Quarta-feira, 7 de Outubro de 2015

Salão está menor, mas otimista

BMW310.jpg

BMW G 310... hummm será que a marca vai entrar no mercado de pequenas? 

O 13º Salão Duas Rodas, de 7 a 12 de outubro, está menor, mas não menos interessante 

Havia uma época que os salões do Automóvel e das motos eram esperados para saber os lançamentos do ano seguinte. Com a pressão por apresentar cada vez mais novidades, sobretudo no mercado de carros, isso ficou no passado e hoje um Salão do Automóvel tem o mesmo grau de novidade que o estacionamento de um supermercado: está tudo ali na rua para quem quiser ver.

Felizmente no mercado de motos é diferente as duas principais marcas do mercado deixaram para mostrar importantes lançamento no evento. O mais impactante deles foi, sem dúvida, da Honda, com a volta da CB Twister, de 250cc, que vai mexer com os números do mercado ainda esse ano. Além disso levou mais dois produtos inéditos: a nova PCX 150 e o scooter SH 300i que também deve chegar no primeiro trimestre de 2016.

Honda.jpg

 Scooter SH 300i vai dar trabalho para o Citycom 300.

Já a Yamaha, deixou para o salão a nova Factor 150, além da primeira aparição da nova YZF-R1 em terras brasileiras e um scooter N-Max de 155 cc. Além de algumas personalizações interessantes feitas a partir dos modelos de linha.

Yamaha.jpg

Nova R1, só vendo para crer 

Em termos de grandeza e novidade, o estande da americana Indian merece ser visitado, porque não se trata de um lançamento de produto, mas de toda uma marca. Principal concorrente da Harley-Davidson, a marca chega ao Brasil com modelos muito bem acabados, estilo totalmente custom, mas com uma enorme diferença para a HD: as motos mostram mais tecnologia do que nostalgia. Motor arrefecido a líquido, quadro de alumínio e até bocal do tanque de fechamento rápido são alguns dos itens que mostram atualidade do modelo. A versão que deve ser a mais vendida é a Scout 1200, um verdadeiro ícone da marca. Também virá o modelo Chief Classic e a belíssima Chief Vintage, ambas com motos 1800.

Indian.jpg

 Indian com duplo airbag...

Já a Harley preferiu apostar em um produto chocante: a Life Wire, moto 100% elétrica com um visual futurístico e esportivo. Infelizmente os jornalistas brasileiros não terão acesso, mas o público poderá pilotar uma versão virtual. Inclusive com o som original! Também foram mostradas as novidades na linha para 2016.

Harley.jpg

 Chocante: Harley elétrica!

Ainda no capítulo das novidades, a Ducati deixou para o salão a primeira aparição do modelo esportivo Panigale 1299, com motor V2 Testastretta de 205 cavalos (que pilotei no DRE em Mugelo e devo publicar o teste em breve). Também apresentou a Scrambler em várias versões, agora com preço: R$ 36.990.

Ducati.jpg

Ducati Scrambler em várias versões. 

Entre as “japas” a Suzuki aproveitou o salão para mostrar as novas GSX-R 1000 com ABS e as novas GSX 1000F e GSX 1000FA. Logo no estande ao lado a Kawasaki expôs a H2, esportiva icônica que deve atrair atenção.

Suzuki.jpg

Bela pintura da nova Suzuki, estilo MotoGP. 

Um protótipo vai causar muito barulho: a BMW fez a primeira aparição mundial de sua “pequena” G310. Trata-se de um produto feito para manobras radicais, com colaboração do tetracampeão mundial Chris Pfeiffer. O destaque é o motor monocilindro ao contrário, ou seja, o escapamento sai por trás do cilindro e a admissão é pela frente. Assim o escapamento ficou curto e totalmente protegido. Outro modelo da marca alemã apresentado pela primeira vez foi a crossover S 1000XR, com motor quatro cilindros em linha e estilo bigtrail.

Sem grandes novidades para apresentar, a Triumph levou uma versão mais equipada de sua bigtrail 800XC. Para compensar o estande conta com uma butique cheia de produtos da marca à venda. Quem apostou na categoria scooter foi também a Dafra, com o modelo Fiddle III, estilo retrô, de 125cc, com rodas de 12 polegadas.

Dafra.jpg

 FiddleIII: modelo retrô da Dafra, com motor 125cc.

Percebe-se que o salão encolheu, com menos área e menos expositores do que em 2013. O Anhembi já não comporta mais esse tipo de evento e o público teve sorte de chegar uma frente fria na véspera para arrefecer, porque nem o mais corno merece visitar aquele lugar num dia de 35ºC. Por outro lado a Abraciclo se mostrou otimista com os números do mercado no segundo semestre e aposta em uma recuperação para 2016.

De resto é o mesmo salão de sempre: muita modelo siliconada, lojinhas vendendo de tudo, nem sempre a preços justos e vários estandes estreantes, como o Led’s Tatoo que deve aproveitar o público para desenhar vários logotipos e modelos de motos na pele das pessoas. Só não gostei dessa moda ridícula de reunir barbearias em eventos de motos... neste salão tem TRÊS barbearias! Prefiro os silicones!

silicon.jpg

God save the silicon 

record.jpg

Eu tô só de olho em vocês todos! 

 

 

publicado por motite às 13:44
link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De Renato Campestrini a 7 de Outubro de 2015 às 14:46
Antes eu gostava de ir ao Salão, mas o de 2013 estava tão cheio em uma quinta-feira que estava difícil avaliar em detalhes determinado modelo de motocicleta sem esbarrar em alguém.

Isso sem contar que o deslocamento do interior do Estado para a capital é algo em que a sorte conta muito. Um acidente na marginal já é o suficiente para perder horas no trânsito.

No mais, como você comentou, as novidades em breve estão nas lojas ou mesmo nas vias.

Creio que a oportunidade é boa para as novas marcas, mas algumas demoraram tanto para chegar que os preço praticados estão bem acima do que seria o esperado por parte do público consumidor.

De Renato Campestrini a 8 de Outubro de 2015 às 19:35
Tite,

O modelo da BMW, G310 , é de fato baseado na Draken 300 da Indiana TVS?
Abraço,
De motite a 8 de Outubro de 2015 às 22:15
Não acho que seja baseado na Draken, porque é muito feia, mas certamente será feito pela TVS.
De Renato Campestrini a 8 de Outubro de 2015 às 23:19

Valeu!

Vamos esperar o que vem por ai da BM.

Abraço,

De Flavio a 20 de Outubro de 2015 às 13:27
Bota duas fotos daquela belezura toda e logo abaixo traumatiza minha libido com essa careca.
De Leandro a 4 de Novembro de 2015 às 13:02
É muita barbearia para pouco cabelo?

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 13 seguidores

.Procura aqui

.Novembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Salão da recuperação

. Viajar de moto é tudo de ...

. Honda Day: as novas CB 65...

. Prazer em encolher: Ducat...

. Linha 2018 Honda chega co...

. Vide Versinha

. Comprei um capacete!

. Indian Motorcycle comemor...

. É uma BMW! Teste da BMW G...

. Parque de diversões, um d...

.arquivos

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds