Segunda-feira, 29 de Junho de 2015

Faxina no carburador

nojinho.jpg

 

É mais simples do que se pensa, mas hay que tener paciência!

Por conta de uma bem vinda doação para a Abtrans, recebi motos da Honda e Yamaha. Elas vieram em ótima hora porque ajudou muito a impulsionar a Abtrans e agora temos condição de ensinar um futuro motociclista que ainda nem sequer comprou sua moto. Como elas ficaram paradas por muito tempo, a gasolina depositada no tanque e no carburador causou um baita estrago.

A culpa nem é da gasolina, mas da mistura que se joga dentro dela, principalmente o álcool, que contém água. Depois de um tempo essa "coisa" cheia de produtos químicos esquisitos evapora da cuba do carburador, deixando uma meleca irreconhecível que lembra açúcar mascavo. Aí, depois de um tempo, o incauto abre a torneira de gasolina, dá a partida e... nada! Essa sujeira vai para os giclês e entope tudo. Nesse caso só tem uma saída: desmontar e limpar tudo, inclusive o tanque de gasolina.

Foi o que fiz com as Yamaha YBR Factor 125 e a Honda CG 125 Fan, modelos que ainda usam carburador e que sofrem mais com esses depósitos de resíduos.

Antes de mais nada é preciso preparar o cenário. Separar as ferramentas, organizar o espaço e depois fazer um diagnóstico detalhado dos problemas apresentados. Veja neste texto anterior como organizar a oficina caseira. No caso da Yamaha o tanque estava com sinais claros de sujeira, por isso foi preciso incluí-lo no processo. Mas ATENÇÃO: se você não tem intimidade com mecânica e nem as ferramentas necessárias nem chegue perto! Chame um mecânico e seja feliz! 

1 - O primeiro passo é esvaziar totalmente o tanque. Com ajuda de um galão, retire a mangueira da torneira e drene toda a gasolina. Guarde essa gasolina em local seguro, em galão apropriado, longe do sol e de crianças. Ah e use óculos e luvas de proteção para mexer com gasolina. E coloque uma bandeja de plástico debaixo do motor. Forre o chão porque vai cair gasolina! Essa gasolina você leva para algum posto de gasolina e pede para entregar aos coletores de óleo que sabem o que fazer com isso. Mas NUNCA jogue na rede de esgoto porque além de poluir pode causar uma baita explosão.

esvaziatanque.jpg

Use um galão para receber a gasolina usada. 

2 - Retire as laterais, o banco e o tanque. No caso da Yamaha YBR os tanques tem pequenas saias de plástico que precisam ser removidas, assim como uma travessa de plástico que dá sustentação a essas pequenas saias.

retiratanque2.jpg

Solte o parafuso que prende o tanque, mas cuidado porque tem uma arruela de borracha! 

3 - Desconecte o plug do sensor eletrônico (Yamaha) e todas as mangueiras que chegam e saem do carburador. Solte o parafuso de drenagem da cuba para esvaziar toda a gasolina de dentro.

chicotetanque.jpg

Lembre de plugar esse chicote na hora de montar! 

4 - Solte o cabo do acelerador (Yamaha) ou desrosqueie o pistonete (Honda).

soltacabo.jpg

 5 - Solte as abraçadeiras que prendem o carburador até sentir que ele gira facilmente. 

soltabracadeira.jpg

6 - Com muito jeito e paciência retire o carburador primeiro pelo coletor de borracha do filtro de ar, que é mais mole; depois pelo coletor de admissão. A montagem será inversa.

retiracarburador.jpg

7 - Cuidado porque sempre fica um resto de gasolina, chacoalhe a peça em cima da bandeja até sair toda a gasolina.

8 - Com o carburador na bancada, solte os parafusos da cuba. Como as fabricas adoram usar parafuso philips e com um torque monstruoso, use uma chave de impacto ou corre o risco de espanar tudo.

soltacuba.jpg

 Use chave de impacto para soltar a cuba.

 9 - Retire a cuba e não se assuste com a meleca que vai ver! 

sujeira_cuba.jpg

Ecah, que nojo! 

10 - Para retirar a bóia cada marca tem um sistema. Na Yamaha é com um parafuso (maldito philips) e na Honda é apenas um pino que precisa ser removido com ajuda de uma punção, que nada mais é do que um prego sem cabeça. Ao retirar o eixo que prende a bóia, a agulha irá pular que nem uma perereca! CUIDADO, olhe bem como ela é fixada à bóia porque cada marca usa um sistema diferente e a recolocação pode exigir paciência de um chinês presidiário. retiraboia.jpg

11 - Retire os giclês de alta e de baixa, com cuidado para não pularem e desaparecerem naqueles buracos negros de toda garagem. Na Yamaha o giclê de alta é dividido em duas peças.

retiragicleur.jpg

12 - A esta altura já viu que está tudo sujo. Com ajuda de produtos específicos em spray, lambuze tudo com e deixe uns 15 minutos para descolar a meleca. Enquanto espera, limpe os giclês com ajuda de uma agulha, spray e se tiver, ar comprimido. Uma dica: não assopre porque vai engolir gasolina! 

limpaspray.jpg

13 - Pegue um cotonete e limpe a sede da agulha da bóia. Melhor mesmo é polir com cera mesmo, tipo limpa-prata. Quanto mais espelhada essa sede, melhor! 

usacotonete.jpg

 14 - Use outro cotonete para limpar todos os buraquinhos que achar no carburador: as sedes dos giclês, o tubo de entrada da gasolina etc. No caso da Honda tem ainda o parafuso do ar, esse você não mexe, mas se mexer, antes precisa contar quantas voltas está a regulagem original. Deve estar entre 2 e duas e meia. Se não sabe fazer isso não mexa e pronto!

15 - Deixe o carburador lá todo aberto e vá ver o tanque de gasolina. Para drenar toda a gasolina só tem um jeito: retirando a torneira! Ela é fixada por dois parafusos philips (droga!) e o torque é maior ainda. Sim, vai precisar a chave de impacto. 

retiratorneira3.jpg

16 - Depois de retirar a torneira verifique as condições da peneira. Se estiver rachada ou furada, terá de trocar a peça toda porque não tem reparo. Mas relaxa porque é barato! Coloque o tanque em cima de um balde até sair toda a gasolina. Pode sair alguma sujeira, que é bom sinal! (Obs. Aproveite para testar se a torneira está vedando quando fechada. Se continuar pingando gasolina depois de fechada é sinal que as borrachas de vedação estão trincadas ou "mastigadas". Essa sim são fáceis de trocar, mas exige paciência e cuidado porque lá dentro tem uma mola que precisa ser recolocada!) 

torneirazuada.jpg

17 - Cubra o buraco da torneira de gasolina com uma fita e coloque um pouco de querosene no tanque. Não use thinner porque pode atacar a pintura e o verniz. Com a tampa de gasolina fechada chacoalhe o tanque que nem uma coqueteleira. Retire a fita e drene o querosene até ter certeza que saiu tudo. Não drene pela tampa porque retém muito líquido. O melhor lugar é pelo buraco da torneira de gasolina.

vedatanque.jpg

 Silver tape de oncinha não é pra qualquer um... 

18 - Recolha o querosene em um balde e filtre para repetir a operação. Para filtrar é muito fácil. Pegue uma garrafa pet de 1,5 ou 2,0 litros, corte no meio e terá um funil. Retire o anel de lacre da tampa, coloque um pedaço de pano tipo Perfex e prenda com o lacre. Pronto! Filtre o querosene para repetir a lavagem interna do tanque. Use como recipiente galões de 5 ou 10 litros.

 

fazfiltro.jpg

 19 - Recoloque a torneira de combustível. Coloque o tanque de gasolina de volta na moto, lembrando de colocar todos os coxins de borracha que reduzem a vibração. Nas motos com indicador de nível de gasolina é preciso lembrar de conectar os fios da bóia antes de colocar o tanque na moto.

 20 - De volta ao carburador. Reveja atentamente se ficou algum vestígio de sujeira e limpe até tirar tudo. Depois coloque primeiro a bóia com a agulha. Cuidado porque a agulha é muito sensível e a haste pode entortar com facilidade. Depois coloque os giclês e veja se a junta da cuba precisa ser trocada, em caso afirmativo use um pouco de cola de junta para fixar a nova. 

boiaeagulha.jpg

Nem pense em perder a agulha da bóia! 

21 – Com a cuba de volta reaperte os parafusos, sempre com cuidado com os parafusos de cabeça philips.

22 – Na hora de colocar o carburador, encaixe primeiro no coletor de admissão, que é mais duro e depois o coletor do filtro de ar. Fixe todas as mangueiras e abra a torneira de gasolina para conferir se a bóia está retendo a gasolina. Se sair gasolina pelo respiro da cuba é sinal que a bóia ficou travada. Tente uma batida de leve com o cabo da chave de fenda na cuba. Se não parar de sair gasolina será preciso retirar e verificar se a agulha da bóia não ficou presa. Reze muito pra não ter de fazer isso tudo de novo...

