Quinta-feira, 26 de Julho de 2012

Moto, substantivo feminino

Indiana_Vanessa.jpg

 (Indy Muñoz e Vanessa Daya)  

Sempre fui meio refratário a escrever sobre mulheres motociclistas porque enaltecer este tipo de atividade funciona para alimentar ainda mais certos preconceitos. Pilotar moto nunca foi exclusivo da condição masculina, minha mãe era motociclista nos anos 40, assim como minhas tias e tios e isso não fez delas melhor nem pior que suas colegas. 

Não gosto de desenvolver essa tipo de pauta “mulher-que-faz-coisas-de-homem”, porque como pai de duas mulheres, não acredito nem nunca acreditei que mulher não possa fazer as atividades consideradas “masculinas”. E esse tipo de artigo serve para estimular atitudes como “puxa, ela é fera mesmo, joga futebol como um homem”! Com certeza seria capaz de encontrar centenas de mulheres que jogam futebol muito melhor que eu! E com moto não é diferente.

Vanessa.png

Vanessa Daya: Não sei porque você se foi... Leia os comentários no final desse artigo 

Felizmente os tempos mudaram, passamos por grandes transformações no comportamento social e hoje as mulheres já representam cerca de 50% das compras de motos em algumas cidades. Esse número pode ser maior, porque ainda são comuns homens comprando motos para esposas ou filhas. 

E não é só nas ruas! Atualmente é comum a presença de mulheres competindo em motovelocidade, MotoCross, enduro, free-style etc. E no mesmo nível de competitividade que os homens, porque à exceção das atividades fora-de-estrada, nas demais não há necessidade de maior força muscular nem resistência física.

 


(Mulher no guidão, tudo de bão!) 

Já faz alguns anos que recebo constantes inscrições de alunas em meu curso de pilotagem SpeedMaster e observei que até o tipo de moto mudou. Antes as mulheres escolhiam motos custom, scooters ou trail. Hoje vejo uma quantidade muito grande de mulheres pilotando motos esportivas de 250, 600 e até 1.000cc com a maior desenvoltura do mundo. Já surgiram até grupos de motociclistas exclusivamente feminino (mas que aceita nós, estranhos de sexo masculino) que se reúnem para competir ou simplesmente viajar. 

Do ponto de vista estritamente técnico não existe nada que possa diferenciar homens e mulheres no que diz respeito à pilotagem de moto. Alguns especialistas em comportamento apontam até uma vantagem das mulheres. Por serem capazes de separar os comandos dos dois hemisférios do cérebro, a mulher – teoricamente – teria condições de, por exemplo, conversar sem perder a orientação do caminho, coisa que eu me atrapalho até sem falar nada. A bem da verdade, sabemos que as mulheres são capazes de falar e fazer qualquer coisa ao mesmo tempo. 

Chega até a ser charmoso (e fetichista) encontrar mulheres vestindo macacões de couro, pilotando motos esportivas de 120 a 200 cavalos. E como as motos são praticamente monopostos, não tem nem como levar o namorado na garupa.

O mercado já percebeu esse crescimento do público feminino sobre duas rodas e começou a oferecer linhas de equipamentos especialmente for ladies. É evidente que a anatomia de homens e mulheres é diferente. Por isso capacetes, luvas, botas e conjuntos de couro e poliéster são feitos já prevendo o uso por mulheres. Podemos encontrar capacetes em cores exclusivas, jaquetas com caimento respeitando a cintura mais fina e numeração especial. 

E não é diferente com as motos! No segmento de scooters e motonetas é comum os fabricantes oferecerem uma versão especial para público feminino com cores e acabamento especiais. Difícil é vender depois... 

Outro dado interessante deste público é que estão cada vez mais bem informado. Com a facilidade da Internet, as mulheres pesquisam muito antes de comprar, desde equipamentos até a moto. E também se preocupam mais com a segurança do que os homens. Talvez até por vaidade é mais comum ver mulheres de luvas, botas e capacete fechado. 

