Terça-feira, 26 de Outubro de 2010

...

Sradical!

 

A nova Suzuki GSX-R 1000 Srad já está no Brasil

 

Agora sim! A versão 2011, chamada também de K9, já está à venda no Brasil após mais de seis meses do lançamento mundial. Aliás, é cada vez menor o prazo para novos lançamentos, sempre na tentativa de atrair o público ávido por novidade, por menor que seja. Pequenas, mas importantes mudanças na estética, motor e chassi deixaram a Srad 1000 mais esportiva, nesta verdadeira guerra armamentista entre as fábricas para lançar motos mais velozes e estáveis.

 

O motor de quatro cilindros em linha teve alteração nas medidas de diâmetro (maior) e curso (menor) dos pistões para dar mais força em alta rotação. O cabeçote teve a medida alterada para a taxa de compressão subir de 12,5:1 para 12,8:1. Só gasolina Premium neste tanque, ou o dono terá de instalar um gerenciador de ignição (tipo Power Commander) para evitar a detonação.

 


 

No conjunto ciclístico a grande novidade é a suspensão dianteira com múltiplas opções de regulagens. Um dos desafios dos engenheiros é fazer a moto ficar com a roda dianteira no chão durante as acelerações brutais dos quase 200 cavalos. Nesta nova Srad 1000 a balança traseira foi levemente alongada para amenizar este efeito. Para isso o motor teve de ser deslocado alguns milímetros para a frente. O resultado é que o piloto pode acelerar mais cedo nas saídas de curva sem medo de ver a frente subir.

 

Outra mudança nesta versão 2011 (mas que na Europa e EUA é a 2010) foi nos comandos. O seletor da programação eletrônica passou no punho direito para o lado esquerdo e no punho direito foi acrescentado um botão de controle do cronômetro de série.

 


 

A exemplo do modelo K8, nesta Suzuki pode-se selecionar o programa de gerenciamento do motor. Os programas A, B ou C determinam se o motor vai atuar com potência total, com potência limitada e mais dócil ou em condição de piso molhado. Pode-se inclusive mudar os programas com a moto em movimento.

 

Puro prazer

Todos os detalhes tiveram mudanças discretas. O farol ficou mais fino ainda para dar mais espaço às entradas de ar. No painel, além do shif-light (que indica limite de rotação) foram colocadas três luzes que acendem conforme a rotação se aproxima da máxima. Dessa forma o piloto consegue trocar de marcha no momento certo, sem perder tempo.

 


 

É preciso ter muita experiência para perceber as mudanças com a Srad 1000 em movimento. Ela continua muito compacta, apesar da insistência nos dois escapamentos laterais. Pilotando ela até parece mesmo uma 600, mas com mais potência. Nosso teste foi realizado em pista úmida, o que impediu forçar mais nas curvas, mas percebeu-se claramente que a aceleração está a mesma brutalidade de sempre, fazendo parte do time das motos que fazem de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, em primeira marcha. Está cada vez mais difícil fazer este teste!

 

Com a nova suspensão dianteira Showa ela afunda menos das frenagens e frente fica firme em curvas de qualquer tipo de raio e velocidade. Em suma, ficou mais fácil gastar as joelheiras do macacão!

 

O consumo continua perdulário de sempre, como é de se esperar de uma 1000 de 185 cavalos. Com muita bondade no acelerador ela chega perto de 18 km/litro, mas nas condições esportivas pode esperar algo em torno de 7 km/litro com bastante esforço. E lembre de usar gasolina cara! E já que o tema é consumo, o preço de lançamento é R$ 58.900 (em SP).

 


 

O modelo 2010 (no exterior) coincide com o aniversário de 25 anos da série GSX-R que começou em 1985 com a 750. Para celebrar foi lançada uma edição especial com peças exclusivas e numerada. Um item discreto desta série foi mantido na versão normal: um aplique de carbono nas laterais, perto do banco. Apesar dos 25 anos, a série GSX-R continua linda e cada vez mais radical!

 

Box – O mito GSX-R

 

Em 2010 a Suzuki celebra os 25 anos de existência da série GSX-R, chamada nos Estados Unidos de Gixxer. O lançamento desta série deu origem a uma espécie de religião que reúne fanáticos no mundo todo. A versão 1000cc surgiu em 2001, em substituição ao modelo GSX-R 1100. Rapidamente a Gixxer 1100 recebeu vários prêmios “Moto do Ano” em vários países por representar o que havia de mais radical em termos de moto produzida em série. Hoje ela rivaliza com Honda, Kawasaki, Yamaha, Ducati, Aprilia entre outras.

 

Ficha Técnica

PREÇO: R$ 58.900  ORIGEM: Japão

MOTOR: quatro cilindros em linha, 16V, 999cc, alimentado por injeção eletrônica, arrefecido a líquido. Potência máxima de 185 cv (a 12.000 rpm) e torque de 11,9 kgfm (a 10.000rpm)

TRANSMISSÃO: Câmbio de seis marchas. Secundária por corrente

SUSPENSÃO: Dianteira com garfos telescópicos invertidos e traseira monoamortecida

FREIOS: Dianteiro a duplo disco e traseiro a disco

PNEUS: Dianteiro 120/70-17 e traseiro 190/50-17

DIMENSÕES: 2.045 mm de comprimento, 810 mm de altura do banco ao solo, 720 mm de largura; 1.130 mm de altura e 1.405 mm de entre-eixos

PESO: 205 kg (em ordem de marcha)

TANQUE: 17,5 litros

 

 

publicado por motite às 01:45
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11 comentários:
De Tiago a 26 de Outubro de 2010 às 18:56
Tite, pq da denominação SRAD?? sempre tive essa dúvida.
De Tiago a 27 de Outubro de 2010 às 11:54
Sei que não sou o Tite, mas acho que posso responder para vc, chará:

SRAD significa "Suzuki Ram Air Direct", que é o sistema de indução de ar forçada, quando em altas velocidades, através das entradas de ar que o Tite citou.

