(Olha nóis pelos olhos deles)
Quando fui estudar jornalismo (debaixo de porrada), já havia a eterna discussão sobre a validade do diploma. Os “diplomistas” alegavam que a faculdade dava uma base científica para evitar que os futuros escribas cometessem erros graves de senso-comum. Por causa desta briga toda fui obrigado a estudar textos de sociologia, antropologia, metodologia científica, pesquisa, análise de dados, estatística e um inferno de matérias. Tudo isso para não sair por aí escrevendo batatadas sem base científica.
E aprendi que conclusões sem base científica se tornam senso-comum e terminam no preconceito. O preconceito nada mais é do que formar uma idéia pré-concebida sobre um assunto sem a devida análise com base científica.
É como sair por aí afirmando que negros são potencialmente criminosos porque a população carcerária brasileira é formada por mais de 60% de negros e mulatos, enquanto no universo da população eles representam 18%, por isso mesmo são chamados pelos sociólogos de minoria.
Aí alguém aparece com a melhor das pérolas “em São Paulo é muito maior o número de acidentes com motos, proporcionalmente ao número de carros”. É outra afirmação do senso comum, pois enxerga apenas um número e não a base científica que está por trás dos números, uma vez que não são realizadas perícias para levantar as causas destes acidentes. Volto ao exemplo dos negros: se analisarmos apenas os números, a conclusão falaciosa é que negros são mais propensos ao crime e vamos reinventar o “homem lombrosiano”.
(Até na Itália, cáspita!)
Os meios de comunicação estão caindo de pau em cima das motos. O porta-voz desta ignorante campanha chama-se Heródoto Barbeiro, âncora do jornal da rádio CBN e ironicamente meu ex-professor de história da faculdade. Preconceituoso, dogmático e ignorante total no assunto, Heródoto faz questão de falar mal de motos diariamente, sem entrevistar os verdadeiros especialistas no assunto, mas apenas os burocratas que fazem do trânsito um trampolim para conquistas políticas.
O pior mesmo é o preconceito. Motos não são perigosas, mas a forma como são conduzidas é que traz perigo. Logo depois que Henry Ford popularizou o automóvel com o lançamento do Ford-T, inevitavelmente começaram os acidentes, alguns fatais. Um jornalista (sempre eles) meteu o microfone na fuça do empresário americano e disparou:
– Sr. Ford, o sr. não se sente responsável pelos acidentes que acontecem com os carros que levam o seu nome?
E Henry Ford respondeu com uma frase que deveria entrar para a história como uma das mais perfeitas e realistas da humanidade:
– Meu caro, acidentes não acontecem, eles são provocados!
E são provocados sabe por quem? Por pessoas, não por veículos. Por trás de todo acidente tem pessoas que cometem algum tipo de erro. Até mesmo nas chamadas falhas mecânicas ou problemas na pista tem uma pessoa por trás. Se o administrador da obra não tivesse embolsado uma grana, o asfalto teria 8 camadas e não 4. Se um engenheiro não mandasse soldar uma luva na barra de direção de um Williams, como se um carro de Fórmula 1 fosse uma caixa d’água, não teríamos lamentado o 1º de maio de 1994. Pessoas, meu amigo, pessoas é que são perigosas!
(Essa é do Peru!)
+ + +
O papel da imprensa
A moto virou a Geni do trânsito. Pra quem não conhece essa obra, Geni era a personagem da ópera do Malandro, na versão brasileira de Chico Buarque. Ela, na verdade ele, é um travesti sempre odiado e rechaçado pela população, mas quando a cidade se viu ameaçada por um invasor lá foi a Geni oferecer seus serviços em troca da salvação do povo. Enfim, uma mártir!
Ironicamente a moto é odiada pela imprensa e boa parte da população como uma praga que circula entre carros. Mas quando a mesma população quer a pizza quentinha, o remédio pra dor de cabeça, o talão de cheque, o exame de fezes, o atestado de qualquer coisa mas não está a fim de tirar o carro da garagem para enfrentar o trânsito a quem essa gente recorre? À Geni! Aos motoqueiros, motoboys, motofretistas, cachorros-loucos, expressinhos da morte e outros nomes pouco honrados.