23 - Instale o cabo de acelerador e lembre de regular a folga. Só depois reaperte os parafusos das abraçadeiras dos coletores.

 24 – Monte de volta o banco, laterais e observe a sequência para não esquecer nenhum detalhe.

 25 – Finalmente o grande teste: ligue a moto e observe se a aceleração é constante e não falha. Confira se a marcha lenta está dentro do padrão recomendado pelo fabricante.

 Algumas dicas valiosas:

  1. Fotografe a sequência durante a desmontagem para lembrar a ordem da montagem.
  2. Aproveite sempre para observar os itens próximos, como coletores, filtros etc.
  3. E já que a sujeira já te deu trabalho uma vez, aproveite que está tudo ali na mão para instalar um filtro de gasolina. Mas verifique a ordem do fluxo de gasolina, tem uma seta indicando. Será preciso cortar um pedaço da mangueira.
  4. E se você tentou fazer isso em casa e não deu certo nem pense em me processar, porque eu avisei lá em cima que isso não é para iniciantes!
  5. Última dica: Compre moto com injeção eletrônica.
publicado por motite às 22:22
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10 comentários:
De douglas a 30 de Junho de 2015 às 22:56
Chame um mecânico e seja feliz...
Uma duvida: e no caso das motos com injeção, onde vai parar essa gosma toda? na bomba de gasolina?
Quem roda pouco, no caso das injetadas, precisa ficar de olho no que?
Obrigado
Douglas
De motite a 14 de Julho de 2015 às 19:37
Oi Douglas.
nas injetadas você só precisa se preocupar com a qualidade da gasolina que usa. E muito de vez em quando, nas revisões, pedir para checar os bicos injetores e bomba de gasolina.
De Renato Campestrini a 1 de Julho de 2015 às 20:39
Tite,

Legal esse passo a passo, só me fez valorizar ainda mais o trabalho do meu mecânico de confiança. Eu não teria paciência para isso.
Impressionante mesmo é a sujeira que fica dentro da cuba.
Abraço,

Renato
Sor. 01 JUL
De Anónimo a 30 de Dezembro de 2015 às 09:08
essa mangueirinha amarela que sai do carburador para que serve ela?
De motite a 30 de Dezembro de 2015 às 19:11
Trata-se do respiro da cuba. Nesta foto o carburador está de ponta cabeça.
De Trioschivitor a 19 de Janeiro de 2016 às 20:50
fui fazer a limpeza do carburador da minha xtz, nunca mexi num carburador antes, fiz o desmonte todo com cuidado, quando fui abrir a cuba do carburador, quem disse que os parafusos se mexiam?
quebrei duas chaves de fenda tentando abrir, vou ter de providenciar a tal chave de impacto, se tivesse lido seu post antes não tinha passado pela frustração.
um problema desses carburadores da factor e xtz é a agulha da boia que trava na sede e começa a vazar, o meu tá vazando, espero que seja só sujeira e não a sede.
bom post!
De motite a 19 de Janeiro de 2016 às 21:57
Uma dica esperta: dê um polimento na sede da agulha para deslizar mais. Se deixar a moto parada muito tempo injete um pouco de óleo dois tempos pelo respiro da cuba (com uma seringa sem agulha!) esse óleo ajuda a lubrificar a sede.
De Trioschivitor a 22 de Janeiro de 2016 às 16:34
tite, a chave de impacto é realmente necessária? uma parafusadeira eletrica não resolve pra tirar esses parafusos?
vou ter de comprar uma das duas e o valor dessa chave de impacto elétrica é osso!
De motite a 23 de Janeiro de 2016 às 16:56
Chave de impacto não é cara não, é uma chave comum, manual, não precisa ser elétrica. É como se fosse uma chave de fenda que vc bate com martelo no cabo e a ponta gira. A parafusadeira elétrica não resolve. Ah, troque os parafusos todos por allen.
De Rene a 1 de Fevereiro de 2016 às 23:19
Aceita criticas construtivas ou novas sugestoes?! Se sim la vai, o meu carbura eh o mesmo aeh das fotos entao eu desmonto ele por completo sem perder nenhum fio de cabelo metalico das pecinhas e deixo tudo mergulhado em diesel por 24 horas e no dia seguinte dou uma pincelada e lavo em agua corrente secando com aqueles jatos de ar de posto e monto novamente mas jamais uso os lub da vida porqe eles ressecam os gicles e outros parafusos em contato com a nossa boa e barata gasolina nacional e pronto, a moto fica bala e economica e boa de lenta e tudo.

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