Quarta-feira, 1 de Outubro de 2008

Cartas dos leitores

(CG 125 no meio da roça, nenhum asfalto por perto. Foto: Tite)

 

Continuo recebendo cartas de leitores com as mais diferentes dúvidas. Esta abaixo é um bom exemplo de carta inteligente e que dá gosto responder. Só não agüento mais a tradicional “Que moto eu compro?”. Então, se vc tiver alguma dúvida que possa ajudar mais alguém, além de si próprio, mandae que eu respondo! Mas, por favor, não abreviem palavras, nem escrevam com o caps lock travado e cheio de pontinhos! Ah, e antes que alguém fique todo feliz por este serviço gratuito, aqui vai o preço: “O Mundo É Uma Roda” (ed. SpeedMaster, 224 páginas) compra aí: http://www.fastcommerce.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=8163&Y=4209204766825&IDProduto=1238785&Det=True
 
Areia
Como eu sou um caipira do interior (rs), moro em um bairro que não tem asfalto e de vez em quando me aventuro por estradas rurais, gostaria de lhe perguntar como pilotar na areia ou em situações de terra molhada (chuva). É técnica mesmo, uma Bros 150 me ajudaria, ou trocar os pneus da minha CG por pneus Duratraction da Pirelli resolveria?

Somente os pneus produzem  mais estabilidade nessas condições ou a Bros tem um "que" a mais. Ou sendo mais pessimista, na areia qualquer coisa cai?

Carlos Magno – Goioerê – PR
R: Hahaha, nem tudo cai na areia, mas pilotar nestas condições com uma moto utilitária equipada com pneus originais é certificado de joelho ralado. A pilotagem é fundamental, porque eu mesmo já fui obrigado a pilotar uma Honda CBR 600RR por uma estrada de lama, sob chuva, por intermináveis 20 quilômetros! Não caí, mas até os bois me ultrapassavam porque tive de levar a moto praticamente debaixo do sovaco.
 
Acho que os pneus podem ajudar sim. Não conheço esse Duratraction, só o Mandrakaru que testei na pista da Pirelli, na terra seca e foi muito bem. Talvez sejam da mesma família.
 
Olha, nesta minha lida de jornalista por este mundão de meu Deus já vi gente pilotando CG 125 por lugares que não passavam nem os pilotos de enduro, por isso não acho fundamental trocar de moto. Além disso, a Bros é mais uma “fun-bike” do que uma off-road. A suspensão é melhor, tem maior distância livre do solo, mas os pneus não são assim tão específicos, principalmente por causa do aro dianteiro de 19 polegadas (seria melhor de 21).
 
A técnica para pilotar na areia é difícil e requer treino. Precisa manter a aceleração o tempo todo, inclusive nas frenagens. Na areia e na terra se você tem de ficar em pé, apoiado nas pedaleiras e com os joelhos forçando o tanque. Só sente no banco quando for fazer curvas e se ficar em dúvida... acelere! Quanto mais vc acelera, mais o pneu traseiro traciona e mantém a estabilidade.
 
No seu lugar eu faria um teste primeiro trocando os pneus da CG. Se não ajudar aí sim, parta para uma moto mais off-road, que pode ser uma XTZ 125, a XLR 125 (mais antiga) ou mesmo uma Tornado usada. A Bros não refrescará muito sua situação.
 
(pilotar na areia é assim: mesmo pra frear é preciso acelerar... Foto:Tite)
 
Dura
Caro Tite, eu não sabia que tinha saído, pois não estava acompanhando muito as notícias sobre duas rodas. Agora sim, vou ter um tempo maior para voltar a olhar as notícias. Minha Yamaha Fazer após voltar e quase brigar na concessionária por duas vezes, eu desisti fui em outra. Na 1° vez o problema da embreagem foi solucionado. Agora ela tá redondinha, macia e não tenho reclamação nenhuma a fazer dela. Tenho sim uma dúvida sobre a suspensão dela que é dura (e eu sou leve), e faz muito barulho quando estou sozinho. Só que no fim de semana quase sempre tenho um carona e aí a suspensão fica redonda. Existe um meio termo dessa suspensão? Agradeço muito todas as dúvidas sanadas e pode ter certeza que vou olhar seu blog sim.
Adriano A. Rocha – Belo Horizonte – MG
 
R: Adriano, 99,8% das dúvidas de usuários de qualquer moto podem ser respondidas com uma simples consulta ao Manual do Proprietário da moto. Eu até tenho alguns manuais guardados aqui em algum canto dos meus arquivos, mas confesso que não achei da Fazer. Se vc não tem o manual, trate de comprar em qualquer concessionária Yamaha, ou baixar na internet (pergunte nas comunidades de Fazeiros no Orkut). De posse do manual dá uma olhada se tem algum item relacionado a regulagem de suspensão traseira. Por ser suspensão monoamortecida, geralmente a regulagem é complexa e exige ferramentas especiais. Não é normal fazer barulho, só a dianteira, quando chega no fim do curso, mas aí nem é problema de ser leve ou pesado, mas de falta de óleo nas bengalas. Sim, existe um meio termo: se está difícil regular a suspensão vá no mais fácil: altere a calibragem dos pneus para rodar com ou sem garupa. As medidas estão também no manual.
 
Pneus
Parceiro, sei que não faz mais teste de motos, só vou aproveitar um trecho do seu teste com a Bandit 650. "Confesso que antes de começar o teste olhei feio pra esse pneu 160/60 e preferia que fosse um 180/55, mas depois de subir e descer uma serra essa impressão se pulverizou. E ainda equipada com o Bridgestone, tive mais coragem de me jogar nas curvas sem dó." Vou trocar os pneus para a viagem posso colocar um 180/55/17?  tem vantagens, desvantagens ou tanto faz?
Gilson
 
R: Esta pergunta é a campeã de audiência em qualquer fórum de motociclismo. Olha não adianta usar pneu mais largo para fins técnicos. Pelo contrário: a moto fica mais difícil de deitar nas curvas e piora a drenagem de água na chuva. Vantagem não tem, só a estética, porque a traseira da moto fica mais “gorducha” e brasileiro gosta de traseiros gordos. Além disso, quando vc altera o perfil (de 60 para 55), também muda a relação final de transmissão e a moto fica mais curta, ou seja, perde velocidade e melhora em arrancada. Ah, e o pneu 180 também é mais caro!
 
Saudades
Fala Tite tudo bom? Poxa cara que saudade de ler os seus artigos, bom saber que você está blogando agora, saiba que já tem um leitor fiel e mais uma galera que vou avisar, pq ainda não conhecem o seu blog! Eu penso que você faz falta quando o assunto é motociclismo. Eu tinha como referência o motonline do Tite, e sanei várias dúvidas e até tomei decisões acertadas quando decidi negociar a minha moto, ou quando cismo de fazer as manutenções da motocicleta. Eu gostaria de ver você em um projeto próprio voltado para o motociclismo, algo como um programa autoesporte das motos, onde você pudesse ter o retorno merecido, e onde a gente pudesse encontrar a informação desejada! Acho que esse tipo de conteúdo com a qualidade que você mantinha está em falta na mídia brasileira. Sem mais delongas, desejo uma boa sorte a você em sua nova empreitada, agora já sei onde te encontrar!
 
Daniel Barbosa Martins – Santos – SP
 
R: Pow, Daniel, assim vc me emociona! Olha, aguarde porque terei boas novidades em breve. Inclusive o programa na TV. Você pode ter uma palha do programa no link: http://www.racetv.com.br/index.cfm?pagina=programa&video_id=249  

 

* Cartas podem ser enviadas para o endereço: motite@sapo.pt

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publicado por motite às 21:00
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De Thiago a 2 de Outubro de 2008 às 01:00
Tite, nessas curvas aí do teste da Bandit 650 vc ralou as saboneteiras do macacão? É uma moto fácil de se fazer o KneeDown? Ou ela é limitada pela suspensão e pneus para fazer isso?
abraços
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