Só espero que as motociclistas não comecem a adotar o comportamento masculino no trânsito. Pela própria natureza, as mulheres costumam ser mais cuidadosas e gentis, mas já é possível encontrar mulheres motociclistas adotando o modelo masculino truculento de pilotagem e até violento. Vamos torcer para que as mulheres, motociclistas ou não, continuem sendo mulheres!

 

Vem aí novas regras

Em recente fórum internacional sobre trânsito foram apresentadas algumas propostas para aumentar a segurança dos motociclistas. Voltou à pauta a velha questão das motos circulando nos corredores entre os carros e 20 Estados apresentaram proposta de proibir o tráfego de motos nestes espaços. Porém com uma ressalva: que as motos possam circular quando o trânsito estiver parado. Uma decisão tacanha, porque em alguns horários em São Paulo os carros circulam a uma velocidade abaixo de 5 km/h, ou seja: quase parado. Como fiscalizar isso? 

Além disso, pelas estatísticas oficiais a maioria absoluta dos acidentes envolvendo motos acontecem nos cruzamentos e não nos corredores. E mais, estudos mostram que uma moto colocada atrás do carro representa mais risco ao motociclista em caso de abalroamento.

campanha.jpg

No corredor é mais seguro, porque motoristas se distraem! 

Mas continuam deixando fora da fiscalização as películas escuras dos carros e o uso de telefone celular por motoristas! 

A boa notícia é que foi apresentada proposta para melhorar a formação dos motociclistas. Agora as moto-escolas deverão fazer aulas em vias públicas e não apenas em local fechado e espremido. Finalmente acordaram que um dos problemas enfrentados pelos novos motociclistas é o baixíssimo nível de instrução na formação básica. 

Pelo menos é um passo, porque vivemos uma condição totalmente inversa do resto do mundo. O Estado não dá formação, não fiscaliza, mas cobra um comportamento exemplar e se não obedecer... multa!  

 

 

 

publicado por motite às 14:23
link | comentar | favorito
9 comentários:
De Andre GT a 26 de Julho de 2012
Mais uma bela matéria. Aproveito essa ocasião para perguntar: Qual a melhor moto para uma mulher????
Brincadeira!!!
De Anónimo a 26 de Julho de 2012
gostei dessa estatistica sobre os cruzamentos vc tem os números , tem como fazer um artigo com eles ? acho que um pouco de dados reais é fundamental para acabar com o achatório
De motite a 26 de Julho de 2012
Esses dados foram apresentados no último forum da Abraciclo. Os dados pode ser acessados pelos sites da Secretaria da Saúde, Abraciclo e Abramet. Eu não pretendo escrever sobre esse assunto porque acaba sendo usado contra os motociclistas!
De Erico R Maison a 27 de Julho de 2012
Bela matéria!
De JULIE M. a 30 de Julho de 2012
o Tite é o maximo.... escrevo sobre motociclismo, mais voltado à mulher motociclista, assim como já tive a Cris em meus artigos, mas ler algo do Tite sempre me acrescenta, sempre.... abração querido!! bjos
De Antonelli a 1 de Agosto de 2012
O tio, se puder por favor me tire algumas dúvidas: comprei uma ninja 250r e gostaria de colocar alguns acessórios básicos e para mim de segurança: slider , manete reduzido e aeroquip , porém o que ocorre é que não faço a menor ideia de que marca comprar, ou melhor, das que não comprar, pois se não me engano você mesmo já escreveu sobre todos esses itens, como os nossos suposto sliders " que de nada adiantam, ou dos manetes cortados que viram armas em um acidente... então se pudesse me dar um norte de marcas e/ou onde comprar esses acessórios ficaria bem feliz!

Pelo que pesquisei de manete , encontrei uma marca chamada "ride" que possui um ótimo acabamento e o preço é sincero (250 cada), tem regulagem de distância e também de comprimento e articula para cima no caso de queda, a minha principal dúvida é: estas regulagens e articulações não tornam os manetes "perigosos" para a condução ou as regulagens e articulações são confiáveis?

