Terça-feira, 14 de Julho de 2015

Por dentro do Curso SpeedMaster de Pilotagem

logo_speed.jpg

 

Curso SpeedMaster® de Pilotagem, uma escola para a vida

Conheça um pouco mais sobre o curso SpeedMaster® de Pilotagem Preventiva, Módulo Máster, destinado a às motos a partir de 250cc (inclusive), que é ministrado mensalmente no Autódromo ECPA (Piracicaba – SP), a cerca de 140 km da capital.

Quem ministra o curso SpeedMaster® é Geraldo Tite Simões, 55 anos, motociclista desde 1972 e jornalista especializado em motos desde 1981, quando começou a fazer testes com todos os tipos de motos vendidas no Brasil. Ele correu de kart entre 1977 e 1979 e de moto de 1983 a 1999 em diversas modalidades e categorias dentro e fora do asfalto. Mas foi em 1999 que conquistou o título de vice-campeão brasileiro na categoria 125cc Especial, aos 40 anos. 

Moto_Interlagos_1999.jpg

Tite no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade em 1999. 

“Certamente fiz mais de 1.000 testes de motos na vida, inclusive os exaustivos testes 24 Horas em autódromos”, revela Tite Simões, que foi editor das principais revistas de moto e carro do Brasil e conquistou cinco vezes o Prêmio Abraciclo de Jornalismo. Durante os quase 35 anos como jornalista ele se dedicou à segurança de motociclistas, publicando uma infinidade de artigos em revistas e sites. Hoje atua como freelancer e consultor de segurança viária.

“A grande mudança na minha carreira aconteceu em 1997, quando fui para os Estados Unidos participar do curso de pilotagem ministrado pelo tricampeão mundial Freddie Spencer. Lá eu percebi que algumas técnicas de pilotagem como contra-esterço, uso do freio traseiro em curva e uso das pernas faziam uma enorme diferença na pilotagem de qualquer tipo de moto, não só de competição”, completa.

freddie.jpg

 Ao lado do norte-americano Freddie Spencer (à direita) no curso realizado em Las Vegas em 1997.

 Quando voltou ao Brasil Tite Simões montou a escola SpeedMaster® de Pilotagem, que foi a pioneira na implantação dessas técnicas até hoje ainda desconhecidas de muitos motociclistas. “Mais do que isso, percebi que estas técnicas se aplicavam perfeitamente para a pilotagem nas ruas e estradas, em qualquer categoria de motos, inclusive custom e scooters!”, esclarece o professor.

 O que faz uma enorme diferença entre a SpeedMaster® e outras escolas é justamente o fato de o instrutor principal ser efetivamente um professor, com formação acadêmica e que já fez parte do corpo docente da faculdade de jornalismo da Fundação Cásper Líbero. 

macaco.jpg

Durante o curso, com a presença da imprensa. 

“Nem sempre um grande esportista se revela um grande professor – adverte Tite – senão os técnicos de futebol seriam todos ex-campeões mundiais! Na verdade o que realmente importa é conhecer profundamente a técnica e saber como ela funciona. Saber ensinar e passar o conteúdo é a base de uma boa escola. Quem confia em um professor que fala e escreve errado, copia o conteúdo de outras escolas ou que simplesmente responde ‘porque sim’ a tudo que lhe é perguntado?”.

Um dos grandes diferenciais da SpeedMaster® é o conteúdo 100% criado e desenvolvido pelo professor. “Claro que não inventei tudo, mas muitos dos exercícios e da teoria técnica fui eu mesmo que desenvolvi com base nos mais de 30 anos de estudo da motocicleta”, completa Tite. 

wally_tite.jpg

 Aula prática no circuito ECPA em Piracicaba.

No conteúdo programático do curso SpeedMaster® são abordados os seguintes aspectos nas palavras do professor Tite:

Postura do corpo – “É incrível que ainda tem gente que pilota uma moto como se fosse um carro de duas rodas, sem se dar conta que as massas e a dinâmica são totalmente diferentes. Um carro pesa 1.300 kg e uma moto pesa 200 kg, por isso a forma como o piloto de moto se posiciona faz toda a diferença”.

Domínio em baixa velocidade – “Correr de moto é fácil, porque a Física se encarrega de estabilizar o veículo, difícil é dominar a moto em baixa velocidade!”.

esportivo_ecpa.jpg

Exercícios na pista do ECPA. 

Frenagem – “Aqui o problema está nas teorias espalhadas pela Internet. Tem gente que só usa o freio traseiro com medo de capotar e outros que só usam o freio dianteiro com medo de travar a roda traseira. Sem falar no enorme contingente de motociclistas que não sabe como frear em curva! Tudo isso a gente explica e treina na pista que é o lugar certo de aprender”.

Curvas – “Também me impressiona a quantidade de motociclistas que corre a 300 km/h na reta, mas tem medo de fazer curva! Eles não sabem, mas motos são muito mais estáveis na curva do que na reta em alta velocidade e a causa disso é o desenho dos pneus. Aliás, explico bastante sobre pneus porque é um dos temas que mais se comete erros”.

Contra-esterço – “Essa técnica é tão antiga quanto a moto, mas é preciso treinar para entender como funciona e saber aplicar na hora certa”.

Cuidados na manutenção – “Alguns acidentes são causados por falta de manutenção correta. Os mais comuns são pneus e freios gastos além do limite”.

Equipamentos de segurança – “Hoje existem novos equipamentos que fazem muita diferença, mas é preciso explicar como e quando usar. Um bom exemplo é o base layer, ou segunda pele, que tem uma função muito importante na segurança do motociclista, mas muita gente despreza”.

Pilotagem na chuva – “Mais uma situação que causa muito medo, mas que é perfeitamente contornável com conhecimento e treino”.

Pilotagem em grupo – “Viajar em grupo exige atenção ao comportamento de todos à sua volta e existem regras simples para evitar acidentes e até brigas!”.

Interl.jpg

 Curso realizado em Interlagos, SP.

Comportamento com garupa – “Quando se acrescenta massa no eixo traseiro a moto muda radicalmente de geometria e se torna instável. Basta entender o que muda e como alterar a pilotagem que ninguém se assusta”.

Escolha pelo Circuito ECPA, em Piracicaba, SP - "Escolhi essa pista homologada porque é segura, fácil de chegar e serve perfeitamente para realizar os exercícios. Já ministrei cursos em quase todos os autódromos do Brasil e decidimos pelo ECPA pelo conjunto de vantagens como restaurante próprio, sala com ar-condicionado, estrutura de ambulância e fica a apenas 10 minutos dos melhores hospitais da região". 

A duração do curso teórico e prático é de um dia, com início às 9:00 horas e encerramento às 18:00 horas. “No passado já fiz cursos com dois dias de duração, mas percebi que o número de acidentes aumentava exponencialmente, sobretudo no final do segundo dia, porque o motociclista já se sentia muito à vontade, aliado ao cansaço. Depois que passamos para um dia praticamente zerou o número de acidentes. Nos dez últimos cursos realizados tivemos apenas um acidente”.

TD_01.jpg

 

Curso realizado na Fazendo Capuava, Indaiatuba, SP.

O equipamento necessário para fazer o curso é formado por: capacete integral (fechado), luvas, casaco de couro ou sintético com proteções internas, calça de couro ou material sintético ou jeans com proteções internas, botas ou calçado resistente. “Se o aluno precisar algum equipamento nós fornecemos sem custo, exceto o capacete por questões de higiene”.

Para participar do curso SpeedMaster® o investimento é a partir de 1.420,00 para pagamento à vista, ou em seis parcelas (1+5) de R$ 250,00 nos cartões Máster ou Visa. Este valor inclui serviço de ambulância UTI, resgate, café da manhã, almoço e seguro de vida.

custom_peq.jpg

Curso para motos custom em São Paulo, SP.

Podem participar motociclistas com qualquer tipo de moto a partir de 250cc de qualquer categoria. “Antes nós não atendíamos donos de motos custom e abaixo de 250cc por uma questão de segurança, já que elas não desenvolvem velocidade compatível com um autódromo. Mas desde 2013 as motos abaixo de 250cc e as custom podem participar do curso ABTRANS, que é realizado em São Paulo, no Shopping SP Market”. Este curso tem quatro horas de duração e o valor varia de 240 a 340 Reais.

Para mais informações: info@speedmaster.com.br

Tite Simões - (11) 5681-4518 / 9 9458-7351

www.speedmaster.com.br

www.abtrans.com.br 

publicado por motite às 18:50
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.Procura aqui

.Setembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Comprei um capacete!

. Indian Motorcycle comemor...

. É uma BMW! Teste da BMW G...

. Parque de diversões, um d...

. Salão da esperança

. Os dias eram assados. Com...

. 10 dicas (mais uma) para ...

. 10 dicas para comprar e u...

. Mamma mia! Como é a nova ...

. Clássica zero km, Royal E...

.arquivos

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds