacete é aquele mesmo do teste da GSX-R 750... Foto: Fábio Oliveira)

 

Desde 1999 meus amigos jornalistas especializados em automobilismo se reúnem para pegas nas pistas de kart indoor. O que começou com uma brincadeira virou campeonato em 2002, realizado pela então fundada liga esportiva FIAK - Federação Internacional de Andadores de Kart - com aval de órgãos desimportantes como CBA, FASP, FIA e contrária aos interesses de um certo baixinho metido chamado Bernie Ecclestone.

 

Nos primeiros campeonatos disputei algumas corridas esporádicas e cheguei até a vencer uma ou duas, sei lá, quando ninguém me roubava descaradamente, ou um destes escrevinhadores celerados se jogava em cima do meu kart.

 

A exemplo de qualquer campeonato monomarca o índice de cafajestice é do mais elevado patamar. Trapacear é mais importante do que vencer, apesar de um severo regulamento técnico desportivo.

 

(Largada com 21 karts. Eu sou o da direita, com duas rodas na grama. Foto: Fábio Oliveira)

 

Depois de alguns anos afastado do campeonato, voltei à ativa durante a Seletiva Petrobras, realizada em novembro, no kartódromo da Granja Viana, SP. E logo de cara tive de disputar contra 20 karts, completamente enferrujado.

 

(Meu kart saía muito de frente. Foto: Fábio Oliveira)

 

No treino percebi que meu kart saía muito de frente, mas preferi me adaptar ao kart a trocar de equipamento. Na última vez que troquei de kart o substituto era muito pior... Mesmo assim consegui me classificar em sexto para a largada, aliviado porque apenas os seis primeiros da corrida seriam qualificados para a final.

 

Na largada usei minha velha experiência (que já narrei aqui) e fui para o lado externo da pista, enquanto todo mundo se espremia no lado interno. Coloquei metade do kart na grama e consegui passar um piloto. No kart a transmissão atua diretamente no eixo traseiro, sem diferencial. Assim, se ao menos uma roda estiver no asfalto ele ainda consegue aderência para sair rápido.

 

Ainda na primeira volta consegui ultrapassar mais um piloto e ficar em quarto lugar, já traçando um plano de manter essa posição sem forçar, porque precisava chegar até sexto.

 

Mas aí veio o erro... Como o kart saía muito de frente eu precisava entrar nas curvas de alta velocidade levemente atravessado. Logo na primeira volta exagerei na atravessada e rodei na curva mais rápida. Até conseguir endireitar e voltar à pista vi todo mundo passar e fiquei em último.

 

Comecei a recuperar posições até terminar em oitavo e perder a vaga para a final...

 

(Depois dessa bela frenagem... rodei e fui pra último! Foto: Fábio Oliveira)

 

Foi mais uma lição da série "Vida Corrida": em torneios de apenas uma prova é proibido errar. É mais importante correr em cima dos erros dos outros do que tentar uma tática ousada e jogar tudo fora em uma curva.

 

Agora restam mais duas etapas para o final do acirradíssimo campeonato FIAK 2008 e vou participar delas só pra desenferrujar. Mas em 2009, aguardem-me, seus escrevinhadores, diagramadores e vendedores de reclames, porque já contratei um personal SpeedRacer e voltarei à velha forma.

 

Ah, o resultado da corrida não importa, nesta categoria cada um só se preocupa consigo mesmo!

 

publicado por motite às 16:22
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Stênio a 2 de Dezembro de 2008 às 21:26
Tite, em geral esses karts da Granja tem uma tendência forte de sair de frente. O jeito é se adaptar, mas não tentar entrar atacando demais as curvas. O ideal é 'matar' bem o kart na entrada da curva e entrar já de pé cravado. Entrar 'flat' na 1 e no mergulho não faz ganhar tempo e o risco é grande de rodar ou simplesmente perder tempo.

Vamos agitar uns treinos que com 2 treininhos vc já fica afiado de novo.

É muito provável, digo que praticamente certo, que estarei na Granja esta sexta, a partir das 19:30h para um treininho de indoor (?) e depois tenho que fotografar as provas finais de um dos campeonatos da AMIKA. Apareça e vamos fazer esse treino.
De motite a 3 de Dezembro de 2008 às 12:33
Quando eu percebi isso já era tarde demais... O treino oficial teve só 10 minutos e não consegui pegar a pista limpa... depois eu entendi a dinâmica dos karts no final... fiz o 4º melhor tempo na corrida.

Nesta sexta estarei no ECPA dando aulas... apareça lá sábado ou domingo para ver!
De Dirceu a 5 de Dezembro de 2008 às 01:28
Putz que foda hein Tio Tite, pegar um Kart com problema...ae estraga. Se bem que, a recuperação depois da rodada foi muito boa, chegou em oitavo ainda.
Sarro o método de largada...um tanto "fora do comum"...ahahhaha, pelo menos na minha opinião que nunca andei de Kart, mas deve ser muito divertido.

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.Procura aqui

.Junho 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Os dias eram assados. Com...

. Scooter mania nacional

. Ainda melhor!!!

. Motociclista, esse esquec...

. Salão no Rio em nova data

. Tudo que você queria sabe...

. Quem experimenta pede Biz

. Salão da recuperação

. Viajar de moto é tudo de ...

. Honda Day: as novas CB 65...

.arquivos

. Junho 2019

. Março 2019

. Junho 2018

. Abril 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds