Acima, a Honda Biz 125+ vermelha
Desde que abandonei minha vida de home-office sou obrigado a rodar 53 km por dia para ir e voltar à nova editora. Além da distância, o tráfego é de c*** sangue! Toda a extensão da 23 de maio parada, com os carros rodando a uma ridícula média horária de 8 km/h. Até um bebê de seis meses é mais rápido!
Comecei a pesquisar uma moto mais econômica, sim porque a minha SpeedMaster 650 faz 15 km/litro e não gosta de rodar em baixa velocidade. Já estou com problemas do comando de válvulas e vários vazamentos provocados pelo estresse mecânico de rodar com pouca ventilação. E as peças da Suzuki devem ser as mais caras do planeta!
Pensei na Yamaha Neo 115. Pesquisei preço, cheguei a fazer o pedido de uma zero na Yamaha, mas parece que a Y. ainda tem restrições com relação ao meu nome, pois o assessor se fingiu de morto e “esqueceu” o assunto. Achei boas ofertas nos classificados do Moto.com.br, inclusive descobri que a Neo preta é quase R$ 600,00 mais barata que a azul! Coisas de Lisarb. Mas desisti da Neo depois de pesquisar o preço de algumas peças, medir o consumo de gasolina e perceber que falta um tiquinho de potência pra rodar em SP.
É preciso esclarecer que vou rodar coisa de 60 km/dia. Scooters e motonetas foram projetados pensando em um uso bem menos intenso. Por exemplo: quando eu trabalhava a 4 km da minha casa eu usava um Suzuki Address 100 sem o menor problema. Hoje aposentei esse scooter por causa do motor dois tempos que defuma a roupa e o espírito.
Acima, Suzuki Burgman 125
Então peguei uma Honda Biz 125+ emprestada por um mês. Cara, virei fã de carteirinha da Biz. No primeiro abastecimento achei que estava enganado: 41 km/litro. Depois fiz um turno de consumo do meu jeito, com rigor e abastecendo a moto eu mesmo e no mesmo posto. Resultado: 43 km/litro! Karauskas!!! É quase 3 vezes mais econômica do que minha DR 650!
Além disso, o banco é largo e confortável e consigo levar minha filha Luna na garupa sem problemas. E tem o freio a disco, porque eu simplesmente me recuso a comprar uma moto com freio a tambor! E também não aceito ligar moto no pedal, aliás na minha futura Biz vou arrancar esse pedal fora!
Então decidi fazer algo que sempre recomendo aos leitores, mas eu mesmo nunca faço: pesquisa de preço. Aí sim, acabou a dúvida. Fiz uma lista com itens como kit de relação, pneus e algumas peças de carenagem. É muito, mas MUITO mais barata do que a manutenção de um scooter ou da Neo. Para trocar o kit de relação (no caso a correia e os roletes) de um Burgman é preciso desembolsar R$ 250,00 (não existe mercado paralelo de peças Suzuki). O kit de relação Hamp da Biz custa R$ 75,00. E eu nem pesquisei as marcas como Riffel, Vaz etc.
Outro aspecto que pesou a favor da Biz foi a liquidez. Biz é dinheiro no bolso! Só de rodar com ela pela cidade recebi várias ofertas de compra. Já os scooters e especialmente a Neo são difíceis de vender e perdem muito valor de mercado.
E, claro, não podia deixar de comentar o espaço do porta objetos. Ontem (domingo) fiz compras no mercado e trouxe tudo na Biz. O que não coube debaixo do banco eu pendurei nas barras laterais ou no guidão.
O que enche um pouco o saco é esse câmbio com embreagem automática. Eu não me acostumo a frear sem reduzir – qual é a postura certa na Biz? Parar sem reduzir e usar o câmbio rotativo para engatar o neutro. Eu julgava antes como um problema da Biz, mas hoje vejo como uma forma de ajudar a economizar gasolina, porque o motor está sempre na faixa útil de rotação. No caso do câmbio CVT o acelerador precisa ser aberto antes e mais para vencer a inércia. Com duas pessoas é ainda pior. Aliás, nem o Burgman nem a Neo são eficientes para levar garupa. Já a Biz tem o banco maior, mas as pedaleiras são presas no quadro elástico, o que é imperdoável.
Também acho que a Biz seria uma EXCELENTE opção se tivesse 2 a 3 cv a mais e um câmbio de 5 marchas. Ou seja, está na hora de a Honda pensar em uma Honda Biz 150+, se possível já com a desejada e almejada injeção eletrônica.
Resumindo, eu faria a seguinte comparação.
Yamaha Neo CVT 115
Vantagens
a) Estilo mais moderno e menos motoboy
b) Rodas grandes
c) Freios excelentes
Desvantagens
a) Pouca liquidez
b) Manutenção cara
c) Consumo exagerado para o tipo de veículo
d) Impossibilidade de instalar o baú (a fábrica não recomenda)
e) Motor de baixo rendimento
Suzuki Burgman 125
Vantagens
a) Fundo chato permite transportar mais objetos
b) Estilo
Desvantagens
a) Pouca estabilidade
b) Manutenção cara e difícil
c) Consumo incompatível com o veículo
d) Desconforto para garupa
e) Pouco curso da suspensão
Honda Biz 125+
Vantagens
a) Baixo consumo de gasolina
b) Liquidez e valor de revenda
c) Conforto para garupa
d) Baixo custo de manutenção
e) Rendimento do motor compatível com a moto (mas poderia ter uns 2 cv a mais)
Desvantagens
a) Estilo (poderia ter mais opções de cores)
b) Câmbio difícil e com muito curso da alavanca
c) Tanque de gasolina pequeno (4 litros)
d) Pedaleira de garupa no quadro elástico
A MINHA Biz 125+
Estou aguardando a chegada da minha Biz (vermelha) e assim que terminar o prazo de amaciamento pretendo fazer algumas das minhas alterações titeanas.
1) Arrancar fora aqueles pesinhos na ponta do guidão, aquilo é para reduzir as vibrações, mas enrosca demais nos espelhos dos carros
2) Levaria no meu amigo e preparador Renato Gaeta para ele achar uns dois cavalinhos perdidos naquele motor. Nós temos algumas receitas de fazer um motor render um pelinho a mais sem comprometer o consumo, mas não adianta me perguntar a receita porque não conto!
3) Faria um novo suporte da pedaleira do garupa para prender ao quadro fixo
4) Instalaria um gancho tipo mosquetão na parte interna do escudo frontal para pendurar sacolas
5) Trocaria o escapamento por um menos restritivo (mas sem aumentar o barulho!)
6) Talvez – eu disse talvez – mandaria polir as rodas, mas depende de uma análise, pois os cromados estão meio fora-de-moda. Eu não gosto daquele tom de grafite, cinza, sei lá!
7) Trocaria o flexível original de freio por um aeroquip – não pela eficiência, mas porque o original é comprido - e feio - demais.
8) Arrancaria o pedal de partida fora!
De gostei Douglas Studzinski de Souza a 9 de Junho de 2008
De fato, rodei e gostei muito da biz 125. Todos os aspectos levantados por ti são de fato reais. Eu apenas vejo nela como pontos negativos a questão de ser muito visada para roubos e o preço um tanto elevado.
Lendo este texto, lembrei de um texto teu na revista da moto!, onde vc elogiava a honda titan 125 ES, e acabou desistindo de ter uma, por ser muito visada por ladrões e por ter sido roubado. Eu tive uma Titan destas,e de fato, era uma boa moto. Também fui roubado(sequestraram a motoca...) Recupei, vendi e hoje ando de CG 1979 por causa deste motivo...
Mas parabéns pela motoca, felicidades.
De Douglas Studzinski de Souza a 9 de Junho de 2008
Ah, a minha sugestão seria pintar as rodas e as tampas do motor de preto e passar um filete vermelho nas rodas...
De rodrigo a 12 de Abril de 2013
amigos concordo muito com vcs. mas tem coisa muito errada nos comentarios.
1. a biz é excelente sim.
mas nunca compara a relação da burgman com a biz. pois biz não é SCOOTER.
liga pra honda e pergunta o preço da relação completa da lead. vai chorar pois vai ficar devendo 100 reais so por perguntar o preço.
detalhe. suzuki não tem as peças mais casas do mercado e honda é infinitamente mais cara. opovo acha a honda mais barato porque compram peças PARALELAS. compra originalpra ver... minha honda 150cc nunca deu mais de 1,000 km sem refazer o motor. minha burgman ta com 350,000 rodados troquei agora pistaõ ,aneis, juntas e usinei o motor (PEÇAS ORIGINAIS APENAS)
GASTEI 330,00 REAIS. faz isso na honda pra ver como é baratissimo. honda é execelente. mas nunca tente comparar moto comum com scooter saõ coisas totalmente diferentes. não tem nada em comum umas com as outras.
não to criticando porem no barsil se imagina que honda é a melhor do mundo e pra mim honda é lixo digo isso por experiencia propria. todas que tive nunca prestou. hoje uso a burgman .mas tenho consiencia que a yamaha neo é muito melhor que a burgman. eu sou burg burg por paixao mesmo. e claro NUNCA estorou o motor na estrada comigo como as hondas que tive
Grande mestre !
Sou obrigado a discordar sobre os scooters ... até já viajei com Lambrettas de aro de 8 polegadas ... mas enfim, posição é posição, confere ?
Agora só para constar, dentro do meu conhecimento, a NEO é scooter.
Um forte abraço
De Renato a 9 de Junho de 2008
Acho que essa mudança em sua vida nos últimos tempos mexeu com a sua cabeça. Melhor moto do mundo é mais do que um exagero, é propaganda.
De
motite a 10 de Junho de 2008
E se for propaganda? Qual o problema??? TODAS as revistas fazem a mesma coisa e vc ainda paga para ler as "propagandas-teste"!!!
De Renato a 10 de Junho de 2008
Ok. Reconheço. Tem razão sobre a "propaganda-teste" que vcs passam a vida fazendo. Só errou sobre pagar pra ler...internet tá aí pra isso. Hoje é possível "baixar" qualquer revista dessas com "propaganda-teste".
De Remerson a 10 de Junho de 2008
Legal saber que o Tite tambem é um cara daqueles que compra motos sem deixar o jeitao original em cima dela... faz modificações porem com resposabilidade...
bos sorte na nova aquisição!
De nishimura a 10 de Junho de 2008
Aeeeeeeee Doc, isto é, Motite! Estamos na área! Pãtz, esse blog é a melhor notícia que poderíamos receber! Vou estar sempre por aí!
Abraços!
nishimura
Tite, não acho que seja propaganda... Meu conceito de a melhor moto do mundo é exatamente o seu. A DR650 deixou de ser a melhor moto do mundo quando você vai viajar pela terra? Não! Mas a Biz +, pra você, é a melhor moto do mundo pra rodar 60 km por dia na cidade. Pra mim, a melhor moto do mundo seria uma MT-03, pelo tipo de uso que eu faria. E assim vai. Abraço e continue com o rabo solto.
De
motite a 10 de Junho de 2008
Seus lokos, não entenderam o recado?
A MELHOR MOTO DO MUNDO É AQUELA QUE ESTÁ NA GARAGEM DA TUA CASA!!!
Ah e se eu quiser fazer propagando eu faço, porque aqui é o MEU BLOG e faço o que bem entender!
