City?
Salve Tite, o Motonline continua bom mas vc faz falta. Estava lendo ai no blog, vc vai virar o Cid Moreira das motos na televisão. Isto me lembra o Fausto Macieira. Meu velho sabe de alguma coisa sobre o possibilidade da Yamaha X-City 250, aqui em Lisarb?
Amplexos,
Marcelo Carvalho - Praia Grande - sp
R: Hahahaha, não, foi só uma entrevista para o programa RaceTV. Rapaz, não sei se a Yamaha lançaria um grande scooter de 250cc, mas se fizer será uma bola dentro.
Novidades 2009
Prezado Geraldo,Como fã de motos, tenho acompanhado as notícias sobre as novas normas de emissão de poluentes, PROMOT 3. Desde agosto, aguardo a mudança para injeção eletrônica da Tornado e da Falcon para adquirir um dos dois modelos. Em pesquisa na internet, o que não faltam são “blogs” especulando as mudanças para os dois modelos citados acima.
Já nas conversas de oficina, em concessionárias da marca, muitos afirmam que tais novidades chegam no máximo no próximo mês. Porém, como já dito, todas as informações não passam de especulação. Gostaria de saber, se existe alguma informação concreta sobre a modificações no sistema de alimentação de tais motos e a data de chegada ao mercado.
Felipe Picinin M. Santeiro
R: Felipão, as novas Twister e Tornado 250 com injeção eletrônica chegam em dezembro e a Falcon sairá de linha.
Tite, você tem diversos informantes e já pude notar sua capacidade de adquirir informações antecipadas (vide orkut/blog). Estou pagando um consórcio de uma Twister (comecei esse ano) e estou na torcida para que a moto não saia antes do lançamento da suposta "nova twister" pelo que você disse já foi confirmada que seria 250cc e I.E. com algumas modificações na aparência. O que eu queria saber é se você tem alguma novidade ou previsão de lançamento. Afinal to loco pra tirar minha moto nova e to esperando essa poeira baixar pra ver o que acontece
Morcego - Maringá, Paraná
R: Batman, seguinte, corre no consórcio e pede para tirar seu nome dos sorteios até janeiro, porque a nova Twister 250 i.E chega em dezembro.
Bauletos
Fala Tite!!! Todos falam da "feiúra" dos bauletos, mas a praticidade é inegável! Convivo e não sei se conseguiria deixar de conviver. A questão é que tenho em mente como próxima moto a Comet e o vendedor e o mecânico falaram que a moto não é preparada pra um bauleto!!!??? Seria necessário adaptar um suporte para colocar um além de mexer na estabilidade da moto. Isso procede? Então essa e outras motos não deveriam usar o bauleto??? Um grande abraço de leitor que agradece muito a existência deste blog para continuarmos a ler tudo o que escreve!!!
Robson Leonardo Carvalho dos Santos
R: Rob, seus mecânicos estão certos: não se usa bauletos em motos esportivas. Para estas motos o melhor é usar alforjes laterais, que concentram o peso mais próximo do eixo traseiro. Nas motos de estilo mais esportivo (incluindo Fazer 250 e Twister) não se pode jogar peso para trás do eixo traseiro senão a frente fica doidinha da silva. O próprio arrasto aerodinâmico do bauleto já atrapalha a estabilidade destas motos. Os alforjes são a melhor solução, mas cuidado porque na última vez que usei alforje em uma Suzuki GSX-R 1000 eu derreti o alforje, a bota que estava dentro e ainda comeu a lateral do pneu!