(Que bela primeira página...)
Essa imprensa ladina e ardilosa precisa de um culpado para todas as “questões sociais” e a questão do trânsito já tem um culpado: a moto! Não sobra para os administradores que passam anos empurrando o mandato com a barriga, sobra para quem rala sob sol e chuva. Esta mesma imprensa não tem pudores em aceitar anúncios das fábricas e lojas de motos, afinal o dinheiro amansa. Também aceita publicidade de empresas de entregas que usam os serviços de motoboys.
Essa mesma imprensa adora veicular com todo destaque os acidentes com motociclista, principalmente quando há um corpo coberto por jornal, que ajuda a revelar um dos importantes papéis da mídia impressa: embrulhar as pessoas!
Gosto de visitar um site que mostra os principais jornais do mundo, o Todays Front Page, (http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash/) onde posso fazer o jornalismo comparado no Brasil e no mundo. Essa atração pela morte é mundial. Já vi várias primeiras páginas de jornais com um acidente de moto em destaque. Acidentes são ótimos argumentos de venda em jornais, porque desde o império Romano as pessoas gostam de ver sangue jorrando. Dos outros, claro!
+ + +
Patrocínio, este desconhecido
O que aborrece – na falta de uma palavra menos educada – é perceber que há mais de 20 anos luto para obter um patrocínio para ajudar a manter meu curso de pilotagem. Este curso tem a finalidade de ajudar a reduzir os acidentes nas ruas e estradas, ou seja, tem uma função social das mais honradas. Mas cada vez que visito uma empresa para apresentar uma proposta de patrocínio tenho a impressão de estar oferecendo cocaína! Sinto-me como se fosse um marginal querendo roubar o dinheiro da empresa.
Não consigo entender esse mercado. Quando os empresários estão faturando alto não querem investir em patrocínio porque “já estamos vendendo mais do que conseguimos produzir”, mas assim que surge o fantasma de uma crise no horizonte o mesmo empresário justifica o corte de investimento porque “não estamos vendendo, então é melhor conter a verba de publicidade”. Algum PhD em marketing pode me explicar?
Decidi investir em um novo negócio: levar o conceito de segurança a motociclistas de todo Brasil. Ainda estou finalizando o pacote de serviços, mas lá vou eu de novo, pastinha embaixo do braço, bater na porta das empresas em busca do patrocínio. Só na primeira sondagem já ouvi vários nhe-nhe-nhéns do tipo “estamos parados, cortamos tudo por causa da crise” e outras conversas-moles-pra-boi-dormir. Em breve você saberá se terei sucesso ou não.
Muitos anos atrás encontrei o Alexandre Barros em um evento e ele reclamava a falta de patrocinadores brasileiros. Ele me contou que visitava cerca de 50 empresas por ano e não conseguia um centavo. Meio brincando ele comentou “às vezes tenho vontade de fazer uma lista com o nome de todas estas empresas pra você publicar e o público ficar sabendo qual realmente dá valor ao motociclismo brasileiro”. Na hora eu disse que eu publicaria sem medo nenhum. Pena que ficou só na ameaça.
Pois vocês me conhecem. E faço aqui a mesma promessa: se não conseguir obter ajuda para levar este projeto adiante prometo revelar aqui o nome de todas as empresas que recusaram apoiar uma ação que visa a segurança do motociclista. Depois você fica à vontade se quer continuar consumindo dessas empresas, ou não!
De Paulo Ricardo a 22 de Novembro de 2008
Infelizmente tite, chega a ser revoltante este cenário tão preconceituoso. que existe mesmo dentro do mundo das motos, com aquela velha história "motoqueiro x Motociclista".
Esse seu texto da revolta, emociona, mas é a nossa realidade...
Gostaria muito de ver a tal lista prometida, promessa é dívida hein!!! .....rs...
Abraço..
Perfeito texto!
De Diogo Camargo a 23 de Novembro de 2008
Tite. Acompanho os seus textos à algum tempo, na minha opinião esses de seu blog estão entre os melhores, e este texto que acabei de ler me impressionou muito, sou seu fã.