Estou certo Tite?!
De Vinícius Souza a 27 de Outubro de 2010 às 12:28
Aliás, outra dúvida q eu sempre tive: no Brasil, no popular (ou seja, "o que se fala na rua"), o certo seria "Isrádi" ou "Essirádi"?
De Rodolpho a 27 de Outubro de 2010 às 15:59
Oq importa se é Esrrédi ou Isrrédi? A moto é horrível... Só tem motor.

Tite. Esse post não trouxe nada de novo.
De Antônio a 27 de Outubro de 2010 às 20:05
Pra que mais? Se a bunda não encosta no quente do motor tá bão demais!! :P
De João a 28 de Outubro de 2010 às 15:22
1º - mal educado!
2º - poste algo mais recente então!
De Marco a 29 de Outubro de 2010 às 02:25
Tite,

Pode explicar melhor o porquê da gasolina premium? A recomendação é apenas pra nova SRAD 1000? Outras bikes tbm exigem esse tipo de gasolina?
De Maurício Fontes a 5 de Novembro de 2010 às 18:45
Eu tbm não sou o Tite , hehe , mas vamos ver se meus conhecimentos andam corretos ...

O uso de gasolina de alta octanagem Premium Podium ) é necessário em motores de grande taxa de compressão (já ouvi falar em qq coisa superior a 12.0:1).

A octanagem " nada mais é do que a resistência que a gasolina tem a detonar qdo o pistão comprime a mistura dentro do motor. Gasolinas premium podium tem octanagem igual à 95, 98, algo assim. Qto mais octanas o combustível contiver, mais difícil da mistura detonar. Com isso não ocorrerá pré-detonação da mistura dentro da câmara de combustão no segundo tempo (compressão) do ciclo do motor 4T.

Qdo ocorre pré-detonação, além de perda de potência (muito importante em superesportivas ) a vida útil do motor vai caindo a longo prazo.

A detonação da mistura só deve ocorrer no terceiro tempo, qdo a vela solta a faísca e o pistão é empurrado para baixo devido à explosão - inclusive esse é o único dos quatro tempos do ciclo onde efetivamente a potência é gerada.

Tô certo, Tite ??

Grande abraço pro cê! :-)
De motite a 6 de Novembro de 2010 às 17:39
Pessoas

Eu não vim ao mundo para gerar conteúdo, nem pra ser consultor sênior gratuito. Eu fiz um blog e não um site justamente para não ter compromisso de atualizar, nem ter e menor pretensão de concorrer com os grandes portais especializados. É um passatempo, um hobby, um lazer, tipo um diário de um jornalista desocupado.

Só que nos últimos 3 meses de cada ano deixo de ser desocupado e viro um super ocupado editor de um livro de automobilismo que tem 400 páginas e consume horas de trabalho incessante.

Não cobrem minha falta novidades aqui, nem qualquer outro espaço pq eu sumo mesmo. Por isso tem um endereço de e-mail lá no começo da página: para que as dúvidas urgentes e pertinentes possam ser respondidas diretamente, coisa que faço sempre que dá uma folga no serviço.

A pergunta da sigla Srad foi respondida corretamente. A pronúncia correta não faço a mais vaga ideia, cada um fala como quiser, afinal é uma sigla e não uma palavra. O uso de gasolina premium é sempre recomendada para qualquer motor de alto desempenho pq evita a detonação. Quanto maior a octanagem maior o poder de queima da gasolina. Mas usar gasolina comum não diminuiu a durabilidade como foi mencionado, só faz o motor perder parte da energia gerada pela queima da gasolina.

Quem estiver com sede de novidades, atualizações frenéticas etc, recomendo o site Aspahlt & Rubber, mas é em inglês. http://www.asphaltandrubber.com/ inclusive pode-se fazer assinatura e receber dezenas de deliciosas novidades semanalmente. Foi o melhor site de notícias de motos que achei ultimamente.

Em breve terei novidades neste blog, mas cá pra nós, o que tem de conteúdo no banco de dados deste blog dá pra passar alguns meses lendo e se divertindo.

abs
Tite
De Frederico Freire a 8 de Novembro de 2010 às 18:56
Tite, minha pergunta não tem relação com seu post, mas foi o único meio que encontrei para entrar em contato.
Sabendo que você ministra cursos de pilotagem, e levando em consideração vossa experiência com motocicletas, questiono o seguinte: Tenho planos de adquirir minha primeira moto em breve, tenho alguma experiência com carros, e depois dos 30 anos de idade não pretendo mais me envolver em acidentes por imprudência. Pretendo comprar uma 600RR ou uma ZX6, mas fico receoso pois várias pessoas me recomendam comprar primeiro uma moto de até ~250cc para ganhar experiência, e só depois partir para uma superesportiva.
Qual a sua opinião, acha que um iniciante teria que passar um estágio em uma moto menor?

Fico agradecido pela atenção!
De Fernando Savian a 11 de Novembro de 2010 às 00:59
O Tite tá de férias?

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