De anonimo a 11 de Junho de 2008
é como a melhor mulher do mundo
é a que vc tem em casa.
pelo menos caso ela pergunte esse tem que ser a resposta, por mais que vc sonhe com uma turbinada, ou modelo sedã, modelo mais novo, mais econômica, lataria em melhor estado de conservação. ter outras na garagem
nada disso , a resposta tem que ser rápida e imediata , a que esta estacionada na sua cama é a melhor do mundo,
sob risco de sérios acidentes e uma perda total na conta bancária e bens
De rodolpho caruso a 10 de Junho de 2008
nao me iporto se é propaganda..... a moto parece ser boa mesmo...agora, tite, qua a melhor compra...fazer ou twister?
acho que agora vc pode comentar...
De
motite a 10 de Junho de 2008
Eu acho a Fazer, mas não me pergunte os motivos porque tô sem o menor saco de explicar agora...
De Rogério Miron a 10 de Junho de 2008
Rapaz, tem uma moto na minha garagem e ela está longe de ser a melhor do mundo !! rsrs.. Nem pra mim.. Aliás to doidim pra botar fogo nela ! rs. Bom, nem tanto... Mas a verdade é que me deu uma vontade danada de comprar um Biz... rsrsrs..
De rodolpho caruso a 10 de Junho de 2008
quando vc tiver saco Tite, fala algo...neste proximo sábado eu vou escolher uma das duas pra começar minha vida de motociclista, devidamente equipado lógico...
com capacete de qualidade importado, jaqueta com proteções e luva também com proteções... fique tranquilo que nao vou andar nos "corredores" aqui da minha cidade não...
De não conto a 11 de Junho de 2008
meu, se quer saber qual a melhor moto, certamente não será street , entre as 250 comewce perguntando entre a toni e a lander,
tu e fz , não prestam, são menos versáteis e divertidas.
só responda vc acredita em lombadas?[
se a resposta for não o modelo é trail
em algum momento da sua vida passará em buracos , rua de terra ou paralelepípedos?
se a resposta for sim o modelo é trail
De Waliton Oliveira a 11 de Junho de 2008
Primeiramente parabéns pela coragem de encarar a mudança de máquinas (motos/mulheres) Doc TITE.
Depois de muito pensar, analisar, visitar, pesquisar...etc....etc....resolvi comprar minha Fazer azul em Julho...e me desfazer da minha 125 KSE 2003 (uma ótima moto por sinal). Acredito que a Fazer, apesar de ter 3 pocotós a menos que a Tw, leva vantagem pelo porte e pela IE, a qual deixa ela bem mais econômica. Esse foi meu grande critério na escolha entre as duas...claro que ainda tem a Comet que tem um ronco bem mais bonito e singelos 11 Cv a mais q a fazer......maaasssss....não confio.
boa sorte na sua aquisição....
TITE, boa sorte na Maxim.
abs
De vão ficar na dúvida a 12 de Junho de 2008
a Fz tem mias torque em baixa e maior diferença entre marchas é muito melhor para andar na cidade.
comet vc é um piadista, é uma bomba pega 2k a mais e tira uma GS 500 e vc terá uma bela tropa a mais melhor consumo e preço de revenda.
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mas insisto , já passou em um buraco com uma street? e com uma trail?
já colocou as duas na reta, para ver qual anda mais, é igual.
e no corredor, uma trial tem uma postura melhor, mais visibilidade, e passa por sobre os espelhos, então é mais ágil que uma street,
pode falar então pq a fixação, por bombas ??
De
motite a 11 de Junho de 2008
Legal sua postura sobre os equipamentos de proteção! Primeiro sua pele, depois a motoca!
Olha, alguém aqui já falou tudo sobre a Fazer. Nem precisa perder seu tempo lendo e analisando testes comparativos. Se em vez de Yamaha, estivesse escrito Honda no tanque da Fazer ela venderia 15.000/mês!!! Pena que tem o estigma de ser uma Yamaha...
Como moto é bem mais bacana que a Twister.
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