Se em lisarb tivéssemos mais pessoas como você, conseguiríamos reverter a imagem deplorável que é criada sobre os motociclistas.
Tenho esperança que a situação vai melhorar para nós apaixonados por motos. Esse seu projeto que visa a segurança é mais um passo para este ideal.
Excelente texto!!
Gostaria de saber se posso replicar esse texto em outros sites e assim revelar as duras realidades desse nosso Lisarb.
Abraço!
André
De
motite a 24 de Novembro de 2008
André, como vc sabe eu vivo do que escrevo. Uma das minhas fontes de renda é vender conteúdo para outros sites e revistas. Seria muito legal ver o texto em outros sites, mas não posso fornecer gratuitamente.
Uma das formas de formalizar a troca de conteúdo é um escambo! O site compra uma cota dos meus livros para revender aos leitores e eu forneço os textos.
Por ora eu agradeço se vc puder (e quiser, claro) enviar o link do texto aos outros sites. Assim ajuda a divulgar o Motite.
De Maurício Fontes a 23 de Novembro de 2008
Belo texto!
Sou a favor da divulgação da lista, sem dúvida...mas me preocupo se isso não ia servir de "lenha na fogueira" para fomentar o conflito silencioso (que todo motociclista sabe que existe) de Motociclistas X Resto do Mundo.
De Morce a 24 de Novembro de 2008
Bom não, ótimo texto Tite.
Caraca o mais foda é ver que em todo lugar do mundo pegaram o mesmo bode espiatório. Porém foi muito bem posto e lembrado por você as sabias palavras de Ford. O que mais vejo aqui são acidentes provocados por imprudência dos motociclistas. Mas não temos como inocentar os motoristas ja que sua falta de respeito e menosprezo perante aos motociclistas é outro problema serio.
SORTA A LISTA TITE XD
De André Vanzolin a 24 de Novembro de 2008
Coisas desse tipo aqui não saem no jornal: "Entregador de pizza morre porque tinha que percorrer 100 km em 10 minutos, caso contrario os playboysinhos que ficam sentados no sofá e só andam de carro não pagariam a pizza". Ou então: "Motoqueiro morre pois patrão pediu um malote em cima da hora e queria isso para 5 minutos". Na minha opinião, a culpa da imprudência também está nas auto escolas que não ensinam a pessoa a reagir no trânsito, mas sim como ficar equilibrado em cima da moto. Eles ensimam o básico do resumido e depois os alunos que se F*%$# para aprender o resto. Pra tirar carteira de habilitação tinha que custar mais caro e ter cursos muito melhores do que esses que temos, tipo um curso de segurança no trânsito, e não passar em uns cones, uma rampinha, depois fazer o "8" e o cara ta pronto pra sair pelas ruas chutando retrovisores. O que falta no Brasil é educação, e muuuuuita educação.
De Renato Pinto de Almeida Neto a 24 de Novembro de 2008
Na verdade, praticamente tudo no trânsito é pensado e realizado em função de quem anda sb 4 rodas. Ainda temos, como vc disse, boa parte da imprensa fazendo uma campanha sistemática contra as motos. E pra arrebentar, as próprias fábricas não estão preocupadas: O seu texto "Ama o que vende" mostra bem essa questão. E pra finalizar, não temos ninguém pra nos defender na esfera política. Por outro lado, temos um ponto fundamental em nosso favor: Estamos crescendo!!! e muito!!!!! Não é mais possível nos ignorar. Mesmo com a crise, as vendas de motos no Brasil mudaram a realidade do transito brasileiro. Em breve, nós é que vamos dominar as vias públicas!
De EDUARDO DOEGE a 16 de Janeiro de 2009
Cursos como este que o Tite realiza deveriam ser OBRIGATÓRIOS a todos os motociclistas. As "auto escolas" realmente ensinam os motoristas a ir para frente e para trás e os motociclistas a se equilibrar como já foi citado. Nenhum deles está preparado realmente para enfrentar este moedor de carne que é o nosso trânsito de cada dia.
Eu mesmo quanto tiver oportunidade gostaria de fazer um curso destes, enquanto isto procuro me informar o máximo possível a respeito.
"Segurança é bom e eu gosto" hehe
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