
(Gol e Varig juntas: a fusão do ruim com o pior...)
Caros leitores. Desculpe interromper a série de artigos sobre motociclismo para tratar de um assunto tão pessoal, mas acho conveniente chegar também a vocês. Desde sempre achei a companhia Gol Linhas Aéreas uma tapeação sob o termo chique de Low Cost, um anglicismo besta pra dizer “baratinha”. Inclusive tive a chance de dizer isso para a ex-assessora de imprensa da Gol e provei a ela ser IMPOSSÍVEL comprar qualquer passagem a preço promocional pelo site na primeira tentativa.
Tem até uma piadinha que adoro: sabem por que a Gol não faz vôos para Europa? Porque ainda não inventaram a barra de cereal de um quilo!
Agora o que era ruim ficou ainda pior. A Gol comprou a Varig! Representa a união do péssimo atendimento com a falta de credibilidade.
O que vou relatar a partir de agora é UMA das péssimas experiências que tive com essa companhia aérea e que me levou a radical decisão de JAMAIS adquirir passagem pela Gol ou Varig até o final dos meus dias.
Desde segunda-feira (17) estava tentando comprar UMA passagem SP-Buenos Aires-SP usando meus créditos de milhagem do programa Smiles. Depois de gastar horas na Internet sem sucesso, descobri, por meio do chat, que a companhia não mais vendia passagem pelo Smiles através da Internet, nem mesmo nos balcões da companhia, mas somente pelo telefone 4003-7001, número esse que é tarifado. Não fornecem um número free (0800). Mas esta informação NÃO ESTÁ no site da empresa.
Tentei centenas de vezes o número e ouvia sempre a gravação de “todos nossos atendentes estão ocupados, ligue mais tarde”. Finalmente na manhã do dia 18, precisamente às 9:19 da manhã, consegui ser atendido por uma gravação eletrônica e esperei até às 9:59, ou seja QUARENTA MINUTOS, até ser atendido pela Rosângela Simões (não, não é minha parente) e começar um calvário.
Comecei minha conversa com “gostaria de adquirir um bilhete SP-BsA-SP usando meus créditos de milhagem”. Ainda dei os números dos vôos e fiquei na frente do meu PC com a tela da Varig aberta e com disponibilidade dos vôos.
Para minha surpresa a Rosângela afirmou que não havia vôos disponíveis naqueles dias. No mesmo instante comentei que eu estava vendo a disponibilidade na minha frente e bastava clicar em comprar para adquirir o bilhete dos exatos vôos 8634 (SP-BsA) e 8635 (BsA-SP) ao preço de R$ 760,00. Mas ela insistia que não tinha disponibilidade daqueles vôos.
PROBLEMA NÚMERO 1 – A Gol/Varig não disponibiliza os mesmos vôos para quem é cliente Smiles. Um cliente normal conseguiria vaga nos vôos mencionados, mas para mim estes vôos não estavam disponíveis.
Aceitei outros horários, mesmo sendo obrigado a viajar de madrugada, só para não perder as datas.
Em seguida a Rosângela iniciou um imenso e interminável cadastro, solicitando TODOS os meus dados (endereço, RG, CPF, telefone, e-mail) dados estes que já foram cadastrados quando me tornei cliente Smiles e foram novamente enviados UM DIA ANTES, quando fiz a renovação do cartão!!!
PROBLEMA NÚMERO 2 – Senti-me um verdadeiro otário ao perder tempo informando tudo aquilo que já perdi tempo preenchendo pela internet menos de 24 horas antes.
Quando finalmente – depois de me perguntar TRÊS VEZES o número e a senha do meu cartão Smiles – a Rosângela concluiu a emissão da reserva, me dei conta que ela emitiu o bilhete APENAS DE IDA!!! E tivemos de refazer todo o processo...
PROBLEMA NÚMERO 3 – Se é para emitir reservas exclusivamente por telefone, então que os atendentes gravem ou anotem com o velho e infalível sistema de caneta-papel a solicitação do cliente. Não dá pra confiar na memória em um processo tão lento e complexo.
Finalmente – de verdade – a compra foi concluída, às ... 10:35.
PROBLEMA NÚMERO 4 – Foram necessários SETENTA E SEIS MINUTOS para completar a emissão de um bilhete por telefone em uma ligação TARIFADA!!! Digamos que a média de tarifa nestes casos é de R$ 0,35/minuto, esta ligação me custou R$ 26,60
CONCLUSÃO – Não vejo a menor vantagem ser cliente preferencial dessas companhias aéreas Gol/Varig. A companhia faz de tudo para o cliente Smiles desistir de adquirir o bilhete pelo plano de milhagem e forçar a venda do bilhete normal. Se eu fosse um cliente eventual teria adquirido as passagens nos vôos que precisava, em menos de 10 MINUTOS, pela internet, SEM CUSTO NENHUM!!!
Só insisti na emissão destes bilhetes porque é um presente de aniversário para minha filha e fiz questão de cronometrar cada passo porque já previa um verdadeiro calvário e uma sucessão de golpes para descolar uma grana extra. Pense bem: se uma empresa que tem 10.000 clientes conseguir arrancar R$ 26.60 em cada ligação, essa operação renderia R$ 266.000 sem oferecer nada em troca! Não é um super negócio???
Só queria dividir com você esta angústia e reafirmar que Gol nunca mais!!!
Nada muito diferente do que quando se precisa contestar ou cancelar uma linha telefônica. A falta de VERGONHA dessas companhias é de deixar uma carmelita estressada. Já tentei também emitir essas p.... de passagens promocionais pela Gol e Tam (que ainda mantém um bom padrão de atendimento) e juro que seria mais fácil atirar um dardo daqui para acertar a LUA.... Infelizmente, isso é padrão no nosso Lisarb (coopright by Tite) e em todo lugar aonde a gente vive. Esse SÁBADO, chegando em um pedágio, eu verifiquei que esqueci a carteira com documentos e dinheiro em uma cidade onde tinha participado de um enduro de bike....meu amigo pagou o pedágio e de imediato já fiz o retorno tendo que pagar novamente (paga-se nos dois sentidos), tudo bem, o responsável do pedágio comentou que até meia-noite do mesmo dia, no sentido volta, eu não precisava mais pagar o pedágio, e até anotou a placa do veículo no sistema....(que foi filmado inclusive como em todo pedágio no momento da passagem). Ótimo, voltei a cidade, recuperei os documentos - Lei de Murph, a polícia me pegou indo para lá sem os documentos, felizmente o guarda entendeu minha situação e me liberou, com a promessa que eu voltasse ao posto policial para apresentar a documentação - depois, voltei alegremente ao pedágio. CLARO que a GATOVIAS - corruptela de sulvias - quis me cobrar novamente o pedágio apesar da moça (a mesma) ter no sistema a minha passagem 30 minutos antes e o carro filmado, como o maldito comprovante tinha sido abduzido misteriosamente (janela aberta) , a sacana não quis liberar a passagem mesmo com a placa anotada e o carro no sistema....Desliguei o carro e mandei chamar a polícia só para não deixar passar tão barato, meu amigo aconselhou a pagar novamente para não se incomodar e eu, a muito custo, cedi aos seus conselhos até porque os homens da lei poderiam encrencar com o suporte das bikes e eu já tinha ganho uma colher de chá deles antes. Mas fica a lição....se eles podem levar vantagem ÍLICTA em alguma coisa, eles LEVAM!!!!
detalhe: NINGUÉM do pedágio comentou sobre a apresentação obirgatória do comprovante na passagem de volta, se tivessem avisado, eu até aceitaria (meio contrariado claro) pagar de novo. Porquê então eles anotaram a placa? porquê então filmam os carros focando a placa?
De Maurício Fontes a 19 de Novembro de 2008
Eu adoraria ver uma resposta das companhias em relação a esta história!
De Rodolpho Caruso a 20 de Novembro de 2008
LISARB....na epoca da ditadura existia um ditado:
"Brasil, ame-o ou deixe-o." Ai, existia a resposta: "O ultimo que sair apaga a luz!"
De Douglas Studzinski de Souza a 21 de Novembro de 2008
procon neles!!!!
De Nina Simões a 23 de Novembro de 2008
ai, paizinho, que inferno! e eu achando que esse programa de milhagens é um presente para os clientes... na verdade é um castigo!
mas mesmo assim eu adorei presente, obrigada!
=)
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