Segunda-feira, 19 de Outubro de 2015

Grip, grip hurra

Molhado.jpg

Adoro pilotar carros cheios de cavalos!

Novo Cinturato P1 promete mais desempenho e economia

 O termo da moda na indústria automobilística é “compromisso”. É uma palavra que os engenheiros descobriram para definir como conseguir o melhor desempenho nas mais variadas condições. No caso dos pneus as variáveis que mais se destacam são: conforto, aderência e durabilidade. Quer dizer, eram, porque hoje é preciso incluir também a “verdabilidade”, ou seja, o quão ambientalmente correto é o pneu.

 Neste aspecto o novo Cinturato P1 Plus da Pirelli, lançado exclusivamente para o mercado de reposição, veio para atender também esse requisito ambiental. Não se trata da construção ou descarte, mas de um dado pouco ou quase nunca analisado: a capacidade de rolagem, ou seja, quanto o pneu prende o carro ao solo.

rolagem.jpg

 Teste de rolagem, não é isso que vc está pensando!

 Aqui vale uma explicação. Os pneus devem dar aderência nas curvas, frenagens e sobretudo no molhado. Mas e quando o carro está em linha reta, em velocidade de cruzeiro? O ideal é que ele não grude tanto no asfalto, para não gerar muito atrito e o que consome mais combustível. Por isso nasceram os pneus “verdes” que economizam combustível com a premissa de também reduzir as emissões de poluentes.

 Para mostrar isso aos jornalistas a Pirelli nos levou ao Campo de Provas, em Sumaré, SP, local onde nasceu o meu curso SpeedMaster de Pilotagem e que conheço muito bem de milhares de quilômetros rodados lá dentro.

graficop.jpg

O tal gráfico de compromisso, comparado com o Phanton 

 Logo de cara o primeiro teste foi o de rolagem. O mesmo carro foi colocado em uma rampa e solto em marcha lenta e ponto morto; primeiro com o pneu Phanton de linha normal e depois com o Cinturato P1. Nas mesmas condições o Cinturato rodou 24,5 metros, contra 21 do Phanton, uma eficiência de 16%. Já no teste de frenagem no molhado a melhora foi de mais de 10% na redução do espaço de frenagem a 70 km/h. Estes dois testes foram feitos com os pilotos da própria Pirelli, acompanhados de jornalistas como auditores.

 Depois foi a nossa vez de fazer os testes na pista, só que dessa vez com nós mesmo pilotando nada menos que o Mitsubishi Lancer Evolution, de 340 CV! Com todos os sistemas de tração e estabilidade ligados – porque não sou louco – pude perceber que as frenagens são efetivamente mais eficientes e nas retas em alta velocidade a frente não oscila. Além disso sentei o sabugo nas curvas e no slalom e o carro gruda no chão graças também à tração 4x4 e aos adoráveis controles eletrônicos. Mas foi no piso molhado que veio a maior surpresa!

 Com os pilotos de testes da Pirelli ao volante – porque eles não são loucos – fiz duas voltas na pista totalmente molhada e com todos os controles do carro desligados. O nível de aderência no piso molhado é realmente surpreendente. Só mesmo nas poças maiores é que percebemos a natural perda de aderência.

 Fabricado no Brasil, esse novo produto visa o mercado change over, ou seja, quem pretende e gosta de equipar os carros. Ele estará nas lojas em medidas a partir de aro 15 polegadas, já em final de outubro, mas não foi informado o preço. O Phanton continuará em linha porque é um pneu já muito aceito no mercado.

A parte mais legal do evento foi a corrida de autorama realizada com todos os jornalistas e na qual fui ganhando tudo até chegar à final e ficar em segundo lugar!

 

publicado por motite às 21:11
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2 comentários:
De Wagner Gonzalez a 22 de Outubro de 2015 às 23:04
TIte,

faltou dizer que você ficou em segundo porque me tungaram uma volta na final, quando eu estava liderando. Aquele negócio de colocar meu carro de volta ao trilho depois do controle foi a maior pedalada do dia...

Beegola
De motite a 25 de Outubro de 2015 às 21:42
Que fique então esclarecido que o piloto Wagner Beeeeeegola Gonzalez foi severamente surrupiado nesta competição! O que realmente ocorreu já no momento que eu fui para a final depois de roubar desacradamente em uma das eliminatórias. Coisa feia...

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