Quanto ao flexível do freio só achei aeroquip " no mercado livre, o que sinceramente não me passa nenhuma confiança e nas lojas nacionais encontrei principalmente a marca hel " e wwr " e descobri uma loja www.rcamoto.com.br que pelos comentários parece ser acima da média em atendimento e qualidade além do preço ser ótimo , já ouviu falar?

Já dos sliders ai sim não tenho a menor ideia em qual marca confiar, não sei se é melhor alumínio ou carbono nem nada!!!

Se puder dar uma ajuda, com certeza será muito bem vinda e acredito que também irá colaborar com muitas outras pessoas!!!

Muito obrigado como sempre pela paciência!!!
De motite a 1 de Agosto de 2012
Caramba, quanta dúvida! Olha primeiro preciso esclarecer que prefiro não citar marcas em posts abertos ao público. Alguns comerciantes anti éticos usam isso como publicidade.
Vamos por partes:
1) Manete curto, retrátil - sim vale a pena, mas ele só funciona se vc instalar o flexível aeroquip no freio. Existem vários fornecedores que já vendem o flexível na medida pra vc instalar em casa, mas prefira levar em uma oficina porque talvez seja preciso repor o óleo do freio e esse óleo é extremamente agressivo com a pele, tecidos, pintura etc. As marcas de manete se equivalem e boa parte da diferença de preço vem mais do marketing do que da eficiência.

2) Sliders - desde que colocados com sensatez (nada de deixar o troço com 20 cm pra fora da moto) funciona muito bem. Tb existem várias marcas, o importante é adquirir um que tenha algum tipo de amortecimento interno, que pode ser uma argola de material plástico como uma roda de skate. Não instale nos suportes do motor, porque pode rachar o bloco em caso de queda. O quadro pode ser desamassado ou desentortado, mas o bloco do motor só trocando. Portanto prefira fixar no quadro.

E depois de tudo isso vc vem fazer o curso de pilotagem comigo que vai evitar o uso de sliders, manetes retrateis, etc...
De Antonelli a 2 de Agosto de 2012
muito obrigado, como sempre pelos esclarecimentos, essa semana já irei comprar todos estes equipamentos... quando escrevi as perguntas já imaginava que a postura sobre comentar marca x ou y continuava a mesma, mas mesmo assim me esclareceu bastante coisa.
hahahaha tinha certeza que você iria falar do curso, que considero muito importante e é uma das minhas prioridades, mas por hora ainda não tenho cacife para bancar curso e deslocamento aqui de balneário camboriú. até sp. por enquanto vou me preparando com o curso que a própria kawasaki oferece de graça aos compradores das ninjinhas, uma iniciativa muito interessante ao meu ver.
mais uma vez muito obrigado e boa sorte nas suas jornadas e aventuras!
De Vanessa Daya a 7 de Agosto de 2012
Tite, sempre fui sua fã (mesmo vc falando da hayabusa, hahahaha) ... Anos atrás já te acompanhava, mas confesso que desta vez fiquei mais ainda fã... Sempre quis ler um texto seu assim, ainda mais com a Cris em evidencia, uma mulher que me inspirou desde o inicio e a qual tenho um respeito enorme!!! Parabéns!!! Abração!

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.Procura aqui

.Setembro 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. A pequena grande Triumph:...

. Prostatite final – Amor e...

. Prostatite parte 10: a vo...

. Prostatite 9: uma separaç...

. Prostatite parte 8 - A f...

. Prostatite parte 7: Começ...

. Prostatite parte 6: a hor...

. Prostatite 5: Sex and the...

. Prostatite 4: você tem me...

. Prostatite 3: então, qual...

.arquivos

. Setembro 2024

. Junho 2024

. Fevereiro 2024

. Janeiro 2024

. Dezembro 2023

. Novembro 2023

. Outubro 2023

. Julho 2023

. Maio 2023

. Janeiro 2023

. Novembro 2022

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Julho 2019

. Junho 2019

. Março 2019

. Junho 2018

. Abril 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds